17494
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo

Plano de aula - A arte renascentista - Pintura

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre A arte renascentista - Pintura

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Vanessa Spiess Cardoso

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Padlet, Canva.

Contexto
O objetivo desta aula é compreender as mudanças na percepção artística da Renascença por meio da perspectiva e da tridimensionalidade.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você pode trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Esta etapa conta com a exposição e questionamentos acerca de quatro pinturas. O foco é a percepção da perspectiva e tridimensionalidade. Disponibilize-as aos alunos e oriente-os a observá-las com atenção, para depois anotar as observações a respeito delas, seja no caderno ou em mídias virtuais.

Para promover a interação entre os alunos, sugere-se que você utilize neste processo um mural virtual colaborativo, no qual irá inserir as imagens e os alunos poderão comentá-las. O Padlet é uma boa ferramenta para isso (veja aqui como usá-lo aqui). Outra opção é dividir grupos de análise da imagem e realizar a exposição durante uma videoconferência: a cada imagem apresentada, alguns alunos participam oralmente e os demais comentam pelo chat.

Problematização
Disponibilize as duas imagens com representações de Cristo. Os alunos devem observá-las e responder:
- O que estas imagens retratam?
- Como são estas imagens em cada tela?
- E o que elas têm de diferente na forma de retratar a mensagem?
- Quais delas aparentam ser mais reais, para você? Por quê?

Disponibilize o documento com a imagem da obra “A Última Ceia”. Oriente os alunos a observarem com atenção e realizarem a atividade sugerida. Estabeleça um prazo para que te deem as devolutivas e incentive que expressem as conclusões com os colegas por meio de troca de mensagens, comentários no mural virtual criado no Padlet ou participação em videoconferência.

Sistematização
De opções aos alunos de como podem construir a releitura de Monalisa:
- Desenhos manuais: podem elaborar manualmente a composição. Indique que se atentem às dicas de como desenhar em perspectiva. Disponível aqui.
- Colagens manuais: podem selecionar pinturas e fotografias de revistas e compor a imagem, mesclando com desenhos manuais, dando atenção às técnicas observadas.
- Colagens digitais: podem selecionar pinturas e fotografias da internet e editá-las montando a imagem proposta. O Canva é uma boa ferramenta para isso, veja como usá-lo aqui)
- Interpretação cênica: podem se caracterizar de modo que seja possível identificar a personagem Monalisa (posição, referências as vestes, gestos), e se posicionarem em um cenário contemporâneo. Podem fotografar ou fazer um curto vídeo da encenação, inserindo falas que expliquem as técnicas de perspectiva estudadas.

Convite às famílias
Para que conheçam mais a respeito de Leonardo Da Vinci e suas obras mencionadas ao longo da aula, indique que assistam ao documentário: “O gênio renascentista Leonardo da Vinci”. Band Jornalismo, 08/05/2019. Disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS7_04UND02

(EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo do 7º ano:

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas