10350
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Álgebra

Plano de aula - Fatorando expressões algébricas com mais de um fator comum

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Resolver fatoração de expressões algébricas que possuem mais de um fator comum.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Vagner Campeão,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Vagner Campeão

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim



Habilidade da BNCC

EF09MA09:  Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.

Objetivos específicos

Resolver fatoração de expressões algébricas que possuem mais de um fator comum

Conceito-chave

Fatoração de expressões algébricas

Conhecimentos que a turma deve dominar

Distributividade da multiplicação;

Operação de multiplicação com potências de mesma base.

Recursos necessários

Projetor para apresentação dos slides da aula;

Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia para os alunos o objetivo da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 a 6).

Orientação: Relembre os alunos da fatoração por “fator comum”. Leia as falas das personagens nos slides 3 e 4, certificando-se que os alunos compreenderam a ideia de “fator comum”. Mostre a eles que a expressão pode ser fatorada como:

4x² + 12y = 4. X² + 4 . 3y = 4 . (x² + 3y) .

Apresente em seguida a atividade do slide 5, e peça para que os alunos a respondam. Estabeleça um tempo de 2 minutos para que os alunos respondam e em seguida, peça para que algum deles fale a solução que encontrou e como fez para encontrá-la. Se a resposta estiver correta, passe para o slide 6, se não, mostre a resposta correta e discuta com os alunos os possíveis motivos para o erro ter ocorrido.

Espera-se as seguintes respostas>

  • 25 x + 25y² = 25 . (x + y²)
  • 7a² + 14b - 7c = 7a. a + 7a . 2b + 7a . - c = 7a . (a + 2b - c)

Por fim, leia com os alunos as informações do slide 6, concluindo a ideia de “fator comum”.

Propósito: Retomar a multiplicação por agrupamento, evidenciando a fatoração por fator comum.

Discuta com a turma:

  • O que podemos observar de igual nos dois termos da expressão algébrica?
  • Qual o tipo de fatoração que podemos aplicar nessa expressão algébrica?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 a 6).

Orientação: Relembre os alunos da fatoração por “fator comum”. Leia as falas das personagens nos slides 3 e 4, certificando-se que os alunos compreenderam a ideia de “fator comum”. Mostre a eles que a expressão pode ser fatorada como:

4x² + 12y = 4. X² + 4 . 3y = 4 . (x² + 3y) .

Apresente em seguida a atividade do slide 5, e peça para que os alunos a respondam. Estabeleça um tempo de 2 minutos para que os alunos respondam e em seguida, peça para que algum deles fale a solução que encontrou e como fez para encontrá-la. Se a resposta estiver correta, passe para o slide 6, se não, mostre a resposta correta e discuta com os alunos os possíveis motivos para o erro ter ocorrido.

Espera-se as seguintes respostas>

  • 25 x + 25y² = 25 . (x + y²)
  • 7a² + 14b - 7c = 7a. a + 7a . 2b + 7a . - c = 7a . (a + 2b - c)

Por fim, leia com os alunos as informações do slide 6, concluindo a ideia de “fator comum”.

Propósito: Retomar a multiplicação por agrupamento, evidenciando a fatoração por fator comum.

Discuta com a turma:

  • O que podemos observar de igual nos dois termos da expressão algébrica?
  • Qual o tipo de fatoração que podemos aplicar nessa expressão algébrica?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 a 6).

Orientação: Relembre os alunos da fatoração por “fator comum”. Leia as falas das personagens nos slides 3 e 4, certificando-se que os alunos compreenderam a ideia de “fator comum”. Mostre a eles que a expressão pode ser fatorada como:

4x² + 12y = 4. X² + 4 . 3y = 4 . (x² + 3y) .

Apresente em seguida a atividade do slide 5, e peça para que os alunos a respondam. Estabeleça um tempo de 2 minutos para que os alunos respondam e em seguida, peça para que algum deles fale a solução que encontrou e como fez para encontrá-la. Se a resposta estiver correta, passe para o slide 6, se não, mostre a resposta correta e discuta com os alunos os possíveis motivos para o erro ter ocorrido.

Espera-se as seguintes respostas>

  • 25 x + 25y² = 25 . (x + y²)
  • 7a² + 14b - 7c = 7a. a + 7a . 2b + 7a . - c = 7a . (a + 2b - c)

Por fim, leia com os alunos as informações do slide 6, concluindo a ideia de “fator comum”.

Propósito: Retomar a multiplicação por agrupamento, evidenciando a fatoração por fator comum.

Discuta com a turma:

  • O que podemos observar de igual nos dois termos da expressão algébrica?
  • Qual o tipo de fatoração que podemos aplicar nessa expressão algébrica?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 a 6).

Orientação: Relembre os alunos da fatoração por “fator comum”. Leia as falas das personagens nos slides 3 e 4, certificando-se que os alunos compreenderam a ideia de “fator comum”. Mostre a eles que a expressão pode ser fatorada como:

4x² + 12y = 4. X² + 4 . 3y = 4 . (x² + 3y) .

Apresente em seguida a atividade do slide 5, e peça para que os alunos a respondam. Estabeleça um tempo de 2 minutos para que os alunos respondam e em seguida, peça para que algum deles fale a solução que encontrou e como fez para encontrá-la. Se a resposta estiver correta, passe para o slide 6, se não, mostre a resposta correta e discuta com os alunos os possíveis motivos para o erro ter ocorrido.

Espera-se as seguintes respostas>

  • 25 x + 25y² = 25 . (x + y²)
  • 7a² + 14b - 7c = 7a. a + 7a . 2b + 7a . - c = 7a . (a + 2b - c)

Por fim, leia com os alunos as informações do slide 6, concluindo a ideia de “fator comum”.

Propósito: Retomar a multiplicação por agrupamento, evidenciando a fatoração por fator comum.

Discuta com a turma:

  • O que podemos observar de igual nos dois termos da expressão algébrica?
  • Qual o tipo de fatoração que podemos aplicar nessa expressão algébrica?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slide 7 e 8).
Orientação: Faça coletivamente a leitura da situação-problema. Reforce que as distâncias entre os pontos do trajeto são desconhecidas e diferentes, logo serão representadas por incógnitas, neste caso, coloque x e y. Pergunte inicialmente qual distância Carolina percorreria se fizesse o trajeto uma única vez.

No slide 8, leia coletivamente a proposta do personagem. Comente que agora os alunos precisarão usar o cálculo da área do retângulo para descobrir a área que representa a praça. Após os alunos resolverem a atividade, peça para que compartilhem suas resoluções com seus colegas e evidencie que a expressão que representa esta área pode ser fatorada colocando dois fatores em evidência, por meio da fatoração por “fator comum”.

Propósito: Explorar a fatoração de expressões algébricas em que é possível colocar mais de um fator em evidência.

Discuta com a turma:

  • Qual a distância percorrida em uma, duas ou três vezes?
  • Que distância Carolina percorreria somente de A até B e de B até C em uma semana?

Materiais complementares:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slide 7 e 8).
Orientação:
Faça coletivamente a leitura da situação-problema. Reforce que as distâncias entre os pontos do trajeto são desconhecidas e diferentes, logo serão representadas por incógnitas, neste caso, coloque x e y. Pergunte inicialmente qual distância Carolina percorreria se fizesse o trajeto uma única vez.

No slide 8, leia coletivamente a proposta do personagem. Comente que agora os alunos precisarão usar o cálculo da área do retângulo para descobrir a área que representa a praça. Após os alunos resolverem a atividade, peça para que compartilhem suas resoluções com seus colegas e evidencie que a expressão que representa esta área pode ser fatorada colocando dois fatores em evidência, por meio da fatoração por “fator comum”.

Propósito: Explorar a fatoração de expressões algébricas em que é possível colocar mais de um fator em evidência.

Discuta com a turma:

  • Qual a distância percorrida em uma, duas ou três vezes?
  • Que distância Carolina percorreria somente de A até B e de B até C em uma semana?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 9 a 14).

Orientação: Inicie este momento da atividade solicitando que algum dos alunos compartilhe sua resolução no quadro, ainda que esteja errada, pois assim, todos poderão aprender novas estratégias de resolução e como evitar e detectar erros. Após o aluno responder, pergunte aos demais se também resolveram da mesma forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que também possam compartilhar com os colegas.

Em seguida, mostre também os slides 9 a 14, que contém uma possibilidade de resolução para a atividade. Ouça as dúvidas e comentários dos alunos, certifique-se de que compreenderam que o fator comum é aquele que multiplica todos os termos da expressão, podendo ser este também uma incógnita. Enfatize também que pode haver mais de um fator comum em uma expressão.

Verifique com os alunos outras possibilidades, atribuindo valores para k.

Propósito: Discutir a solução da atividade, propondo novos valores e fortalecer o conceito da fatoração por “fator comum” quando existe mais de um fator em evidência.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 9 a 14).

Orientação: Inicie este momento da atividade solicitando que algum dos alunos compartilhe sua resolução no quadro, ainda que esteja errada, pois assim, todos poderão aprender novas estratégias de resolução e como evitar e detectar erros. Após o aluno responder, pergunte aos demais se também resolveram da mesma forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que também possam compartilhar com os colegas.

Em seguida, mostre também os slides 9 a 14, que contém uma possibilidade de resolução para a atividade. Ouça as dúvidas e comentários dos alunos, certifique-se de que compreenderam que o fator comum é aquele que multiplica todos os termos da expressão, podendo ser este também uma incógnita. Enfatize também que pode haver mais de um fator comum em uma expressão.

Verifique com os alunos outras possibilidades, atribuindo valores para k.

Propósito: Discutir a solução da atividade, propondo novos valores e fortalecer o conceito da fatoração por “fator comum” quando existe mais de um fator em evidência.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 9 á 14).

Orientação: Discuta com os alunos a forma fatorada e as relações que possui com as dimensões da praça (2x e x + 3y). Se for necessário efetue o produto de 6k por (x + y) para deixar claro a ideia da igualdade.

Propósito: Discutir a solução da atividade, propondo novos valores e fortalecer o conceito da fatoração por “fator comum” quando existe mais de um fator em evidência.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 9 a 14).

Orientação: Inicie este momento da atividade solicitando que algum dos alunos compartilhe sua resolução no quadro, ainda que esteja errada, pois assim, todos poderão aprender novas estratégias de resolução e como evitar e detectar erros. Após o aluno responder, pergunte aos demais se também resolveram da mesma forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que também possam compartilhar com os colegas.

Em seguida, mostre também os slides 9 a 14, que contém uma possibilidade de resolução para a atividade. Ouça as dúvidas e comentários dos alunos, certifique-se de que compreenderam que o fator comum é aquele que multiplica todos os termos da expressão, podendo ser este também uma incógnita. Enfatize também que pode haver mais de um fator comum em uma expressão.

Verifique com os alunos outras possibilidades, atribuindo valores para k.

Propósito: Discutir a solução da atividade, propondo novos valores e fortalecer o conceito da fatoração por “fator comum” quando existe mais de um fator em evidência.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 9 a 14).

Orientação: Inicie este momento da atividade solicitando que algum dos alunos compartilhe sua resolução no quadro, ainda que esteja errada, pois assim, todos poderão aprender novas estratégias de resolução e como evitar e detectar erros. Após o aluno responder, pergunte aos demais se também resolveram da mesma forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que também possam compartilhar com os colegas.

Em seguida, mostre também os slides 9 a 14, que contém uma possibilidade de resolução para a atividade. Ouça as dúvidas e comentários dos alunos, certifique-se de que compreenderam que o fator comum é aquele que multiplica todos os termos da expressão, podendo ser este também uma incógnita. Enfatize também que pode haver mais de um fator comum em uma expressão.

Verifique com os alunos outras possibilidades, atribuindo valores para k.

Propósito: Discutir a solução da atividade, propondo novos valores e fortalecer o conceito da fatoração por “fator comum” quando existe mais de um fator em evidência.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 9 a 14).

Orientação: Inicie este momento da atividade solicitando que algum dos alunos compartilhe sua resolução no quadro, ainda que esteja errada, pois assim, todos poderão aprender novas estratégias de resolução e como evitar e detectar erros. Após o aluno responder, pergunte aos demais se também resolveram da mesma forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que também possam compartilhar com os colegas.

Em seguida, mostre também os slides 9 a 14, que contém uma possibilidade de resolução para a atividade. Ouça as dúvidas e comentários dos alunos, certifique-se de que compreenderam que o fator comum é aquele que multiplica todos os termos da expressão, podendo ser este também uma incógnita. Enfatize também que pode haver mais de um fator comum em uma expressão.

Verifique com os alunos outras possibilidades, atribuindo valores para k.

Propósito: Discutir a solução da atividade, propondo novos valores e fortalecer o conceito da fatoração por “fator comum” quando existe mais de um fator em evidência.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Procure neste momento deixar claro a ideia principal desta atividade: é possível identificar mais de um fator comum a todos os termos de uma expressão algébrica, podendo haver três, quatro ou mais termos.

Propósito: Reforçar as aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete e/ou imprima a atividade para os alunos. Para respondê-la, o aluno pode dividir a figura em quadrados e retângulos menores para verificar a área de cada uma das partes. Uma outra possibilidade é completar a figura, formando um retângulo que contorne o modelo e depois extrair a região que não faz parte dele. De todo modo, espera-se que ele chegue em uma expressão igual ou equivalente à 4b²+2ab+4b. Tal expressão possui como fatores comuns o “2” e o “b” e pode ser fatorada do seguinte modo 2b(2b+a+2).

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias foram usadas para definir a expressão para a área da letra F?
  • Quais são os fatores comuns da expressão encontrada? Justifique.

Materiais complementares:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia para os alunos o objetivo da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Vagner Campeão

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim



Habilidade da BNCC

EF09MA09:  Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.

Objetivos específicos

Resolver fatoração de expressões algébricas que possuem mais de um fator comum

Conceito-chave

Fatoração de expressões algébricas

Conhecimentos que a turma deve dominar

Distributividade da multiplicação;

Operação de multiplicação com potências de mesma base.

Recursos necessários

Projetor para apresentação dos slides da aula;

Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 a 6).

Orientação: Relembre os alunos da fatoração por “fator comum”. Leia as falas das personagens nos slides 3 e 4, certificando-se que os alunos compreenderam a ideia de “fator comum”. Mostre a eles que a expressão pode ser fatorada como:

4x² + 12y = 4. X² + 4 . 3y = 4 . (x² + 3y) .

Apresente em seguida a atividade do slide 5, e peça para que os alunos a respondam. Estabeleça um tempo de 2 minutos para que os alunos respondam e em seguida, peça para que algum deles fale a solução que encontrou e como fez para encontrá-la. Se a resposta estiver correta, passe para o slide 6, se não, mostre a resposta correta e discuta com os alunos os possíveis motivos para o erro ter ocorrido.

Espera-se as seguintes respostas>

  • 25 x + 25y² = 25 . (x + y²)
  • 7a² + 14b - 7c = 7a. a + 7a . 2b + 7a . - c = 7a . (a + 2b - c)

Por fim, leia com os alunos as informações do slide 6, concluindo a ideia de “fator comum”.

Propósito: Retomar a multiplicação por agrupamento, evidenciando a fatoração por fator comum.

Discuta com a turma:

  • O que podemos observar de igual nos dois termos da expressão algébrica?
  • Qual o tipo de fatoração que podemos aplicar nessa expressão algébrica?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 a 6).

Orientação: Relembre os alunos da fatoração por “fator comum”. Leia as falas das personagens nos slides 3 e 4, certificando-se que os alunos compreenderam a ideia de “fator comum”. Mostre a eles que a expressão pode ser fatorada como:

4x² + 12y = 4. X² + 4 . 3y = 4 . (x² + 3y) .

