17510
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - O uso responsável da água

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre refletir sobre o uso consciente da água pelo governo e pela população.

Plano 03 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Teixeira De Mello

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO04, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Nesse plano abordaremos o tema: O uso responsável da água, assunto importante para a complementação da habilidade proposta, pois possibilitará o debate sobre a responsabilidade do governo e da população sobre o uso consciente desse recurso. A turma terá a oportunidade de refletir e ampliar o debate sobre o uso consciente da água, rever e aprofundar seus conhecimentos sobre a necessidade do uso da água em diferentes escalas visando a sustentabilidade. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade neste plano e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano de aula pode ser utilizado de forma complementar nas aulas que abordam assuntos referentes à sustentabilidade e a preservação ambiental presentes na habilidade EF06GEO12.

Materiais necessários: Datashow, folha de papel A4, imagens, reportagens de revistas, jornais, panfletos, charges e desenhos impressos ou feitos pelos próprios alunos sobre a água, tesoura,cola, lápis, canetas coloridas e lápis de cor. Peça o material previamente para os alunos e para a escola.

Material Complementar:

Imagem Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g8RzKZ5MRPzXN9pAcxJQ3UnG6uepXKREbyzaHvjAt3k8dP476p6Xh4dbw4xq/geo6-04und03-problematizacao-imagem.pdf

Imagem Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H6ebZUjf3bTyFdTSpbJvHRTwjSqfaDTnuBNcbCZ8MXTm68HDP7dg7DKetTmx/geo6-04und03-sistematizacao-imagem.pdf

Para você saber mais:

Nações Unidas Brasil. Gestão sustentável da água precisa ser prioridade para empresas brasileiras. Disponível em:

https://nacoesunidas.org/gestao-sustentavel-da-agua-precisa-ser-prioridade-para-empresas-brasileiras/ Acesso em 16 de Janeiro de 2019.

Agência Nacional de Águas. Uso racional da água. Disponível em: https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/handle/ana/24 . Acesso em 16 de Janeiro de 2019.

Contextos prévios: É importante que o aluno conheça o ciclo da água e os fatores naturais e humanos que interferem nesse processo e as principais formas de destinação desse recurso natural.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro o tema da aula. Informe aos alunos que nesta aula eles estudarão sobre o uso responsável da água, a sua importância e seus usos no cotidiano. Para isso, faremos uma revisão sobre o ciclo da água na natureza e relacionaremos aos fatores naturais e humanos que interferem nesse processo como no caso do escoamento da água em ambientes urbanos, rurais e reservas ecológicas (áreas com ou sem vegetação), ressaltando a relevância de cada área para a continuidade do ciclo hidrológico e a preservação dos rios e lagos . Assistiremos o vídeo disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA): Nossa água: saber usar para não faltar, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JtshF-n-mis e como atividade produziremos um fanzine sobre o tema da aula.

Como adequar à sua realidade: Se possível, para enriquecer sua aula, busque informações sobre o uso da água em seu município ou estado, como: dados quantitativos e qualitativos sobre o uso da água, bairro que desperdiça mais ou menos água, se há incentivos financeiros e campanhas para incentivar o uso racional da água.

Contextos prévios: É importante que o aluno conheça o ciclo da água e os fatores naturais e humanos que interferem nesse processo e as principais formas de destinação desse recurso natural. O aluno deverá compreender a diferença entre uso doméstico e econômico da água, e é necessário que ele saiba diferenciar os setores econômicos: comércio, agricultura e indústria

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Organize os alunos em pequenos grupos, com no máximo 4 alunos, e converse com a turma sobre os possíveis usos da água considerando o abastecimento humano (beber, tomar banho, cozinhar), agricultura e criação de animais (dar de beber aos animais, irrigação, limpeza do maquinário), indústrias, comércios e prestação de serviços em geral (pesca, geração de energia, produção de alimentos e materiais industrializados, escolas). Peça para que eles digam como cada setor utiliza água. Aproveite para revisar com a turma o ciclo da água e converse sobre as diferenças de escoamento da água e como isso pode influenciar no nosso cotidiano, seja por meio do abastecimento das reservas naturais de água, poluição das águas subterrâneas ou até mesmo à ocorrência de alagamentos.

Para você saber mais:

Agência Nacional de Águas (ANA). Usos da água.

Disponível em: http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/usos-da-agua. Acesso em 16 de Janeiro de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Assista com a turma o vídeo “O uso racional da água”, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), por meio do no link: https://www.youtube.com/watch?v=JtshF-n-mis e converse com a turma sobre os usos da água, abra espaço para a discussão sobre como cada setor da sociedade poderia se responsabilizar pelo uso sustentável e como o governo poderia incentivar o consumo consciente desse recurso indispensável.

Material complementar:

Imagem Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g8RzKZ5MRPzXN9pAcxJQ3UnG6uepXKREbyzaHvjAt3k8dP476p6Xh4dbw4xq/geo6-04und03-problematizacao-imagem.pdf

Como adequar à sua realidade: Pesquise campanhas do seu estado ou município que incentivam o uso consciente da água.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações: Explique aos alunos que neste momento eles farão um fanzine sobre o tema da aula. Fanzine é uma forma de expressão artística por meio de ilustração, grafias, charges que antigamente era usado para demonstrar o carinho de fãs pelos ídolos do rock. Como a produção do fanzine não tem caráter profissional ou oficial de conteúdo relativo a um tema específico, ele pode ser utilizado como facilitador para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo de forma artística.

Para montar o fanzine, peça para que cada grupo tenha disponível os materiais solicitados anteriormente que são: folha de papel A4, imagens de revistas, jornais, panfletos, charges e desenhos impressos ou feitos pelos próprios alunos, tesoura,cola, lápis, canetas coloridas, lápis de cor e hidrocor.

Será interessante que você tenha um fanzine pronto para utilizar como exemplo e inspiração em sala de aula, encontrados na seção Para você saber mais.

Para você saber mais:

UFRGS. Fanzine na sala de aula: uma proposta pedagógica de incentivo à produção textual.

Disponível em: http://www.ufrgs.br/revistabemlegal/edicoes-anteriores/Vol%2C6%20n.2/fanzine-na-sala-de-aula-uma-proposta-pedagogica-de-incentivo-a-producao-textual. Acesso em 16 de Janeiro de 2019.

UFF. Fanzine na educação.

Disponível em: http://www.emdialogo.uff.br/content/fanzine-na-educacao. Acesso em: 16 de Janeiro de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após os fanzines prontos, peça para que um aluno representante de cada grupo apresente brevemente o seu fanzine para a turma. Neste momento, os alunos observarão a expressão de cada grupo de forma crítica e artística sobre o assunto da aula: o uso responsável da água.

Material complementar

Imagem Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H6ebZUjf3bTyFdTSpbJvHRTwjSqfaDTnuBNcbCZ8MXTm68HDP7dg7DKetTmx/geo6-04und03-sistematizacao-imagem.pdf

Desdobramentos para as aulas seguintes: Exponha os fanzines no mural em forma de varal de ideias em um espaço da escola de grande circulação de pessoas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO04, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Nesse plano abordaremos o tema: O uso responsável da água, assunto importante para a complementação da habilidade proposta, pois possibilitará o debate sobre a responsabilidade do governo e da população sobre o uso consciente desse recurso. A turma terá a oportunidade de refletir e ampliar o debate sobre o uso consciente da água, rever e aprofundar seus conhecimentos sobre a necessidade do uso da água em diferentes escalas visando a sustentabilidade. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade neste plano e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano de aula pode ser utilizado de forma complementar nas aulas que abordam assuntos referentes à sustentabilidade e a preservação ambiental presentes na habilidade EF06GEO12.

Materiais necessários: Datashow, folha de papel A4, imagens, reportagens de revistas, jornais, panfletos, charges e desenhos impressos ou feitos pelos próprios alunos sobre a água, tesoura,cola, lápis, canetas coloridas e lápis de cor. Peça o material previamente para os alunos e para a escola.

Material Complementar:

Imagem Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g8RzKZ5MRPzXN9pAcxJQ3UnG6uepXKREbyzaHvjAt3k8dP476p6Xh4dbw4xq/geo6-04und03-problematizacao-imagem.pdf

Imagem Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H6ebZUjf3bTyFdTSpbJvHRTwjSqfaDTnuBNcbCZ8MXTm68HDP7dg7DKetTmx/geo6-04und03-sistematizacao-imagem.pdf

Para você saber mais:

Nações Unidas Brasil. Gestão sustentável da água precisa ser prioridade para empresas brasileiras. Disponível em:

https://nacoesunidas.org/gestao-sustentavel-da-agua-precisa-ser-prioridade-para-empresas-brasileiras/ Acesso em 16 de Janeiro de 2019.

Agência Nacional de Águas. Uso racional da água. Disponível em: https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/handle/ana/24 . Acesso em 16 de Janeiro de 2019.

Contextos prévios: É importante que o aluno conheça o ciclo da água e os fatores naturais e humanos que interferem nesse processo e as principais formas de destinação desse recurso natural.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro o tema da aula. Informe aos alunos que nesta aula eles estudarão sobre o uso responsável da água, a sua importância e seus usos no cotidiano. Para isso, faremos uma revisão sobre o ciclo da água na natureza e relacionaremos aos fatores naturais e humanos que interferem nesse processo como no caso do escoamento da água em ambientes urbanos, rurais e reservas ecológicas (áreas com ou sem vegetação), ressaltando a relevância de cada área para a continuidade do ciclo hidrológico e a preservação dos rios e lagos . Assistiremos o vídeo disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA): Nossa água: saber usar para não faltar, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JtshF-n-mis e como atividade produziremos um fanzine sobre o tema da aula.

Como adequar à sua realidade: Se possível, para enriquecer sua aula, busque informações sobre o uso da água em seu município ou estado, como: dados quantitativos e qualitativos sobre o uso da água, bairro que desperdiça mais ou menos água, se há incentivos financeiros e campanhas para incentivar o uso racional da água.

Contextos prévios: É importante que o aluno conheça o ciclo da água e os fatores naturais e humanos que interferem nesse processo e as principais formas de destinação desse recurso natural. O aluno deverá compreender a diferença entre uso doméstico e econômico da água, e é necessário que ele saiba diferenciar os setores econômicos: comércio, agricultura e indústria

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Organize os alunos em pequenos grupos, com no máximo 4 alunos, e converse com a turma sobre os possíveis usos da água considerando o abastecimento humano (beber, tomar banho, cozinhar), agricultura e criação de animais (dar de beber aos animais, irrigação, limpeza do maquinário), indústrias, comércios e prestação de serviços em geral (pesca, geração de energia, produção de alimentos e materiais industrializados, escolas). Peça para que eles digam como cada setor utiliza água. Aproveite para revisar com a turma o ciclo da água e converse sobre as diferenças de escoamento da água e como isso pode influenciar no nosso cotidiano, seja por meio do abastecimento das reservas naturais de água, poluição das águas subterrâneas ou até mesmo à ocorrência de alagamentos.

Para você saber mais:

Agência Nacional de Águas (ANA). Usos da água.

Disponível em: http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/usos-da-agua. Acesso em 16 de Janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Assista com a turma o vídeo “O uso racional da água”, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), por meio do no link: https://www.youtube.com/watch?v=JtshF-n-mis e converse com a turma sobre os usos da água, abra espaço para a discussão sobre como cada setor da sociedade poderia se responsabilizar pelo uso sustentável e como o governo poderia incentivar o consumo consciente desse recurso indispensável.

Material complementar:

Imagem Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g8RzKZ5MRPzXN9pAcxJQ3UnG6uepXKREbyzaHvjAt3k8dP476p6Xh4dbw4xq/geo6-04und03-problematizacao-imagem.pdf

Como adequar à sua realidade: Pesquise campanhas do seu estado ou município que incentivam o uso consciente da água.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações: Explique aos alunos que neste momento eles farão um fanzine sobre o tema da aula. Fanzine é uma forma de expressão artística por meio de ilustração, grafias, charges que antigamente era usado para demonstrar o carinho de fãs pelos ídolos do rock. Como a produção do fanzine não tem caráter profissional ou oficial de conteúdo relativo a um tema específico, ele pode ser utilizado como facilitador para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo de forma artística.

Para montar o fanzine, peça para que cada grupo tenha disponível os materiais solicitados anteriormente que são: folha de papel A4, imagens de revistas, jornais, panfletos, charges e desenhos impressos ou feitos pelos próprios alunos, tesoura,cola, lápis, canetas coloridas, lápis de cor e hidrocor.

Será interessante que você tenha um fanzine pronto para utilizar como exemplo e inspiração em sala de aula, encontrados na seção Para você saber mais.

Para você saber mais:

UFRGS. Fanzine na sala de aula: uma proposta pedagógica de incentivo à produção textual.

Disponível em: http://www.ufrgs.br/revistabemlegal/edicoes-anteriores/Vol%2C6%20n.2/fanzine-na-sala-de-aula-uma-proposta-pedagogica-de-incentivo-a-producao-textual. Acesso em 16 de Janeiro de 2019.

UFF. Fanzine na educação.

Disponível em: http://www.emdialogo.uff.br/content/fanzine-na-educacao. Acesso em: 16 de Janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após os fanzines prontos, peça para que um aluno representante de cada grupo apresente brevemente o seu fanzine para a turma. Neste momento, os alunos observarão a expressão de cada grupo de forma crítica e artística sobre o assunto da aula: o uso responsável da água.

Material complementar

Imagem Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H6ebZUjf3bTyFdTSpbJvHRTwjSqfaDTnuBNcbCZ8MXTm68HDP7dg7DKetTmx/geo6-04und03-sistematizacao-imagem.pdf

Desdobramentos para as aulas seguintes: Exponha os fanzines no mural em forma de varal de ideias em um espaço da escola de grande circulação de pessoas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 6º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano