17493
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Trabalho e formas de organização social e cultural

Plano de aula - O comércio medieval: as corporações de ofício

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre O comércio medieval: as corporações de ofício

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Bardella Fiorot

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI16, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa (ou projeção) do material da Contextualização.

Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e Sistematização.

Cópias impressas das atividades da Problematização e Sistematização.

Material complementar:

Contexto - Análise de imagens

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TgfYKMrNYS9ZKHU4SEsbqrKW7pegDXnYnc25mqfvXVwDdkAf6BHR8ZGMpENX/his6-16und04-analise-de-imagens.pdf

Contexto - Tabela para análise

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UCAhxDveeRhUebS6SST7h2xaxA82yWVqWsMxeNyWcvgzeDQhsVCxU8GaUx7d/his6-16und04-tabela-para-analise.pdf

Problematização - Resolução Corporações de ofício

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fr6Z7e8M8mqAJQNkfpJqHqcPGpF3PjrJ5pwHej5PWUEPVy7TmQJZBb2BPEhr/his6-16und04-resolucao-corporacoes-de-oficio.pdf

Sistematização - Resolução Nossa Oficina

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K3CU7Bg3RtG8JnPaQwh9akfDenU5m7WpayruupQBZ89PRNperasKwwAwcZC5/his6-16und04-resolucao-nossa-oficina.pdf

Para você saber mais:

http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf

Para aprofundar a questão da organização e do funcionamento das corporações de ofício recomendamos a leitura do capítulo 2
(As estruturas econômicas).

https://www.infoescola.com/historia/corporacoes-de-oficio/

Pequeno artigo que trata dos aspectos gerais (organização e funcionamento) referentes às corporações de ofício.

https://idademedia.wordpress.com/2012/08/26/relacoes-entre-patroes-e-empregados-nas-corporacoes-de-oficio-2/

Este artigo abordará as principais características da relação entre patrões e empregados nas corporações de ofício medievais.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Nesta aula os alunos irão compreender o funcionamento do comércio medieval por meio da análise das corporações de ofício que iniciaram sua organização a partir do século X. Estas eram associações de artesãos que produziam os mais variados tipos de produtos, procurando seguir um padrão para a confecção destes, discussão sobre o preço a ser cobrado por cada objeto e divisão dos lucros de forma igualitária.

As corporações eram dirigidas por um mestre que possuía alguns funcionários assalariados (jornaleiros) e aprendizes (geralmente adolescentes) que aprendiam o ofício ao se instalar nas oficinas devendo pagar ao dono do local (mestre) por seu aprendizado, alojamento e alimentação.

Para você saber mais:

http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf

Para aprofundar a questão da organização e do funcionamento das corporações de ofício recomendamos a leitura do capítulo 2
(As estruturas econômicas).

https://www.infoescola.com/historia/corporacoes-de-oficio/

Pequeno artigo que trata dos aspectos gerais (organização e funcionamento) referentes às corporações de ofício.

https://idademedia.wordpress.com/2012/08/26/relacoes-entre-patroes-e-empregados-nas-corporacoes-de-oficio-2/

Este artigo abordará as principais características da relação entre patrões e empregados nas corporações de ofício medievais.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações:

-Divida a sala em trios ou quartetos.

-Em seguida, projete ou imprima o slide a seguir (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TgfYKMrNYS9ZKHU4SEsbqrKW7pegDXnYnc25mqfvXVwDdkAf6BHR8ZGMpENX/his6-16und04-analise-de-imagens.pdf). Caso faça a impressão do slide recomenda-se que ele fique visível para todos os alunos, por isso seria interessante distribuir uma cópia do arquivo para cada grupo.

-Permita que os alunos respondam a questão proposta no slide ressaltando que as duas imagens da esquerda são medievais e as outras duas são fotografias atuais. Isso fará com que tenham um reconhecimento inicial da proposta da aula (compreender o comércio medieval por meio das corporações de ofício) ao aproximá-los de nossa realidade. A análise comparativa de imagens sempre é válida como recurso para que os alunos busquem pontos de identificação entre o contexto que estão estudando e sua realidade, fazendo com que o processo de aprendizagem ganhe
um sentido prático para eles.

-Sobre a questão proposta no slide: é provável que os alunos apontem que os trabalhos de padeiro e de cesteiro feitos na Idade Média ainda existem na atualidade sendo praticados quase que da mesma forma. Não deixe os alunos se alongarem muito em suas considerações. Eles refletirão melhor sobre o trabalho manual por meio do preenchimento da tabela.

-Distribua agora uma cópia da tabela de análise para cada grupo orientando que os alunos têm 8 minutos para preenchê-la com base na análise das imagens apresentadas (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UCAhxDveeRhUebS6SST7h2xaxA82yWVqWsMxeNyWcvgzeDQhsVCxU8GaUx7d/his6-16und04-tabela-para-analise.pdf)

-Durante o preenchimento da tabela circule pelos grupos para verificar o andamento da atividade.

-Reserve os 4 minutos finais da Contextualização para o compartilhamento das respostas dos grupos.

-Conduza o compartilhamento das respostas de modo que todos os grupos participem, para tanto leia cada uma das perguntas e veja quais foram as alternativas escolhidas (Sim ou Não para cada questão).

-Após o compartilhamento das respostas, pergunte aos alunos quais os outros tipos de trabalho artesanal eles acreditam que eram realizados na Idade Média e que existem até hoje. Caso os alunos não saibam responder esta questão estimule-os a pensar nos objetos que utilizam diariamente, tais como bijuterias, talheres, tecidos, móveis, sapatos etc. Diga que estes produtos eram fabricados de modo artesanal na Idade Média e que hoje em dia muitas pessoas ainda os produzem desta forma. Ressalte que nem tudo o que consumimos ou usamos é fabricado em grandes indústrias.

Como adequar à sua realidade: O slide poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido. O questionário poderá ser impresso em preto e branco ou colorido ou ainda copiado previamente pelo professor caso a escola não disponha de recursos para tal.

Imagens:

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/89/Azulejo_oficios-Mimbrero30.png. Acesso em: 28 mar. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e3/Cane-craftsman.jpg. Acesso em: 28 ma. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Court_Bakery_Sch%C3%B6nbrunn_(8372747028).jpg. Acesso em: 28 mar. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Medieval_bakerFXD.jpg. Acesso em: 28 mar. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Nesta atividade os alunos compreenderão melhor o funcionamento do comércio medieval por meio do estudo das corporações de ofício. Com base na análise do trecho de texto disponibilizado e das imagens, eles identificarão como estas corporações eram organizadas, os tipos de produtos fabricados e consumidos pelo homem no medievo e os materiais utilizados para a confecção dos mesmos.

Para a otimização do seu tempo de aula e organização da atividade deixe clara as recomendações do slide para os estudantes:

-Permaneçam em seus grupos.

-Vocês receberão outra folha com um texto e algumas imagens para analisar (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fr6Z7e8M8mqAJQNkfpJqHqcPGpF3PjrJ5pwHej5PWUEPVy7TmQJZBb2BPEhr/his6-16und04-resolucao-corporacoes-de-oficio.pdf)

-Com base na análise das informações, realizem as atividades propostas.

-Esta etapa tem apenas 20 minutos.

-Durante a realização da atividade circule pelos grupos para verificar o andamento da mesma e auxiliar em possíveis dúvidas.

-Com relação às questões 1 e 2 sobre o texto, estimule os alunos a avaliar cada situação. No caso da pergunta relacionada à falta de concorrência entre as corporações (questão 1) devido à padronização das matérias-primas, peças e preços, faça-os pensar numa situação comercial sem disputas e avaliar se este cenário seria positivo ou negativo para o comércio. Com relação à questão 2, os alunos devem pensar nos produtos brasileiros que são feitos, em sua maioria, em ambiente fabril. Incentive-os a pensar na dinâmica de uma fábrica: muitos produtos sendo produzidos em série, muitos trabalhadores, hierarquia com donos e funcionários e a existência de concorrência entre as fábricas.

-Sobre a análise de imagens só esclareça as dúvidas se os alunos solicitarem. Ao verificar as palavras disponíveis na tabela, eles irão compreender o que está acontecendo em cada cena bem como o produto produzido. Caso perguntem acerca dos números em cada uma das imagens, esclareça que elas fazem parte de uma coleção espanhola de azulejos que numerou cada pintura.

-Questione os alunos se eles acreditam que apenas aqueles produtos eram produzidos durante a Idade Média. Reforce o trabalho dos cesteiros e dos padeiros visto na etapa da Contextualização e diga que existiam muitos outros produtos fabricados nas corporações, como já debatido anteriormente.

-Os grupos que forem finalizando a atividade deverão compartilhar suas respostas com o restante da sala. Peça que cada grupo compartilhe ao menos uma resolução, mesmo que ainda não tenham finalizado todos os exercícios.

Como adequar à sua realidade: Recomenda-se que o material para a Problematização seja impresso, contudo se a escola não dispuser de recursos para realizar a cópia deste material, será necessário que o professor copie os mesmos antecipadamente em uma folha almaço para distribuir aos alunos na hora da atividade.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientações: Nesta atividade os alunos montarão sua própria oficina medieval, decidindo a hierarquia da corporação, o tipo de produto fabricado, os materiais utilizados, o preço a ser vendido e esquematizando uma propaganda para a venda. O objetivo é que coloquem em prática os ensinamentos aprendidos em sala de aula criando uma oficina medieval e produtos artesanais.

-Para a organização da atividade, leia as instruções do slide com os alunos.

-Em seguida, distribua uma cópia da atividade da Sistematização para cada grupo (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K3CU7Bg3RtG8JnPaQwh9akfDenU5m7WpayruupQBZ89PRNperasKwwAwcZC5/his6-16und04-resolucao-nossa-oficina.pdf)

-Durante a realização da atividade, circule pelos grupos para esclarecer possíveis dúvidas.

-Reforce com os grupos que o produto escolhido para ser fabricado deve respeitar o tipo de matéria-prima que foi determinado na folha da atividade.

-Disponibilize o slide da Contextualização (ou a sua impressão) durante esta etapa para que os alunos possam se inspirar na produção de seus desenhos.

-Permita que eles utilizem também a folha da etapa da Problematização.

-Estimule-os a ser criativos em suas representações e propagandas, criando slogans de venda.

-Esta atividade poderá ser exposta em forma de mural na sala. Crie juntamente com os alunos um título para o mural e exponha as propagandas.

Como adequar à sua realidade: O material para a Sistematização poderá ser impresso em preto e branco ou colorido ou ainda copiado previamente pelo professor em folha almaço, podendo criar o espaço para a propaganda em folha sulfite ou cartolina.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI16, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa (ou projeção) do material da Contextualização.

Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e Sistematização.

Cópias impressas das atividades da Problematização e Sistematização.

Material complementar:

Contexto - Análise de imagens

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TgfYKMrNYS9ZKHU4SEsbqrKW7pegDXnYnc25mqfvXVwDdkAf6BHR8ZGMpENX/his6-16und04-analise-de-imagens.pdf

Contexto - Tabela para análise

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UCAhxDveeRhUebS6SST7h2xaxA82yWVqWsMxeNyWcvgzeDQhsVCxU8GaUx7d/his6-16und04-tabela-para-analise.pdf

Problematização - Resolução Corporações de ofício

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fr6Z7e8M8mqAJQNkfpJqHqcPGpF3PjrJ5pwHej5PWUEPVy7TmQJZBb2BPEhr/his6-16und04-resolucao-corporacoes-de-oficio.pdf

Sistematização - Resolução Nossa Oficina

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K3CU7Bg3RtG8JnPaQwh9akfDenU5m7WpayruupQBZ89PRNperasKwwAwcZC5/his6-16und04-resolucao-nossa-oficina.pdf

Para você saber mais:

http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf

Para aprofundar a questão da organização e do funcionamento das corporações de ofício recomendamos a leitura do capítulo 2
(As estruturas econômicas).

https://www.infoescola.com/historia/corporacoes-de-oficio/

Pequeno artigo que trata dos aspectos gerais (organização e funcionamento) referentes às corporações de ofício.

https://idademedia.wordpress.com/2012/08/26/relacoes-entre-patroes-e-empregados-nas-corporacoes-de-oficio-2/

Este artigo abordará as principais características da relação entre patrões e empregados nas corporações de ofício medievais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Nesta aula os alunos irão compreender o funcionamento do comércio medieval por meio da análise das corporações de ofício que iniciaram sua organização a partir do século X. Estas eram associações de artesãos que produziam os mais variados tipos de produtos, procurando seguir um padrão para a confecção destes, discussão sobre o preço a ser cobrado por cada objeto e divisão dos lucros de forma igualitária.

As corporações eram dirigidas por um mestre que possuía alguns funcionários assalariados (jornaleiros) e aprendizes (geralmente adolescentes) que aprendiam o ofício ao se instalar nas oficinas devendo pagar ao dono do local (mestre) por seu aprendizado, alojamento e alimentação.

Para você saber mais:

http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf

Para aprofundar a questão da organização e do funcionamento das corporações de ofício recomendamos a leitura do capítulo 2
(As estruturas econômicas).

https://www.infoescola.com/historia/corporacoes-de-oficio/

Pequeno artigo que trata dos aspectos gerais (organização e funcionamento) referentes às corporações de ofício.

https://idademedia.wordpress.com/2012/08/26/relacoes-entre-patroes-e-empregados-nas-corporacoes-de-oficio-2/

Este artigo abordará as principais características da relação entre patrões e empregados nas corporações de ofício medievais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações:

-Divida a sala em trios ou quartetos.

-Em seguida, projete ou imprima o slide a seguir (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TgfYKMrNYS9ZKHU4SEsbqrKW7pegDXnYnc25mqfvXVwDdkAf6BHR8ZGMpENX/his6-16und04-analise-de-imagens.pdf). Caso faça a impressão do slide recomenda-se que ele fique visível para todos os alunos, por isso seria interessante distribuir uma cópia do arquivo para cada grupo.

-Permita que os alunos respondam a questão proposta no slide ressaltando que as duas imagens da esquerda são medievais e as outras duas são fotografias atuais. Isso fará com que tenham um reconhecimento inicial da proposta da aula (compreender o comércio medieval por meio das corporações de ofício) ao aproximá-los de nossa realidade. A análise comparativa de imagens sempre é válida como recurso para que os alunos busquem pontos de identificação entre o contexto que estão estudando e sua realidade, fazendo com que o processo de aprendizagem ganhe
um sentido prático para eles.

-Sobre a questão proposta no slide: é provável que os alunos apontem que os trabalhos de padeiro e de cesteiro feitos na Idade Média ainda existem na atualidade sendo praticados quase que da mesma forma. Não deixe os alunos se alongarem muito em suas considerações. Eles refletirão melhor sobre o trabalho manual por meio do preenchimento da tabela.

-Distribua agora uma cópia da tabela de análise para cada grupo orientando que os alunos têm 8 minutos para preenchê-la com base na análise das imagens apresentadas (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UCAhxDveeRhUebS6SST7h2xaxA82yWVqWsMxeNyWcvgzeDQhsVCxU8GaUx7d/his6-16und04-tabela-para-analise.pdf)

-Durante o preenchimento da tabela circule pelos grupos para verificar o andamento da atividade.

-Reserve os 4 minutos finais da Contextualização para o compartilhamento das respostas dos grupos.

-Conduza o compartilhamento das respostas de modo que todos os grupos participem, para tanto leia cada uma das perguntas e veja quais foram as alternativas escolhidas (Sim ou Não para cada questão).

-Após o compartilhamento das respostas, pergunte aos alunos quais os outros tipos de trabalho artesanal eles acreditam que eram realizados na Idade Média e que existem até hoje. Caso os alunos não saibam responder esta questão estimule-os a pensar nos objetos que utilizam diariamente, tais como bijuterias, talheres, tecidos, móveis, sapatos etc. Diga que estes produtos eram fabricados de modo artesanal na Idade Média e que hoje em dia muitas pessoas ainda os produzem desta forma. Ressalte que nem tudo o que consumimos ou usamos é fabricado em grandes indústrias.

Como adequar à sua realidade: O slide poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido. O questionário poderá ser impresso em preto e branco ou colorido ou ainda copiado previamente pelo professor caso a escola não disponha de recursos para tal.

Imagens:

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/89/Azulejo_oficios-Mimbrero30.png. Acesso em: 28 mar. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e3/Cane-craftsman.jpg. Acesso em: 28 ma. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Court_Bakery_Sch%C3%B6nbrunn_(8372747028).jpg. Acesso em: 28 mar. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Medieval_bakerFXD.jpg. Acesso em: 28 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Nesta atividade os alunos compreenderão melhor o funcionamento do comércio medieval por meio do estudo das corporações de ofício. Com base na análise do trecho de texto disponibilizado e das imagens, eles identificarão como estas corporações eram organizadas, os tipos de produtos fabricados e consumidos pelo homem no medievo e os materiais utilizados para a confecção dos mesmos.

Para a otimização do seu tempo de aula e organização da atividade deixe clara as recomendações do slide para os estudantes:

-Permaneçam em seus grupos.

-Vocês receberão outra folha com um texto e algumas imagens para analisar (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fr6Z7e8M8mqAJQNkfpJqHqcPGpF3PjrJ5pwHej5PWUEPVy7TmQJZBb2BPEhr/his6-16und04-resolucao-corporacoes-de-oficio.pdf)

-Com base na análise das informações, realizem as atividades propostas.

-Esta etapa tem apenas 20 minutos.

-Durante a realização da atividade circule pelos grupos para verificar o andamento da mesma e auxiliar em possíveis dúvidas.

-Com relação às questões 1 e 2 sobre o texto, estimule os alunos a avaliar cada situação. No caso da pergunta relacionada à falta de concorrência entre as corporações (questão 1) devido à padronização das matérias-primas, peças e preços, faça-os pensar numa situação comercial sem disputas e avaliar se este cenário seria positivo ou negativo para o comércio. Com relação à questão 2, os alunos devem pensar nos produtos brasileiros que são feitos, em sua maioria, em ambiente fabril. Incentive-os a pensar na dinâmica de uma fábrica: muitos produtos sendo produzidos em série, muitos trabalhadores, hierarquia com donos e funcionários e a existência de concorrência entre as fábricas.

-Sobre a análise de imagens só esclareça as dúvidas se os alunos solicitarem. Ao verificar as palavras disponíveis na tabela, eles irão compreender o que está acontecendo em cada cena bem como o produto produzido. Caso perguntem acerca dos números em cada uma das imagens, esclareça que elas fazem parte de uma coleção espanhola de azulejos que numerou cada pintura.

-Questione os alunos se eles acreditam que apenas aqueles produtos eram produzidos durante a Idade Média. Reforce o trabalho dos cesteiros e dos padeiros visto na etapa da Contextualização e diga que existiam muitos outros produtos fabricados nas corporações, como já debatido anteriormente.

-Os grupos que forem finalizando a atividade deverão compartilhar suas respostas com o restante da sala. Peça que cada grupo compartilhe ao menos uma resolução, mesmo que ainda não tenham finalizado todos os exercícios.

Como adequar à sua realidade: Recomenda-se que o material para a Problematização seja impresso, contudo se a escola não dispuser de recursos para realizar a cópia deste material, será necessário que o professor copie os mesmos antecipadamente em uma folha almaço para distribuir aos alunos na hora da atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientações: Nesta atividade os alunos montarão sua própria oficina medieval, decidindo a hierarquia da corporação, o tipo de produto fabricado, os materiais utilizados, o preço a ser vendido e esquematizando uma propaganda para a venda. O objetivo é que coloquem em prática os ensinamentos aprendidos em sala de aula criando uma oficina medieval e produtos artesanais.

-Para a organização da atividade, leia as instruções do slide com os alunos.

-Em seguida, distribua uma cópia da atividade da Sistematização para cada grupo (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K3CU7Bg3RtG8JnPaQwh9akfDenU5m7WpayruupQBZ89PRNperasKwwAwcZC5/his6-16und04-resolucao-nossa-oficina.pdf)

-Durante a realização da atividade, circule pelos grupos para esclarecer possíveis dúvidas.

-Reforce com os grupos que o produto escolhido para ser fabricado deve respeitar o tipo de matéria-prima que foi determinado na folha da atividade.

-Disponibilize o slide da Contextualização (ou a sua impressão) durante esta etapa para que os alunos possam se inspirar na produção de seus desenhos.

-Permita que eles utilizem também a folha da etapa da Problematização.

-Estimule-os a ser criativos em suas representações e propagandas, criando slogans de venda.

-Esta atividade poderá ser exposta em forma de mural na sala. Crie juntamente com os alunos um título para o mural e exponha as propagandas.

Como adequar à sua realidade: O material para a Sistematização poderá ser impresso em preto e branco ou colorido ou ainda copiado previamente pelo professor em folha almaço, podendo criar o espaço para a propaganda em folha sulfite ou cartolina.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Trabalho e formas de organização social e cultural do 6º ano :

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06HI16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano