Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete e leia o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Estimule o aluno a identificar que o problema está fora da ordem e que precisamos arrumá-lo para em seguida resolver. Mostre que a coesão do texto facilita a interpretação do mesmo, facilitando também a compreensão do que o problema está pedindo.
Propósito: Mostrar que o problema está fora da ordem e que é necessário organizar para em seguida interpretar.
Discuta com a turma:
- Vocês perceberam que o problema está fora da ordem?
- Perceberam a necessidade de organizar primeiro a ordem das frases, para identificar e assimilar o problema proposto?
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5).
Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que a turma se divida em grupos. Os grupos devem organizar as tiras e em seguida cada aluno deve tentar resolver o problema da sua maneira. Depois de um tempo, discuta com o grupo as formas e os resultados que chegaram.
Propósito: Identificar a ordem das tiras e em seguida interpretar o que pede o enunciado.
Discuta com a turma:
- Ficou claro o que pede a questão?
- Os alunos entenderam que é necessário organizar as tiras?
- Quais são as informações dadas pela questão?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5).
Orientação: Peça que os alunos organizem as tiras. Em seguida, estimule-os a discutirem os caminhos que percorreram para, com as informações, chegarem ao resultado final.
Propósito: Incentivar o aluno a resolver o problema apresentado.
Discuta com a turma:
- Depois de ordenadas as tiras quais as possibilidades de resolução do problema?
- Alguém encontrou uma ordem diferente para as tiras?
- Vocês acham que listar as informações dadas pelo problema ajuda?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido:10 minutos.
Orientação: Deixe os alunos chegarem ao resultado da questão. Nesse momento estimule os alunos a mostrarem os caminhos percorridos para, com as informações, chegarem ao resultado final. Discuta as diferentes formas de solução.
Propósito: Comparar os resultado encontrados e os caminhos percorridos para chegar a esse resultado.
Discuta com a turma:
- Qual o resultado encontrado? Como ficou a divisão do lucro?
- Alguém encontrou o resultados diferentes?
- Vamos identificar porque tem resultados diferentes na turma?
- Observaram que vocês percorreram caminhos diferentes para chegar ao resultado?
- Não é exatamente assim que ocorre na vida prática, muitas vezes chegamos ao mesmo local mas por caminhos diferentes?
Sistematização do Conceito
Propósito: Certificar que o aluno compreendeu como funciona um problema em tiras e a importância da coesão de um texto para que o mesmo seja compreendido e interpretado antes da resolução.
Discuta com a turma:
- Ficou claro a importância de organizar as tiras em ordem?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos:
Orientação: Faça uma análise crítica do propósito em organizar as tiras antes da solução do problema.
Discuta com os alunos a importância da compreensão do texto que o problema traz, para que se tenha um bom desempenho na solução da questão.
Propósito: Interiorizar aos alunos a compreensão de como funciona um problema em tiras.
Discuta com a turma:
- Ficou claro como funciona um problema em tiras?
- O problema ficou mais claro quando o enunciado foi colocado na ordem correta?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Solicite que os alunos façam a questão que envolve os conhecimentos adquiridos na aula e discuta com o colega o resultado encontrado.
Propósito: Observar se os alunos absorveram como funciona um problema em tiras e se conseguem aplicar na resolução da questão.
Discuta com a turma:
- Qual a ordem das tiras e qual é o problema?
- Qual a melhor forma que eles encontraram para chegar ao resultado?
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar