17508
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Unidades Federativas do Brasil

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre reconhecer as unidades federativas que formam o Brasil.

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mônica De Oliveira Ribeiro Couto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE05) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula, serão utilizados diferentes recursos, mapas, nuvem de palavras, quebra-cabeça e jogo da memória para que os alunos de forma lúdica possam reconhecer as unidades federativas que formam o Brasil.

Materiais necessários: projetor, cópias das peças do quebra-cabeça; cópias das peças do jogo da memória, atlas, mapa do Brasil divisão política.

Material complementar:

Contextualização - Nuvem de palavras - Mapa do Brasil: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6NB7Abt2uM2wm39JX9bNKpXmfwNZtyvC36mc9RAXR4yd5t5w4yxv3WbmFe7g/geo4-5und04-contextualizacao-nuvem-de-palavras-mapa-do-brasil.jpeg

Ação Propositiva - Quebra-cabeça - Mapa do Brasil - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zTNXz9vCV5pctJraVGZrkQZy5rmFc32E5xaMXyAGuFDX5H4gQMk7wZG2NR6s/geo4-05und04-quebra-cabeca-do-brasil.pdf

Sistematização - Peças Jogo da Memória - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hfhzCNDXf9FTZtTKjMP3nWR36aeuBDs7h4AgUP8bx3CPunvGZngSf7Sj59qH/ge04-05und04.pdf

Para você saber mais:

No site da Câmara de Deputados chamado Plenarinho: o jeito criança de ser cidadão, você vai encontrar a definição que explica o nome oficial do nosso país.

https://plenarinho.leg.br/index.php/2017/09/01/o-que-e-a-republica-federativa-do-brasil/

Sobre o histórico das mudanças nas regionalizações, nas áreas e nomes das unidades federativas do Brasil, acesse o site do IBGE, disponível em: <https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas/redes-geograficas/15778-divisoes-regionais-do-brasil.html?=&t=acesso-ao-produto>. Acesso em 23/04/2019.

Sobre informações e mapeamento de novas propostas de criação e divisão de unidades federativas que existem atualmente no Congresso Nacional do Brasil, consulte o livro Novos estados e a divisão territorial do Brasil: uma visão geográfica. de José Donizete Cazzolato. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Destaque que o tema estudado tratará da divisão do nosso país Brasil em unidades federativas, chame a atenção da turma para o nome oficial do nosso país República Federativa do Brasil. E esclareça para a turma cada um dos termos: somos uma República, ou seja, somos uma forma de governo escolhido pelo povo, por meio do voto; uma federação, ou seja, a união de territórios (Distrito Federal, Estados e Municípios) com governo próprio e certa autonomia.

Para você saber mais:

No site da Câmara de Deputados chamado Plenarinho: o jeito criança de ser cidadão, você vai encontrar a definição que explica o nome oficial do nosso país.

https://plenarinho.leg.br/index.php/2017/09/01/o-que-e-a-republica-federativa-do-brasil/

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente a imagem para a turma, chame atenção para o contorno, a forma da imagem, o que a imagem nos lembra? Ela é formada por palavras, o que essas palavras representam? Promova a interação com a turma. Comente que tratam-se das unidades federativas que formam o nosso país e que o posicionamento do nome das Unidades federativas não corresponde ao posicionamento real.

Materiais complementares:

Link da nuvem de palavras - Mapa do Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6NB7Abt2uM2wm39JX9bNKpXmfwNZtyvC36mc9RAXR4yd5t5w4yxv3WbmFe7g/geo4-5und04-contextualizacao-nuvem-de-palavras-mapa-do-brasil.jpeg

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente o questionamento aos alunos, projete, escreva no quadro ou fale para a turma. Retome a nuvem de palavras para que os alunos percebam primeiramente quem são essas unidades federativas, leve-os a reconhecer que tratam-se dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Chame a atenção da turma que cada um desses estados tem seus governantes e suas leis particulares, porém nenhum deles pode se separar do país.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Distribua a turma em grupos de quatro ou cinco alunos, para cada grupo entregue um envelope contendo as peças do mapa político do Brasil disponível no link https://drive.google.com/file/d/10rr1pcUD_yfviMqx_JlV-3JL9stoEASW/view?usp=sharing

Cada grupo deverá abrir o envelope e iniciar a montagem do mapa, para isso eles poderão consultar o livro didático, o atlas ou caso exista o mapa presente na sala. Após a montagem de todos os grupos a tarefa é contar quantas unidade federativas possui o Brasil. Lembre-se de chamar a atenção da turma para o Distrito Federal, unidade administrativa que apresenta um nome bem peculiar, aproveite então para explicar que o Distrito Federal trata-se da menor unidade federativa do Brasil.

Materiais complementares:

Link do Quebra-cabeça - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zTNXz9vCV5pctJraVGZrkQZy5rmFc32E5xaMXyAGuFDX5H4gQMk7wZG2NR6s/geo4-05und04-quebra-cabeca-do-brasil.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Mantenha a turma em grupos, entregue a cada grupo o envelope contendo as 54 peças do Jogo da Memória. Organize as cartas sobre a mesa, os alunos deverão encontrar a correspondência entre o mapa da unidade federativa e o seu nome. Oriente a turma a utilizar o mapa montado na atividade anterior para identificar as unidades federativas.

Material complementar:

Link do Jogo da Memória - Unidades Federativas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hfhzCNDXf9FTZtTKjMP3nWR36aeuBDs7h4AgUP8bx3CPunvGZngSf7Sj59qH/ge04-05und04.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE05) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula, serão utilizados diferentes recursos, mapas, nuvem de palavras, quebra-cabeça e jogo da memória para que os alunos de forma lúdica possam reconhecer as unidades federativas que formam o Brasil.

Materiais necessários: projetor, cópias das peças do quebra-cabeça; cópias das peças do jogo da memória, atlas, mapa do Brasil divisão política.

Material complementar:

Contextualização - Nuvem de palavras - Mapa do Brasil: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6NB7Abt2uM2wm39JX9bNKpXmfwNZtyvC36mc9RAXR4yd5t5w4yxv3WbmFe7g/geo4-5und04-contextualizacao-nuvem-de-palavras-mapa-do-brasil.jpeg

Ação Propositiva - Quebra-cabeça - Mapa do Brasil - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zTNXz9vCV5pctJraVGZrkQZy5rmFc32E5xaMXyAGuFDX5H4gQMk7wZG2NR6s/geo4-05und04-quebra-cabeca-do-brasil.pdf

Sistematização - Peças Jogo da Memória - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hfhzCNDXf9FTZtTKjMP3nWR36aeuBDs7h4AgUP8bx3CPunvGZngSf7Sj59qH/ge04-05und04.pdf

Para você saber mais:

No site da Câmara de Deputados chamado Plenarinho: o jeito criança de ser cidadão, você vai encontrar a definição que explica o nome oficial do nosso país.

https://plenarinho.leg.br/index.php/2017/09/01/o-que-e-a-republica-federativa-do-brasil/

Sobre o histórico das mudanças nas regionalizações, nas áreas e nomes das unidades federativas do Brasil, acesse o site do IBGE, disponível em: <https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas/redes-geograficas/15778-divisoes-regionais-do-brasil.html?=&t=acesso-ao-produto>. Acesso em 23/04/2019.

Sobre informações e mapeamento de novas propostas de criação e divisão de unidades federativas que existem atualmente no Congresso Nacional do Brasil, consulte o livro Novos estados e a divisão territorial do Brasil: uma visão geográfica. de José Donizete Cazzolato. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Destaque que o tema estudado tratará da divisão do nosso país Brasil em unidades federativas, chame a atenção da turma para o nome oficial do nosso país República Federativa do Brasil. E esclareça para a turma cada um dos termos: somos uma República, ou seja, somos uma forma de governo escolhido pelo povo, por meio do voto; uma federação, ou seja, a união de territórios (Distrito Federal, Estados e Municípios) com governo próprio e certa autonomia.

Para você saber mais:

No site da Câmara de Deputados chamado Plenarinho: o jeito criança de ser cidadão, você vai encontrar a definição que explica o nome oficial do nosso país.

https://plenarinho.leg.br/index.php/2017/09/01/o-que-e-a-republica-federativa-do-brasil/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente a imagem para a turma, chame atenção para o contorno, a forma da imagem, o que a imagem nos lembra? Ela é formada por palavras, o que essas palavras representam? Promova a interação com a turma. Comente que tratam-se das unidades federativas que formam o nosso país e que o posicionamento do nome das Unidades federativas não corresponde ao posicionamento real.

Materiais complementares:

Link da nuvem de palavras - Mapa do Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6NB7Abt2uM2wm39JX9bNKpXmfwNZtyvC36mc9RAXR4yd5t5w4yxv3WbmFe7g/geo4-5und04-contextualizacao-nuvem-de-palavras-mapa-do-brasil.jpeg

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente o questionamento aos alunos, projete, escreva no quadro ou fale para a turma. Retome a nuvem de palavras para que os alunos percebam primeiramente quem são essas unidades federativas, leve-os a reconhecer que tratam-se dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Chame a atenção da turma que cada um desses estados tem seus governantes e suas leis particulares, porém nenhum deles pode se separar do país.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Distribua a turma em grupos de quatro ou cinco alunos, para cada grupo entregue um envelope contendo as peças do mapa político do Brasil disponível no link https://drive.google.com/file/d/10rr1pcUD_yfviMqx_JlV-3JL9stoEASW/view?usp=sharing

Cada grupo deverá abrir o envelope e iniciar a montagem do mapa, para isso eles poderão consultar o livro didático, o atlas ou caso exista o mapa presente na sala. Após a montagem de todos os grupos a tarefa é contar quantas unidade federativas possui o Brasil. Lembre-se de chamar a atenção da turma para o Distrito Federal, unidade administrativa que apresenta um nome bem peculiar, aproveite então para explicar que o Distrito Federal trata-se da menor unidade federativa do Brasil.

Materiais complementares:

Link do Quebra-cabeça - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zTNXz9vCV5pctJraVGZrkQZy5rmFc32E5xaMXyAGuFDX5H4gQMk7wZG2NR6s/geo4-05und04-quebra-cabeca-do-brasil.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Mantenha a turma em grupos, entregue a cada grupo o envelope contendo as 54 peças do Jogo da Memória. Organize as cartas sobre a mesa, os alunos deverão encontrar a correspondência entre o mapa da unidade federativa e o seu nome. Oriente a turma a utilizar o mapa montado na atividade anterior para identificar as unidades federativas.

Material complementar:

Link do Jogo da Memória - Unidades Federativas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hfhzCNDXf9FTZtTKjMP3nWR36aeuBDs7h4AgUP8bx3CPunvGZngSf7Sj59qH/ge04-05und04.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano