17491
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Lógicas de organização política

Plano de aula - Conflitos no mundo grego

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Conflitos no mundo grego

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Maria Lopes Moura

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Notícias, textos, quadro, pincel e lápis de cor.

Material complementar:

Manchete sobre guerras

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ttUhhJnKVakQzgt5jp2rHBtXqD4HbwcTu7RzY59ufttJ4MHAz9NRZJPPCUTG/his6-10und04-manchetes-sobre-guerras.pdf

Trecho sobre a Liga de Delos (texto 02)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CqhP97abasPtJUrSkyeEYMsbyguESMYxPrnrfuBn7FZ3gdKGxPUwj5FBEShu/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-2.pdf

Trecho sobre a Liga de Delos (texto 03)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TenMv43m6hFeTCS8pgUQGCqBxJUBTQBxGRyhFCD6bZp5G2gtd4eNpYmn36hA/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-3.pdf

Trecho sobre a Guerra do Peloponeso

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMNfSe58fb3kJczPhNF6AKDFnZQtSJaBgV9phzj5aE2CR7X7g6sh3vdCJTkv/his6-10und04-trecho-sobre-a-guerra-do-peloponeso.pdf

Para você saber mais:

MOERBECK, Guilherme. Entre a religião e a política: Eurípides e a Guerra do Peloponeso. 1ed.Curitiba: Editora Prismas, 2017.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é compreender a importância das guerras para a economia no mundo grego, especialmente as Guerras entre Gregos e Persas e a Guerra do Peloponeso.

Nessa etapa seja simples e direto. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, apresente as manchetes sobre guerras. Peça para algum aluno fazer a leitura ou a turma pode fazer uma leitura coletiva. As manchetes podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro.

Manchetes disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ttUhhJnKVakQzgt5jp2rHBtXqD4HbwcTu7RzY59ufttJ4MHAz9NRZJPPCUTG/his6-10und04-manchetes-sobre-guerras.pdf

Ao término da leitura apresente o questionário proposto (Pode ser escrito ou projetado).

  • Quais guerras continuam em 2019?

  • Qual o setor econômico mais beneficiado com as guerras?

  • Cite outras guerras que estejam acontecendo em 2019.

É esperado, na primeira pergunta, que o aluno cite os conflitos na Síria, Afeganistão e Iêmen. Na segunda, espera-se que compreendam que a indústria bélica é o setor mais beneficiado com as guerras. Na terceira, será o momento de sondar o conhecimento prévio dos alunos. Provavelmente alguns irão citar os conflitos de Israel com a Palestina, No Iraque, Nigéria, Somália ou Congo. Caso os alunos não apresentem essas respostas, eles devem pesquisar tal informação. Caso a escola disponha de laboratório de informática, os alunos poderão se reunir no laboratório e fazer a busca dessa informação.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, apresente as manchetes sobre guerras. Peça para algum aluno fazer a leitura ou a turma pode fazer uma leitura coletiva. As manchetes podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro.

Manchetes disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ttUhhJnKVakQzgt5jp2rHBtXqD4HbwcTu7RzY59ufttJ4MHAz9NRZJPPCUTG/his6-10und04-manchetes-sobre-guerras.pdf

Ao término da leitura apresente o questionário proposto (Pode ser escrito ou projetado).

  • Quais guerras continuam em 2019?

  • Qual o setor econômico mais beneficiado com as guerras?

  • Cite outras guerras que estejam acontecendo em 2019.

É esperado, na primeira pergunta, que o aluno cite os conflitos na Síria, Afeganistão e Iêmen. Na segunda, espera-se que compreendam que a indústria bélica é o setor mais beneficiado com as guerras. Na terceira, será o momento de sondar o conhecimento prévio dos alunos. Provavelmente alguns irão citar os conflitos de Israel com a Palestina, No Iraque, Nigéria, Somália ou Congo. Caso os alunos não apresentem essas respostas, eles devem pesquisar tal informação. Caso a escola disponha de laboratório de informática, os alunos poderão se reunir no laboratório e fazer a busca dessa informação.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, apresente as manchetes sobre guerras. Peça para algum aluno fazer a leitura ou a turma pode fazer uma leitura coletiva. As manchetes podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro.

Manchetes disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ttUhhJnKVakQzgt5jp2rHBtXqD4HbwcTu7RzY59ufttJ4MHAz9NRZJPPCUTG/his6-10und04-manchetes-sobre-guerras.pdf

Ao término da leitura apresente o questionário proposto (Pode ser escrito ou projetado).

  • Quais guerras continuam em 2019?

  • Qual o setor econômico mais beneficiado com as guerras?

  • Cite outras guerras que estejam acontecendo em 2019.

É esperado, na primeira pergunta, que o aluno cite os conflitos na Síria, Afeganistão e Iêmen. Na segunda, espera-se que compreendam que a indústria bélica é o setor mais beneficiado com as guerras. Na terceira, será o momento de sondar o conhecimento prévio dos alunos. Provavelmente alguns irão citar os conflitos de Israel com a Palestina, No Iraque, Nigéria, Somália ou Congo. Caso os alunos não apresentem essas respostas, eles devem pesquisar tal informação. Caso a escola disponha de laboratório de informática, os alunos poderão se reunir no laboratório e fazer a busca dessa informação.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Os estudantes continuarão em duplas. Apresente os textos que tratam sobre a Liga de Delos (texto 02 e 03). Eles podem ser impressos, projetados ou escritos no quadro.

Textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CqhP97abasPtJUrSkyeEYMsbyguESMYxPrnrfuBn7FZ3gdKGxPUwj5FBEShu/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-2.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TenMv43m6hFeTCS8pgUQGCqBxJUBTQBxGRyhFCD6bZp5G2gtd4eNpYmn36hA/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-3.pdf

Selecione um aluno para fazer a leitura dos textos à turma. Em seguida, as duplas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando as respostas no caderno.

  • De que maneira as cidades gregas deveriam contribuir para expulsar os Persas de suas terras?

  • A que fato pode ser relacionado às construções em Atenas, como o Partenon, os depósitos e os arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto?

  • É possível afirmar que a guerra movimentava a economia?

A expectativa é que cheguem às seguintes respostas:

  • As cidades gregas maiores deveriam contribuir com embarcações e equipes que serviriam a liga durante uma parte do ano. As cidades menores e mais fracas deveriam pagar tributo em dinheiro.

  • A transferência do tesouro para Atenas que anteriormente estava ilha de Delos.

  • Sim, é possível afirmar. A guerra movimentava a economia, pois as cidades destinavam parte de seus recursos para custear a guerra e também se beneficiavam. A cidade de Atenas recebeu melhorias em sua estrutura (diversas construções) graças aos recursos provenientes da Guerra.

Caso tenham dificuldades para alcançar tais respostas, pergunte se alguma parte dos recursos financeiros das cidades eram destinados para sustentar a guerra. Pergunte também se alguma cidade se beneficiou com essa atividade.

Você pode, inclusive, destacar o seguinte trecho: “Não deve ser por acaso que construções como o Partenon, os depósitos e arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto tenham sido erigidas no período de Efialtes e, sobretudo, de Péricles” e pedir que interpretem essa informação.

Para finalizar esta etapa, apresente o texto sobre a Guerra do Peloponeso (texto 04). Ele pode ser projetado, impresso ou escrito no quadro. Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMNfSe58fb3kJczPhNF6AKDFnZQtSJaBgV9phzj5aE2CR7X7g6sh3vdCJTkv/his6-10und04-trecho-sobre-a-guerra-do-peloponeso.pdf

Um aluno ou a turma, em conjunto, pode realizar a leitura do texto. Em seguida, pergunte:

  • Relacionando o texto 04 ao texto 2 e 3, qual cidade grega passou a exercer forte domínio sobre as demais?
  • Segundo as afirmações de Tucídides, texto 04, quais fatores motivaram a guerra do Peloponeso?

Obs: Os alunos podem escrever a resposta no caderno ou grifar no próprio texto, caso o tenham impresso.

A expectativa é que destaquem a cidade de Atenas e que, segundo Tucídides, os espartanos temiam o crescimento do poder ateniense.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Os estudantes continuarão em duplas. Apresente os textos que tratam sobre a Liga de Delos (texto 02 e 03). Eles podem ser impressos, projetados ou escritos no quadro.

Textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CqhP97abasPtJUrSkyeEYMsbyguESMYxPrnrfuBn7FZ3gdKGxPUwj5FBEShu/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-2.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TenMv43m6hFeTCS8pgUQGCqBxJUBTQBxGRyhFCD6bZp5G2gtd4eNpYmn36hA/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-3.pdf

Selecione um aluno para fazer a leitura dos textos à turma. Em seguida, as duplas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando as respostas no caderno.

  • De que maneira as cidades gregas deveriam contribuir para expulsar os Persas de suas terras?

  • A que fato pode ser relacionado às construções em Atenas, como o Partenon, os depósitos e os arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto?

  • É possível afirmar que a guerra movimentava a economia?

A expectativa é que cheguem às seguintes respostas:

  • As cidades gregas maiores deveriam contribuir com embarcações e equipes que serviriam a liga durante uma parte do ano. As cidades menores e mais fracas deveriam pagar tributo em dinheiro.

  • A transferência do tesouro para Atenas que anteriormente estava ilha de Delos.

  • Sim, é possível afirmar. A guerra movimentava a economia, pois as cidades destinavam parte de seus recursos para custear a guerra e também se beneficiavam. A cidade de Atenas recebeu melhorias em sua estrutura (diversas construções) graças aos recursos provenientes da Guerra.

Caso tenham dificuldades para alcançar tais respostas, pergunte se alguma parte dos recursos financeiros das cidades eram destinados para sustentar a guerra. Pergunte também se alguma cidade se beneficiou com essa atividade.

Você pode, inclusive, destacar o seguinte trecho: “Não deve ser por acaso que construções como o Partenon, os depósitos e arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto tenham sido erigidas no período de Efialtes e, sobretudo, de Péricles” e pedir que interpretem essa informação.

Para finalizar esta etapa, apresente o texto sobre a Guerra do Peloponeso (texto 04). Ele pode ser projetado, impresso ou escrito no quadro. Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMNfSe58fb3kJczPhNF6AKDFnZQtSJaBgV9phzj5aE2CR7X7g6sh3vdCJTkv/his6-10und04-trecho-sobre-a-guerra-do-peloponeso.pdf

Um aluno ou a turma, em conjunto, pode realizar a leitura do texto. Em seguida, pergunte:

  • Relacionando o texto 04 ao texto 2 e 3, qual cidade grega passou a exercer forte domínio sobre as demais?
  • Segundo as afirmações de Tucídides, texto 04, quais fatores motivaram a guerra do Peloponeso?

Obs: Os alunos podem escrever a resposta no caderno ou grifar no próprio texto, caso o tenham impresso.

A expectativa é que destaquem a cidade de Atenas e que, segundo Tucídides, os espartanos temiam o crescimento do poder ateniens

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Os estudantes continuarão em duplas. Apresente os textos que tratam sobre a Liga de Delos (texto 02 e 03). Eles podem ser impressos, projetados ou escritos no quadro.

Textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CqhP97abasPtJUrSkyeEYMsbyguESMYxPrnrfuBn7FZ3gdKGxPUwj5FBEShu/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-2.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TenMv43m6hFeTCS8pgUQGCqBxJUBTQBxGRyhFCD6bZp5G2gtd4eNpYmn36hA/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-3.pdf

Selecione um aluno para fazer a leitura dos textos à turma. Em seguida, as duplas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando as respostas no caderno.

  • De que maneira as cidades gregas deveriam contribuir para expulsar os Persas de suas terras?

  • A que fato pode ser relacionado às construções em Atenas, como o Partenon, os depósitos e os arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto?

  • É possível afirmar que a guerra movimentava a economia?

A expectativa é que cheguem às seguintes respostas:

  • As cidades gregas maiores deveriam contribuir com embarcações e equipes que serviriam a liga durante uma parte do ano. As cidades menores e mais fracas deveriam pagar tributo em dinheiro.

  • A transferência do tesouro para Atenas que anteriormente estava ilha de Delos.

  • Sim, é possível afirmar. A guerra movimentava a economia, pois as cidades destinavam parte de seus recursos para custear a guerra e também se beneficiavam. A cidade de Atenas recebeu melhorias em sua estrutura (diversas construções) graças aos recursos provenientes da Guerra.

Caso tenham dificuldades para alcançar tais respostas, pergunte se alguma parte dos recursos financeiros das cidades eram destinados para sustentar a guerra. Pergunte também se alguma cidade se beneficiou com essa atividade.

Você pode, inclusive, destacar o seguinte trecho: “Não deve ser por acaso que construções como o Partenon, os depósitos e arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto tenham sido erigidas no período de Efialtes e, sobretudo, de Péricles” e pedir que interpretem essa informação.

Para finalizar esta etapa, apresente o texto sobre a Guerra do Peloponeso (texto 04). Ele pode ser projetado, impresso ou escrito no quadro. Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMNfSe58fb3kJczPhNF6AKDFnZQtSJaBgV9phzj5aE2CR7X7g6sh3vdCJTkv/his6-10und04-trecho-sobre-a-guerra-do-peloponeso.pdf

Um aluno ou a turma, em conjunto, pode realizar a leitura do texto. Em seguida, pergunte:

  • Relacionando o texto 04 ao texto 2 e 3, qual cidade grega passou a exercer forte domínio sobre as demais?
  • Segundo as afirmações de Tucídides, texto 04, quais fatores motivaram a guerra do Peloponeso?

Obs: Os alunos podem escrever a resposta no caderno ou grifar no próprio texto, caso o tenham impresso.

A expectativa é que destaquem a cidade de Atenas e que, segundo Tucídides, os espartanos temiam o crescimento do poder ateniens

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Os estudantes continuarão em duplas. Apresente os textos que tratam sobre a Liga de Delos (texto 02 e 03). Eles podem ser impressos, projetados ou escritos no quadro.

Textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CqhP97abasPtJUrSkyeEYMsbyguESMYxPrnrfuBn7FZ3gdKGxPUwj5FBEShu/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-2.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TenMv43m6hFeTCS8pgUQGCqBxJUBTQBxGRyhFCD6bZp5G2gtd4eNpYmn36hA/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-3.pdf

Selecione um aluno para fazer a leitura dos textos à turma. Em seguida, as duplas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando as respostas no caderno.

  • De que maneira as cidades gregas deveriam contribuir para expulsar os Persas de suas terras?

  • A que fato pode ser relacionado às construções em Atenas, como o Partenon, os depósitos e os arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto?

  • É possível afirmar que a guerra movimentava a economia?

A expectativa é que cheguem às seguintes respostas:

  • As cidades gregas maiores deveriam contribuir com embarcações e equipes que serviriam a liga durante uma parte do ano. As cidades menores e mais fracas deveriam pagar tributo em dinheiro.

  • A transferência do tesouro para Atenas que anteriormente estava ilha de Delos.

  • Sim, é possível afirmar. A guerra movimentava a economia, pois as cidades destinavam parte de seus recursos para custear a guerra e também se beneficiavam. A cidade de Atenas recebeu melhorias em sua estrutura (diversas construções) graças aos recursos provenientes da Guerra.

Caso tenham dificuldades para alcançar tais respostas, pergunte se alguma parte dos recursos financeiros das cidades eram destinados para sustentar a guerra. Pergunte também se alguma cidade se beneficiou com essa atividade.

Você pode, inclusive, destacar o seguinte trecho: “Não deve ser por acaso que construções como o Partenon, os depósitos e arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto tenham sido erigidas no período de Efialtes e, sobretudo, de Péricles” e pedir que interpretem essa informação.

Para finalizar esta etapa, apresente o texto sobre a Guerra do Peloponeso (texto 04). Ele pode ser projetado, impresso ou escrito no quadro. Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMNfSe58fb3kJczPhNF6AKDFnZQtSJaBgV9phzj5aE2CR7X7g6sh3vdCJTkv/his6-10und04-trecho-sobre-a-guerra-do-peloponeso.pdf

Um aluno ou a turma, em conjunto, pode realizar a leitura do texto. Em seguida, pergunte:

  • Relacionando o texto 04 ao texto 2 e 3, qual cidade grega passou a exercer forte domínio sobre as demais?
  • Segundo as afirmações de Tucídides, texto 04, quais fatores motivaram a guerra do Peloponeso?

Obs: Os alunos podem escrever a resposta no caderno ou grifar no próprio texto, caso o tenham impresso.

A expectativa é que destaquem a cidade de Atenas e que, segundo Tucídides, os espartanos temiam o crescimento do poder ateniens

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Os estudantes continuarão em duplas. Apresente os textos que tratam sobre a Liga de Delos (texto 02 e 03). Eles podem ser impressos, projetados ou escritos no quadro.

Textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CqhP97abasPtJUrSkyeEYMsbyguESMYxPrnrfuBn7FZ3gdKGxPUwj5FBEShu/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-2.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TenMv43m6hFeTCS8pgUQGCqBxJUBTQBxGRyhFCD6bZp5G2gtd4eNpYmn36hA/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-3.pdf

Selecione um aluno para fazer a leitura dos textos à turma. Em seguida, as duplas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando as respostas no caderno.

  • De que maneira as cidades gregas deveriam contribuir para expulsar os Persas de suas terras?

  • A que fato pode ser relacionado às construções em Atenas, como o Partenon, os depósitos e os arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto?

  • É possível afirmar que a guerra movimentava a economia?

A expectativa é que cheguem às seguintes respostas:

  • As cidades gregas maiores deveriam contribuir com embarcações e equipes que serviriam a liga durante uma parte do ano. As cidades menores e mais fracas deveriam pagar tributo em dinheiro.

  • A transferência do tesouro para Atenas que anteriormente estava ilha de Delos.

  • Sim, é possível afirmar. A guerra movimentava a economia, pois as cidades destinavam parte de seus recursos para custear a guerra e também se beneficiavam. A cidade de Atenas recebeu melhorias em sua estrutura (diversas construções) graças aos recursos provenientes da Guerra.

Caso tenham dificuldades para alcançar tais respostas, pergunte se alguma parte dos recursos financeiros das cidades eram destinados para sustentar a guerra. Pergunte também se alguma cidade se beneficiou com essa atividade.

Você pode, inclusive, destacar o seguinte trecho: “Não deve ser por acaso que construções como o Partenon, os depósitos e arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto tenham sido erigidas no período de Efialtes e, sobretudo, de Péricles” e pedir que interpretem essa informação.

Para finalizar esta etapa, apresente o texto sobre a Guerra do Peloponeso (texto 04). Ele pode ser projetado, impresso ou escrito no quadro. Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMNfSe58fb3kJczPhNF6AKDFnZQtSJaBgV9phzj5aE2CR7X7g6sh3vdCJTkv/his6-10und04-trecho-sobre-a-guerra-do-peloponeso.pdf

Um aluno ou a turma, em conjunto, pode realizar a leitura do texto. Em seguida, pergunte:

  • Relacionando o texto 04 ao texto 2 e 3, qual cidade grega passou a exercer forte domínio sobre as demais?
  • Segundo as afirmações de Tucídides, texto 04, quais fatores motivaram a guerra do Peloponeso?

Obs: Os alunos podem escrever a resposta no caderno ou grifar no próprio texto, caso o tenham impresso.

A expectativa é que destaquem a cidade de Atenas e que, segundo Tucídides, os espartanos temiam o crescimento do poder ateniens

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Não é necessário desfazer as duplas. Apresente novamente para os alunos as manchetes trabalhadas na contextualização deste plano: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ttUhhJnKVakQzgt5jp2rHBtXqD4HbwcTu7RzY59ufttJ4MHAz9NRZJPPCUTG/his6-10und04-manchetes-sobre-guerras.pdf

Peça que observem com atenção a estrutura da notícia (frase de efeito e imagens). Em seguida, eles devem criar suas próprias manchetes. A temática deve estar relacionada com as guerras gregas e a economia.

A intenção é trabalhar a criatividade alinhada ao conteúdo.

Eles poderão criar imagens e colorir. Você pode distribuir folhas de papel A4 para que realizem a atividade ou eles poderão criar as manchetes nos próprios cadernos.

Ao término, escolha três alunos para apresentar a manchete produzida.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Notícias, textos, quadro, pincel e lápis de cor.

Material complementar:

Manchete sobre guerras

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ttUhhJnKVakQzgt5jp2rHBtXqD4HbwcTu7RzY59ufttJ4MHAz9NRZJPPCUTG/his6-10und04-manchetes-sobre-guerras.pdf

Trecho sobre a Liga de Delos (texto 02)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CqhP97abasPtJUrSkyeEYMsbyguESMYxPrnrfuBn7FZ3gdKGxPUwj5FBEShu/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-2.pdf

Trecho sobre a Liga de Delos (texto 03)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TenMv43m6hFeTCS8pgUQGCqBxJUBTQBxGRyhFCD6bZp5G2gtd4eNpYmn36hA/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-3.pdf

Trecho sobre a Guerra do Peloponeso

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMNfSe58fb3kJczPhNF6AKDFnZQtSJaBgV9phzj5aE2CR7X7g6sh3vdCJTkv/his6-10und04-trecho-sobre-a-guerra-do-peloponeso.pdf

Para você saber mais:

MOERBECK, Guilherme. Entre a religião e a política: Eurípides e a Guerra do Peloponeso. 1ed.Curitiba: Editora Prismas, 2017.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é compreender a importância das guerras para a economia no mundo grego, especialmente as Guerras entre Gregos e Persas e a Guerra do Peloponeso.

Nessa etapa seja simples e direto. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, apresente as manchetes sobre guerras. Peça para algum aluno fazer a leitura ou a turma pode fazer uma leitura coletiva. As manchetes podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro.

Manchetes disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ttUhhJnKVakQzgt5jp2rHBtXqD4HbwcTu7RzY59ufttJ4MHAz9NRZJPPCUTG/his6-10und04-manchetes-sobre-guerras.pdf

Ao término da leitura apresente o questionário proposto (Pode ser escrito ou projetado).

  • Quais guerras continuam em 2019?

  • Qual o setor econômico mais beneficiado com as guerras?

  • Cite outras guerras que estejam acontecendo em 2019.

É esperado, na primeira pergunta, que o aluno cite os conflitos na Síria, Afeganistão e Iêmen. Na segunda, espera-se que compreendam que a indústria bélica é o setor mais beneficiado com as guerras. Na terceira, será o momento de sondar o conhecimento prévio dos alunos. Provavelmente alguns irão citar os conflitos de Israel com a Palestina, No Iraque, Nigéria, Somália ou Congo. Caso os alunos não apresentem essas respostas, eles devem pesquisar tal informação. Caso a escola disponha de laboratório de informática, os alunos poderão se reunir no laboratório e fazer a busca dessa informação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, apresente as manchetes sobre guerras. Peça para algum aluno fazer a leitura ou a turma pode fazer uma leitura coletiva. As manchetes podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro.

Manchetes disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ttUhhJnKVakQzgt5jp2rHBtXqD4HbwcTu7RzY59ufttJ4MHAz9NRZJPPCUTG/his6-10und04-manchetes-sobre-guerras.pdf

Ao término da leitura apresente o questionário proposto (Pode ser escrito ou projetado).

  • Quais guerras continuam em 2019?

  • Qual o setor econômico mais beneficiado com as guerras?

  • Cite outras guerras que estejam acontecendo em 2019.

É esperado, na primeira pergunta, que o aluno cite os conflitos na Síria, Afeganistão e Iêmen. Na segunda, espera-se que compreendam que a indústria bélica é o setor mais beneficiado com as guerras. Na terceira, será o momento de sondar o conhecimento prévio dos alunos. Provavelmente alguns irão citar os conflitos de Israel com a Palestina, No Iraque, Nigéria, Somália ou Congo. Caso os alunos não apresentem essas respostas, eles devem pesquisar tal informação. Caso a escola disponha de laboratório de informática, os alunos poderão se reunir no laboratório e fazer a busca dessa informação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Organize a sala em duplas. Em seguida, apresente as manchetes sobre guerras. Peça para algum aluno fazer a leitura ou a turma pode fazer uma leitura coletiva. As manchetes podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro.

Manchetes disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ttUhhJnKVakQzgt5jp2rHBtXqD4HbwcTu7RzY59ufttJ4MHAz9NRZJPPCUTG/his6-10und04-manchetes-sobre-guerras.pdf

Ao término da leitura apresente o questionário proposto (Pode ser escrito ou projetado).

  • Quais guerras continuam em 2019?

  • Qual o setor econômico mais beneficiado com as guerras?

  • Cite outras guerras que estejam acontecendo em 2019.

É esperado, na primeira pergunta, que o aluno cite os conflitos na Síria, Afeganistão e Iêmen. Na segunda, espera-se que compreendam que a indústria bélica é o setor mais beneficiado com as guerras. Na terceira, será o momento de sondar o conhecimento prévio dos alunos. Provavelmente alguns irão citar os conflitos de Israel com a Palestina, No Iraque, Nigéria, Somália ou Congo. Caso os alunos não apresentem essas respostas, eles devem pesquisar tal informação. Caso a escola disponha de laboratório de informática, os alunos poderão se reunir no laboratório e fazer a busca dessa informação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Os estudantes continuarão em duplas. Apresente os textos que tratam sobre a Liga de Delos (texto 02 e 03). Eles podem ser impressos, projetados ou escritos no quadro.

Textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CqhP97abasPtJUrSkyeEYMsbyguESMYxPrnrfuBn7FZ3gdKGxPUwj5FBEShu/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-2.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TenMv43m6hFeTCS8pgUQGCqBxJUBTQBxGRyhFCD6bZp5G2gtd4eNpYmn36hA/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-3.pdf

Selecione um aluno para fazer a leitura dos textos à turma. Em seguida, as duplas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando as respostas no caderno.

  • De que maneira as cidades gregas deveriam contribuir para expulsar os Persas de suas terras?

  • A que fato pode ser relacionado às construções em Atenas, como o Partenon, os depósitos e os arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto?

  • É possível afirmar que a guerra movimentava a economia?

A expectativa é que cheguem às seguintes respostas:

  • As cidades gregas maiores deveriam contribuir com embarcações e equipes que serviriam a liga durante uma parte do ano. As cidades menores e mais fracas deveriam pagar tributo em dinheiro.

  • A transferência do tesouro para Atenas que anteriormente estava ilha de Delos.

  • Sim, é possível afirmar. A guerra movimentava a economia, pois as cidades destinavam parte de seus recursos para custear a guerra e também se beneficiavam. A cidade de Atenas recebeu melhorias em sua estrutura (diversas construções) graças aos recursos provenientes da Guerra.

Caso tenham dificuldades para alcançar tais respostas, pergunte se alguma parte dos recursos financeiros das cidades eram destinados para sustentar a guerra. Pergunte também se alguma cidade se beneficiou com essa atividade.

Você pode, inclusive, destacar o seguinte trecho: “Não deve ser por acaso que construções como o Partenon, os depósitos e arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto tenham sido erigidas no período de Efialtes e, sobretudo, de Péricles” e pedir que interpretem essa informação.

Para finalizar esta etapa, apresente o texto sobre a Guerra do Peloponeso (texto 04). Ele pode ser projetado, impresso ou escrito no quadro. Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMNfSe58fb3kJczPhNF6AKDFnZQtSJaBgV9phzj5aE2CR7X7g6sh3vdCJTkv/his6-10und04-trecho-sobre-a-guerra-do-peloponeso.pdf

Um aluno ou a turma, em conjunto, pode realizar a leitura do texto. Em seguida, pergunte:

  • Relacionando o texto 04 ao texto 2 e 3, qual cidade grega passou a exercer forte domínio sobre as demais?
  • Segundo as afirmações de Tucídides, texto 04, quais fatores motivaram a guerra do Peloponeso?

Obs: Os alunos podem escrever a resposta no caderno ou grifar no próprio texto, caso o tenham impresso.

A expectativa é que destaquem a cidade de Atenas e que, segundo Tucídides, os espartanos temiam o crescimento do poder ateniense.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Os estudantes continuarão em duplas. Apresente os textos que tratam sobre a Liga de Delos (texto 02 e 03). Eles podem ser impressos, projetados ou escritos no quadro.

Textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CqhP97abasPtJUrSkyeEYMsbyguESMYxPrnrfuBn7FZ3gdKGxPUwj5FBEShu/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-2.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TenMv43m6hFeTCS8pgUQGCqBxJUBTQBxGRyhFCD6bZp5G2gtd4eNpYmn36hA/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-3.pdf

Selecione um aluno para fazer a leitura dos textos à turma. Em seguida, as duplas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando as respostas no caderno.

  • De que maneira as cidades gregas deveriam contribuir para expulsar os Persas de suas terras?

  • A que fato pode ser relacionado às construções em Atenas, como o Partenon, os depósitos e os arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto?

  • É possível afirmar que a guerra movimentava a economia?

A expectativa é que cheguem às seguintes respostas:

  • As cidades gregas maiores deveriam contribuir com embarcações e equipes que serviriam a liga durante uma parte do ano. As cidades menores e mais fracas deveriam pagar tributo em dinheiro.

  • A transferência do tesouro para Atenas que anteriormente estava ilha de Delos.

  • Sim, é possível afirmar. A guerra movimentava a economia, pois as cidades destinavam parte de seus recursos para custear a guerra e também se beneficiavam. A cidade de Atenas recebeu melhorias em sua estrutura (diversas construções) graças aos recursos provenientes da Guerra.

Caso tenham dificuldades para alcançar tais respostas, pergunte se alguma parte dos recursos financeiros das cidades eram destinados para sustentar a guerra. Pergunte também se alguma cidade se beneficiou com essa atividade.

Você pode, inclusive, destacar o seguinte trecho: “Não deve ser por acaso que construções como o Partenon, os depósitos e arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto tenham sido erigidas no período de Efialtes e, sobretudo, de Péricles” e pedir que interpretem essa informação.

Para finalizar esta etapa, apresente o texto sobre a Guerra do Peloponeso (texto 04). Ele pode ser projetado, impresso ou escrito no quadro. Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMNfSe58fb3kJczPhNF6AKDFnZQtSJaBgV9phzj5aE2CR7X7g6sh3vdCJTkv/his6-10und04-trecho-sobre-a-guerra-do-peloponeso.pdf

Um aluno ou a turma, em conjunto, pode realizar a leitura do texto. Em seguida, pergunte:

  • Relacionando o texto 04 ao texto 2 e 3, qual cidade grega passou a exercer forte domínio sobre as demais?
  • Segundo as afirmações de Tucídides, texto 04, quais fatores motivaram a guerra do Peloponeso?

Obs: Os alunos podem escrever a resposta no caderno ou grifar no próprio texto, caso o tenham impresso.

A expectativa é que destaquem a cidade de Atenas e que, segundo Tucídides, os espartanos temiam o crescimento do poder ateniens

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Os estudantes continuarão em duplas. Apresente os textos que tratam sobre a Liga de Delos (texto 02 e 03). Eles podem ser impressos, projetados ou escritos no quadro.

Textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CqhP97abasPtJUrSkyeEYMsbyguESMYxPrnrfuBn7FZ3gdKGxPUwj5FBEShu/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-2.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TenMv43m6hFeTCS8pgUQGCqBxJUBTQBxGRyhFCD6bZp5G2gtd4eNpYmn36hA/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-3.pdf

Selecione um aluno para fazer a leitura dos textos à turma. Em seguida, as duplas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando as respostas no caderno.

  • De que maneira as cidades gregas deveriam contribuir para expulsar os Persas de suas terras?

  • A que fato pode ser relacionado às construções em Atenas, como o Partenon, os depósitos e os arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto?

  • É possível afirmar que a guerra movimentava a economia?

A expectativa é que cheguem às seguintes respostas:

  • As cidades gregas maiores deveriam contribuir com embarcações e equipes que serviriam a liga durante uma parte do ano. As cidades menores e mais fracas deveriam pagar tributo em dinheiro.

  • A transferência do tesouro para Atenas que anteriormente estava ilha de Delos.

  • Sim, é possível afirmar. A guerra movimentava a economia, pois as cidades destinavam parte de seus recursos para custear a guerra e também se beneficiavam. A cidade de Atenas recebeu melhorias em sua estrutura (diversas construções) graças aos recursos provenientes da Guerra.

Caso tenham dificuldades para alcançar tais respostas, pergunte se alguma parte dos recursos financeiros das cidades eram destinados para sustentar a guerra. Pergunte também se alguma cidade se beneficiou com essa atividade.

Você pode, inclusive, destacar o seguinte trecho: “Não deve ser por acaso que construções como o Partenon, os depósitos e arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto tenham sido erigidas no período de Efialtes e, sobretudo, de Péricles” e pedir que interpretem essa informação.

Para finalizar esta etapa, apresente o texto sobre a Guerra do Peloponeso (texto 04). Ele pode ser projetado, impresso ou escrito no quadro. Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMNfSe58fb3kJczPhNF6AKDFnZQtSJaBgV9phzj5aE2CR7X7g6sh3vdCJTkv/his6-10und04-trecho-sobre-a-guerra-do-peloponeso.pdf

Um aluno ou a turma, em conjunto, pode realizar a leitura do texto. Em seguida, pergunte:

  • Relacionando o texto 04 ao texto 2 e 3, qual cidade grega passou a exercer forte domínio sobre as demais?
  • Segundo as afirmações de Tucídides, texto 04, quais fatores motivaram a guerra do Peloponeso?

Obs: Os alunos podem escrever a resposta no caderno ou grifar no próprio texto, caso o tenham impresso.

A expectativa é que destaquem a cidade de Atenas e que, segundo Tucídides, os espartanos temiam o crescimento do poder ateniens

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Os estudantes continuarão em duplas. Apresente os textos que tratam sobre a Liga de Delos (texto 02 e 03). Eles podem ser impressos, projetados ou escritos no quadro.

Textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CqhP97abasPtJUrSkyeEYMsbyguESMYxPrnrfuBn7FZ3gdKGxPUwj5FBEShu/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-2.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TenMv43m6hFeTCS8pgUQGCqBxJUBTQBxGRyhFCD6bZp5G2gtd4eNpYmn36hA/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-3.pdf

Selecione um aluno para fazer a leitura dos textos à turma. Em seguida, as duplas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando as respostas no caderno.

  • De que maneira as cidades gregas deveriam contribuir para expulsar os Persas de suas terras?

  • A que fato pode ser relacionado às construções em Atenas, como o Partenon, os depósitos e os arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto?

  • É possível afirmar que a guerra movimentava a economia?

A expectativa é que cheguem às seguintes respostas:

  • As cidades gregas maiores deveriam contribuir com embarcações e equipes que serviriam a liga durante uma parte do ano. As cidades menores e mais fracas deveriam pagar tributo em dinheiro.

  • A transferência do tesouro para Atenas que anteriormente estava ilha de Delos.

  • Sim, é possível afirmar. A guerra movimentava a economia, pois as cidades destinavam parte de seus recursos para custear a guerra e também se beneficiavam. A cidade de Atenas recebeu melhorias em sua estrutura (diversas construções) graças aos recursos provenientes da Guerra.

Caso tenham dificuldades para alcançar tais respostas, pergunte se alguma parte dos recursos financeiros das cidades eram destinados para sustentar a guerra. Pergunte também se alguma cidade se beneficiou com essa atividade.

Você pode, inclusive, destacar o seguinte trecho: “Não deve ser por acaso que construções como o Partenon, os depósitos e arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto tenham sido erigidas no período de Efialtes e, sobretudo, de Péricles” e pedir que interpretem essa informação.

Para finalizar esta etapa, apresente o texto sobre a Guerra do Peloponeso (texto 04). Ele pode ser projetado, impresso ou escrito no quadro. Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMNfSe58fb3kJczPhNF6AKDFnZQtSJaBgV9phzj5aE2CR7X7g6sh3vdCJTkv/his6-10und04-trecho-sobre-a-guerra-do-peloponeso.pdf

Um aluno ou a turma, em conjunto, pode realizar a leitura do texto. Em seguida, pergunte:

  • Relacionando o texto 04 ao texto 2 e 3, qual cidade grega passou a exercer forte domínio sobre as demais?
  • Segundo as afirmações de Tucídides, texto 04, quais fatores motivaram a guerra do Peloponeso?

Obs: Os alunos podem escrever a resposta no caderno ou grifar no próprio texto, caso o tenham impresso.

A expectativa é que destaquem a cidade de Atenas e que, segundo Tucídides, os espartanos temiam o crescimento do poder ateniens

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Os estudantes continuarão em duplas. Apresente os textos que tratam sobre a Liga de Delos (texto 02 e 03). Eles podem ser impressos, projetados ou escritos no quadro.

Textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CqhP97abasPtJUrSkyeEYMsbyguESMYxPrnrfuBn7FZ3gdKGxPUwj5FBEShu/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-2.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TenMv43m6hFeTCS8pgUQGCqBxJUBTQBxGRyhFCD6bZp5G2gtd4eNpYmn36hA/his6-10und04-trecho-sobre-a-liga-de-delos-texto-3.pdf

Selecione um aluno para fazer a leitura dos textos à turma. Em seguida, as duplas devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando as respostas no caderno.

  • De que maneira as cidades gregas deveriam contribuir para expulsar os Persas de suas terras?

  • A que fato pode ser relacionado às construções em Atenas, como o Partenon, os depósitos e os arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto?

  • É possível afirmar que a guerra movimentava a economia?

A expectativa é que cheguem às seguintes respostas:

  • As cidades gregas maiores deveriam contribuir com embarcações e equipes que serviriam a liga durante uma parte do ano. As cidades menores e mais fracas deveriam pagar tributo em dinheiro.

  • A transferência do tesouro para Atenas que anteriormente estava ilha de Delos.

  • Sim, é possível afirmar. A guerra movimentava a economia, pois as cidades destinavam parte de seus recursos para custear a guerra e também se beneficiavam. A cidade de Atenas recebeu melhorias em sua estrutura (diversas construções) graças aos recursos provenientes da Guerra.

Caso tenham dificuldades para alcançar tais respostas, pergunte se alguma parte dos recursos financeiros das cidades eram destinados para sustentar a guerra. Pergunte também se alguma cidade se beneficiou com essa atividade.

Você pode, inclusive, destacar o seguinte trecho: “Não deve ser por acaso que construções como o Partenon, os depósitos e arsenais no Pireu e as muralhas que ligavam a ásty ateniense ao porto tenham sido erigidas no período de Efialtes e, sobretudo, de Péricles” e pedir que interpretem essa informação.

Para finalizar esta etapa, apresente o texto sobre a Guerra do Peloponeso (texto 04). Ele pode ser projetado, impresso ou escrito no quadro. Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMNfSe58fb3kJczPhNF6AKDFnZQtSJaBgV9phzj5aE2CR7X7g6sh3vdCJTkv/his6-10und04-trecho-sobre-a-guerra-do-peloponeso.pdf

Um aluno ou a turma, em conjunto, pode realizar a leitura do texto. Em seguida, pergunte:

  • Relacionando o texto 04 ao texto 2 e 3, qual cidade grega passou a exercer forte domínio sobre as demais?
  • Segundo as afirmações de Tucídides, texto 04, quais fatores motivaram a guerra do Peloponeso?

Obs: Os alunos podem escrever a resposta no caderno ou grifar no próprio texto, caso o tenham impresso.

A expectativa é que destaquem a cidade de Atenas e que, segundo Tucídides, os espartanos temiam o crescimento do poder ateniens

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Não é necessário desfazer as duplas. Apresente novamente para os alunos as manchetes trabalhadas na contextualização deste plano: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ttUhhJnKVakQzgt5jp2rHBtXqD4HbwcTu7RzY59ufttJ4MHAz9NRZJPPCUTG/his6-10und04-manchetes-sobre-guerras.pdf

Peça que observem com atenção a estrutura da notícia (frase de efeito e imagens). Em seguida, eles devem criar suas próprias manchetes. A temática deve estar relacionada com as guerras gregas e a economia.

A intenção é trabalhar a criatividade alinhada ao conteúdo.

Eles poderão criar imagens e colorir. Você pode distribuir folhas de papel A4 para que realizem a atividade ou eles poderão criar as manchetes nos próprios cadernos.

Ao término, escolha três alunos para apresentar a manchete produzida.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas de organização política do 6º ano :

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06HI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano