Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula; para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: projetor, computador e material impresso.
Material complementar:
- FIcha de contextualização, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3re3sY4MCaz9Hb9W7GuVgzgRgd62BK76JPUAUDenzWYx4HGW3u84sWWvb8VQ/his5-09und06-ficha-de-contextualizacao.pdf
- Atividade Eu não concordo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u2y9v8uA2s6kUuyrfFsNNJzZWTgFfnQKygPzugHxQ8GfeuPeEpNMCYu4jMU4/his5-09und06-eu-nao-concordo.pdf
Para você saber mais:
- ‘Gênero sexual e comportamento em sociedade’; Um dos possíveis temas a cair na redação do Enem 2017. Portal de Camocim. 10 de abril de 2017. Disponível em: http://portaldecamocim.com.br/outros/enem/comportamento-de-genero-que-pessoa-desempenha-na-sociedade-um-dos-possiveis-temas-cair-na-redacao-do-enem-2017/. Acesso em: 13 de abril de 2019.
- HANCOCK, Jaime Rubio. Por que rosa é de menina e azul é de menino? El País. 18 de novembro de 2014. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2014/11/18/ciencia/1416328918_518343.html. Acesso em 13 de abril de 2019.
- SOARES, Wellington. Existe ideologia de gênero na Educação? Nova Escola. 07 de outubro de 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12698/existe-ideologia-de-genero-na-educacao. Acesso em 13 de abril de 2019.
- VICHESSI, Beatriz. Garanta o direitos de todos os alunos ao promover a igualdade de gênero. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/16418/garanta-o-direito-de-todos-os-alunos-ao-promover-igualdade-de-genero. Acesso em 13 de abril de 2019.
- PIERRO, Gabriel di, e ORTIZ, Marília. Gênero fora da Caixa. Instituto Sou da Paz. Disponível em: http://www.soudapaz.org/upload/pdf/genero_fora_da_caixa_web.pdf. Acesso em 13 de abril de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: projete e leia o objetivo para os alunos. A intenção aqui é despertar uma reflexão sobre objetos, roupas e comportamentos que são estereotipados como sendo de meninos ou de meninas.
A proposta dessa aula não é dizer o que é certo ou errado mas causar essa reflexão sobre os comportamentos impostos por nossas famílias e pela sociedade de maneira geral.
Levanta os seguintes questionamentos:
- Quando uma mulher está grávida e vai comprar as roupinhas do bebê, como ela escolhe as roupinhas?
- Quando você é convidado a ir a um aniversário de criança como você escolhe o presente?
- Quando você vai a uma loja de brinquedos, como eles estão organizados dentro da loja?
Para você saber mais:
- ‘Gênero sexual e comportamento em sociedade’; Um dos possíveis temas a cair na redação do Enem 2017. Portal de Camocim. 10 de abril de 2017. Disponível em: http://portaldecamocim.com.br/outros/enem/comportamento-de-genero-que-pessoa-desempenha-na-sociedade-um-dos-possiveis-temas-cair-na-redacao-do-enem-2017/. Acesso em: 13 de abril de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: projete esse slide para os alunos e perceba o quanto eles começarão a dizer que um ou outro brinquedo é só de menino, ou só de menina.
Divida a turma em dois grupos: meninos de um lado e meninas do outro. E entregue a cada um dos grupos uma ficha para que possam anotar quais brinquedos os meninos preferem e quais as meninas preferem.
FIcha de contextualização, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3re3sY4MCaz9Hb9W7GuVgzgRgd62BK76JPUAUDenzWYx4HGW3u84sWWvb8VQ/his5-09und06-ficha-de-contextualizacao.pdf
- Boneco de madeira com cabelo vermelho. Disponivel em: https://pxhere.com/en/photo/682809. Acesso em 12 de abril de 2019.
- Bonecos do tipo Lego. Disponível em: https://www.goodfreephotos.com/public-domain-images/blue-and-red-knight-lego-toys.jpg.php. Acesso em 12 de abril de 2019.
- Bonecos Ken e Barbie. Disponível em: https://pixabay.com/es/photos/mu%C3%B1ecas-hombre-ni%C3%B1o-ni%C3%B1a-pareja-937516/. Acesso em 12 de abril de 2019.
É possível ampliar a discussão usando cores, roupas e atitudes comportamentais. Para isso, pode solicitar previamente aos alunos que levem objetos pessoais ou ainda fazer pesquisas na internet.
Para você saber mais:
- HANCOCK, Jaime Rubio. Por que rosa é de menina e azul é de menino? El País. 18 de novembro de 2014. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2014/11/18/ciencia/1416328918_518343.html. Acesso em 13 de abril de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: projete o slide para os alunos, e peça para que alguns alunos leiam os tópicos. A cada tópico reforce com uma explicação o motivo da informação.
- As roupas brancas eram preteridas para os bebês por causa de representar a pureza e inocência das crianças. Também nessa época não havia moda exclusiva para crianças.
- As cores surgem na vestimenta do bebês durante a Primeira Guerra Mundial, mas ainda não se fazia alusão à cores específicas para meninos ou para meninas.
- O rosa representava força, atitude, determinação e por isso uma escolha fácil para meninos, que por um ideal da sociedade, representavam a força.
- O azul por ser uma cor fria, tem a ideia de trazer tranquilidade, e por isso escolha das meninas, que representavam a doçura da mulher.
- A indústria começou a empregar o rosa na produção de brinquedos e vestimentas para meninas, e a partir daí a cor rosa passa a ser associada às meninas de forma tão incisiva que a cor dos meninos passa a ser o azul.
A proposta aqui não é criticar como a sociedade interpreta cores de meninos e cores de meninas, mas sim como essa questão é anterior aos próprios questionamentos dos indivíduos, pois antes do nascimento há uma escolha feita pelos adultos nos possíveis comportamentos, e formas de viver conforme o sexo biológico.
Para você saber mais:
- HANCOCK, Jaime Rubio. Por que rosa é de menina e azul é de menino? El País. 18 de novembro de 2014. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2014/11/18/ciencia/1416328918_518343.html. Acesso em 13 de abril de 2019.
- SOARES, Wellington. Existe ideologia de gênero na Educação? Nova Escola. 07 de outubro de 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12698/existe-ideologia-de-genero-na-educacao. Acesso em 13 de abril de 2019.
- VICHESSI, Beatriz. Garanta o direitos de todos os alunos ao promover a igualdade de gênero. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/16418/garanta-o-direito-de-todos-os-alunos-ao-promover-igualdade-de-genero. Acesso em 13 de abril de 2019.
Problematização - continuação
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: projete o slide para os alunos, e pergunta se eles já ouviram falar nesse termo. É bem provável que sim, eles responderão várias situações, como na escola, ou na igreja. E prossiga fazendo a leitura do que se trata o termo.
Aqui é importante fazer um relação com o slide anterior para que eles tenham essa percepção de que a forma de tratamento para meninas/mulheres é diferente do tratamento para meninos/homens, e como essa polêmica é relativamente nova quando tratamos do tempo histórico das sociedades humanas.
A turma ainda está dividida entre meninos e meninas. Lança o seguinte questionamento: Por que antes de haver um movimento de luta pelos direitos das mulheres não se falava de gênero?
Essa questão pode disparar outra questão: Se não tivesse havido a luta pelo direito das mulheres não haveria a ideologia de gênero?
Para você saber mais:
- HANCOCK, Jaime Rubio. Por que rosa é de menina e azul é de menino? El País. 18 de novembro de 2014. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2014/11/18/ciencia/1416328918_518343.html. Acesso em 13 de abril de 2019.
- SOARES, Wellington. Existe ideologia de gênero na Educação? Nova Escola. 07 de outubro de 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12698/existe-ideologia-de-genero-na-educacao. Acesso em 13 de abril de 2019.
- VICHESSI, Beatriz. Garanta o direitos de todos os alunos ao promover a igualdade de gênero. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/16418/garanta-o-direito-de-todos-os-alunos-ao-promover-igualdade-de-genero. Acesso em 13 de abril de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: projete o slide para os alunos. Deixe com que eles se questionem como pode fazer isso envolvendo as questões de gênero. Imprima a proposta da atividade para os grupos de meninos e meninas.
Atividade Eu não concordo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u2y9v8uA2s6kUuyrfFsNNJzZWTgFfnQKygPzugHxQ8GfeuPeEpNMCYu4jMU4/his5-09und06-eu-nao-concordo.pdf
A folha com a Situação 1 deve ser entregue ao grupo de meninas.
A folha com a Situação 2 deve ser entregue ao grupo de meninos.
Para ler e preencher as folhas o tempo não deve ultrapassar 5 minutos. Após o preenchimento, recolha as folhas e forme um círculo com os alunos, se possível intercale um menino com uma menina.
Leia as situações em voz alta, e agora peça que eles opinem de forma individual sobre as situações, agora meninos e meninas podem opinar nas duas situações.
Siga um roteiro de questões:
- O que mais chamou sua atenção nas duas situações?
- Pode-se dizer que Alex Frank estava agindo errado por não gostar de andar de bicicleta?
- Ana Catarina devia fazer o que a sua avó deseja para ela?
- Como você pode agir para que não haja discriminação com relação aos comportamentos e desejos de meninos e meninas?
Esse momento de discussão será em 10 minutos, e no final exponha a ideia defendida pelo grupo do sexo oposto às situações retratadas.
Para você saber mais:
- HANCOCK, Jaime Rubio. Por que rosa é de menina e azul é de menino? El País. 18 de novembro de 2014. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2014/11/18/ciencia/1416328918_518343.html. Acesso em 13 de abril de 2019.
- SOARES, Wellington. Existe ideologia de gênero na Educação? Nova Escola. 07 de outubro de 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12698/existe-ideologia-de-genero-na-educacao. Acesso em 13 de abril de 2019.
- VICHESSI, Beatriz. Garanta o direitos de todos os alunos ao promover a igualdade de gênero. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/16418/garanta-o-direito-de-todos-os-alunos-ao-promover-igualdade-de-genero. Acesso em 13 de abril de 2019.
- PIERRO, Gabriel di, e ORTIZ, Marília. Gênero fora da Caixa. Instituto Sou da Paz. Disponível em: http://www.soudapaz.org/upload/pdf/genero_fora_da_caixa_web.pdf. Acesso em 13 de abril de 2019.