17485
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > A noção de espaço público e privado

Plano de aula - Esse espaço é público!

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Esse espaço é público!

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, atividades impressas e fotografia

Para saber mais: ABRAHÃO, S. Espaço Público: do urbano ao político. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2008.

FILOSOFIA VOLUME 2 - Público e privado , Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zDNY_m60qfY, acesso em 14 mar 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - Espaços públicos e sua utilização na sociedade. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado de Espaços Públicos trazido pelas crianças.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 min

Orientações:

Converse com os alunos que os espaços públicos são aqueles de uso comum e que pertencem a toda população e os espaços privados são aqueles de propriedade privada, ou seja, pertencem a alguém como uma pessoa ou uma empresa e a população somente tem acesso a eles com a permissão dos proprietários ou mediante ao pagamento de tarifas.

Como adequar à sua realidade: Você poderá usar imagens dos lugares da sua cidade e perguntar se os alunos costumam frequentar esses lugares e proceder com a atividade.

Para você saber mais: SERPA, A. O Espaço Público na Cidade Contemporânea. São Paulo: Contexto, 2007.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Orientações: Converse com os alunos sobre atividade anterior e reforce a ideia e funções dos espaços públicos e privados. Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre a fonte. Esse vídeo é apenas uma referência para a atividade. Projete o vídeo Espaços públicos, disponível em:https://www.canalsaude.fiocruz.br/canal/videoAberto/espacos-public , acesso 07 abr 2019, que narra o histórico dos termos públicos e chama a atenção para os deveres dos cidadãos e o uso do espaço público com responsabilidade.

Proceda com o estudo da fonte:

  • O que narra esse vídeo?
  • É possível saber a época que foi filmado o vídeo?
  • Quais as principais características e curiosidades deste vídeo?
  • O que mais chamou a sua atenção no vídeo?
  • Quais os prós e contras que existem nos espaços públicos?
  • O que os cidadãos precisam fazer para a manutenção dos espaços públicos?
  • Como podemos usar os espaços públicos com responsabilidade? Cite um exemplo.
  • Após as discussões peça para os alunos preencherem a ficha da fonte.
  • Imprima a atividade https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5smX9usrmnfDSsqWeG9jEykmMVDPCZU7JWMPa26WXTrQYfjwgjy9Jr2a9gUs/his3-10und04-estudo-da-fonte.pdf e entregue aos alunos ou faça a atividade registrando no quadro ou em um cartaz.

Converse com os alunos sobre os espaços públicos que podem ser livres como as praças, ruas, parques e praias ou que em outros espaços existe a restrição ao acesso e à circulação da população. Dê como exemplo os edifícios públicos, museus, escolas públicas, hospitais públicos e bibliotecas. A maior parte desses espaços têm acesso gratuito e não apresentam fins lucrativos.

Traga para a reflexão os deveres dos cidadãos sobre o espaço público, como por exemplo não estacionar o carro em locais inadequados impossibilitando os pedestres de transitar na calçada, ou jogar lixo em vias públicas.

Como adequar à sua realidade: Você poderá organizar um vídeo, mostrando os principais pontos com problemas de saneamento básico ou ainda lugares com grande circulação de pessoas que você identifica situação em que o dever do cidadão em espaço público não está sendo exercido na sua cidade e proceder com a atividade.

Para você saber mais: FILOSOFIA VOLUME 2 - Público e privado , Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zDNY_m60qfY, acesso em 14 mar 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientações: Essa atividade será feita individualmente. Informe aos alunos que eles irão produzir uma história em quadrinhos chamando a atenção da comunidade para exercer seus deveres como cidadãos. Organize um livrinho com todas as histórias dos alunos. Reforce que os espaços que convivemos, tais como; praças, prédios públicos, ruas, cidades, etc, são espaços públicos, ou seja , são aqueles de uso comum e que pertencem a toda a população. Portanto devemos refletir como nos relacionamos com esse espaço.

Seu uso deve ser responsável e (co) responsável pela sua conservação. O aluno por exemplo poderá contar em sua história em quadrinhos como o cidadão pode contribuir para a manutenção de uma praça pública. Ele pode exemplificar a história dizendo para não jogar lixo no chão e brincar corretamente nos brinquedos da praça.

