10351
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Problema matemático em tiras

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Resolver problemas matemático em tiras; Estimular a percepção da importância da sequência lógica do texto de um problema matemático.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Evanildes Costa Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Evanildes Costa Santos

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Não há





Objetivos específicos

Resolver problemas matemático em tiras;

Estimular a percepção da importância da sequência lógica do texto de um problema matemático.



Conceito-chave

Problema matemático em tiras.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Tiras de papel com as frases do problema impressas para que sejam utilizadas pelo aluno para tentar colocá-las em ordem.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete e leia o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Estimule o aluno a identificar que o problema está fora da ordem e que precisamos arrumá-lo para em seguida resolver. Mostre que a coesão do texto facilita a interpretação do mesmo, facilitando também a compreensão do que o problema está pedindo.

Propósito: Mostrar que o problema está fora da ordem e que é necessário organizar para em seguida interpretar.
Discuta com a turma:

  • Vocês perceberam que o problema está fora da ordem?
  • Perceberam a necessidade de organizar primeiro a ordem das frases, para identificar e assimilar o problema proposto?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5).

Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que a turma se divida em grupos. Os grupos devem organizar as tiras e em seguida cada aluno deve tentar resolver o problema da sua maneira. Depois de um tempo, discuta com o grupo as formas e os resultados que chegaram.

Propósito: Identificar a ordem das tiras e em seguida interpretar o que pede o enunciado.

Discuta com a turma:

  • Ficou claro o que pede a questão?
  • Os alunos entenderam que é necessário organizar as tiras?
  • Quais são as informações dadas pela questão?

Materiais Complementares:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5).

Orientação: Peça que os alunos organizem as tiras. Em seguida, estimule-os a discutirem os caminhos que percorreram para, com as informações, chegarem ao resultado final.

Propósito: Incentivar o aluno a resolver o problema apresentado.

Discuta com a turma:

  • Depois de ordenadas as tiras quais as possibilidades de resolução do problema?
  • Alguém encontrou uma ordem diferente para as tiras?
  • Vocês acham que listar as informações dadas pelo problema ajuda?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.
Orientação: Deixe os alunos chegarem ao resultado da questão. Nesse momento estimule os alunos a mostrarem os caminhos percorridos para, com as informações, chegarem ao resultado final. Discuta as diferentes formas de solução.

Propósito: Comparar os resultado encontrados e os caminhos percorridos para chegar a esse resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual o resultado encontrado? Como ficou a divisão do lucro?
  • Alguém encontrou o resultados diferentes?
  • Vamos identificar porque tem resultados diferentes na turma?
  • Observaram que vocês percorreram caminhos diferentes para chegar ao resultado?
  • Não é exatamente assim que ocorre na vida prática, muitas vezes chegamos ao mesmo local mas por caminhos diferentes?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Certificar que o aluno compreendeu como funciona um problema em tiras e a importância da coesão de um texto para que o mesmo seja compreendido e interpretado antes da resolução.

Discuta com a turma:

  • Ficou claro a importância de organizar as tiras em ordem?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos:
Orientação: Faça uma análise crítica do propósito em organizar as tiras antes da solução do problema.

Discuta com os alunos a importância da compreensão do texto que o problema traz, para que se tenha um bom desempenho na solução da questão.

Propósito: Interiorizar aos alunos a compreensão de como funciona um problema em tiras.

Discuta com a turma:

  • Ficou claro como funciona um problema em tiras?
  • O problema ficou mais claro quando o enunciado foi colocado na ordem correta?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Solicite que os alunos façam a questão que envolve os conhecimentos adquiridos na aula e discuta com o colega o resultado encontrado.

Propósito: Observar se os alunos absorveram como funciona um problema em tiras e se conseguem aplicar na resolução da questão.

Discuta com a turma:

  • Qual a ordem das tiras e qual é o problema?
  • Qual a melhor forma que eles encontraram para chegar ao resultado?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete e leia o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Evanildes Costa Santos

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Não há





Objetivos específicos

Resolver problemas matemático em tiras;

Estimular a percepção da importância da sequência lógica do texto de um problema matemático.



Conceito-chave

Problema matemático em tiras.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Tiras de papel com as frases do problema impressas para que sejam utilizadas pelo aluno para tentar colocá-las em ordem.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Estimule o aluno a identificar que o problema está fora da ordem e que precisamos arrumá-lo para em seguida resolver. Mostre que a coesão do texto facilita a interpretação do mesmo, facilitando também a compreensão do que o problema está pedindo.

Propósito: Mostrar que o problema está fora da ordem e que é necessário organizar para em seguida interpretar.
Discuta com a turma:

  • Vocês perceberam que o problema está fora da ordem?
  • Perceberam a necessidade de organizar primeiro a ordem das frases, para identificar e assimilar o problema proposto?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5).

Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que a turma se divida em grupos. Os grupos devem organizar as tiras e em seguida cada aluno deve tentar resolver o problema da sua maneira. Depois de um tempo, discuta com o grupo as formas e os resultados que chegaram.

Propósito: Identificar a ordem das tiras e em seguida interpretar o que pede o enunciado.

Discuta com a turma:

  • Ficou claro o que pede a questão?
  • Os alunos entenderam que é necessário organizar as tiras?
  • Quais são as informações dadas pela questão?

Materiais Complementares:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5).

Orientação: Peça que os alunos organizem as tiras. Em seguida, estimule-os a discutirem os caminhos que percorreram para, com as informações, chegarem ao resultado final.

Propósito: Incentivar o aluno a resolver o problema apresentado.

Discuta com a turma:

  • Depois de ordenadas as tiras quais as possibilidades de resolução do problema?
  • Alguém encontrou uma ordem diferente para as tiras?
  • Vocês acham que listar as informações dadas pelo problema ajuda?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos.
Orientação: Deixe os alunos chegarem ao resultado da questão. Nesse momento estimule os alunos a mostrarem os caminhos percorridos para, com as informações, chegarem ao resultado final. Discuta as diferentes formas de solução.

Propósito: Comparar os resultado encontrados e os caminhos percorridos para chegar a esse resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual o resultado encontrado? Como ficou a divisão do lucro?
  • Alguém encontrou o resultados diferentes?
  • Vamos identificar porque tem resultados diferentes na turma?
  • Observaram que vocês percorreram caminhos diferentes para chegar ao resultado?
  • Não é exatamente assim que ocorre na vida prática, muitas vezes chegamos ao mesmo local mas por caminhos diferentes?

Slide Plano Aula

Propósito: Certificar que o aluno compreendeu como funciona um problema em tiras e a importância da coesão de um texto para que o mesmo seja compreendido e interpretado antes da resolução.

Discuta com a turma:

  • Ficou claro a importância de organizar as tiras em ordem?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos:
Orientação: Faça uma análise crítica do propósito em organizar as tiras antes da solução do problema.

Discuta com os alunos a importância da compreensão do texto que o problema traz, para que se tenha um bom desempenho na solução da questão.

Propósito: Interiorizar aos alunos a compreensão de como funciona um problema em tiras.

Discuta com a turma:

  • Ficou claro como funciona um problema em tiras?
  • O problema ficou mais claro quando o enunciado foi colocado na ordem correta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Solicite que os alunos façam a questão que envolve os conhecimentos adquiridos na aula e discuta com o colega o resultado encontrado.

Propósito: Observar se os alunos absorveram como funciona um problema em tiras e se conseguem aplicar na resolução da questão.

Discuta com a turma:

  • Qual a ordem das tiras e qual é o problema?
  • Qual a melhor forma que eles encontraram para chegar ao resultado?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 7º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano