17487
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Cidades e migrações: impactos nas regiões de entrada e de saída

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Cidades e migrações: impactos nas regiões de entrada e de saída

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Afonso De Borborema

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI11de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Aparelho de projeção para os slides ou material complementar
  • Folhas impressas para o fluxograma
  • Folhas em branco para criar o fluxograma
  • Material de desenho para fazer o fluxograma.

Material complementar:

Placas para o fluxograma

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jt5H7dT77q8UMcUcfyuW3GGWZpHh77KCQJbe6vgSCsCpFEkWNXg5kvkXGv7M/his4-11und09-placas-para-o-fluxograma.pdf

Cidade de de Igatu - Bahia

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dWF9qJYGhuWUvvKY3QAHs8GZ7d5r7ZK44QEmw4675A3JQzSZhtCK5HNuEsCf/his4-11und09-cidade-de-igatu-bahia.pdf

Manaus - Amazônia

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QjH6dDS5N65Ac72p4fbswaDp22Z3mfbPfQdUxzGJ6kVzq3kNqT9qypGwvAuC/his4-11und09-manaus-amazonia.pdf

Niterói - Rio de Janeiro

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/42xBf33r2t9Rhdsa9a49dRHqeYqajjBtXJymP6dyuFz2NT6sBKB8Xdxct7Kg/his4-11und09-niteroi-rio-de-janeiro.pdf

Para você saber mais:

Não é somente a cidade que recebe os imigrantes que sofre as consequências desse movimento migratório. As regiões de saída também passam por profundas transformações.

Nessa aula, o aluno participará de um fluxograma animado como se fosse um jogo, onde alguns alunos são analistas dos dados apresentados pelo professor e suas respostas movimentam as demais crianças. Através dessa atividade o aluno deve perceber, de maneira lúdica, algumas causas e consequências dos movimentos migratórios em ambas as regiões.

Em seguida, a partir de três casos, de cidades que foram e ainda são marcadas por estes processos: Igatu, na Bahia, foi uma importante cidade durante a extração de diamantes porém quase desapareceu restando algumas casas, muitas ruínas e menos de 500 habitantes que vivem, principalmente, de turismo.

Manaus, capital da Amazônia, recebeu várias levas de imigrantes desde sua fundação na época das capitanias hereditárias, ao longo da extração da borracha, da construção da Zona Franca e atualmente sofre negativamente com a chegada em massa de haitianos e venezuelanos.

Niterói, no Rio de Janeiro, é considerada uma das 10 melhores cidades do Brasil para se viver. No entanto, ela atrai idosos e repele jovens. Esses mesmos idosos trouxeram profundas transformações estruturais na cidade ao mesmo tempo que injeta dinheiro na economia de comércio, serviços e turismo com suas aposentadorias.

Para concluir a aula, os alunos devem revisar o que aprenderam criando um fluxograma em duplas. Essa atividade gera autonomia, sistematização da aula e o uso de um instrumento novo: o fluxograma.

10 cidades excelentes para se viver no Brasil. Por Patrícia Smaniotto. Disponível em https://www.homify.com.br/livros_de_ideias/4448915/10-cidades-excelentes-para-se-viver-no-brasil-com-dados-e-estatisticas Acesso em 22 de abril de 2019.

Site da professora de Geografia, Sara Pitães Azevedo Gonçalves sobre como dar um foco diferente aos temas do conteúdo escolar. Nesse texto, você pode conferir os dois lados sobre o que ocorre na emigração e na imigração. Disponível em: https://sites.google.com/a/agvv.edu.pt/geo-dinamica/conteudos-temas/8o-ano/migracoes/visita-virtual/4--consequencias-das-migracoes Acesso em 15/03/ 2019.

Emigração brasileira. Por Wagner de Cerqueira e Francisco. Disponível em https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/migracoes-no-brasil.htm Acesso em 20 de abril de 2019.

Os migrantes de hoje. Por BBC. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml Acesso em 19 de abril de 2019.

Movimentos migratórios: entenda as dinâmicas demográficas! Por Raquel Brito. Disponível em: https://www.stoodi.com.br/blog/2018/07/19/movimentos-migratorios/ Acesso em 15 de março de 2019.

IGATU, A “MACHU PICCHU” DA CHAPADA DIAMANTINA. Por Joelza Ester Domingues. Disponível em:https://ensinarhistoriajoelza.com.br/igatu-chapada-diamantina/ Acesso em 29 de abril de 2019.

Há quase 10 anos, Manaus é rota de imigrantes vítimas da fome e catástrofes naturais. Por G1 AM. DIsponível em https://g1.globo.com/am/amazonas/manaus-de-todas-as-cores/2017/noticia/ha-quase-10-anos-manaus-e-rota-de-refugiados-vitimas-da-fome-e-catastrofes-naturais.ghtml Acesso em 29 de abril de 2019.

Estudo mostrará o impacto das imigrações para o crescimento populacional de Manaus. Por Ada Lima - Agência FAPEAM. Disponível em

http://www.fapeam.am.gov.br/estudo-mostrara-o-impacto-das-imigracoes-para-o-crescimento-populacional-de-manaus/ Acesso em 29 de abril de 2019.

Bumba meu boi. Por Bumba meu boi. Disponível em http://bumba-meu-boi.info/ Acesso em 29 de abril de 2019.

As cidades mais envelhecidas do Brasil. Por José Eustáquio Diniz Alves Disponível em https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/as-cidades-mais-envelhecidas-do-brasil/ Acesso em 29 de abril de 2019.

População idosa chega a 18,8% em Niterói. Por Giovanni Mourão. Disponível em https://oglobo.globo.com/rio/bairros/populacao-idosa-chega-188-em-niteroi-23029228 Acesso em 29 de abril de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Disponha a turma em um grande meio círculo que dê espaço para o movimento das crianças na frente do grupo. Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Essa primeira conversa, visa explicar e aproximar o aluno da temática, fazendo com que este seja motivado e instigado pelo novo conteúdo. Utilize esse momento para perceber o conhecimento que cada aluno já detém sobre os assuntos tratados, exemplos dados por eles podem ser recuperados no decorrer da aula. Faça questões como:

  • O que é migração? Caso não saibam peça para que dois alunos procurem no dicionário e ler em voz alta para a turma.
  • Que consequências são ocasionadas nas regiões de onde saem as pessoas?
  • Que consequências podem ocorrer nas regiões que recebem as pessoas? Permita e motive as repostas dos alunos, elas poderão ser retomadas ao longo da aula.

Para você saber mais:

Significado da palavra migração. Por Significados. Disponível em https://www.significados.com.br/migracao/ Acesso em 22 de abril de 2019.

Movimentos migratórios: entenda as dinâmicas demográficas! Por Raquel Brito. Disponível em: https://www.stoodi.com.br/blog/2018/07/19/movimentos-migratorios/ Acesso em 15 de março de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Explique aos alunos que eles irão construir um fluxograma, ou seja um diagrama com indicações de movimentações. Porém, ele será animado, utilizando os alunos como indicadores e analistas. Leia o slide com eles e distribua o material impresso: crianças, jovens, adultos e setas. Eles devem se movimentar de acordo com os dados que estão sendo fornecidos pelos analistas. Caso a turma seja pequena, utilize todos os alunos. Se a turma for grande selecione ao menos 12 para compor o fluxograma e o restante os moverá com suas orientações.

A divisão de placas entre as crianças devem seguir um padrão. Por exemplo:

  • 4 adultos ou 5 adultos
  • 4 idosos ou 5 idosos
  • 3 crianças ou 4 crianças

Para você saber mais:

Significado da palavra fluxograma. Por Significado. Disponível em https://www.significados.com.br/?s=fluxograma+. Acesso em 21 de abril de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Os alunos que irão fazer parte do fluxograma devem estar em pé, os demais sentados em seus lugares. Apresente o slide ou copie no quadro ou desenhe no chão. Em qualquer uma das alternativas, deve ter espaço para o deslocamento das crianças.

Entregue as placas para os alunos, posicionando o aluno com a placa de seta no meio, entre as “cidades”. Deve ser dividido igualmente entre as duas cidades o número de jovens e adultos e duas crianças: uma em cada cidade, as demais placas escrito crianças esperam para entrar. Inicie as orientações:

  • Quem se desloca jovens, adultos ou crianças? Explique que normalmente, em uma migração, os jovens são a maioria, pois estão em busca de emprego e tem maior facilidade. Muitas vezes quando os idosos se mudam vão em busca de melhores condições como cidades menos violentas, mais seguras. Até mesmo em caso de seca ou guerra os idosos insistem mais tempo em permanece na região por diversos fatores.
  • Primeiro dado: a cidade 1 começa a ter desemprego e a cidade 2 tem mais chance de emprego. Para que direção vai a seta da migração? Peça para que os alunos indiquem a cidade e o aluno com a seta deve apontá-la.
  • Quem irá para a cidade 2? Metade dos “jovens” então se deslocam.
  • A cidade 2 é menos violenta e aceita melhor os imigrantes. Para onde essa população pode se deslocar? Novamente os alunos devem responder para a cidade 2 e a seta deve continuar apontando para ela. Desloque o restante dos jovens ou a maioria deles.
  • Em qual cidade tem mais jovens? Então, onde nascerão crianças? Devem responder na cidade 2. Desloque as “crianças” e inclua as crianças que ainda não haviam participado.
  • O que ocorreu na cidade 1? Os alunos devem constatar que a população envelheceu e diminuiu.
  • Essa cidade terá dificuldades. Quais? Como será seu crescimento e mão de obra?
  • Será que a violência e o desemprego diminuiu?
  • E na cidade 2? O que ocorreu? Os alunos devem perceber o aumento da população, aumento dos jovens e crianças.
  • Será que a violência pode ter aumentado? Pode ocorrer desemprego? Converse com os alunos sobre esses problemas trazidos pelo inchaço urbano, porém tenha o cuidado de também mostrar o lado bom da imigração: diversidade cultural, novas tecnologias, rejuvenescimento da população.
  • Algumas pessoas voltariam para a cidade 1? Por quê? Provavelmente responderam que sim, porque melhoraram as condições. A seta deve virar para a cidade 1 e alguns devem se deslocar.
  • Se houver uma guerra na cidade 2. O que ocorre? Mais pessoas devem se deslocar para a cidade 1.

Você pode finalizar o fluxograma ou utilizar mais algumas situações como: terremoto, seca, perseguição religiosa, encontraram novas jazidas de petróleo, a economia cresceu e etc. Fazendo com se desloquem várias vezes e que movimentem a seta.

O objetivo do fluxograma é que os alunos percebam que durante os movimentos migratórios as regiões de saída quanto as de destino ou acolhimento sofrem consequências. Para concluir esta atividade, pergunte: Quem é mais afetado a cidade de saída ou a de entrada?

Fonte:

By Pedroepaulo - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=76354534

By C goulao at Portuguese Wikipedia - Transferred from pt.wikipedia to Commons., Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1827830

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Leia o slide junto com a turma. Acrescente as informações de que no início do século XX a mineração sofreu a concorrência da extração de diamantes na África e a abolição da escravidão, em 1970 o garimpo foi mecanizado e em 1996 o garimpo foi fechado. Faça algumas perguntas para melhor compreensão e interações:

  • O que houve com esta cidade?
  • Por que ela cresceu? Por que diminuiu a população? Os alunos devem perceber que ela cresceu e prosperou devido aos imigrantes atraídos pela mineração e acabou sendo muito reduzida após os problemas da mineração como competição internacional, mecanização que diminui a oferta de mão de obra. Ou seja, uma cidade que foi de atração e depois de repulsão.

Fonte:

By Paiivaleiite - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=51297672 Acesso em 29 de abril de 2019.

By Chico Ferreira https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=igatu&title=Special:Search&profile=advanced&fulltext=1&advancedSearch-current=%7B%7D&ns0=1&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1&searchToken=7qm9ycdv3gd1e8l9rh16j9qak#%2Fmedia%2FFile%3AIgatu%2C_Bahia_-_panoramio.jpg Acesso em 29 de abril de 2019.

CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=40560 Acesso em 29 de abril de 2019.

Para você saber mais:

IGATU, A “MACHU PICCHU” DA CHAPADA DIAMANTINA. Por Joelza Ester Domingues. Disponível em:https://ensinarhistoriajoelza.com.br/igatu-chapada-diamantina/ Acesso em 29 de abril de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia em voz alta junto com a turma motivando a interação e análise do texto e das imagens com perguntas como:

  • Pelas imagens, parece que Manaus é uma cidade grande ou pequena? Justifique.
  • Imigrantes de que origem chegaram na cidade antes do século XXI? Tantos imigrantes de lugares diferentes devem ter tido qual impacto na cultura de manauara? Seu nome deve-se a etnia manaó, mas será que sua cultura é 100% indígena? Os alunos devem perceber a riqueza cultural da cidade no encontro de tantas culturas diferentes que a fizeram cosmopolita e plural. Com arquitetura europeia, gastronomia indígena, mas que dança o forró nordestino e o Bumba meu boi.
  • A ZFM é a Zona Franca de Manaus uma região industrial que atraiu muitos imigrantes. Essas primeiras imigrações foram benéficas para a cidade? A turma deve perceber que a cidade cresceu e prosperou.
  • O texto mostra o novo elemento imigrante após 2010: os haitianos que saem de seu país que havia sido destruído por um terremoto e os venezuelanos que fogem de uma crise econômica severa que está causando a escassez de produtos básicos como alimento e medicamentos. Porém, ao ler o texto podemos perceber que esses imigrantes não são o problema. Qual é o problema? A turma não deve considerar os imigrantes um problema, afinal mudar de país, deixar casa e família é um processo doloroso, porém o problema está em um fluxo imigratório em massa para uma cidade que mesmo sendo capital, não comportava tantas pessoas.

Fonte:

By DERIVALDO MOTA DA SILVA - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=43830575 Acesso em 29 de abril de 2019.

Wikimedia commons https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3d/Manaus_Centro.JPG Acesso em 29 de abril de 2019.

CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=365102 Acesso em 29 de abril de 2019.

Para você saber mais:

Há quase 10 anos, Manaus é rota de imigrantes vítimas da fome e catástrofes naturais. Por G1 AM. Disponível em https://g1.globo.com/am/amazonas/manaus-de-todas-as-cores/2017/noticia/ha-quase-10-anos-manaus-e-rota-de-refugiados-vitimas-da-fome-e-catastrofes-naturais.ghtml Acesso em 29 de abril de 2019.

Estudo mostrará o impacto das imigrações para o crescimento populacional de Manaus. Por Ada Lima - Agência FAPEAM. Disponível em

http://www.fapeam.am.gov.br/estudo-mostrara-o-impacto-das-imigracoes-para-o-crescimento-populacional-de-manaus/ Acesso em 29 de abril de 2019.

Bumba meu boi. Por Bumba meu boi. Disponível em http://bumba-meu-boi.info/ Acesso em 29 de abril de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o texto junto com os alunos. Em Niterói, ocorre a imigração de idosos e a emigração de jovens. Faça algumas perguntas como:

  • O que os idosos buscam em Niterói?
  • O que os jovens buscam no Rio de Janeiro? Quais seriam os atrativos do grande centro? Converse com os alunos, além de emprego, os jovens normalmente querem lugares com maior agitação.
  • Quais serão os problemas gerados pelo aumento da população dos idosos?
  • Ouça as respostas dos alunos e, em seguida, explique que é necessário uma adaptação da cidade diante de suas necessidades, como rampas, elevadores exclusivos, Centro de Atendimento de Idosos, criação da Secretaria do Idoso.
  • Carência de mão de obra com a falta de jovens para trabalhar
  • Não podemos esquecer que houve um aumento de aquecimento do mercado ao município, já que os aposentados possuem renda e não são desempregados

Fonte:

Por SandraHelenaImagem - Trabalho próprio pelo carregador, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=33062063 Acesso em 29 de abril de 2019.

CC BY-SA 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=543945 Acesso em 29 de abril de 2019.

Para você saber mais:

As cidades mais envelhecidas do Brasil. Por José Eustáquio Diniz Alves Disponível em https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/as-cidades-mais-envelhecidas-do-brasil/ Acesso em 29 de abril de 2019.

População idosa chega a 18,8% em Niterói. Por Giovanni Mourão. Disponível em https://oglobo.globo.com/rio/bairros/populacao-idosa-chega-188-em-niteroi-23029228 Acesso em 29 de abril de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Apresente o slide para os alunos ou desenhe-o no quadro, convidando-os a fazer um fluxograma como no início da aula, porém, agora, no papel. Mostre para eles o exemplo e diga que além desta forma podem também inserir desenhos ou símbolos como: bonecos, casas, armas para guerras e etc, devidamente.

Divida-os em duplas entregando uma folha de papel A4 para cada dupla e explique que deverão inventar duas cidades seguindo os seguintes passos:

  • Dê um título
  • Nomeia as cidades
  • Desenha-as
  • Lembre de 4 causas para o deslocamento populacional visto em aula (positivas e negativas)
  • Crie setas mostrando o sentido desse deslocamento, escrevendo sua causa embaixo.

Ao terminarem, as duplas devem explicar seu fluxograma para a turma e expor em um mural.

Como adequar à sua realidade: Caso seja possível fazer uma pesquisa prévia, leve os dados de fluxo migratório da sua região e ajude-os a fazer o fluxograma local.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI11de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Aparelho de projeção para os slides ou material complementar
  • Folhas impressas para o fluxograma
  • Folhas em branco para criar o fluxograma
  • Material de desenho para fazer o fluxograma.

Material complementar:

Placas para o fluxograma

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jt5H7dT77q8UMcUcfyuW3GGWZpHh77KCQJbe6vgSCsCpFEkWNXg5kvkXGv7M/his4-11und09-placas-para-o-fluxograma.pdf

Cidade de de Igatu - Bahia

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dWF9qJYGhuWUvvKY3QAHs8GZ7d5r7ZK44QEmw4675A3JQzSZhtCK5HNuEsCf/his4-11und09-cidade-de-igatu-bahia.pdf

Manaus - Amazônia

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QjH6dDS5N65Ac72p4fbswaDp22Z3mfbPfQdUxzGJ6kVzq3kNqT9qypGwvAuC/his4-11und09-manaus-amazonia.pdf

Niterói - Rio de Janeiro

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/42xBf33r2t9Rhdsa9a49dRHqeYqajjBtXJymP6dyuFz2NT6sBKB8Xdxct7Kg/his4-11und09-niteroi-rio-de-janeiro.pdf

Para você saber mais:

Não é somente a cidade que recebe os imigrantes que sofre as consequências desse movimento migratório. As regiões de saída também passam por profundas transformações.

Nessa aula, o aluno participará de um fluxograma animado como se fosse um jogo, onde alguns alunos são analistas dos dados apresentados pelo professor e suas respostas movimentam as demais crianças. Através dessa atividade o aluno deve perceber, de maneira lúdica, algumas causas e consequências dos movimentos migratórios em ambas as regiões.

Em seguida, a partir de três casos, de cidades que foram e ainda são marcadas por estes processos: Igatu, na Bahia, foi uma importante cidade durante a extração de diamantes porém quase desapareceu restando algumas casas, muitas ruínas e menos de 500 habitantes que vivem, principalmente, de turismo.

Manaus, capital da Amazônia, recebeu várias levas de imigrantes desde sua fundação na época das capitanias hereditárias, ao longo da extração da borracha, da construção da Zona Franca e atualmente sofre negativamente com a chegada em massa de haitianos e venezuelanos.

Niterói, no Rio de Janeiro, é considerada uma das 10 melhores cidades do Brasil para se viver. No entanto, ela atrai idosos e repele jovens. Esses mesmos idosos trouxeram profundas transformações estruturais na cidade ao mesmo tempo que injeta dinheiro na economia de comércio, serviços e turismo com suas aposentadorias.

Para concluir a aula, os alunos devem revisar o que aprenderam criando um fluxograma em duplas. Essa atividade gera autonomia, sistematização da aula e o uso de um instrumento novo: o fluxograma.

10 cidades excelentes para se viver no Brasil. Por Patrícia Smaniotto. Disponível em https://www.homify.com.br/livros_de_ideias/4448915/10-cidades-excelentes-para-se-viver-no-brasil-com-dados-e-estatisticas Acesso em 22 de abril de 2019.

Site da professora de Geografia, Sara Pitães Azevedo Gonçalves sobre como dar um foco diferente aos temas do conteúdo escolar. Nesse texto, você pode conferir os dois lados sobre o que ocorre na emigração e na imigração. Disponível em: https://sites.google.com/a/agvv.edu.pt/geo-dinamica/conteudos-temas/8o-ano/migracoes/visita-virtual/4--consequencias-das-migracoes Acesso em 15/03/ 2019.

Emigração brasileira. Por Wagner de Cerqueira e Francisco. Disponível em https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/migracoes-no-brasil.htm Acesso em 20 de abril de 2019.

Os migrantes de hoje. Por BBC. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml Acesso em 19 de abril de 2019.

Movimentos migratórios: entenda as dinâmicas demográficas! Por Raquel Brito. Disponível em: https://www.stoodi.com.br/blog/2018/07/19/movimentos-migratorios/ Acesso em 15 de março de 2019.

IGATU, A “MACHU PICCHU” DA CHAPADA DIAMANTINA. Por Joelza Ester Domingues. Disponível em:https://ensinarhistoriajoelza.com.br/igatu-chapada-diamantina/ Acesso em 29 de abril de 2019.

Há quase 10 anos, Manaus é rota de imigrantes vítimas da fome e catástrofes naturais. Por G1 AM. DIsponível em https://g1.globo.com/am/amazonas/manaus-de-todas-as-cores/2017/noticia/ha-quase-10-anos-manaus-e-rota-de-refugiados-vitimas-da-fome-e-catastrofes-naturais.ghtml Acesso em 29 de abril de 2019.

Estudo mostrará o impacto das imigrações para o crescimento populacional de Manaus. Por Ada Lima - Agência FAPEAM. Disponível em

http://www.fapeam.am.gov.br/estudo-mostrara-o-impacto-das-imigracoes-para-o-crescimento-populacional-de-manaus/ Acesso em 29 de abril de 2019.

Bumba meu boi. Por Bumba meu boi. Disponível em http://bumba-meu-boi.info/ Acesso em 29 de abril de 2019.

As cidades mais envelhecidas do Brasil. Por José Eustáquio Diniz Alves Disponível em https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/as-cidades-mais-envelhecidas-do-brasil/ Acesso em 29 de abril de 2019.

População idosa chega a 18,8% em Niterói. Por Giovanni Mourão. Disponível em https://oglobo.globo.com/rio/bairros/populacao-idosa-chega-188-em-niteroi-23029228 Acesso em 29 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Disponha a turma em um grande meio círculo que dê espaço para o movimento das crianças na frente do grupo. Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Essa primeira conversa, visa explicar e aproximar o aluno da temática, fazendo com que este seja motivado e instigado pelo novo conteúdo. Utilize esse momento para perceber o conhecimento que cada aluno já detém sobre os assuntos tratados, exemplos dados por eles podem ser recuperados no decorrer da aula. Faça questões como:

  • O que é migração? Caso não saibam peça para que dois alunos procurem no dicionário e ler em voz alta para a turma.
  • Que consequências são ocasionadas nas regiões de onde saem as pessoas?
  • Que consequências podem ocorrer nas regiões que recebem as pessoas? Permita e motive as repostas dos alunos, elas poderão ser retomadas ao longo da aula.

Para você saber mais:

Significado da palavra migração. Por Significados. Disponível em https://www.significados.com.br/migracao/ Acesso em 22 de abril de 2019.

Movimentos migratórios: entenda as dinâmicas demográficas! Por Raquel Brito. Disponível em: https://www.stoodi.com.br/blog/2018/07/19/movimentos-migratorios/ Acesso em 15 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Explique aos alunos que eles irão construir um fluxograma, ou seja um diagrama com indicações de movimentações. Porém, ele será animado, utilizando os alunos como indicadores e analistas. Leia o slide com eles e distribua o material impresso: crianças, jovens, adultos e setas. Eles devem se movimentar de acordo com os dados que estão sendo fornecidos pelos analistas. Caso a turma seja pequena, utilize todos os alunos. Se a turma for grande selecione ao menos 12 para compor o fluxograma e o restante os moverá com suas orientações.

A divisão de placas entre as crianças devem seguir um padrão. Por exemplo:

  • 4 adultos ou 5 adultos
  • 4 idosos ou 5 idosos
  • 3 crianças ou 4 crianças

Para você saber mais:

Significado da palavra fluxograma. Por Significado. Disponível em https://www.significados.com.br/?s=fluxograma+. Acesso em 21 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Os alunos que irão fazer parte do fluxograma devem estar em pé, os demais sentados em seus lugares. Apresente o slide ou copie no quadro ou desenhe no chão. Em qualquer uma das alternativas, deve ter espaço para o deslocamento das crianças.

Entregue as placas para os alunos, posicionando o aluno com a placa de seta no meio, entre as “cidades”. Deve ser dividido igualmente entre as duas cidades o número de jovens e adultos e duas crianças: uma em cada cidade, as demais placas escrito crianças esperam para entrar. Inicie as orientações:

  • Quem se desloca jovens, adultos ou crianças? Explique que normalmente, em uma migração, os jovens são a maioria, pois estão em busca de emprego e tem maior facilidade. Muitas vezes quando os idosos se mudam vão em busca de melhores condições como cidades menos violentas, mais seguras. Até mesmo em caso de seca ou guerra os idosos insistem mais tempo em permanece na região por diversos fatores.
  • Primeiro dado: a cidade 1 começa a ter desemprego e a cidade 2 tem mais chance de emprego. Para que direção vai a seta da migração? Peça para que os alunos indiquem a cidade e o aluno com a seta deve apontá-la.
  • Quem irá para a cidade 2? Metade dos “jovens” então se deslocam.
  • A cidade 2 é menos violenta e aceita melhor os imigrantes. Para onde essa população pode se deslocar? Novamente os alunos devem responder para a cidade 2 e a seta deve continuar apontando para ela. Desloque o restante dos jovens ou a maioria deles.
  • Em qual cidade tem mais jovens? Então, onde nascerão crianças? Devem responder na cidade 2. Desloque as “crianças” e inclua as crianças que ainda não haviam participado.
  • O que ocorreu na cidade 1? Os alunos devem constatar que a população envelheceu e diminuiu.
  • Essa cidade terá dificuldades. Quais? Como será seu crescimento e mão de obra?
  • Será que a violência e o desemprego diminuiu?
  • E na cidade 2? O que ocorreu? Os alunos devem perceber o aumento da população, aumento dos jovens e crianças.
  • Será que a violência pode ter aumentado? Pode ocorrer desemprego? Converse com os alunos sobre esses problemas trazidos pelo inchaço urbano, porém tenha o cuidado de também mostrar o lado bom da imigração: diversidade cultural, novas tecnologias, rejuvenescimento da população.
  • Algumas pessoas voltariam para a cidade 1? Por quê? Provavelmente responderam que sim, porque melhoraram as condições. A seta deve virar para a cidade 1 e alguns devem se deslocar.
  • Se houver uma guerra na cidade 2. O que ocorre? Mais pessoas devem se deslocar para a cidade 1.

Você pode finalizar o fluxograma ou utilizar mais algumas situações como: terremoto, seca, perseguição religiosa, encontraram novas jazidas de petróleo, a economia cresceu e etc. Fazendo com se desloquem várias vezes e que movimentem a seta.

O objetivo do fluxograma é que os alunos percebam que durante os movimentos migratórios as regiões de saída quanto as de destino ou acolhimento sofrem consequências. Para concluir esta atividade, pergunte: Quem é mais afetado a cidade de saída ou a de entrada?

Fonte:

By Pedroepaulo - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=76354534

By C goulao at Portuguese Wikipedia - Transferred from pt.wikipedia to Commons., Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1827830

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Leia o slide junto com a turma. Acrescente as informações de que no início do século XX a mineração sofreu a concorrência da extração de diamantes na África e a abolição da escravidão, em 1970 o garimpo foi mecanizado e em 1996 o garimpo foi fechado. Faça algumas perguntas para melhor compreensão e interações:

  • O que houve com esta cidade?
  • Por que ela cresceu? Por que diminuiu a população? Os alunos devem perceber que ela cresceu e prosperou devido aos imigrantes atraídos pela mineração e acabou sendo muito reduzida após os problemas da mineração como competição internacional, mecanização que diminui a oferta de mão de obra. Ou seja, uma cidade que foi de atração e depois de repulsão.

Fonte:

By Paiivaleiite - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=51297672 Acesso em 29 de abril de 2019.

By Chico Ferreira https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=igatu&title=Special:Search&profile=advanced&fulltext=1&advancedSearch-current=%7B%7D&ns0=1&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1&searchToken=7qm9ycdv3gd1e8l9rh16j9qak#%2Fmedia%2FFile%3AIgatu%2C_Bahia_-_panoramio.jpg Acesso em 29 de abril de 2019.

CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=40560 Acesso em 29 de abril de 2019.

Para você saber mais:

IGATU, A “MACHU PICCHU” DA CHAPADA DIAMANTINA. Por Joelza Ester Domingues. Disponível em:https://ensinarhistoriajoelza.com.br/igatu-chapada-diamantina/ Acesso em 29 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia em voz alta junto com a turma motivando a interação e análise do texto e das imagens com perguntas como:

  • Pelas imagens, parece que Manaus é uma cidade grande ou pequena? Justifique.
  • Imigrantes de que origem chegaram na cidade antes do século XXI? Tantos imigrantes de lugares diferentes devem ter tido qual impacto na cultura de manauara? Seu nome deve-se a etnia manaó, mas será que sua cultura é 100% indígena? Os alunos devem perceber a riqueza cultural da cidade no encontro de tantas culturas diferentes que a fizeram cosmopolita e plural. Com arquitetura europeia, gastronomia indígena, mas que dança o forró nordestino e o Bumba meu boi.
  • A ZFM é a Zona Franca de Manaus uma região industrial que atraiu muitos imigrantes. Essas primeiras imigrações foram benéficas para a cidade? A turma deve perceber que a cidade cresceu e prosperou.
  • O texto mostra o novo elemento imigrante após 2010: os haitianos que saem de seu país que havia sido destruído por um terremoto e os venezuelanos que fogem de uma crise econômica severa que está causando a escassez de produtos básicos como alimento e medicamentos. Porém, ao ler o texto podemos perceber que esses imigrantes não são o problema. Qual é o problema? A turma não deve considerar os imigrantes um problema, afinal mudar de país, deixar casa e família é um processo doloroso, porém o problema está em um fluxo imigratório em massa para uma cidade que mesmo sendo capital, não comportava tantas pessoas.

Fonte:

By DERIVALDO MOTA DA SILVA - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=43830575 Acesso em 29 de abril de 2019.

Wikimedia commons https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3d/Manaus_Centro.JPG Acesso em 29 de abril de 2019.

CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=365102 Acesso em 29 de abril de 2019.

Para você saber mais:

Há quase 10 anos, Manaus é rota de imigrantes vítimas da fome e catástrofes naturais. Por G1 AM. Disponível em https://g1.globo.com/am/amazonas/manaus-de-todas-as-cores/2017/noticia/ha-quase-10-anos-manaus-e-rota-de-refugiados-vitimas-da-fome-e-catastrofes-naturais.ghtml Acesso em 29 de abril de 2019.

Estudo mostrará o impacto das imigrações para o crescimento populacional de Manaus. Por Ada Lima - Agência FAPEAM. Disponível em

http://www.fapeam.am.gov.br/estudo-mostrara-o-impacto-das-imigracoes-para-o-crescimento-populacional-de-manaus/ Acesso em 29 de abril de 2019.

Bumba meu boi. Por Bumba meu boi. Disponível em http://bumba-meu-boi.info/ Acesso em 29 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o texto junto com os alunos. Em Niterói, ocorre a imigração de idosos e a emigração de jovens. Faça algumas perguntas como:

  • O que os idosos buscam em Niterói?
  • O que os jovens buscam no Rio de Janeiro? Quais seriam os atrativos do grande centro? Converse com os alunos, além de emprego, os jovens normalmente querem lugares com maior agitação.
  • Quais serão os problemas gerados pelo aumento da população dos idosos?
  • Ouça as respostas dos alunos e, em seguida, explique que é necessário uma adaptação da cidade diante de suas necessidades, como rampas, elevadores exclusivos, Centro de Atendimento de Idosos, criação da Secretaria do Idoso.
  • Carência de mão de obra com a falta de jovens para trabalhar
  • Não podemos esquecer que houve um aumento de aquecimento do mercado ao município, já que os aposentados possuem renda e não são desempregados

Fonte:

Por SandraHelenaImagem - Trabalho próprio pelo carregador, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=33062063 Acesso em 29 de abril de 2019.

CC BY-SA 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=543945 Acesso em 29 de abril de 2019.

Para você saber mais:

As cidades mais envelhecidas do Brasil. Por José Eustáquio Diniz Alves Disponível em https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/as-cidades-mais-envelhecidas-do-brasil/ Acesso em 29 de abril de 2019.

População idosa chega a 18,8% em Niterói. Por Giovanni Mourão. Disponível em https://oglobo.globo.com/rio/bairros/populacao-idosa-chega-188-em-niteroi-23029228 Acesso em 29 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Apresente o slide para os alunos ou desenhe-o no quadro, convidando-os a fazer um fluxograma como no início da aula, porém, agora, no papel. Mostre para eles o exemplo e diga que além desta forma podem também inserir desenhos ou símbolos como: bonecos, casas, armas para guerras e etc, devidamente.

Divida-os em duplas entregando uma folha de papel A4 para cada dupla e explique que deverão inventar duas cidades seguindo os seguintes passos:

  • Dê um título
  • Nomeia as cidades
  • Desenha-as
  • Lembre de 4 causas para o deslocamento populacional visto em aula (positivas e negativas)
  • Crie setas mostrando o sentido desse deslocamento, escrevendo sua causa embaixo.

Ao terminarem, as duplas devem explicar seu fluxograma para a turma e expor em um mural.

Como adequar à sua realidade: Caso seja possível fazer uma pesquisa prévia, leve os dados de fluxo migratório da sua região e ajude-os a fazer o fluxograma local.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano :

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04HI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano