17497
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo

Plano de aula - Portugal dominando os mares: a chegada à Índia

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre Portugal dominando os mares: a chegada à Índia

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luís Antônio de Castro Morais

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Youtube.

Contexto
O objetivo desta aula é identificar a expedição de Vasco da Gama como importante marco no processo expansionista português moderno.

Para desenvolvê-la com seus alunos, você pode trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize o brasão do time de futebol Vasco da Gama e o trecho do hino “Vamos todos cantar de coração. A cruz de malta é o teu pendão! Tu tens o nome do heróico português(...)”. Os alunos devem analisá-los e refletir:
- O que há desenhado no brasão do time Vasco da Gama?
- Com base no hino e no desenho do brasão, quem foi Vasco da Gama?

Problematização
Esta etapa propõe dois momentos de análises de documentos. Planeje a disponibilização deles e o prazo para a realização e devolutivas. os alunos devem responder as questões no caderno ou em mídias digitais que já utilizam, como o Google sala de aula. Oriente-os a observar os pontos centrais nos textos:
- Texto “Melinde - Navegador de nação”: quais os conhecimentos e tecnologias necessários para as navegações de Vasco da Gama? Quem os detinha?
- Texto “Partida Vasco da Gama”: como foi a ação de religiosos e da população diante do embarque de Vasco da Gama? Qual foi o local de partida? Onde pararam? Até onde ele chegou naquela expedição?

Para que conheçam em mais detalhes sobre a rota de Vasco da Gama até a Índia, recomende que assistam: Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia. CCM, 20/05/2020. Disponível aqui.

Incentive-os a compartilhar as percepções com os colegas por meio de troca de mensagens no Whatsapp, participação em videoconferência ou em enquetes, por exemplo:
- Quais tecnologias foram mais importantes para as navegações de Vasco da Gama?
- Quais lugares de passagem da expedição de Vasco da Gama?

Sistematização
Disponibilize o texto do documento “Sistematização”, que trata sobre Vasco da Gama e outros dois capitães da expedição. Desafie os alunos a um jogo de interpretação: oriente-os a se inspirar no texto e nos estudos realizados durante a aula, para realizar diálogos entre os três capitães. Para isso, poderão utilizar o Whatsapp, para realizar a troca de mensagens (textuais), sendo cada aluno o intérprete de um dos capitães. Separe a turma em grupos de 3 alunos. Peça para que tirem Print das conversas e compartilhem com você e os colegas.

Convite às famílias
Para que conheçam mais sobre a rota de Vasco da Gama até a Índia, recomende que visitem o site do Museu da Marinha de Portugal. Disponível aqui
É interessante que assistam, especialmente, ao seguinte vídeo, produzido pela instituição: “Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia”. Comissão Cultural da Marinha, 20/05/2020. Disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS7_06UND03

(EF07HI06) Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo do 7º ano:

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas