17489
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Coisas de menino e coisas de menina

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Coisas de menino e coisas de menina

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Izabela Pereira e Lopes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula; para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor, computador e material impresso.

Material complementar:

Para você saber mais:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: projete e leia o objetivo para os alunos. A intenção aqui é despertar uma reflexão sobre objetos, roupas e comportamentos que são estereotipados como sendo de meninos ou de meninas.

A proposta dessa aula não é dizer o que é certo ou errado mas causar essa reflexão sobre os comportamentos impostos por nossas famílias e pela sociedade de maneira geral.

Levanta os seguintes questionamentos:

  • Quando uma mulher está grávida e vai comprar as roupinhas do bebê, como ela escolhe as roupinhas?
  • Quando você é convidado a ir a um aniversário de criança como você escolhe o presente?
  • Quando você vai a uma loja de brinquedos, como eles estão organizados dentro da loja?

Para você saber mais:

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: projete esse slide para os alunos e perceba o quanto eles começarão a dizer que um ou outro brinquedo é só de menino, ou só de menina.

Divida a turma em dois grupos: meninos de um lado e meninas do outro. E entregue a cada um dos grupos uma ficha para que possam anotar quais brinquedos os meninos preferem e quais as meninas preferem.

FIcha de contextualização, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3re3sY4MCaz9Hb9W7GuVgzgRgd62BK76JPUAUDenzWYx4HGW3u84sWWvb8VQ/his5-09und06-ficha-de-contextualizacao.pdf

É possível ampliar a discussão usando cores, roupas e atitudes comportamentais. Para isso, pode solicitar previamente aos alunos que levem objetos pessoais ou ainda fazer pesquisas na internet.

Para você saber mais:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos, e peça para que alguns alunos leiam os tópicos. A cada tópico reforce com uma explicação o motivo da informação.

  • As roupas brancas eram preteridas para os bebês por causa de representar a pureza e inocência das crianças. Também nessa época não havia moda exclusiva para crianças.
  • As cores surgem na vestimenta do bebês durante a Primeira Guerra Mundial, mas ainda não se fazia alusão à cores específicas para meninos ou para meninas.
  • O rosa representava força, atitude, determinação e por isso uma escolha fácil para meninos, que por um ideal da sociedade, representavam a força.
  • O azul por ser uma cor fria, tem a ideia de trazer tranquilidade, e por isso escolha das meninas, que representavam a doçura da mulher.
  • A indústria começou a empregar o rosa na produção de brinquedos e vestimentas para meninas, e a partir daí a cor rosa passa a ser associada às meninas de forma tão incisiva que a cor dos meninos passa a ser o azul.

A proposta aqui não é criticar como a sociedade interpreta cores de meninos e cores de meninas, mas sim como essa questão é anterior aos próprios questionamentos dos indivíduos, pois antes do nascimento há uma escolha feita pelos adultos nos possíveis comportamentos, e formas de viver conforme o sexo biológico.

Para você saber mais:

Problematização - continuação select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos, e pergunta se eles já ouviram falar nesse termo. É bem provável que sim, eles responderão várias situações, como na escola, ou na igreja. E prossiga fazendo a leitura do que se trata o termo.

Aqui é importante fazer um relação com o slide anterior para que eles tenham essa percepção de que a forma de tratamento para meninas/mulheres é diferente do tratamento para meninos/homens, e como essa polêmica é relativamente nova quando tratamos do tempo histórico das sociedades humanas.

A turma ainda está dividida entre meninos e meninas. Lança o seguinte questionamento: Por que antes de haver um movimento de luta pelos direitos das mulheres não se falava de gênero?

Essa questão pode disparar outra questão: Se não tivesse havido a luta pelo direito das mulheres não haveria a ideologia de gênero?

Para você saber mais:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos. Deixe com que eles se questionem como pode fazer isso envolvendo as questões de gênero. Imprima a proposta da atividade para os grupos de meninos e meninas.

Atividade Eu não concordo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u2y9v8uA2s6kUuyrfFsNNJzZWTgFfnQKygPzugHxQ8GfeuPeEpNMCYu4jMU4/his5-09und06-eu-nao-concordo.pdf

A folha com a Situação 1 deve ser entregue ao grupo de meninas.

A folha com a Situação 2 deve ser entregue ao grupo de meninos.

Para ler e preencher as folhas o tempo não deve ultrapassar 5 minutos. Após o preenchimento, recolha as folhas e forme um círculo com os alunos, se possível intercale um menino com uma menina.

Leia as situações em voz alta, e agora peça que eles opinem de forma individual sobre as situações, agora meninos e meninas podem opinar nas duas situações.

Siga um roteiro de questões:

  • O que mais chamou sua atenção nas duas situações?
  • Pode-se dizer que Alex Frank estava agindo errado por não gostar de andar de bicicleta?
  • Ana Catarina devia fazer o que a sua avó deseja para ela?
  • Como você pode agir para que não haja discriminação com relação aos comportamentos e desejos de meninos e meninas?

Esse momento de discussão será em 10 minutos, e no final exponha a ideia defendida pelo grupo do sexo oposto às situações retratadas.

Para você saber mais:

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula; para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor, computador e material impresso.

Material complementar:

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: projete e leia o objetivo para os alunos. A intenção aqui é despertar uma reflexão sobre objetos, roupas e comportamentos que são estereotipados como sendo de meninos ou de meninas.

A proposta dessa aula não é dizer o que é certo ou errado mas causar essa reflexão sobre os comportamentos impostos por nossas famílias e pela sociedade de maneira geral.

Levanta os seguintes questionamentos:

  • Quando uma mulher está grávida e vai comprar as roupinhas do bebê, como ela escolhe as roupinhas?
  • Quando você é convidado a ir a um aniversário de criança como você escolhe o presente?
  • Quando você vai a uma loja de brinquedos, como eles estão organizados dentro da loja?

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: projete esse slide para os alunos e perceba o quanto eles começarão a dizer que um ou outro brinquedo é só de menino, ou só de menina.

Divida a turma em dois grupos: meninos de um lado e meninas do outro. E entregue a cada um dos grupos uma ficha para que possam anotar quais brinquedos os meninos preferem e quais as meninas preferem.

FIcha de contextualização, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3re3sY4MCaz9Hb9W7GuVgzgRgd62BK76JPUAUDenzWYx4HGW3u84sWWvb8VQ/his5-09und06-ficha-de-contextualizacao.pdf

É possível ampliar a discussão usando cores, roupas e atitudes comportamentais. Para isso, pode solicitar previamente aos alunos que levem objetos pessoais ou ainda fazer pesquisas na internet.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos, e peça para que alguns alunos leiam os tópicos. A cada tópico reforce com uma explicação o motivo da informação.

  • As roupas brancas eram preteridas para os bebês por causa de representar a pureza e inocência das crianças. Também nessa época não havia moda exclusiva para crianças.
  • As cores surgem na vestimenta do bebês durante a Primeira Guerra Mundial, mas ainda não se fazia alusão à cores específicas para meninos ou para meninas.
  • O rosa representava força, atitude, determinação e por isso uma escolha fácil para meninos, que por um ideal da sociedade, representavam a força.
  • O azul por ser uma cor fria, tem a ideia de trazer tranquilidade, e por isso escolha das meninas, que representavam a doçura da mulher.
  • A indústria começou a empregar o rosa na produção de brinquedos e vestimentas para meninas, e a partir daí a cor rosa passa a ser associada às meninas de forma tão incisiva que a cor dos meninos passa a ser o azul.

A proposta aqui não é criticar como a sociedade interpreta cores de meninos e cores de meninas, mas sim como essa questão é anterior aos próprios questionamentos dos indivíduos, pois antes do nascimento há uma escolha feita pelos adultos nos possíveis comportamentos, e formas de viver conforme o sexo biológico.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos, e pergunta se eles já ouviram falar nesse termo. É bem provável que sim, eles responderão várias situações, como na escola, ou na igreja. E prossiga fazendo a leitura do que se trata o termo.

Aqui é importante fazer um relação com o slide anterior para que eles tenham essa percepção de que a forma de tratamento para meninas/mulheres é diferente do tratamento para meninos/homens, e como essa polêmica é relativamente nova quando tratamos do tempo histórico das sociedades humanas.

A turma ainda está dividida entre meninos e meninas. Lança o seguinte questionamento: Por que antes de haver um movimento de luta pelos direitos das mulheres não se falava de gênero?

Essa questão pode disparar outra questão: Se não tivesse havido a luta pelo direito das mulheres não haveria a ideologia de gênero?

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos. Deixe com que eles se questionem como pode fazer isso envolvendo as questões de gênero. Imprima a proposta da atividade para os grupos de meninos e meninas.

Atividade Eu não concordo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u2y9v8uA2s6kUuyrfFsNNJzZWTgFfnQKygPzugHxQ8GfeuPeEpNMCYu4jMU4/his5-09und06-eu-nao-concordo.pdf

A folha com a Situação 1 deve ser entregue ao grupo de meninas.

A folha com a Situação 2 deve ser entregue ao grupo de meninos.

Para ler e preencher as folhas o tempo não deve ultrapassar 5 minutos. Após o preenchimento, recolha as folhas e forme um círculo com os alunos, se possível intercale um menino com uma menina.

Leia as situações em voz alta, e agora peça que eles opinem de forma individual sobre as situações, agora meninos e meninas podem opinar nas duas situações.

Siga um roteiro de questões:

  • O que mais chamou sua atenção nas duas situações?
  • Pode-se dizer que Alex Frank estava agindo errado por não gostar de andar de bicicleta?
  • Ana Catarina devia fazer o que a sua avó deseja para ela?
  • Como você pode agir para que não haja discriminação com relação aos comportamentos e desejos de meninos e meninas?

Esse momento de discussão será em 10 minutos, e no final exponha a ideia defendida pelo grupo do sexo oposto às situações retratadas.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano :

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano