Quais espaços você frequenta na sua cidade?
Plano de Aula
Plano de aula: Esse espaço é público!
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Espaço doméstico, espaço público e áreas de preservação ambiental
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, atividades impressas e fotografia
Para saber mais: ABRAHÃO, S. Espaço Público: do urbano ao político. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2008.
FILOSOFIA VOLUME 2 - Público e privado , Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zDNY_m60qfY, acesso em 14 mar 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 min
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - Espaços públicos e sua utilização na sociedade. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado de Espaços Públicos trazido pelas crianças.
Contexto
Tempo sugerido: 12 min
Orientações:
- Projete ou imprima as imagens para desenvolver a atividade. O objetivo desta atividade é ativar a percepção dos espaços em que o aluno circula.
- Informe aos alunos que eles farão desenhos representando os espaços que eles frequentam. Esses espaços podem ser a escola, praça, bancos, prefeitura, rua, etc, ou seja públicos ou privados. Faça a atividade individualmente. Você pode imprimir a atividade acessando: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J3H8stHxKCAexVhJWKVDq2vjfDDhwCGQtGVaUSaVSsrd6aYZCDkPZP2pd36M/quais-espacos-voce-frequenta-na-sua-cidade.pdf
- Questione os alunos sobre a quem pertencem esses espaços. Deixe que falem livremente e vá anotando no quadro as respostas trazidas pelos alunos.
Converse com os alunos que os espaços públicos são aqueles de uso comum e que pertencem a toda população e os espaços privados são aqueles de propriedade privada, ou seja, pertencem a alguém como uma pessoa ou uma empresa e a população somente tem acesso a eles com a permissão dos proprietários ou mediante ao pagamento de tarifas.
Como adequar à sua realidade: Você poderá usar imagens dos lugares da sua cidade e perguntar se os alunos costumam frequentar esses lugares e proceder com a atividade.
Para você saber mais: SERPA, A. O Espaço Público na Cidade Contemporânea. São Paulo: Contexto, 2007.
Problematização
Tempo sugerido: 20 min
Orientações: Converse com os alunos sobre atividade anterior e reforce a ideia e funções dos espaços públicos e privados. Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre a fonte. Esse vídeo é apenas uma referência para a atividade. Projete o vídeo Espaços públicos, disponível em:https://www.canalsaude.fiocruz.br/canal/videoAberto/espacos-public , acesso 07 abr 2019, que narra o histórico dos termos públicos e chama a atenção para os deveres dos cidadãos e o uso do espaço público com responsabilidade.
Proceda com o estudo da fonte:
- O que narra esse vídeo?
- É possível saber a época que foi filmado o vídeo?
- Quais as principais características e curiosidades deste vídeo?
- O que mais chamou a sua atenção no vídeo?
- Quais os prós e contras que existem nos espaços públicos?
- O que os cidadãos precisam fazer para a manutenção dos espaços públicos?
- Como podemos usar os espaços públicos com responsabilidade? Cite um exemplo.
- Após as discussões peça para os alunos preencherem a ficha da fonte.
- Imprima a atividade https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5smX9usrmnfDSsqWeG9jEykmMVDPCZU7JWMPa26WXTrQYfjwgjy9Jr2a9gUs/his3-10und04-estudo-da-fonte.pdf e entregue aos alunos ou faça a atividade registrando no quadro ou em um cartaz.
Converse com os alunos sobre os espaços públicos que podem ser livres como as praças, ruas, parques e praias ou que em outros espaços existe a restrição ao acesso e à circulação da população. Dê como exemplo os edifícios públicos, museus, escolas públicas, hospitais públicos e bibliotecas. A maior parte desses espaços têm acesso gratuito e não apresentam fins lucrativos.
Traga para a reflexão os deveres dos cidadãos sobre o espaço público, como por exemplo não estacionar o carro em locais inadequados impossibilitando os pedestres de transitar na calçada, ou jogar lixo em vias públicas.
Como adequar à sua realidade: Você poderá organizar um vídeo, mostrando os principais pontos com problemas de saneamento básico ou ainda lugares com grande circulação de pessoas que você identifica situação em que o dever do cidadão em espaço público não está sendo exercido na sua cidade e proceder com a atividade.
Para você saber mais: FILOSOFIA VOLUME 2 - Público e privado , Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zDNY_m60qfY, acesso em 14 mar 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 min
Orientações: Essa atividade será feita individualmente. Informe aos alunos que eles irão produzir uma história em quadrinhos chamando a atenção da comunidade para exercer seus deveres como cidadãos. Organize um livrinho com todas as histórias dos alunos. Reforce que os espaços que convivemos, tais como; praças, prédios públicos, ruas, cidades, etc, são espaços públicos, ou seja , são aqueles de uso comum e que pertencem a toda a população. Portanto devemos refletir como nos relacionamos com esse espaço.
Seu uso deve ser responsável e (co) responsável pela sua conservação. O aluno por exemplo poderá contar em sua história em quadrinhos como o cidadão pode contribuir para a manutenção de uma praça pública. Ele pode exemplificar a história dizendo para não jogar lixo no chão e brincar corretamente nos brinquedos da praça.
Para imprimir a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tvzMCtvr7Xc9Mx7cK955GNCRRPTFhKZUPEnjfJ4RbN3W75vRk8BCmypGRmPQ/his3-10und04-historia-em-quadrinhos.pdf
Como adequar à sua realidade: É possível sugerir o uso de fotografias da cidade onde você mora.
Para você saber mais: JOSÉ Jorge Letria; u, ANDRÉ Letria - A CIDADANIA EXPLlCADA AOS JOVENS ... E AOS OUTROS , disponível em: https://www.instituto-camoes.pt/images/stories/tecnicas_comunicacao_em_portugues/Cidadania/Cidadania%20-%20Por%20falar%20em%20cidadania.pdf acesso em 07 abr 2019
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é reconhecer e respeitar os espaços públicos do local onde se vive. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online).
Oriente os estudantes, via áudio, vídeo ou texto, que pensem em espaços públicos ou privados que frequentam. Solicite que façam uma lista de escolas, praças, bancos, prefeitura, ruas, supermercados, lojas etc. Oriente-os para que compreendam que os espaços públicos são aqueles de uso comum e pertencem a toda população, já os espaços privados são aqueles de propriedade privada, ou seja, pertencem a alguém, que pode ser uma pessoa ou empresa, e a população somente tem acesso a eles com a permissão dos proprietários ou mediante pagamento de tarifas. Em seguida, solicite que façam um desenho no arquivo de contextualização ou no caderno e compartilhem no grupo da escola no Padlet (veja aqui como fazer um).
Problematização
Compartilhe com os estudantes o video “Espaços públicos”. Na sequência, envie as questões abaixo e peça que respondam à luz do vídeo assistido:
- O que narra esse vídeo?
- É possível saber a época que foi filmado o vídeo?
- Quais as principais características e curiosidades deste vídeo?
- O que mais chamou a sua atenção no vídeo?
- Quais os prós e contras que existem nos espaços públicos?
- O que os cidadãos precisam fazer para a manutenção dos espaços públicos?
- Como podemos usar os espaços públicos com responsabilidade? Cite um exemplo.
Oriente os estudantes para que compreendam que espaços públicos podem ser livres, como as praças, ruas, parques e praias, ou que, em outros espaços, existe a restrição ao acesso e à circulação da população. Dê como exemplo deste segundo tipo os edifícios públicos, museus, escolas públicas, hospitais públicos e bibliotecas. A maior parte desses espaços têm acesso gratuito e não apresentam fins lucrativos. As respostas das questões propostas devem ser escritas no caderno e enviadas para o grupo da turma.
Sistematização
Via áudio, texto ou vídeo, oriente os estudantes para a realização dessa etapa. Informe que eles devem produzir uma história em quadrinhos chamando a atenção da comunidade para exercer os deveres como cidadãos. Organize um livrinho com todas as histórias dos alunos. Reforce que os espaços em que convivemos, como praças, prédios públicos, ruas, cidades etc., são espaços públicos, ou seja, de uso comum e que pertencem a toda a população. Portanto, devemos refletir como nos relacionamos com esses espaços.
Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma. As produções devem ser compartilhadas no grupo da turma. Dê feedback das produções.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Espaços públicos e privados” e “Democratização dos espaços públicos”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI03, EF01HI04, EF02HI01, EF02HI02, EF05HI02 e habilidades conexas de outros componentes curriculares EF04GE03, EF67EF21 e EF03MA12.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Renata da Silva Gonçalves
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A noção de espaço público e privado
Objeto (s) de conhecimento: A cidade, seus espaços públicos e privados e suas áreas de conservação ambiental
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI10) Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção.
Palavras-Chave: Espaço Público; Espaço Privado; Pertencimento
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