17486
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - O processo migratório dos árabes para o Brasil nos séculos XIX e XX

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre O processo migratório dos árabes para o Brasil nos séculos XIX e XX

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Nicolau Nogueira Barbosa Nunes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor digital, material impresso, quadro, marcador para quadro ou cartolinas e marcadores coloridos para papel.

Material complementar:

PROBLEMATIZAÇÃO: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uEep3HWmXcaXSwtYzAURWs4kMJ9a95nNstSj5xsM4TaYmK2PteV69ZFpKEkB/his4-10und10-problematizacao.pdf

SISTEMATIZAÇÃO: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YQT5J5vwGtQTzybwkku3vDFaTUEkS3GB9qCKecKNDSuxe2nbMdbVGUeUAHJA/his4-10und10-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Neste site, encontramos tudo sobre a cultura árabe:

https://www.icarabe.org/ Acesso em 18 de Abril de 2019.

Neste link, um pouco mais da culinária árabe.

https://anamariabraga.globo.com/materia/comida-arabe-receitas-tipicas/ Acesso em 18 de Abril de 2019.

Sobre a liga dos países árabes:

http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3682-liga-dos-estados-arabes-lea Acesso em 18 de Abril de 2019.

Aspectos econômicos dos países árabes:

https://epocanegocios.globo.com/Dinheiro/noticia/2016/03/paises-arabes-lideram-lista-dos-25-mais-ricos.html Acesso em 18 de Abril de 2019.

Neste link, há um acervo riquíssimo para acesso com cadastro. Para o professor é possível encontrar inclusive os periódicos árabes citados nos sites do IBGE:

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/memoria_do_imigrante Acesso em 18 de Abril de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Divida a sala em 3 grupos. Projete ou escreva o objetivo da aula no quadro e peça para um aluno ler.

Medeie uma conversa sobre o mesmo:

  • O que vamos estudar nesta aula?
  • Que período da História vamos estudar?
  • De que povos vamos falar?
  • Alguém é descendente ou tem parentes árabes?

Para você saber mais:

Neste site, encontramos tudo sobre a cultura árabe:

https://www.icarabe.org/ Acesso em 18 de Abril de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou imprima a imagem e apresente-a aos alunos

  • O que vemos na imagem?
  • O que é um armarinho? (É uma loja que vende aviamentos e tecidos).
  • Que relação ela pode ter com a nossa aula?

(Conte aos alunos que é uma loja da década de 1950, em São Paulo, de proprietários árabes e que os árabes tem forte presença no comércio e na história do comércio no Brasil).

  • Mas será que os árabes já chegaram ao Brasil organizando lojas ou será que o comércio árabe começou de outra forma?
  • Alguém já ouviu falar sobre mascates? Sabem o que é um mascate? (Conte aos alunos que o mascate é o mercador ambulante que oferece mercadorias de porta em porta e que assim começou o comércio dos árabes no Brasil).
  • Mas o que nos diz o título da imagem? Por que está escrito sírio e não árabe se estamos tratando de imigrantes árabes? (Caso os alunos não saibam, conte que a Síria é um dos países árabes).

Para adequar à sua realidade:

Em algumas cidades, como São Paulo, a presença dos árabes no comércio é bastante notória. Caso algum aluno descenda de árabes ou tenha parentes comerciantes, convidar os mesmos para um bate-papo com os alunos. Será uma excelente maneira de ampliar o conhecimento dos alunos a respeito do assunto.

Fonte da imagem: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/insercao-no-mundo-do-trabalho.html Acesso em 29 de Abril de 2019.

Para você saber mais:

Neste link, uma matéria interessante nos mostra como a presença dos árabes é forte ainda no comércio de São Paulo.

https://anba.com.br/uma-rua-que-e-um-pedaco-do-mundo-arabe-em-sao-paulo-2/ Acesso em 29/04/2019.

Neste link, uma matéria da BBC sobre a influência árabe na política brasileira.

https://www.bbc.com/portuguese/brasil/2016/04/160429_arabes_politica_if_jf Acesso em 29/04/2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete ou imprima o mapa mundi para os alunos. Medeie uma conversa sobre o mesmo com os alunos

  • Antes de falarmos sobre o processo migratório dos árabes, vamos nos localizar:
  • Onde ficam os países árabes? (Parte na Ásia e parte na África) Parte destacada no mapa.
  • Projete o mapa do slide seguinte para os alunos ou imprima o mesmo para todos. Quais são os nomes dos países árabes?
  • Que mar banha a maioria dos países árabes? (Quase todos os países árabes são banhados pelo Mar Mediterrâneo).
  • Agora que nos situamos geograficamente, vamos estudar o processo migratório dos povos árabes para o Brasil. Por que vieram para o Brasil? De onde partiram? Como vieram? Vamos estudar isso?
  • Projete o slide da capa da revista O Imigrante para os alunos:
  • Essa é a capa da Revista O Imigrante, Estado de São Paulo. O que ela mostra para nós?
  • Que continente é o ponto de partida dos imigrantes árabes para o Brasil? (Europa)
  • Já nos localizamos no espaço, agora vamos nos localizar no tempo. (Projete a imagem do gráfico para os alunos)
  • A que anos se referem os censos populacionais apresentados na tabela?
  • Quais estados brasileiros foram o destino de residência dos árabes no Brasil?
  • Quantos árabes residiam no Brasil em 1920? E em 1940?
  • Quais os estados de destino dos árabes?

  • Mas por que vieram? Vamos ver isso no material disponível no site do IBGE, sob o título BRASIL: 500 ANOS DE POVOAMENTO. Com uso de tablets, celulares, notebooks ou computadores convide os alunos a navegarem pelo site do IBGE. Caso isso não seja possível, imprima o material disponível para os alunos nos links indicados para navegação. Deixe o link favoritado para não tomar muito tempo da aula. Para cada página os alunos terão que responder, em grupos, algumas questões:
  • PÁGINA 1 - https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html

Pesquise na página e responda:

Após a pesquisa, projete a imagem com as perguntas e peça para que cada grupo apresente suas respostas sobre cada uma das respostas.

Fontes das imagens:

Mapas: Banco de imagens Nova Escola.Acesso em 18 de Abril de 2019.

https://www.icarabe.org/sites/default/files/pases.jpg Acesso em 18 de Abril de 2019.

Gráfico e capa da revista: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html Acesso em 18 de Abril de 2019.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uEep3HWmXcaXSwtYzAURWs4kMJ9a95nNstSj5xsM4TaYmK2PteV69ZFpKEkB/his4-10und10-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Sobre a liga dos países árabes:

http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3682-liga-dos-estados-arabes-lea Acesso em 18 de Abril de 2019.

Aspectos econômicos dos países árabes:

https://epocanegocios.globo.com/Dinheiro/noticia/2016/03/paises-arabes-lideram-lista-dos-25-mais-ricos.html Acesso em 18 de Abril de 2019.

Neste link, há um acervo riquíssimo para acesso com cadastro. Para o professor é possível encontrar inclusive os periódicos árabes citados nos sites do IBGE:

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/memoria_do_imigrante Acesso em 18 de Abril de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete ou imprima o mapa mundi para os alunos. Medeie uma conversa sobre o mesmo com os alunos

  • Antes de falarmos sobre o processo migratório dos árabes, vamos nos localizar:
  • Onde ficam os países árabes? (Parte na Ásia e parte na África) Parte destacada no mapa.
  • Projete o mapa do slide seguinte para os alunos ou imprima o mesmo para todos. Quais são os nomes dos países árabes?
  • Que mar banha a maioria dos países árabes? (Quase todos os países árabes são banhados pelo Mar Mediterrâneo).
  • Agora que nos situamos geograficamente, vamos estudar o processo migratório dos povos árabes para o Brasil. Por que vieram para o Brasil? De onde partiram? Como vieram? Vamos estudar isso?
  • Projete o slide da capa da revista O Imigrante para os alunos:
  • Essa é a capa da Revista O Imigrante, Estado de São Paulo. O que ela mostra para nós?
  • Que continente é o ponto de partida dos imigrantes árabes para o Brasil? (Europa)
  • Já nos localizamos no espaço, agora vamos nos localizar no tempo. (Projete a imagem do gráfico para os alunos)
  • A que anos se referem os censos populacionais apresentados na tabela?
  • Quais estados brasileiros foram o destino de residência dos árabes no Brasil?
  • Quantos árabes residiam no Brasil em 1920? E em 1940?
  • Quais os estados de destino dos árabes?

  • Mas por que vieram? Vamos ver isso no material disponível no site do IBGE, sob o título BRASIL: 500 ANOS DE POVOAMENTO. Com uso de tablets, celulares, notebooks ou computadores convide os alunos a navegarem pelo site do IBGE. Caso isso não seja possível, imprima o material disponível para os alunos nos links indicados para navegação. Deixe o link favoritado para não tomar muito tempo da aula. Para cada página os alunos terão que responder, em grupos, algumas questões:
  • PÁGINA 1 - https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html

Pesquise na página e responda:

Após a pesquisa, projete a imagem com as perguntas e peça para que cada grupo apresente suas respostas sobre cada uma das respostas.

Fontes das imagens:

Mapas: Banco de imagens Nova Escola.Acesso em 18 de Abril de 2019.

https://www.icarabe.org/sites/default/files/pases.jpg Acesso em 18 de Abril de 2019.

Gráfico e capa da revista: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html Acesso em 18 de Abril de 2019.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uEep3HWmXcaXSwtYzAURWs4kMJ9a95nNstSj5xsM4TaYmK2PteV69ZFpKEkB/his4-10und10-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Sobre a liga dos países árabes:

http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3682-liga-dos-estados-arabes-lea Acesso em 18 de Abril de 2019.

Aspectos econômicos dos países árabes:

https://epocanegocios.globo.com/Dinheiro/noticia/2016/03/paises-arabes-lideram-lista-dos-25-mais-ricos.html Acesso em 18 de Abril de 2019.

Neste link, há um acervo riquíssimo para acesso com cadastro. Para o professor é possível encontrar inclusive os periódicos árabes citados nos sites do IBGE:

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/memoria_do_imigrante Acesso em 18 de Abril de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete ou imprima o mapa mundi para os alunos. Medeie uma conversa sobre o mesmo com os alunos

  • Antes de falarmos sobre o processo migratório dos árabes, vamos nos localizar:
  • Onde ficam os países árabes? (Parte na Ásia e parte na África) Parte destacada no mapa.
  • Projete o mapa do slide seguinte para os alunos ou imprima o mesmo para todos. Quais são os nomes dos países árabes?
  • Que mar banha a maioria dos países árabes? (Quase todos os países árabes são banhados pelo Mar Mediterrâneo).
  • Agora que nos situamos geograficamente, vamos estudar o processo migratório dos povos árabes para o Brasil. Por que vieram para o Brasil? De onde partiram? Como vieram? Vamos estudar isso?
  • Projete o slide da capa da revista O Imigrante para os alunos:
  • Essa é a capa da Revista O Imigrante, Estado de São Paulo. O que ela mostra para nós?
  • Que continente é o ponto de partida dos imigrantes árabes para o Brasil? (Europa)
  • Já nos localizamos no espaço, agora vamos nos localizar no tempo. (Projete a imagem do gráfico para os alunos)
  • A que anos se referem os censos populacionais apresentados na tabela?
  • Quais estados brasileiros foram o destino de residência dos árabes no Brasil?
  • Quantos árabes residiam no Brasil em 1920? E em 1940?
  • Quais os estados de destino dos árabes?

  • Mas por que vieram? Vamos ver isso no material disponível no site do IBGE, sob o título BRASIL: 500 ANOS DE POVOAMENTO. Com uso de tablets, celulares, notebooks ou computadores convide os alunos a navegarem pelo site do IBGE. Caso isso não seja possível, imprima o material disponível para os alunos nos links indicados para navegação. Deixe o link favoritado para não tomar muito tempo da aula. Para cada página os alunos terão que responder, em grupos, algumas questões:
  • PÁGINA 1 - https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html

Pesquise na página e responda:

Após a pesquisa, projete a imagem com as perguntas e peça para que cada grupo apresente suas respostas sobre cada uma das respostas.

Fontes das imagens:

Mapas: Banco de imagens Nova Escola.Acesso em 18 de Abril de 2019.

https://www.icarabe.org/sites/default/files/pases.jpg Acesso em 18 de Abril de 2019.

Gráfico e capa da revista: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html Acesso em 18 de Abril de 2019.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uEep3HWmXcaXSwtYzAURWs4kMJ9a95nNstSj5xsM4TaYmK2PteV69ZFpKEkB/his4-10und10-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Sobre a liga dos países árabes:

http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3682-liga-dos-estados-arabes-lea Acesso em 18 de Abril de 2019.

Aspectos econômicos dos países árabes:

https://epocanegocios.globo.com/Dinheiro/noticia/2016/03/paises-arabes-lideram-lista-dos-25-mais-ricos.html Acesso em 18 de Abril de 2019.

Neste link, há um acervo riquíssimo para acesso com cadastro. Para o professor é possível encontrar inclusive os periódicos árabes citados nos sites do IBGE:

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/memoria_do_imigrante Acesso em 18 de Abril de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete ou imprima o mapa mundi para os alunos. Medeie uma conversa sobre o mesmo com os alunos

  • Antes de falarmos sobre o processo migratório dos árabes, vamos nos localizar:
  • Onde ficam os países árabes? (Parte na Ásia e parte na África) Parte destacada no mapa.
  • Projete o mapa do slide seguinte para os alunos ou imprima o mesmo para todos. Quais são os nomes dos países árabes?
  • Que mar banha a maioria dos países árabes? (Quase todos os países árabes são banhados pelo Mar Mediterrâneo).
  • Agora que nos situamos geograficamente, vamos estudar o processo migratório dos povos árabes para o Brasil. Por que vieram para o Brasil? De onde partiram? Como vieram? Vamos estudar isso?
  • Projete o slide da capa da revista O Imigrante para os alunos:
  • Essa é a capa da Revista O Imigrante, Estado de São Paulo. O que ela mostra para nós?
  • Que continente é o ponto de partida dos imigrantes árabes para o Brasil? (Europa)
  • Já nos localizamos no espaço, agora vamos nos localizar no tempo. (Projete a imagem do gráfico para os alunos)
  • A que anos se referem os censos populacionais apresentados na tabela?
  • Quais estados brasileiros foram o destino de residência dos árabes no Brasil?
  • Quantos árabes residiam no Brasil em 1920? E em 1940?
  • Quais os estados de destino dos árabes?

  • Mas por que vieram? Vamos ver isso no material disponível no site do IBGE, sob o título BRASIL: 500 ANOS DE POVOAMENTO. Com uso de tablets, celulares, notebooks ou computadores convide os alunos a navegarem pelo site do IBGE. Caso isso não seja possível, imprima o material disponível para os alunos nos links indicados para navegação. Deixe o link favoritado para não tomar muito tempo da aula. Para cada página os alunos terão que responder, em grupos, algumas questões:
  • PÁGINA 1 - https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html

Pesquise na página e responda:

Após a pesquisa, projete a imagem com as perguntas e peça para que cada grupo apresente suas respostas sobre cada uma das respostas.

Fontes das imagens:

Mapas: Banco de imagens Nova Escola.Acesso em 18 de Abril de 2019.

https://www.icarabe.org/sites/default/files/pases.jpg Acesso em 18 de Abril de 2019.

Gráfico e capa da revista: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html Acesso em 18 de Abril de 2019.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uEep3HWmXcaXSwtYzAURWs4kMJ9a95nNstSj5xsM4TaYmK2PteV69ZFpKEkB/his4-10und10-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Sobre a liga dos países árabes:

http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3682-liga-dos-estados-arabes-lea Acesso em 18 de Abril de 2019.

Aspectos econômicos dos países árabes:

https://epocanegocios.globo.com/Dinheiro/noticia/2016/03/paises-arabes-lideram-lista-dos-25-mais-ricos.html Acesso em 18 de Abril de 2019.

Neste link, há um acervo riquíssimo para acesso com cadastro. Para o professor é possível encontrar inclusive os periódicos árabes citados nos sites do IBGE:

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/memoria_do_imigrante Acesso em 18 de Abril de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete ou imprima o mapa mundi para os alunos. Medeie uma conversa sobre o mesmo com os alunos

  • Antes de falarmos sobre o processo migratório dos árabes, vamos nos localizar:
  • Onde ficam os países árabes? (Parte na Ásia e parte na África) Parte destacada no mapa.
  • Projete o mapa do slide seguinte para os alunos ou imprima o mesmo para todos. Quais são os nomes dos países árabes?
  • Que mar banha a maioria dos países árabes? (Quase todos os países árabes são banhados pelo Mar Mediterrâneo).
  • Agora que nos situamos geograficamente, vamos estudar o processo migratório dos povos árabes para o Brasil. Por que vieram para o Brasil? De onde partiram? Como vieram? Vamos estudar isso?
  • Projete o slide da capa da revista O Imigrante para os alunos:
  • Essa é a capa da Revista O Imigrante, Estado de São Paulo. O que ela mostra para nós?
  • Que continente é o ponto de partida dos imigrantes árabes para o Brasil? (Europa)
  • Já nos localizamos no espaço, agora vamos nos localizar no tempo. (Projete a imagem do gráfico para os alunos)
  • A que anos se referem os censos populacionais apresentados na tabela?
  • Quais estados brasileiros foram o destino de residência dos árabes no Brasil?
  • Quantos árabes residiam no Brasil em 1920? E em 1940?
  • Quais os estados de destino dos árabes?

  • Mas por que vieram? Vamos ver isso no material disponível no site do IBGE, sob o título BRASIL: 500 ANOS DE POVOAMENTO. Com uso de tablets, celulares, notebooks ou computadores convide os alunos a navegarem pelo site do IBGE. Caso isso não seja possível, imprima o material disponível para os alunos nos links indicados para navegação. Deixe o link favoritado para não tomar muito tempo da aula. Para cada página os alunos terão que responder, em grupos, algumas questões:
  • PÁGINA 1 - https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html

Pesquise na página e responda:

Após a pesquisa, projete a imagem com as perguntas e peça para que cada grupo apresente suas respostas sobre cada uma das respostas.

Fontes das imagens:

Mapas: Banco de imagens Nova Escola.Acesso em 18 de Abril de 2019.

https://www.icarabe.org/sites/default/files/pases.jpg Acesso em 18 de Abril de 2019.

Gráfico e capa da revista: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html Acesso em 18 de Abril de 2019.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uEep3HWmXcaXSwtYzAURWs4kMJ9a95nNstSj5xsM4TaYmK2PteV69ZFpKEkB/his4-10und10-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Sobre a liga dos países árabes:

http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3682-liga-dos-estados-arabes-lea Acesso em 18 de Abril de 2019.

Aspectos econômicos dos países árabes:

https://epocanegocios.globo.com/Dinheiro/noticia/2016/03/paises-arabes-lideram-lista-dos-25-mais-ricos.html Acesso em 18 de Abril de 2019.

Neste link, há um acervo riquíssimo para acesso com cadastro. Para o professor é possível encontrar inclusive os periódicos árabes citados nos sites do IBGE:

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/memoria_do_imigrante Acesso em 18 de Abril de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Convide os alunos a organizarem o que estudaram através de um painel em forma de tabela.

Entregue a eles cartolina, marcadores coloridos e peçam para construírem um painel semelhante ao do slide?

  • Converse com os alunos sobre tudo que foi estudado na aula, propondo questões e pedindo que alunos registrem o que for solicitado na tabela.
  • Quais os motivos que fizeram com que os povos árabes viessem para o Brasil? Como vieram? Já imaginaram quantos meses eles devem ter gasto para chegar aqui? (Se necessário volte ao mapa e lembre-os que eles partiam primeiro para a Europa para depois virem para o Brasil).
  • Vocês já imaginaram viajar tudo isso e chegar aqui por engano, como estudamos?
  • Vamos registrar os países de origem?
  • No Censo do IBGE, estudamos os dados que nos mostram quantos árabes vieram para o Brasil. Vamos registrar também?
  • Não esqueçam de colocar os principais destinos, os principais estados brasileiros a receberem os árabes.
  • E por fim vamos registrar as contribuições. Falamos de comércio, política, mas tem uma coisa que também precisamos registrar: as contribuições culturais. Quem conhece a culinária árabe? A culinária faz parte da cultura e a cultura engloba festas, tradições, histórias… Podemos registrar isso também.
  • O que vocês mais gostaram sobre o que estudamos hoje?
  • É importante que compreendamos que cada imigrante traz consigo sua história e sua cultura e assim as culturas vão se mesclando e como o Brasil tem imigrantes de todos os continentes, temos um pouquinho de cada lugar do mundo no nosso país! Isso não é maravilhoso?
  • Entretanto temos que lembrar que não há cultura superior a outra. Todas são importantes e nenhuma pode sofrer preconceito ou discriminação.

Material complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YQT5J5vwGtQTzybwkku3vDFaTUEkS3GB9qCKecKNDSuxe2nbMdbVGUeUAHJA/his4-10und10-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Neste link, um pouco mais da história da migração árabe no Brasil:

https://www.revistadiaspora.org/2019/03/25/as-comunidades-arabes-no-brasil-imigrantes-descendentes-e-a-luta-pela-integracao/ Acesso em 29/04/2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor digital, material impresso, quadro, marcador para quadro ou cartolinas e marcadores coloridos para papel.

Material complementar:

PROBLEMATIZAÇÃO: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uEep3HWmXcaXSwtYzAURWs4kMJ9a95nNstSj5xsM4TaYmK2PteV69ZFpKEkB/his4-10und10-problematizacao.pdf

SISTEMATIZAÇÃO: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YQT5J5vwGtQTzybwkku3vDFaTUEkS3GB9qCKecKNDSuxe2nbMdbVGUeUAHJA/his4-10und10-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Neste site, encontramos tudo sobre a cultura árabe:

https://www.icarabe.org/ Acesso em 18 de Abril de 2019.

Neste link, um pouco mais da culinária árabe.

https://anamariabraga.globo.com/materia/comida-arabe-receitas-tipicas/ Acesso em 18 de Abril de 2019.

Sobre a liga dos países árabes:

http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3682-liga-dos-estados-arabes-lea Acesso em 18 de Abril de 2019.

Aspectos econômicos dos países árabes:

https://epocanegocios.globo.com/Dinheiro/noticia/2016/03/paises-arabes-lideram-lista-dos-25-mais-ricos.html Acesso em 18 de Abril de 2019.

Neste link, há um acervo riquíssimo para acesso com cadastro. Para o professor é possível encontrar inclusive os periódicos árabes citados nos sites do IBGE:

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/memoria_do_imigrante Acesso em 18 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Divida a sala em 3 grupos. Projete ou escreva o objetivo da aula no quadro e peça para um aluno ler.

Medeie uma conversa sobre o mesmo:

  • O que vamos estudar nesta aula?
  • Que período da História vamos estudar?
  • De que povos vamos falar?
  • Alguém é descendente ou tem parentes árabes?

Para você saber mais:

Neste site, encontramos tudo sobre a cultura árabe:

https://www.icarabe.org/ Acesso em 18 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou imprima a imagem e apresente-a aos alunos

  • O que vemos na imagem?
  • O que é um armarinho? (É uma loja que vende aviamentos e tecidos).
  • Que relação ela pode ter com a nossa aula?

(Conte aos alunos que é uma loja da década de 1950, em São Paulo, de proprietários árabes e que os árabes tem forte presença no comércio e na história do comércio no Brasil).

  • Mas será que os árabes já chegaram ao Brasil organizando lojas ou será que o comércio árabe começou de outra forma?
  • Alguém já ouviu falar sobre mascates? Sabem o que é um mascate? (Conte aos alunos que o mascate é o mercador ambulante que oferece mercadorias de porta em porta e que assim começou o comércio dos árabes no Brasil).
  • Mas o que nos diz o título da imagem? Por que está escrito sírio e não árabe se estamos tratando de imigrantes árabes? (Caso os alunos não saibam, conte que a Síria é um dos países árabes).

Para adequar à sua realidade:

Em algumas cidades, como São Paulo, a presença dos árabes no comércio é bastante notória. Caso algum aluno descenda de árabes ou tenha parentes comerciantes, convidar os mesmos para um bate-papo com os alunos. Será uma excelente maneira de ampliar o conhecimento dos alunos a respeito do assunto.

Fonte da imagem: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/insercao-no-mundo-do-trabalho.html Acesso em 29 de Abril de 2019.

Para você saber mais:

Neste link, uma matéria interessante nos mostra como a presença dos árabes é forte ainda no comércio de São Paulo.

https://anba.com.br/uma-rua-que-e-um-pedaco-do-mundo-arabe-em-sao-paulo-2/ Acesso em 29/04/2019.

Neste link, uma matéria da BBC sobre a influência árabe na política brasileira.

https://www.bbc.com/portuguese/brasil/2016/04/160429_arabes_politica_if_jf Acesso em 29/04/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete ou imprima o mapa mundi para os alunos. Medeie uma conversa sobre o mesmo com os alunos

  • Antes de falarmos sobre o processo migratório dos árabes, vamos nos localizar:
  • Onde ficam os países árabes? (Parte na Ásia e parte na África) Parte destacada no mapa.
  • Projete o mapa do slide seguinte para os alunos ou imprima o mesmo para todos. Quais são os nomes dos países árabes?
  • Que mar banha a maioria dos países árabes? (Quase todos os países árabes são banhados pelo Mar Mediterrâneo).
  • Agora que nos situamos geograficamente, vamos estudar o processo migratório dos povos árabes para o Brasil. Por que vieram para o Brasil? De onde partiram? Como vieram? Vamos estudar isso?
  • Projete o slide da capa da revista O Imigrante para os alunos:
  • Essa é a capa da Revista O Imigrante, Estado de São Paulo. O que ela mostra para nós?
  • Que continente é o ponto de partida dos imigrantes árabes para o Brasil? (Europa)
  • Já nos localizamos no espaço, agora vamos nos localizar no tempo. (Projete a imagem do gráfico para os alunos)
  • A que anos se referem os censos populacionais apresentados na tabela?
  • Quais estados brasileiros foram o destino de residência dos árabes no Brasil?
  • Quantos árabes residiam no Brasil em 1920? E em 1940?
  • Quais os estados de destino dos árabes?

  • Mas por que vieram? Vamos ver isso no material disponível no site do IBGE, sob o título BRASIL: 500 ANOS DE POVOAMENTO. Com uso de tablets, celulares, notebooks ou computadores convide os alunos a navegarem pelo site do IBGE. Caso isso não seja possível, imprima o material disponível para os alunos nos links indicados para navegação. Deixe o link favoritado para não tomar muito tempo da aula. Para cada página os alunos terão que responder, em grupos, algumas questões:
  • PÁGINA 1 - https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html

Pesquise na página e responda:

Após a pesquisa, projete a imagem com as perguntas e peça para que cada grupo apresente suas respostas sobre cada uma das respostas.

Fontes das imagens:

Mapas: Banco de imagens Nova Escola.Acesso em 18 de Abril de 2019.

https://www.icarabe.org/sites/default/files/pases.jpg Acesso em 18 de Abril de 2019.

Gráfico e capa da revista: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html Acesso em 18 de Abril de 2019.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uEep3HWmXcaXSwtYzAURWs4kMJ9a95nNstSj5xsM4TaYmK2PteV69ZFpKEkB/his4-10und10-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Sobre a liga dos países árabes:

http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3682-liga-dos-estados-arabes-lea Acesso em 18 de Abril de 2019.

Aspectos econômicos dos países árabes:

https://epocanegocios.globo.com/Dinheiro/noticia/2016/03/paises-arabes-lideram-lista-dos-25-mais-ricos.html Acesso em 18 de Abril de 2019.

Neste link, há um acervo riquíssimo para acesso com cadastro. Para o professor é possível encontrar inclusive os periódicos árabes citados nos sites do IBGE:

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/memoria_do_imigrante Acesso em 18 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete ou imprima o mapa mundi para os alunos. Medeie uma conversa sobre o mesmo com os alunos

  • Antes de falarmos sobre o processo migratório dos árabes, vamos nos localizar:
  • Onde ficam os países árabes? (Parte na Ásia e parte na África) Parte destacada no mapa.
  • Projete o mapa do slide seguinte para os alunos ou imprima o mesmo para todos. Quais são os nomes dos países árabes?
  • Que mar banha a maioria dos países árabes? (Quase todos os países árabes são banhados pelo Mar Mediterrâneo).
  • Agora que nos situamos geograficamente, vamos estudar o processo migratório dos povos árabes para o Brasil. Por que vieram para o Brasil? De onde partiram? Como vieram? Vamos estudar isso?
  • Projete o slide da capa da revista O Imigrante para os alunos:
  • Essa é a capa da Revista O Imigrante, Estado de São Paulo. O que ela mostra para nós?
  • Que continente é o ponto de partida dos imigrantes árabes para o Brasil? (Europa)
  • Já nos localizamos no espaço, agora vamos nos localizar no tempo. (Projete a imagem do gráfico para os alunos)
  • A que anos se referem os censos populacionais apresentados na tabela?
  • Quais estados brasileiros foram o destino de residência dos árabes no Brasil?
  • Quantos árabes residiam no Brasil em 1920? E em 1940?
  • Quais os estados de destino dos árabes?

  • Mas por que vieram? Vamos ver isso no material disponível no site do IBGE, sob o título BRASIL: 500 ANOS DE POVOAMENTO. Com uso de tablets, celulares, notebooks ou computadores convide os alunos a navegarem pelo site do IBGE. Caso isso não seja possível, imprima o material disponível para os alunos nos links indicados para navegação. Deixe o link favoritado para não tomar muito tempo da aula. Para cada página os alunos terão que responder, em grupos, algumas questões:
  • PÁGINA 1 - https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html

Pesquise na página e responda:

Após a pesquisa, projete a imagem com as perguntas e peça para que cada grupo apresente suas respostas sobre cada uma das respostas.

Fontes das imagens:

Mapas: Banco de imagens Nova Escola.Acesso em 18 de Abril de 2019.

https://www.icarabe.org/sites/default/files/pases.jpg Acesso em 18 de Abril de 2019.

Gráfico e capa da revista: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html Acesso em 18 de Abril de 2019.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uEep3HWmXcaXSwtYzAURWs4kMJ9a95nNstSj5xsM4TaYmK2PteV69ZFpKEkB/his4-10und10-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Sobre a liga dos países árabes:

http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3682-liga-dos-estados-arabes-lea Acesso em 18 de Abril de 2019.

Aspectos econômicos dos países árabes:

https://epocanegocios.globo.com/Dinheiro/noticia/2016/03/paises-arabes-lideram-lista-dos-25-mais-ricos.html Acesso em 18 de Abril de 2019.

Neste link, há um acervo riquíssimo para acesso com cadastro. Para o professor é possível encontrar inclusive os periódicos árabes citados nos sites do IBGE:

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/memoria_do_imigrante Acesso em 18 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete ou imprima o mapa mundi para os alunos. Medeie uma conversa sobre o mesmo com os alunos

  • Antes de falarmos sobre o processo migratório dos árabes, vamos nos localizar:
  • Onde ficam os países árabes? (Parte na Ásia e parte na África) Parte destacada no mapa.
  • Projete o mapa do slide seguinte para os alunos ou imprima o mesmo para todos. Quais são os nomes dos países árabes?
  • Que mar banha a maioria dos países árabes? (Quase todos os países árabes são banhados pelo Mar Mediterrâneo).
  • Agora que nos situamos geograficamente, vamos estudar o processo migratório dos povos árabes para o Brasil. Por que vieram para o Brasil? De onde partiram? Como vieram? Vamos estudar isso?
  • Projete o slide da capa da revista O Imigrante para os alunos:
  • Essa é a capa da Revista O Imigrante, Estado de São Paulo. O que ela mostra para nós?
  • Que continente é o ponto de partida dos imigrantes árabes para o Brasil? (Europa)
  • Já nos localizamos no espaço, agora vamos nos localizar no tempo. (Projete a imagem do gráfico para os alunos)
  • A que anos se referem os censos populacionais apresentados na tabela?
  • Quais estados brasileiros foram o destino de residência dos árabes no Brasil?
  • Quantos árabes residiam no Brasil em 1920? E em 1940?
  • Quais os estados de destino dos árabes?

  • Mas por que vieram? Vamos ver isso no material disponível no site do IBGE, sob o título BRASIL: 500 ANOS DE POVOAMENTO. Com uso de tablets, celulares, notebooks ou computadores convide os alunos a navegarem pelo site do IBGE. Caso isso não seja possível, imprima o material disponível para os alunos nos links indicados para navegação. Deixe o link favoritado para não tomar muito tempo da aula. Para cada página os alunos terão que responder, em grupos, algumas questões:
  • PÁGINA 1 - https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html

Pesquise na página e responda:

Após a pesquisa, projete a imagem com as perguntas e peça para que cada grupo apresente suas respostas sobre cada uma das respostas.

Fontes das imagens:

Mapas: Banco de imagens Nova Escola.Acesso em 18 de Abril de 2019.

https://www.icarabe.org/sites/default/files/pases.jpg Acesso em 18 de Abril de 2019.

Gráfico e capa da revista: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html Acesso em 18 de Abril de 2019.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uEep3HWmXcaXSwtYzAURWs4kMJ9a95nNstSj5xsM4TaYmK2PteV69ZFpKEkB/his4-10und10-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Sobre a liga dos países árabes:

http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3682-liga-dos-estados-arabes-lea Acesso em 18 de Abril de 2019.

Aspectos econômicos dos países árabes:

https://epocanegocios.globo.com/Dinheiro/noticia/2016/03/paises-arabes-lideram-lista-dos-25-mais-ricos.html Acesso em 18 de Abril de 2019.

Neste link, há um acervo riquíssimo para acesso com cadastro. Para o professor é possível encontrar inclusive os periódicos árabes citados nos sites do IBGE:

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/memoria_do_imigrante Acesso em 18 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete ou imprima o mapa mundi para os alunos. Medeie uma conversa sobre o mesmo com os alunos

  • Antes de falarmos sobre o processo migratório dos árabes, vamos nos localizar:
  • Onde ficam os países árabes? (Parte na Ásia e parte na África) Parte destacada no mapa.
  • Projete o mapa do slide seguinte para os alunos ou imprima o mesmo para todos. Quais são os nomes dos países árabes?
  • Que mar banha a maioria dos países árabes? (Quase todos os países árabes são banhados pelo Mar Mediterrâneo).
  • Agora que nos situamos geograficamente, vamos estudar o processo migratório dos povos árabes para o Brasil. Por que vieram para o Brasil? De onde partiram? Como vieram? Vamos estudar isso?
  • Projete o slide da capa da revista O Imigrante para os alunos:
  • Essa é a capa da Revista O Imigrante, Estado de São Paulo. O que ela mostra para nós?
  • Que continente é o ponto de partida dos imigrantes árabes para o Brasil? (Europa)
  • Já nos localizamos no espaço, agora vamos nos localizar no tempo. (Projete a imagem do gráfico para os alunos)
  • A que anos se referem os censos populacionais apresentados na tabela?
  • Quais estados brasileiros foram o destino de residência dos árabes no Brasil?
  • Quantos árabes residiam no Brasil em 1920? E em 1940?
  • Quais os estados de destino dos árabes?

  • Mas por que vieram? Vamos ver isso no material disponível no site do IBGE, sob o título BRASIL: 500 ANOS DE POVOAMENTO. Com uso de tablets, celulares, notebooks ou computadores convide os alunos a navegarem pelo site do IBGE. Caso isso não seja possível, imprima o material disponível para os alunos nos links indicados para navegação. Deixe o link favoritado para não tomar muito tempo da aula. Para cada página os alunos terão que responder, em grupos, algumas questões:
  • PÁGINA 1 - https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html

Pesquise na página e responda:

Após a pesquisa, projete a imagem com as perguntas e peça para que cada grupo apresente suas respostas sobre cada uma das respostas.

Fontes das imagens:

Mapas: Banco de imagens Nova Escola.Acesso em 18 de Abril de 2019.

https://www.icarabe.org/sites/default/files/pases.jpg Acesso em 18 de Abril de 2019.

Gráfico e capa da revista: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html Acesso em 18 de Abril de 2019.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uEep3HWmXcaXSwtYzAURWs4kMJ9a95nNstSj5xsM4TaYmK2PteV69ZFpKEkB/his4-10und10-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Sobre a liga dos países árabes:

http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3682-liga-dos-estados-arabes-lea Acesso em 18 de Abril de 2019.

Aspectos econômicos dos países árabes:

https://epocanegocios.globo.com/Dinheiro/noticia/2016/03/paises-arabes-lideram-lista-dos-25-mais-ricos.html Acesso em 18 de Abril de 2019.

Neste link, há um acervo riquíssimo para acesso com cadastro. Para o professor é possível encontrar inclusive os periódicos árabes citados nos sites do IBGE:

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/memoria_do_imigrante Acesso em 18 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete ou imprima o mapa mundi para os alunos. Medeie uma conversa sobre o mesmo com os alunos

  • Antes de falarmos sobre o processo migratório dos árabes, vamos nos localizar:
  • Onde ficam os países árabes? (Parte na Ásia e parte na África) Parte destacada no mapa.
  • Projete o mapa do slide seguinte para os alunos ou imprima o mesmo para todos. Quais são os nomes dos países árabes?
  • Que mar banha a maioria dos países árabes? (Quase todos os países árabes são banhados pelo Mar Mediterrâneo).
  • Agora que nos situamos geograficamente, vamos estudar o processo migratório dos povos árabes para o Brasil. Por que vieram para o Brasil? De onde partiram? Como vieram? Vamos estudar isso?
  • Projete o slide da capa da revista O Imigrante para os alunos:
  • Essa é a capa da Revista O Imigrante, Estado de São Paulo. O que ela mostra para nós?
  • Que continente é o ponto de partida dos imigrantes árabes para o Brasil? (Europa)
  • Já nos localizamos no espaço, agora vamos nos localizar no tempo. (Projete a imagem do gráfico para os alunos)
  • A que anos se referem os censos populacionais apresentados na tabela?
  • Quais estados brasileiros foram o destino de residência dos árabes no Brasil?
  • Quantos árabes residiam no Brasil em 1920? E em 1940?
  • Quais os estados de destino dos árabes?

  • Mas por que vieram? Vamos ver isso no material disponível no site do IBGE, sob o título BRASIL: 500 ANOS DE POVOAMENTO. Com uso de tablets, celulares, notebooks ou computadores convide os alunos a navegarem pelo site do IBGE. Caso isso não seja possível, imprima o material disponível para os alunos nos links indicados para navegação. Deixe o link favoritado para não tomar muito tempo da aula. Para cada página os alunos terão que responder, em grupos, algumas questões:
  • PÁGINA 1 - https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html

Pesquise na página e responda:

Após a pesquisa, projete a imagem com as perguntas e peça para que cada grupo apresente suas respostas sobre cada uma das respostas.

Fontes das imagens:

Mapas: Banco de imagens Nova Escola.Acesso em 18 de Abril de 2019.

https://www.icarabe.org/sites/default/files/pases.jpg Acesso em 18 de Abril de 2019.

Gráfico e capa da revista: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html Acesso em 18 de Abril de 2019.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uEep3HWmXcaXSwtYzAURWs4kMJ9a95nNstSj5xsM4TaYmK2PteV69ZFpKEkB/his4-10und10-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Sobre a liga dos países árabes:

http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3682-liga-dos-estados-arabes-lea Acesso em 18 de Abril de 2019.

Aspectos econômicos dos países árabes:

https://epocanegocios.globo.com/Dinheiro/noticia/2016/03/paises-arabes-lideram-lista-dos-25-mais-ricos.html Acesso em 18 de Abril de 2019.

Neste link, há um acervo riquíssimo para acesso com cadastro. Para o professor é possível encontrar inclusive os periódicos árabes citados nos sites do IBGE:

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/memoria_do_imigrante Acesso em 18 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Convide os alunos a organizarem o que estudaram através de um painel em forma de tabela.

Entregue a eles cartolina, marcadores coloridos e peçam para construírem um painel semelhante ao do slide?

  • Converse com os alunos sobre tudo que foi estudado na aula, propondo questões e pedindo que alunos registrem o que for solicitado na tabela.
  • Quais os motivos que fizeram com que os povos árabes viessem para o Brasil? Como vieram? Já imaginaram quantos meses eles devem ter gasto para chegar aqui? (Se necessário volte ao mapa e lembre-os que eles partiam primeiro para a Europa para depois virem para o Brasil).
  • Vocês já imaginaram viajar tudo isso e chegar aqui por engano, como estudamos?
  • Vamos registrar os países de origem?
  • No Censo do IBGE, estudamos os dados que nos mostram quantos árabes vieram para o Brasil. Vamos registrar também?
  • Não esqueçam de colocar os principais destinos, os principais estados brasileiros a receberem os árabes.
  • E por fim vamos registrar as contribuições. Falamos de comércio, política, mas tem uma coisa que também precisamos registrar: as contribuições culturais. Quem conhece a culinária árabe? A culinária faz parte da cultura e a cultura engloba festas, tradições, histórias… Podemos registrar isso também.
  • O que vocês mais gostaram sobre o que estudamos hoje?
  • É importante que compreendamos que cada imigrante traz consigo sua história e sua cultura e assim as culturas vão se mesclando e como o Brasil tem imigrantes de todos os continentes, temos um pouquinho de cada lugar do mundo no nosso país! Isso não é maravilhoso?
  • Entretanto temos que lembrar que não há cultura superior a outra. Todas são importantes e nenhuma pode sofrer preconceito ou discriminação.

Material complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YQT5J5vwGtQTzybwkku3vDFaTUEkS3GB9qCKecKNDSuxe2nbMdbVGUeUAHJA/his4-10und10-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Neste link, um pouco mais da história da migração árabe no Brasil:

https://www.revistadiaspora.org/2019/03/25/as-comunidades-arabes-no-brasil-imigrantes-descendentes-e-a-luta-pela-integracao/ Acesso em 29/04/2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano :

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04HI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano