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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Maquetes do relevo

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre construir uma miniatura tridimensional, do relevo de uma área imaginária, a partir de carta hipsométrica

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Catarina Donzelli Pereira

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Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano propõe desenvolver com os alunos o conceito e os procedimentos teórico-metodológicos do uso e construção de maquetes em Geografia. O tema é relevo e utilizaremos materiais de fácil acesso como papelão e tinta guache. O lugar escolhido é a área de uma reserva ecológica imaginária chama Dois Morrinhos. Ao final o professor organizará uma vivência em que os alunos deverão apresentar o resultado os seus trabalhos. Eles deverão sinalizar na maquete, quais altitudes eles julgam ser mais aprazíveis para morar e justificar a escolha.

Materiais necessários:

Para cada maquete, use: 5 folhas de sulfite; 6 pranchas de papelão não muito duro para permitir o corte pelos alunos, medindo 21 cm X 17,5 cm, sendo que uma delas não deve ser cortada para servir como base para a maquete; Conjunto de réguas; Tesoura escolar e 1 grande para o professor; Tinta guache as cores verde, amarelo, vermelha e branca para dar as tonalidades, ou lápis de cor ou canetas hidrocor e outros produtos disponíveis; Cola branca e Sacolinhas ou caixinhas para guardar o rejeito.

Materiais complementares:

Atividade da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xgthU2JRpPYQsDc3Cf6qH6QPbDeY4Z5zNu5mGj96Sqxyt3prj3gpsAYGXkN4/geo6-09und02-contextualizacao-atividade.pdf

Atividade da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j9YApJkYxzsKu9ZBaX3GzqaK8RTEqRBwtHSth2SkJ56xSyYGRCsrNX2xu5z5/mapa-hipsometrico-dois-morrinhos-p7.pdf

Fontes:

Slide 3: Menina e menino estudantes. PNGTREE. Disponível em: https://pt.pngtree.com/element/down?id=MzUyNDk4Ng==&type=1

para incorporar direitos autorais: Gráficos de pngtree.com. Acesso em 18 de março de 2019.

Slide 6: Estudantes constroem maquetes na escola. Disponível em: https://cartografiaescolar.files.wordpress.com/2008/08/sn010704.jpg. Acesso em 17 de março de 2019.

slide 7: Mapa de curvas de nível. Disponível em: https://cartografiaescolar.files.wordpress.com/2008/08/sn010704.jpg. Acesso em 16 de março de 2019.

Slide 8: Por Lynn Betts, USDA Natural Resources Conservation Service - http://photogallery.nrcs.usda.gov/Index.asp, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=689274. Acesso em 16 de março de 2019.

- Maquete indicando as cotas das curvas de nível. Disponível em:https://cartografiaescolar.wordpress.com/maquete/. Acesso em 16 de março de 2019.

Slide 09: Carta hipsométrica e maquete correspondente em cores: Cartografia Escolar. Disponível: http://seligeo2015.blogspot.com/2015/05/oficina-de-maquetes-de-papelao.html. Acesso em 16 de março de 2019.

Mapas:

Carta de curvas de nível. Disponível em:https://cartografiaescolar.wordpress.com/maquete/. Acesso em 16 de março de 2019.

Para você saber mais:

Revista Uel. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6758/6098. Acesso em 16 de março de 2019.

Contextos prévios: a turma já deve estar familiarizada com a leitura de mapas e seus símbolos, escalas gráfica e numérica.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale aos alunos que nessa aula irão estudar e aprender a construir maquetes, que representam um modelo de uma porção da superfície terrestre em 3D. Ao final da aula os grupos deverão apresentar sua maquete para os outros alunos da turma.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, imprima ou fale aos alunos o conteúdo deste slide.

Pergunte aos alunos o que eles sabem a respeito do assunto. Deixe que falem e vá conduzindo a conversa com a classe até perceber que há uma ideia ou um conceito coletivo sobre isso. Depois confronte-os com o conteúdo do slide seguinte (slide 4), onde constam as definições em estudo.

Enquanto projeta, escreva no quadro ou distribua cópias impressas da atividade, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xgthU2JRpPYQsDc3Cf6qH6QPbDeY4Z5zNu5mGj96Sqxyt3prj3gpsAYGXkN4/geo6-09und02-contextualizacao-atividade.pdf, faça o seguinte jogo com eles:

Passo 1 - Sorteie o número de um aluno que termine em 1, por exemplo (1, 11, 21 etc.) e peça que leia para a classe o parágrafo 1. Faça assim com o parágrafo 2 (2, 12,22...) e com o parágrafo 3 (3, 13, 23…).

Passo 2: Pergunte se entenderam o texto e depois, pergunte se não entenderam algum termo novo, uma palavra desconhecida.

É sempre bom montar um vocabulário no caderno aluno (alguns livros ou apostila já vêm com um espaço reservado à composição de um vocabulário) com as palavras que vão surgindo em cada novo assunto. Escreva no quadro, apresente ou leia a partir de um livro, os significados deles, depois, peça que os alunos escrevam no caderno e conclua a discussão.

Você também pode construir um mural para registrar o novo vocabulário adquirido pelos alunos.

O slide 9 mostra mais detalhadamente a maquete que representa a área dos três Morrinhos, na cidade Terra Rica, no Noroeste do Paraná.Chame a atenção deles para as camadas e pergunte se eles perceberam que as cores representam uma altitude diferente no terreno, como está especificado na imagem, sendo que as os tons de verde e amarelo representam os pontos mais baixos e os de laranja e vermelho os pontos mais altos. Faça-os notar também o tipo de material que foi usado para construí-la: o papelão, lápis de cor, ou canetas coloridas, cola. Pergunte sobre o quê está representado na maquete (Tema) e para quê, eles imaginam que ela serve. O intuito é que eles entendam que a maquete está representando o relevo de uma determinada área da superfície terrestre e que foi feita para visualizar em miniatura dados do terreno, poder compreendê-lo melhor e utilizá-lo de forma mais adequada e consciente pela sociedade.

Conclua essa etapa.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete, imprima ou fale aos alunos o conteúdo deste slide.

Pergunte aos alunos o que eles sabem a respeito do assunto. Deixe que falem e vá conduzindo a conversa com a classe até perceber que há uma ideia ou um conceito coletivo sobre isso. Depois confronte-os com o conteúdo do slide seguinte (slide 4), onde constam as definições em estudo.

Enquanto projeta, escreva no quadro ou distribua cópias impressas da atividade, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xgthU2JRpPYQsDc3Cf6qH6QPbDeY4Z5zNu5mGj96Sqxyt3prj3gpsAYGXkN4/geo6-09und02-contextualizacao-atividade.pdf, faça o seguinte jogo com eles:

Passo 1 - Sorteie o número de um aluno que termine em 1, por exemplo (1, 11, 21 etc.) e peça que leia para a classe o parágrafo 1. Faça assim com o parágrafo 2 (2, 12,22...) e com o parágrafo 3 (3, 13, 23…).

Passo 2: Pergunte se entenderam o texto e depois, pergunte se não entenderam algum termo novo, uma palavra desconhecida.

É sempre bom montar um vocabulário no caderno aluno (alguns livros ou apostila já vêm com um espaço reservado à composição de um vocabulário) com as palavras que vão surgindo em cada novo assunto. Escreva no quadro, apresente ou leia a partir de um livro, os significados deles, depois, peça que os alunos escrevam no caderno e conclua a discussão.

Você também pode construir um mural para registrar o novo vocabulário adquirido pelos alunos.

O slide 9 mostra mais detalhadamente a maquete que representa a área dos três Morrinhos, na cidade Terra Rica, no Noroeste do Paraná.Chame a atenção deles para as camadas e pergunte se eles perceberam que as cores representam uma altitude diferente no terreno, como está especificado na imagem, sendo que as os tons de verde e amarelo representam os pontos mais baixos e os de laranja e vermelho os pontos mais altos. Faça-os notar também o tipo de material que foi usado para construí-la: o papelão, lápis de cor, ou canetas coloridas, cola. Pergunte sobre o quê está representado na maquete (Tema) e para quê, eles imaginam que ela serve. O intuito é que eles entendam que a maquete está representando o relevo de uma determinada área da superfície terrestre e que foi feita para visualizar em miniatura dados do terreno, poder compreendê-lo melhor e utilizá-lo de forma mais adequada e consciente pela sociedade.