Apresente em seguida a atividade do slide 5, e peça para que os alunos a respondam. Estabeleça um tempo de 2 minutos para que os alunos respondam e em seguida, peça para que algum deles fale a solução que encontrou e como fez para encontrá-la. Se a resposta estiver correta, passe para o slide 6, se não, mostre a resposta correta e discuta com os alunos os possíveis motivos para o erro ter ocorrido.

Espera-se as seguintes respostas>

  • 25 x + 25y² = 25 . (x + y²)
  • 7a² + 14b - 7c = 7a. a + 7a . 2b + 7a . - c = 7a . (a + 2b - c)

Por fim, leia com os alunos as informações do slide 6, concluindo a ideia de “fator comum”.

Propósito: Retomar a multiplicação por agrupamento, evidenciando a fatoração por fator comum.

Discuta com a turma:

  • O que podemos observar de igual nos dois termos da expressão algébrica?
  • Qual o tipo de fatoração que podemos aplicar nessa expressão algébrica?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 a 6).

Orientação: Relembre os alunos da fatoração por “fator comum”. Leia as falas das personagens nos slides 3 e 4, certificando-se que os alunos compreenderam a ideia de “fator comum”. Mostre a eles que a expressão pode ser fatorada como:

4x² + 12y = 4. X² + 4 . 3y = 4 . (x² + 3y) .

Apresente em seguida a atividade do slide 5, e peça para que os alunos a respondam. Estabeleça um tempo de 2 minutos para que os alunos respondam e em seguida, peça para que algum deles fale a solução que encontrou e como fez para encontrá-la. Se a resposta estiver correta, passe para o slide 6, se não, mostre a resposta correta e discuta com os alunos os possíveis motivos para o erro ter ocorrido.

Espera-se as seguintes respostas>

  • 25 x + 25y² = 25 . (x + y²)
  • 7a² + 14b - 7c = 7a. a + 7a . 2b + 7a . - c = 7a . (a + 2b - c)

Por fim, leia com os alunos as informações do slide 6, concluindo a ideia de “fator comum”.

Propósito: Retomar a multiplicação por agrupamento, evidenciando a fatoração por fator comum.

Discuta com a turma:

  • O que podemos observar de igual nos dois termos da expressão algébrica?
  • Qual o tipo de fatoração que podemos aplicar nessa expressão algébrica?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 a 6).

Orientação: Relembre os alunos da fatoração por “fator comum”. Leia as falas das personagens nos slides 3 e 4, certificando-se que os alunos compreenderam a ideia de “fator comum”. Mostre a eles que a expressão pode ser fatorada como:

4x² + 12y = 4. X² + 4 . 3y = 4 . (x² + 3y) .

Apresente em seguida a atividade do slide 5, e peça para que os alunos a respondam. Estabeleça um tempo de 2 minutos para que os alunos respondam e em seguida, peça para que algum deles fale a solução que encontrou e como fez para encontrá-la. Se a resposta estiver correta, passe para o slide 6, se não, mostre a resposta correta e discuta com os alunos os possíveis motivos para o erro ter ocorrido.

Espera-se as seguintes respostas>

  • 25 x + 25y² = 25 . (x + y²)
  • 7a² + 14b - 7c = 7a. a + 7a . 2b + 7a . - c = 7a . (a + 2b - c)

Por fim, leia com os alunos as informações do slide 6, concluindo a ideia de “fator comum”.

Propósito: Retomar a multiplicação por agrupamento, evidenciando a fatoração por fator comum.

Discuta com a turma:

  • O que podemos observar de igual nos dois termos da expressão algébrica?
  • Qual o tipo de fatoração que podemos aplicar nessa expressão algébrica?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slide 7 e 8).
Orientação: Faça coletivamente a leitura da situação-problema. Reforce que as distâncias entre os pontos do trajeto são desconhecidas e diferentes, logo serão representadas por incógnitas, neste caso, coloque x e y. Pergunte inicialmente qual distância Carolina percorreria se fizesse o trajeto uma única vez.

