Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO04, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Nesse plano abordaremos o tema: O uso responsável da água, assunto importante para a complementação da habilidade proposta, pois possibilitará o debate sobre a responsabilidade do governo e da população sobre o uso consciente desse recurso. A turma terá a oportunidade de refletir e ampliar o debate sobre o uso consciente da água, rever e aprofundar seus conhecimentos sobre a necessidade do uso da água em diferentes escalas visando a sustentabilidade. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade neste plano e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano de aula pode ser utilizado de forma complementar nas aulas que abordam assuntos referentes à sustentabilidade e a preservação ambiental presentes na habilidade EF06GEO12.
Materiais necessários: Datashow, folha de papel A4, imagens, reportagens de revistas, jornais, panfletos, charges e desenhos impressos ou feitos pelos próprios alunos sobre a água, tesoura,cola, lápis, canetas coloridas e lápis de cor. Peça o material previamente para os alunos e para a escola.
Material Complementar:
Imagem Problematização
Imagem Sistematização
Para você saber mais:
Nações Unidas Brasil. Gestão sustentável da água precisa ser prioridade para empresas brasileiras. Disponível em:
https://nacoesunidas.org/gestao-sustentavel-da-agua-precisa-ser-prioridade-para-empresas-brasileiras/ Acesso em 16 de Janeiro de 2019.
Agência Nacional de Águas. Uso racional da água. Disponível em: https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/handle/ana/24 . Acesso em 16 de Janeiro de 2019.
Contextos prévios: É importante que o aluno conheça o ciclo da água e os fatores naturais e humanos que interferem nesse processo e as principais formas de destinação desse recurso natural.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro o tema da aula. Informe aos alunos que nesta aula eles estudarão sobre o uso responsável da água, a sua importância e seus usos no cotidiano. Para isso, faremos uma revisão sobre o ciclo da água na natureza e relacionaremos aos fatores naturais e humanos que interferem nesse processo como no caso do escoamento da água em ambientes urbanos, rurais e reservas ecológicas (áreas com ou sem vegetação), ressaltando a relevância de cada área para a continuidade do ciclo hidrológico e a preservação dos rios e lagos . Assistiremos o vídeo disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA): Nossa água: saber usar para não faltar, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JtshF-n-mis e como atividade produziremos um fanzine sobre o tema da aula.
Como adequar à sua realidade: Se possível, para enriquecer sua aula, busque informações sobre o uso da água em seu município ou estado, como: dados quantitativos e qualitativos sobre o uso da água, bairro que desperdiça mais ou menos água, se há incentivos financeiros e campanhas para incentivar o uso racional da água.
Contextos prévios: É importante que o aluno conheça o ciclo da água e os fatores naturais e humanos que interferem nesse processo e as principais formas de destinação desse recurso natural. O aluno deverá compreender a diferença entre uso doméstico e econômico da água, e é necessário que ele saiba diferenciar os setores econômicos: comércio, agricultura e indústria
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Organize os alunos em pequenos grupos, com no máximo 4 alunos, e converse com a turma sobre os possíveis usos da água considerando o abastecimento humano (beber, tomar banho, cozinhar), agricultura e criação de animais (dar de beber aos animais, irrigação, limpeza do maquinário), indústrias, comércios e prestação de serviços em geral (pesca, geração de energia, produção de alimentos e materiais industrializados, escolas). Peça para que eles digam como cada setor utiliza água. Aproveite para revisar com a turma o ciclo da água e converse sobre as diferenças de escoamento da água e como isso pode influenciar no nosso cotidiano, seja por meio do abastecimento das reservas naturais de água, poluição das águas subterrâneas ou até mesmo à ocorrência de alagamentos.
Para você saber mais:
Agência Nacional de Águas (ANA). Usos da água.
Disponível em: http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/usos-da-agua. Acesso em 16 de Janeiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Assista com a turma o vídeo “O uso racional da água”, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), por meio do no link: https://www.youtube.com/watch?v=JtshF-n-mis e converse com a turma sobre os usos da água, abra espaço para a discussão sobre como cada setor da sociedade poderia se responsabilizar pelo uso sustentável e como o governo poderia incentivar o consumo consciente desse recurso indispensável.
Material complementar:
Imagem Problematização
Como adequar à sua realidade: Pesquise campanhas do seu estado ou município que incentivam o uso consciente da água.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações: Explique aos alunos que neste momento eles farão um fanzine sobre o tema da aula. Fanzine é uma forma de expressão artística por meio de ilustração, grafias, charges que antigamente era usado para demonstrar o carinho de fãs pelos ídolos do rock. Como a produção do fanzine não tem caráter profissional ou oficial de conteúdo relativo a um tema específico, ele pode ser utilizado como facilitador para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo de forma artística.
Para montar o fanzine, peça para que cada grupo tenha disponível os materiais solicitados anteriormente que são: folha de papel A4, imagens de revistas, jornais, panfletos, charges e desenhos impressos ou feitos pelos próprios alunos, tesoura,cola, lápis, canetas coloridas, lápis de cor e hidrocor.
Será interessante que você tenha um fanzine pronto para utilizar como exemplo e inspiração em sala de aula, encontrados na seção Para você saber mais.
Para você saber mais:
UFRGS. Fanzine na sala de aula: uma proposta pedagógica de incentivo à produção textual.
Disponível em: http://www.ufrgs.br/revistabemlegal/edicoes-anteriores/Vol%2C6%20n.2/fanzine-na-sala-de-aula-uma-proposta-pedagogica-de-incentivo-a-producao-textual. Acesso em 16 de Janeiro de 2019.
UFF. Fanzine na educação.
Disponível em: http://www.emdialogo.uff.br/content/fanzine-na-educacao. Acesso em: 16 de Janeiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após os fanzines prontos, peça para que um aluno representante de cada grupo apresente brevemente o seu fanzine para a turma. Neste momento, os alunos observarão a expressão de cada grupo de forma crítica e artística sobre o assunto da aula: o uso responsável da água.
Material complementar
Imagem Sistematização
Desdobramentos para as aulas seguintes: Exponha os fanzines no mural em forma de varal de ideias em um espaço da escola de grande circulação de pessoas.