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Plano de aula - Quilombos urbanos e a resistência escrava

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre Quilombos urbanos e a resistência escrava

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Guilherme Barboza De Fraga

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo, com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, as fontes propostas e os questionamentos sobre elas. Você pode encaminhar as fontes uma de cada vez, assim como proposto, ou enviá-las de uma vez, acompanhadas de um roteiro que indique a melhor ordem para que sejam analisadas. Utilize o meio que for mais adequado à sua realidade, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc. 

Estabeleça um prazo para que os estudantes reflitam e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos, no próprio grupo da sala.

Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.

Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode dividí-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Assim como na etapa do contexto, você pode encaminhar as fontes e os questionamentos uma a uma, ou encaminhá-las todas juntas acompanhadas de um roteiro indicando a melhor ordem para que sejam analisadas.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

Questões para refletirem:
1º - Tabela sobre população do Rio de Janeiro em 1789
- O que a tabela mostra sobre a quantidade de população livre e escravizada?
- Nas freguesias urbanas, era grande a quantidade de escravizados?
2º - Pinturas de Debret
- O que as pinturas estão mostrando?
- Que trabalho estes escravizados estão exercendo?

Questões para responderem:
1º - Tabela sobre população do Rio de Janeiro em 1789
- Por que, para escravizados fugidos, era seguro esconder-se nas freguesias urbanas?
2º - Pinturas de Debret
- É possível afirmar que são escravizados nestas pinturas? Poderiam ser libertos ou fugitivos da escravidão?
- Todas estas pinturas apresentam contexto urbano. Que relação tais pinturas podem ter com os quilombos?
3º - Dicionário da Escravidão
- O que eram os quilombos urbanos?
- Por que, em geral, os escravizados optavam pelo quilombo após a fuga?
- Como aqueles que se mantinham escravizados usavam as notícias vindas dos quilombos a seu favor?

Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas aos questionamentos, escritas ou através de áudios e vídeos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando informações.

Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.

Sistematização
Na atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Eles podem produzir textos, músicas, poemas, desenhos etc., sobre os quilombos. As produções podem ser expostas nas redes sociais, utilizando uma hashtag criada pelos alunos ou enviadas para o grupo da turma, no Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui). 

O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
O Documentário “Retornados”, disponível no site da Tv Escola, mostra histórias de ex-escravizados que retornaram à Africa e que desempenharam papel importante na formação das sociedades africanas e brasileiras (disponível aqui).

Links pra tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).
Google Apresentações.

 

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_14UND04

(EF08HI14) Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.


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