No slide 8, leia coletivamente a proposta do personagem. Comente que agora os alunos precisarão usar o cálculo da área do retângulo para descobrir a área que representa a praça. Após os alunos resolverem a atividade, peça para que compartilhem suas resoluções com seus colegas e evidencie que a expressão que representa esta área pode ser fatorada colocando dois fatores em evidência, por meio da fatoração por “fator comum”.

Propósito: Explorar a fatoração de expressões algébricas em que é possível colocar mais de um fator em evidência.

Discuta com a turma:

  • Qual a distância percorrida em uma, duas ou três vezes?
  • Que distância Carolina percorreria somente de A até B e de B até C em uma semana?

Materiais complementares:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slide 7 e 8).
Orientação:
Faça coletivamente a leitura da situação-problema. Reforce que as distâncias entre os pontos do trajeto são desconhecidas e diferentes, logo serão representadas por incógnitas, neste caso, coloque x e y. Pergunte inicialmente qual distância Carolina percorreria se fizesse o trajeto uma única vez.

No slide 8, leia coletivamente a proposta do personagem. Comente que agora os alunos precisarão usar o cálculo da área do retângulo para descobrir a área que representa a praça. Após os alunos resolverem a atividade, peça para que compartilhem suas resoluções com seus colegas e evidencie que a expressão que representa esta área pode ser fatorada colocando dois fatores em evidência, por meio da fatoração por “fator comum”.

Propósito: Explorar a fatoração de expressões algébricas em que é possível colocar mais de um fator em evidência.

Discuta com a turma:

  • Qual a distância percorrida em uma, duas ou três vezes?
  • Que distância Carolina percorreria somente de A até B e de B até C em uma semana?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 9 a 14).

Orientação: Inicie este momento da atividade solicitando que algum dos alunos compartilhe sua resolução no quadro, ainda que esteja errada, pois assim, todos poderão aprender novas estratégias de resolução e como evitar e detectar erros. Após o aluno responder, pergunte aos demais se também resolveram da mesma forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que também possam compartilhar com os colegas.

Em seguida, mostre também os slides 9 a 14, que contém uma possibilidade de resolução para a atividade. Ouça as dúvidas e comentários dos alunos, certifique-se de que compreenderam que o fator comum é aquele que multiplica todos os termos da expressão, podendo ser este também uma incógnita. Enfatize também que pode haver mais de um fator comum em uma expressão.

Verifique com os alunos outras possibilidades, atribuindo valores para k.

Propósito: Discutir a solução da atividade, propondo novos valores e fortalecer o conceito da fatoração por “fator comum” quando existe mais de um fator em evidência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 9 a 14).

Orientação: Inicie este momento da atividade solicitando que algum dos alunos compartilhe sua resolução no quadro, ainda que esteja errada, pois assim, todos poderão aprender novas estratégias de resolução e como evitar e detectar erros. Após o aluno responder, pergunte aos demais se também resolveram da mesma forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que também possam compartilhar com os colegas.

Em seguida, mostre também os slides 9 a 14, que contém uma possibilidade de resolução para a atividade. Ouça as dúvidas e comentários dos alunos, certifique-se de que compreenderam que o fator comum é aquele que multiplica todos os termos da expressão, podendo ser este também uma incógnita. Enfatize também que pode haver mais de um fator comum em uma expressão.

Verifique com os alunos outras possibilidades, atribuindo valores para k.

Propósito: Discutir a solução da atividade, propondo novos valores e fortalecer o conceito da fatoração por “fator comum” quando existe mais de um fator em evidência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 9 á 14).

Orientação: Discuta com os alunos a forma fatorada e as relações que possui com as dimensões da praça (2x e x + 3y). Se for necessário efetue o produto de 6k por (x + y) para deixar claro a ideia da igualdade.

Propósito: Discutir a solução da atividade, propondo novos valores e fortalecer o conceito da fatoração por “fator comum” quando existe mais de um fator em evidência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 9 a 14).

Orientação: Inicie este momento da atividade solicitando que algum dos alunos compartilhe sua resolução no quadro, ainda que esteja errada, pois assim, todos poderão aprender novas estratégias de resolução e como evitar e detectar erros. Após o aluno responder, pergunte aos demais se também resolveram da mesma forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que também possam compartilhar com os colegas.

Em seguida, mostre também os slides 9 a 14, que contém uma possibilidade de resolução para a atividade. Ouça as dúvidas e comentários dos alunos, certifique-se de que compreenderam que o fator comum é aquele que multiplica todos os termos da expressão, podendo ser este também uma incógnita. Enfatize também que pode haver mais de um fator comum em uma expressão.

Verifique com os alunos outras possibilidades, atribuindo valores para k.

Propósito: Discutir a solução da atividade, propondo novos valores e fortalecer o conceito da fatoração por “fator comum” quando existe mais de um fator em evidência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 9 a 14).

Orientação: Inicie este momento da atividade solicitando que algum dos alunos compartilhe sua resolução no quadro, ainda que esteja errada, pois assim, todos poderão aprender novas estratégias de resolução e como evitar e detectar erros. Após o aluno responder, pergunte aos demais se também resolveram da mesma forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que também possam compartilhar com os colegas.

Em seguida, mostre também os slides 9 a 14, que contém uma possibilidade de resolução para a atividade. Ouça as dúvidas e comentários dos alunos, certifique-se de que compreenderam que o fator comum é aquele que multiplica todos os termos da expressão, podendo ser este também uma incógnita. Enfatize também que pode haver mais de um fator comum em uma expressão.

Verifique com os alunos outras possibilidades, atribuindo valores para k.

Propósito: Discutir a solução da atividade, propondo novos valores e fortalecer o conceito da fatoração por “fator comum” quando existe mais de um fator em evidência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 9 a 14).

Orientação: Inicie este momento da atividade solicitando que algum dos alunos compartilhe sua resolução no quadro, ainda que esteja errada, pois assim, todos poderão aprender novas estratégias de resolução e como evitar e detectar erros. Após o aluno responder, pergunte aos demais se também resolveram da mesma forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que também possam compartilhar com os colegas.

Em seguida, mostre também os slides 9 a 14, que contém uma possibilidade de resolução para a atividade. Ouça as dúvidas e comentários dos alunos, certifique-se de que compreenderam que o fator comum é aquele que multiplica todos os termos da expressão, podendo ser este também uma incógnita. Enfatize também que pode haver mais de um fator comum em uma expressão.

Verifique com os alunos outras possibilidades, atribuindo valores para k.

Propósito: Discutir a solução da atividade, propondo novos valores e fortalecer o conceito da fatoração por “fator comum” quando existe mais de um fator em evidência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Procure neste momento deixar claro a ideia principal desta atividade: é possível identificar mais de um fator comum a todos os termos de uma expressão algébrica, podendo haver três, quatro ou mais termos.

Propósito: Reforçar as aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete e/ou imprima a atividade para os alunos. Para respondê-la, o aluno pode dividir a figura em quadrados e retângulos menores para verificar a área de cada uma das partes. Uma outra possibilidade é completar a figura, formando um retângulo que contorne o modelo e depois extrair a região que não faz parte dele. De todo modo, espera-se que ele chegue em uma expressão igual ou equivalente à 4b²+2ab+4b. Tal expressão possui como fatores comuns o “2” e o “b” e pode ser fatorada do seguinte modo 2b(2b+a+2).

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias foram usadas para definir a expressão para a área da letra F?
  • Quais são os fatores comuns da expressão encontrada? Justifique.

Materiais complementares:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 9º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem como explorar a fatoração de termos com fator em comum, diferença entre dois quadrados e trinômio do quadrado perfeito, relacionando-os com os produtos notáveis; resolver equações quadráticas; explorar o uso da proporcionalidade entre grandezas de diferentes espécies; analisar regularidades que levem à representação algébrica de uma função; explorar o conceito de função e sua representação gráfica.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano