17500
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > Lógicas comerciais e mercantis da modernidade

Plano de aula - Escravo ou escravizado?

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre Escravo ou escravizado?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ruhama Ariella Sabião Batista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, print ou link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula, YouTube.
- Optativas: Hangouts, YouTube, Flipgrid.

Contexto
O objetivo desta aula é compreender o conceito de escravizado no contexto da escravidão moderna.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Para iniciar a abordagem desta aula, sensibilizando os alunos e disponibilize previamente uma reportagem feita por estudantes de uma escola pública de Paraty, na qual entrevistam Dona Diva, professora negra paranaense, que fez uma importante fala sobre o passado escravista brasileiro e a persistência do racismo na atualidade: “Jovem Repórter entrevista professora Diva Guimarães”. YouTube. Disponível aqui. Acesso em: 22/06/2020.

Peça que os alunos reflitam:
- A quais situações seus antepassados foram submetidos? Como ela pensa que eles devem ser vistos pela sociedade brasileira?

Disponibilize, em seguida, o texto de Kabenguele Munanga e peça que reflitam:
- Por que se deve falar em escravizados e não em escravos?

Incentive-os a conversarem com familiares ou colegas, via Whatsapp ou videoconferência, para discutirem se este ponto de vista de Munanga pode ser relacionado com a fala de Dona Diva, especialmente ao se dirigir aos jovens negros de hoje: “não acreditem no que eles querem que a gente seja”.

Problematização
Convide-os a refletirem mais sobre o conceito de “escravizado”, a partir da leitura da tradução da Biografia de Diallo (o documento também contém o texto em inglês - pode ser pensada uma abordagem em conjunto com a disciplina). Proponha que analisem e registrem as questões sugeridas no plano, seja no caderno ou em mídias digitais que já utilizam, como o Google sala de aula.

Promova um momento de interação entre os alunos, para que compartilhem as conclusões quanto a diferenciação dos conceitos de escravo e escravizado:
- Qual deles permite compreender melhor que a escravidão não era natural, mas, sim, algo imposto à força?

Isso pode ser feito por meio de mensagens, enquete, (veja aqui como fazer usando o Mentimeter) ou participação em videoconferência.

Sistematização
Oriente-os a elaborarem mensagens de texto, áudio ou vídeo, direcionadas a Dona Diva, expressando o que aprenderam a respeito do processo de escravização dos antepassados africanos e como os reconhecem como pessoas, cheias de histórias, conhecimentos e relevância para a construção das sociedades daquele tempo e da atualidade. Os alunos devem demonstrar que entendem o conceito de escravidão como algo que não é natural e que deve ser repudiado. Assim como os estudantes de Paraty, os alunos podem criar um pequeno telejornal retratando o caso e expressando as mensagens. O Youtube (veja como usá-lo aqui) ou o Flipgrid (veja como usá-lo aqui) podem ser utilizados para isso.

Convite às famílias
Vamos escutar juntos a Dona Diva? A professora negra paranaense, fez uma importante fala na Feira Literária de Paraty (2017), a respeito do passado escravista brasileiro e da persistência do racismo na atualidade. No link, há uma matéria e o vídeo com o registro deste momento:
- Professora neta de escravos emociona Flip com história de sua vida e fala sobre racismo. Sul 21, 29 jul. 2017. Disponível aqui. Acesso em: 20/06/2020

Sugestão Enviada Por: Profa Bianca


Código: HIS7_15UND03

(EF07HI15) Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas comerciais e mercantis da modernidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas