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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Unidade

Plano de aula - A relação das comunidades urbanas e ribeirinhas com os rios

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobrec como a sociedade urbana e comunidades ribeirinhas percebem e se apropriam dos recursos dos rios.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regina Luiza Gouvea

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_10UND03

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, YouTube.

Valor trabalhado

Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação
Protagonismo

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes compreendam como a sociedade urbana e comunidades ribeirinhas percebem e se apropriam dos recursos dos rios. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, fale para a turma que se atentem para o fato que as diferentes comunidades que vivem no entorno dos rios se apropriam do mesmo de forma diferente.

Contextualização (30 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

A apropriação dos recursos naturais ocorre nas margens dos rios urbanos e onde vivem as comunidades tradicionais que tiram seu sustento dos rios. Estas áreas podem ser mais ou menos preservadas em função do tipo de intervenção humana no local. Nas áreas urbanas, observa-se que os cursos d’água recebem as águas pluviais e efluentes domésticos e industriais.

     - Envie as imagens da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kaJt2k7bV73ZJggmsc9fJetqXujxTYDPZrNFxv6MRhvfJwvt2EZ5b5x6HSAx/geo6-10und04-imagem-contextualizacao.pdf. Acesso em 30/06/2020

Problematização (35 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original e as imagens da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YSm9SMahkgKGGM3mDNkdQ3kTSnxrVfzWycchSNQ6bpZXhM9H79duayJAZJf2/geo6-10und03-imagens-problematizacao.pdf. Acesso em 30/06/2020

Os slides apresentam comunidades ribeirinhas no entorno de Belém (PA); crianças brincando no rio São Francisco; e a paisagem em transformação em São Paulo, com imagens da vista do rio Tamanduateí, no século XIX, na capital paulista; e Rio Tamanduateí canalizado para abrir espaço para avenidas.

Lance a seguinte pergunta:
     - De que maneira as comunidades ribeirinhas podem contribuir para a conservação e/ou degradação dos rios?

Ação propositiva (um dia - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Nesta etapa os alunos devem entender de que forma os povos percebem o rio do seu entorno e como é possível garantir uma relação mais equilibrada entre o homem e a natureza, aliando a apropriação dos recursos hídricos e bem-estar das sociedades que dependem dos rios para sobreviver.

Atividades disponíveis neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mT9Z2mHg4Yyhe8ZMyFQKGYfrYkQKhg8NPDmUsF9FckasFkMKZAb6wZayR4QS/geo6-10und03-atividade-da-acao-propositiva.pdf. Acesso em 30/06/2020

Oriente que essa atividade será feita individualmente.

Sistematização (45 minutos- assincronamente)

Peça que em folhas de papel sulfite e demais materiais necessários para que os alunos possam fazer uma notícia ilustrada, com base nas transformações que observaram nas imagens ou na relação que a comunidade local apresenta com os rios. a notícia pode ser sobre uma ação positiva de uma comunidade com o rio ou mesmo de um impacto sobre os recursos hídricos na localidade, como plantio de espécies nas margens do rio, mutirão de limpeza das margens, desassoreamento do leito do rio para dar mais vazão para a água etc.

     - Imagem Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E3sKzmcRjbYV6APVGJ7RXkmzN845aFCKjKh7xqPVqffperDN5UXkFUtKpZ8D/geo6-10und03-imagem-sistematizacao.pdf. Acesso em 30/06/2020

Convite às famílias

Deixe como sugestão o vídeo que segue abaixo, para que em família possam assistir.

Para conhecer como vivem as comunidades ribeirinhas no Pará, assista ao vídeo disponibilizado pelo G1 no link: <http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/jornal-da-eptv-2edicao//videos/v/serie-mostra-como-vivem-comunidades-ribeirinhas-do-para/6304873/>. Acesso em 03/07/2020

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_10UND03

(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.


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