Conclua essa etapa.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Comece esta etapa apresentando essa questão à turma. Ouça o que eles sabem e diga que aprenderão mais nesta aula. Especifique que para para construir maquetes é preciso juntar esses materiais e planejá-la.

Trabalhe com eles utilizando os recursos deste slide até o slide 9, explicitando o processo teórico metodológico envolvido e os materiais concretos que serão utilizados para o estudo e confecção da maquete dessa aula.

O slide 6 inicia o aprofundamento da questão teórica de representação do espaço, com uma definição e uma ilustração de um mapa base. Apresente-os aos estudantes, peça a um deles que leia a definição e tire dúvidas, se houver, depois, vá indicando e estimulando-os a identificar os elementos do mapa base modelo: (a) as curvas de nível, (b) as cotas altimétricas, (c) a equidistâncias das curva: 10 metros; (d) o ponto culminante e seus respectivo símbolo.

No slide 7 e 8 chega-se à explicação em detalhes do conceito de curvas de nível ou isolinhas, relação terreno - mapa - maquete e representações bi e tridimensional.

No slide 9 é mostrado as imagens de uma mapa hipsométrico em cores e sua respectiva maquete.

Você pode fazer uma rápida retomada do conceito de escala e suas representações numérica e gráfica. Dê destaque à escala a ser utilizada nos mapas base que eles irão operar na atividade da ação propositiva que é a escala gráfica na proporção 1:22.000.

Como adequar à sua realidade: Você pode utilizar cartas hipsométricas do lugar de vivência dos alunos.

https://cartografiaescolar.wordpress.com/maquete/

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Comece esta etapa apresentando essa questão à turma. Ouça o que eles sabem e diga que aprenderão mais nesta aula. Especifique que para para construir maquetes é preciso juntar esses materiais e planejá-la.

Trabalhe com eles utilizando os recursos deste slide até o slide 9, explicitando o processo teórico metodológico envolvido e os materiais concretos que serão utilizados para o estudo e confecção da maquete dessa aula.

O slide 6 inicia o aprofundamento da questão teórica de representação do espaço, com uma definição e uma ilustração de um mapa base. Apresente-os aos estudantes, peça a um deles que leia a definição e tire dúvidas, se houver, depois, vá indicando e estimulando-os a identificar os elementos do mapa base modelo: (a) as curvas de nível, (b) as cotas altimétricas, (c) a equidistâncias das curva: 10 metros; (d) o ponto culminante e seus respectivo símbolo.

No slide 7 e 8 chega-se à explicação em detalhes do conceito de curvas de nível ou isolinhas, relação terreno - mapa - maquete e representações bi e tridimensional.

No slide 9 é mostrado as imagens de uma mapa hipsométrico em cores e sua respectiva maquete.

Você pode fazer uma rápida retomada do conceito de escala e suas representações numérica e gráfica. Dê destaque à escala a ser utilizada nos mapas base que eles irão operar na atividade da ação propositiva que é a escala gráfica na proporção 1:22.000.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Comece esta etapa apresentando essa questão à turma. Ouça o que eles sabem e diga que aprenderão mais nesta aula. Especifique que para para construir maquetes é preciso juntar esses materiais e planejá-la.

Trabalhe com eles utilizando os recursos deste slide até o slide 9, explicitando o processo teórico metodológico envolvido e os materiais concretos que serão utilizados para o estudo e confecção da maquete dessa aula.

O slide 6 inicia o aprofundamento da questão teórica de representação do espaço, com uma definição e uma ilustração de um mapa base. Apresente-os aos estudantes, peça a um deles que leia a definição e tire dúvidas, se houver, depois, vá indicando e estimulando-os a identificar os elementos do mapa base modelo: (a) as curvas de nível, (b) as cotas altimétricas, (c) a equidistâncias das curva: 10 metros; (d) o ponto culminante e seus respectivo símbolo.

No slide 7 e 8 chega-se à explicação em detalhes do conceito de curvas de nível ou isolinhas, relação terreno - mapa - maquete e representações bi e tridimensional.

No slide 9 é mostrado as imagens de uma mapa hipsométrico em cores e sua respectiva maquete.

Você pode fazer uma rápida retomada do conceito de escala e suas representações numérica e gráfica. Dê destaque à escala a ser utilizada nos mapas base que eles irão operar na atividade da ação propositiva que é a escala gráfica na proporção 1:22.000.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Comece esta etapa apresentando essa questão à turma. Ouça o que eles sabem e diga que aprenderão mais nesta aula. Especifique que para para construir maquetes é preciso juntar esses materiais e planejá-la.

Trabalhe com eles utilizando os recursos deste slide até o slide 9, explicitando o processo teórico metodológico envolvido e os materiais concretos que serão utilizados para o estudo e confecção da maquete dessa aula.

O slide 6 inicia o aprofundamento da questão teórica de representação do espaço, com uma definição e uma ilustração de um mapa base. Apresente-os aos estudantes, peça a um deles que leia a definição e tire dúvidas, se houver, depois, vá indicando e estimulando-os a identificar os elementos do mapa base modelo: (a) as curvas de nível, (b) as cotas altimétricas, (c) a equidistâncias das curva: 10 metros; (d) o ponto culminante e seus respectivo símbolo.

No slide 7 e 8 chega-se à explicação em detalhes do conceito de curvas de nível ou isolinhas, relação terreno - mapa - maquete e representações bi e tridimensional.

No slide 9 é mostrado as imagens de uma mapa hipsométrico em cores e sua respectiva maquete.

Você pode fazer uma rápida retomada do conceito de escala e suas representações numérica e gráfica. Dê destaque à escala a ser utilizada nos mapas base que eles irão operar na atividade da ação propositiva que é a escala gráfica na proporção 1:22.000.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Comece esta etapa apresentando essa questão à turma. Ouça o que eles sabem e diga que aprenderão mais nesta aula. Especifique que para para construir maquetes é preciso juntar esses materiais e planejá-la.

Trabalhe com eles utilizando os recursos deste slide até o slide 9, explicitando o processo teórico metodológico envolvido e os materiais concretos que serão utilizados para o estudo e confecção da maquete dessa aula.

O slide 6 inicia o aprofundamento da questão teórica de representação do espaço, com uma definição e uma ilustração de um mapa base. Apresente-os aos estudantes, peça a um deles que leia a definição e tire dúvidas, se houver, depois, vá indicando e estimulando-os a identificar os elementos do mapa base modelo: (a) as curvas de nível, (b) as cotas altimétricas, (c) a equidistâncias das curva: 10 metros; (d) o ponto culminante e seus respectivo símbolo.

No slide 7 e 8 chega-se à explicação em detalhes do conceito de curvas de nível ou isolinhas, relação terreno - mapa - maquete e representações bi e tridimensional.

No slide 9 é mostrado as imagens de uma mapa hipsométrico em cores e sua respectiva maquete.

Você pode fazer uma rápida retomada do conceito de escala e suas representações numérica e gráfica. Dê destaque à escala a ser utilizada nos mapas base que eles irão operar na atividade da ação propositiva que é a escala gráfica na proporção 1:22.000.

Ação propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Sugiro que nesta etapa você organize os alunos em grupos de cinco ou seis em um espaço em que possam circular e acompanhar o processo, compartilhar materiais, etc.

Projete escreva no quadro o nome do local a ser representado, nesse caso, Dois Morrinhos, uma reserva imaginária e a escala a ser usada, nesse caso 1:22.000, disponível em: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1NYUt4sNCcmFBSYJcSj-x7VVLSAdH9Z2e.

Siga o seguinte procedimento para organizar a tarefa:

Descreva as etapas:

1 - Colar sobre as pranchas impressas anteriormente por você sobre as plaquinhas de papelão e recortar para fazer as camadas.

2 - Montar de acordo com as cotas, como andares, sendo o primeiro degrau a cota 0 m e última a cota 100 m. Verifique se está correto e se entenderam a relação entre as cotas no mapa e na maquete. É nesse momento que usarão o mapa base como guia nesse procedimento. Confirmado a ordem correta das camadas, peça que colem sem mexer na ordem de empilhamento.

3 - Pintar as camadas de acordo com as cores do mapa base de hipsometria.

Como adequar à sua realidade: Se for possível conseguir mapas base da sua região, o exercício fica ainda mais significativo para os estudantes.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Estimule-os organizando a apresentação dos grupos, determinando a ordem e o tempo das apresentação.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano propõe desenvolver com os alunos o conceito e os procedimentos teórico-metodológicos do uso e construção de maquetes em Geografia. O tema é relevo e utilizaremos materiais de fácil acesso como papelão e tinta guache. O lugar escolhido é a área de uma reserva ecológica imaginária chama Dois Morrinhos. Ao final o professor organizará uma vivência em que os alunos deverão apresentar o resultado os seus trabalhos. Eles deverão sinalizar na maquete, quais altitudes eles julgam ser mais aprazíveis para morar e justificar a escolha.

Materiais necessários:

Para cada maquete, use: 5 folhas de sulfite; 6 pranchas de papelão não muito duro para permitir o corte pelos alunos, medindo 21 cm X 17,5 cm, sendo que uma delas não deve ser cortada para servir como base para a maquete; Conjunto de réguas; Tesoura escolar e 1 grande para o professor; Tinta guache as cores verde, amarelo, vermelha e branca para dar as tonalidades, ou lápis de cor ou canetas hidrocor e outros produtos disponíveis; Cola branca e Sacolinhas ou caixinhas para guardar o rejeito.

Materiais complementares:

Atividade da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xgthU2JRpPYQsDc3Cf6qH6QPbDeY4Z5zNu5mGj96Sqxyt3prj3gpsAYGXkN4/geo6-09und02-contextualizacao-atividade.pdf

Atividade da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j9YApJkYxzsKu9ZBaX3GzqaK8RTEqRBwtHSth2SkJ56xSyYGRCsrNX2xu5z5/mapa-hipsometrico-dois-morrinhos-p7.pdf

Fontes:

Slide 3: Menina e menino estudantes. PNGTREE. Disponível em: https://pt.pngtree.com/element/down?id=MzUyNDk4Ng==&type=1

para incorporar direitos autorais: Gráficos de pngtree.com. Acesso em 18 de março de 2019.

Slide 6: Estudantes constroem maquetes na escola. Disponível em: https://cartografiaescolar.files.wordpress.com/2008/08/sn010704.jpg. Acesso em 17 de março de 2019.

slide 7: Mapa de curvas de nível. Disponível em: https://cartografiaescolar.files.wordpress.com/2008/08/sn010704.jpg. Acesso em 16 de março de 2019.

Slide 8: Por Lynn Betts, USDA Natural Resources Conservation Service - http://photogallery.nrcs.usda.gov/Index.asp, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=689274. Acesso em 16 de março de 2019.

- Maquete indicando as cotas das curvas de nível. Disponível em:https://cartografiaescolar.wordpress.com/maquete/. Acesso em 16 de março de 2019.

Slide 09: Carta hipsométrica e maquete correspondente em cores: Cartografia Escolar. Disponível: http://seligeo2015.blogspot.com/2015/05/oficina-de-maquetes-de-papelao.html. Acesso em 16 de março de 2019.

Mapas:

Carta de curvas de nível. Disponível em:https://cartografiaescolar.wordpress.com/maquete/. Acesso em 16 de março de 2019.

Para você saber mais:

Revista Uel. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6758/6098. Acesso em 16 de março de 2019.

Contextos prévios: a turma já deve estar familiarizada com a leitura de mapas e seus símbolos, escalas gráfica e numérica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale aos alunos que nessa aula irão estudar e aprender a construir maquetes, que representam um modelo de uma porção da superfície terrestre em 3D. Ao final da aula os grupos deverão apresentar sua maquete para os outros alunos da turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, imprima ou fale aos alunos o conteúdo deste slide.

Pergunte aos alunos o que eles sabem a respeito do assunto. Deixe que falem e vá conduzindo a conversa com a classe até perceber que há uma ideia ou um conceito coletivo sobre isso. Depois confronte-os com o conteúdo do slide seguinte (slide 4), onde constam as definições em estudo.

Enquanto projeta, escreva no quadro ou distribua cópias impressas da atividade, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xgthU2JRpPYQsDc3Cf6qH6QPbDeY4Z5zNu5mGj96Sqxyt3prj3gpsAYGXkN4/geo6-09und02-contextualizacao-atividade.pdf, faça o seguinte jogo com eles:

Passo 1 - Sorteie o número de um aluno que termine em 1, por exemplo (1, 11, 21 etc.) e peça que leia para a classe o parágrafo 1. Faça assim com o parágrafo 2 (2, 12,22...) e com o parágrafo 3 (3, 13, 23…).

Passo 2: Pergunte se entenderam o texto e depois, pergunte se não entenderam algum termo novo, uma palavra desconhecida.

É sempre bom montar um vocabulário no caderno aluno (alguns livros ou apostila já vêm com um espaço reservado à composição de um vocabulário) com as palavras que vão surgindo em cada novo assunto. Escreva no quadro, apresente ou leia a partir de um livro, os significados deles, depois, peça que os alunos escrevam no caderno e conclua a discussão.

Você também pode construir um mural para registrar o novo vocabulário adquirido pelos alunos.

O slide 9 mostra mais detalhadamente a maquete que representa a área dos três Morrinhos, na cidade Terra Rica, no Noroeste do Paraná.Chame a atenção deles para as camadas e pergunte se eles perceberam que as cores representam uma altitude diferente no terreno, como está especificado na imagem, sendo que as os tons de verde e amarelo representam os pontos mais baixos e os de laranja e vermelho os pontos mais altos. Faça-os notar também o tipo de material que foi usado para construí-la: o papelão, lápis de cor, ou canetas coloridas, cola. Pergunte sobre o quê está representado na maquete (Tema) e para quê, eles imaginam que ela serve. O intuito é que eles entendam que a maquete está representando o relevo de uma determinada área da superfície terrestre e que foi feita para visualizar em miniatura dados do terreno, poder compreendê-lo melhor e utilizá-lo de forma mais adequada e consciente pela sociedade.

Conclua essa etapa.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete, imprima ou fale aos alunos o conteúdo deste slide.

Pergunte aos alunos o que eles sabem a respeito do assunto. Deixe que falem e vá conduzindo a conversa com a classe até perceber que há uma ideia ou um conceito coletivo sobre isso. Depois confronte-os com o conteúdo do slide seguinte (slide 4), onde constam as definições em estudo.

Enquanto projeta, escreva no quadro ou distribua cópias impressas da atividade, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xgthU2JRpPYQsDc3Cf6qH6QPbDeY4Z5zNu5mGj96Sqxyt3prj3gpsAYGXkN4/geo6-09und02-contextualizacao-atividade.pdf, faça o seguinte jogo com eles:

Passo 1 - Sorteie o número de um aluno que termine em 1, por exemplo (1, 11, 21 etc.) e peça que leia para a classe o parágrafo 1. Faça assim com o parágrafo 2 (2, 12,22...) e com o parágrafo 3 (3, 13, 23…).

Passo 2: Pergunte se entenderam o texto e depois, pergunte se não entenderam algum termo novo, uma palavra desconhecida.

É sempre bom montar um vocabulário no caderno aluno (alguns livros ou apostila já vêm com um espaço reservado à composição de um vocabulário) com as palavras que vão surgindo em cada novo assunto. Escreva no quadro, apresente ou leia a partir de um livro, os significados deles, depois, peça que os alunos escrevam no caderno e conclua a discussão.

Você também pode construir um mural para registrar o novo vocabulário adquirido pelos alunos.

O slide 9 mostra mais detalhadamente a maquete que representa a área dos três Morrinhos, na cidade Terra Rica, no Noroeste do Paraná.Chame a atenção deles para as camadas e pergunte se eles perceberam que as cores representam uma altitude diferente no terreno, como está especificado na imagem, sendo que as os tons de verde e amarelo representam os pontos mais baixos e os de laranja e vermelho os pontos mais altos. Faça-os notar também o tipo de material que foi usado para construí-la: o papelão, lápis de cor, ou canetas coloridas, cola. Pergunte sobre o quê está representado na maquete (Tema) e para quê, eles imaginam que ela serve. O intuito é que eles entendam que a maquete está representando o relevo de uma determinada área da superfície terrestre e que foi feita para visualizar em miniatura dados do terreno, poder compreendê-lo melhor e utilizá-lo de forma mais adequada e consciente pela sociedade.

Conclua essa etapa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Comece esta etapa apresentando essa questão à turma. Ouça o que eles sabem e diga que aprenderão mais nesta aula. Especifique que para para construir maquetes é preciso juntar esses materiais e planejá-la.

Trabalhe com eles utilizando os recursos deste slide até o slide 9, explicitando o processo teórico metodológico envolvido e os materiais concretos que serão utilizados para o estudo e confecção da maquete dessa aula.

O slide 6 inicia o aprofundamento da questão teórica de representação do espaço, com uma definição e uma ilustração de um mapa base. Apresente-os aos estudantes, peça a um deles que leia a definição e tire dúvidas, se houver, depois, vá indicando e estimulando-os a identificar os elementos do mapa base modelo: (a) as curvas de nível, (b) as cotas altimétricas, (c) a equidistâncias das curva: 10 metros; (d) o ponto culminante e seus respectivo símbolo.

No slide 7 e 8 chega-se à explicação em detalhes do conceito de curvas de nível ou isolinhas, relação terreno - mapa - maquete e representações bi e tridimensional.

No slide 9 é mostrado as imagens de uma mapa hipsométrico em cores e sua respectiva maquete.

Você pode fazer uma rápida retomada do conceito de escala e suas representações numérica e gráfica. Dê destaque à escala a ser utilizada nos mapas base que eles irão operar na atividade da ação propositiva que é a escala gráfica na proporção 1:22.000.

Como adequar à sua realidade: Você pode utilizar cartas hipsométricas do lugar de vivência dos alunos.

https://cartografiaescolar.wordpress.com/maquete/

Slide Plano Aula

Orientações: Comece esta etapa apresentando essa questão à turma. Ouça o que eles sabem e diga que aprenderão mais nesta aula. Especifique que para para construir maquetes é preciso juntar esses materiais e planejá-la.

Trabalhe com eles utilizando os recursos deste slide até o slide 9, explicitando o processo teórico metodológico envolvido e os materiais concretos que serão utilizados para o estudo e confecção da maquete dessa aula.

O slide 6 inicia o aprofundamento da questão teórica de representação do espaço, com uma definição e uma ilustração de um mapa base. Apresente-os aos estudantes, peça a um deles que leia a definição e tire dúvidas, se houver, depois, vá indicando e estimulando-os a identificar os elementos do mapa base modelo: (a) as curvas de nível, (b) as cotas altimétricas, (c) a equidistâncias das curva: 10 metros; (d) o ponto culminante e seus respectivo símbolo.

No slide 7 e 8 chega-se à explicação em detalhes do conceito de curvas de nível ou isolinhas, relação terreno - mapa - maquete e representações bi e tridimensional.

No slide 9 é mostrado as imagens de uma mapa hipsométrico em cores e sua respectiva maquete.

Você pode fazer uma rápida retomada do conceito de escala e suas representações numérica e gráfica. Dê destaque à escala a ser utilizada nos mapas base que eles irão operar na atividade da ação propositiva que é a escala gráfica na proporção 1:22.000.

Slide Plano Aula

Orientações: Comece esta etapa apresentando essa questão à turma. Ouça o que eles sabem e diga que aprenderão mais nesta aula. Especifique que para para construir maquetes é preciso juntar esses materiais e planejá-la.

Trabalhe com eles utilizando os recursos deste slide até o slide 9, explicitando o processo teórico metodológico envolvido e os materiais concretos que serão utilizados para o estudo e confecção da maquete dessa aula.

O slide 6 inicia o aprofundamento da questão teórica de representação do espaço, com uma definição e uma ilustração de um mapa base. Apresente-os aos estudantes, peça a um deles que leia a definição e tire dúvidas, se houver, depois, vá indicando e estimulando-os a identificar os elementos do mapa base modelo: (a) as curvas de nível, (b) as cotas altimétricas, (c) a equidistâncias das curva: 10 metros; (d) o ponto culminante e seus respectivo símbolo.

No slide 7 e 8 chega-se à explicação em detalhes do conceito de curvas de nível ou isolinhas, relação terreno - mapa - maquete e representações bi e tridimensional.

No slide 9 é mostrado as imagens de uma mapa hipsométrico em cores e sua respectiva maquete.

Você pode fazer uma rápida retomada do conceito de escala e suas representações numérica e gráfica. Dê destaque à escala a ser utilizada nos mapas base que eles irão operar na atividade da ação propositiva que é a escala gráfica na proporção 1:22.000.

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Orientações: Comece esta etapa apresentando essa questão à turma. Ouça o que eles sabem e diga que aprenderão mais nesta aula. Especifique que para para construir maquetes é preciso juntar esses materiais e planejá-la.

Trabalhe com eles utilizando os recursos deste slide até o slide 9, explicitando o processo teórico metodológico envolvido e os materiais concretos que serão utilizados para o estudo e confecção da maquete dessa aula.

O slide 6 inicia o aprofundamento da questão teórica de representação do espaço, com uma definição e uma ilustração de um mapa base. Apresente-os aos estudantes, peça a um deles que leia a definição e tire dúvidas, se houver, depois, vá indicando e estimulando-os a identificar os elementos do mapa base modelo: (a) as curvas de nível, (b) as cotas altimétricas, (c) a equidistâncias das curva: 10 metros; (d) o ponto culminante e seus respectivo símbolo.

No slide 7 e 8 chega-se à explicação em detalhes do conceito de curvas de nível ou isolinhas, relação terreno - mapa - maquete e representações bi e tridimensional.

No slide 9 é mostrado as imagens de uma mapa hipsométrico em cores e sua respectiva maquete.

Você pode fazer uma rápida retomada do conceito de escala e suas representações numérica e gráfica. Dê destaque à escala a ser utilizada nos mapas base que eles irão operar na atividade da ação propositiva que é a escala gráfica na proporção 1:22.000.

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Orientações: Comece esta etapa apresentando essa questão à turma. Ouça o que eles sabem e diga que aprenderão mais nesta aula. Especifique que para para construir maquetes é preciso juntar esses materiais e planejá-la.

Trabalhe com eles utilizando os recursos deste slide até o slide 9, explicitando o processo teórico metodológico envolvido e os materiais concretos que serão utilizados para o estudo e confecção da maquete dessa aula.

O slide 6 inicia o aprofundamento da questão teórica de representação do espaço, com uma definição e uma ilustração de um mapa base. Apresente-os aos estudantes, peça a um deles que leia a definição e tire dúvidas, se houver, depois, vá indicando e estimulando-os a identificar os elementos do mapa base modelo: (a) as curvas de nível, (b) as cotas altimétricas, (c) a equidistâncias das curva: 10 metros; (d) o ponto culminante e seus respectivo símbolo.

No slide 7 e 8 chega-se à explicação em detalhes do conceito de curvas de nível ou isolinhas, relação terreno - mapa - maquete e representações bi e tridimensional.

No slide 9 é mostrado as imagens de uma mapa hipsométrico em cores e sua respectiva maquete.

Você pode fazer uma rápida retomada do conceito de escala e suas representações numérica e gráfica. Dê destaque à escala a ser utilizada nos mapas base que eles irão operar na atividade da ação propositiva que é a escala gráfica na proporção 1:22.000.

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Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Sugiro que nesta etapa você organize os alunos em grupos de cinco ou seis em um espaço em que possam circular e acompanhar o processo, compartilhar materiais, etc.

Projete escreva no quadro o nome do local a ser representado, nesse caso, Dois Morrinhos, uma reserva imaginária e a escala a ser usada, nesse caso 1:22.000, disponível em: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1NYUt4sNCcmFBSYJcSj-x7VVLSAdH9Z2e.

Siga o seguinte procedimento para organizar a tarefa:

Descreva as etapas:

1 - Colar sobre as pranchas impressas anteriormente por você sobre as plaquinhas de papelão e recortar para fazer as camadas.

2 - Montar de acordo com as cotas, como andares, sendo o primeiro degrau a cota 0 m e última a cota 100 m. Verifique se está correto e se entenderam a relação entre as cotas no mapa e na maquete. É nesse momento que usarão o mapa base como guia nesse procedimento. Confirmado a ordem correta das camadas, peça que colem sem mexer na ordem de empilhamento.

3 - Pintar as camadas de acordo com as cores do mapa base de hipsometria.

Como adequar à sua realidade: Se for possível conseguir mapas base da sua região, o exercício fica ainda mais significativo para os estudantes.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Estimule-os organizando a apresentação dos grupos, determinando a ordem e o tempo das apresentação.

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