Para imprimir a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tvzMCtvr7Xc9Mx7cK955GNCRRPTFhKZUPEnjfJ4RbN3W75vRk8BCmypGRmPQ/his3-10und04-historia-em-quadrinhos.pdf

Como adequar à sua realidade: É possível sugerir o uso de fotografias da cidade onde você mora.

Para você saber mais: JOSÉ Jorge Letria; u, ANDRÉ Letria - A CIDADANIA EXPLlCADA AOS JOVENS ... E AOS OUTROS , disponível em: https://www.instituto-camoes.pt/images/stories/tecnicas_comunicacao_em_portugues/Cidadania/Cidadania%20-%20Por%20falar%20em%20cidadania.pdf acesso em 07 abr 2019

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, atividades impressas e fotografia

Para saber mais: ABRAHÃO, S. Espaço Público: do urbano ao político. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2008.

FILOSOFIA VOLUME 2 - Público e privado , Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zDNY_m60qfY, acesso em 14 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - Espaços públicos e sua utilização na sociedade. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado de Espaços Públicos trazido pelas crianças.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 min

Orientações:

Converse com os alunos que os espaços públicos são aqueles de uso comum e que pertencem a toda população e os espaços privados são aqueles de propriedade privada, ou seja, pertencem a alguém como uma pessoa ou uma empresa e a população somente tem acesso a eles com a permissão dos proprietários ou mediante ao pagamento de tarifas.

Como adequar à sua realidade: Você poderá usar imagens dos lugares da sua cidade e perguntar se os alunos costumam frequentar esses lugares e proceder com a atividade.

Para você saber mais: SERPA, A. O Espaço Público na Cidade Contemporânea. São Paulo: Contexto, 2007.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Orientações: Converse com os alunos sobre atividade anterior e reforce a ideia e funções dos espaços públicos e privados. Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre a fonte. Esse vídeo é apenas uma referência para a atividade. Projete o vídeo Espaços públicos, disponível em:https://www.canalsaude.fiocruz.br/canal/videoAberto/espacos-public , acesso 07 abr 2019, que narra o histórico dos termos públicos e chama a atenção para os deveres dos cidadãos e o uso do espaço público com responsabilidade.

Proceda com o estudo da fonte:

  • O que narra esse vídeo?
  • É possível saber a época que foi filmado o vídeo?
  • Quais as principais características e curiosidades deste vídeo?
  • O que mais chamou a sua atenção no vídeo?
  • Quais os prós e contras que existem nos espaços públicos?
  • O que os cidadãos precisam fazer para a manutenção dos espaços públicos?
  • Como podemos usar os espaços públicos com responsabilidade? Cite um exemplo.
  • Após as discussões peça para os alunos preencherem a ficha da fonte.
  • Imprima a atividade https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5smX9usrmnfDSsqWeG9jEykmMVDPCZU7JWMPa26WXTrQYfjwgjy9Jr2a9gUs/his3-10und04-estudo-da-fonte.pdf e entregue aos alunos ou faça a atividade registrando no quadro ou em um cartaz.

Converse com os alunos sobre os espaços públicos que podem ser livres como as praças, ruas, parques e praias ou que em outros espaços existe a restrição ao acesso e à circulação da população. Dê como exemplo os edifícios públicos, museus, escolas públicas, hospitais públicos e bibliotecas. A maior parte desses espaços têm acesso gratuito e não apresentam fins lucrativos.

Traga para a reflexão os deveres dos cidadãos sobre o espaço público, como por exemplo não estacionar o carro em locais inadequados impossibilitando os pedestres de transitar na calçada, ou jogar lixo em vias públicas.

Como adequar à sua realidade: Você poderá organizar um vídeo, mostrando os principais pontos com problemas de saneamento básico ou ainda lugares com grande circulação de pessoas que você identifica situação em que o dever do cidadão em espaço público não está sendo exercido na sua cidade e proceder com a atividade.

Para você saber mais: FILOSOFIA VOLUME 2 - Público e privado , Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zDNY_m60qfY, acesso em 14 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientações: Essa atividade será feita individualmente. Informe aos alunos que eles irão produzir uma história em quadrinhos chamando a atenção da comunidade para exercer seus deveres como cidadãos. Organize um livrinho com todas as histórias dos alunos. Reforce que os espaços que convivemos, tais como; praças, prédios públicos, ruas, cidades, etc, são espaços públicos, ou seja , são aqueles de uso comum e que pertencem a toda a população. Portanto devemos refletir como nos relacionamos com esse espaço.

Seu uso deve ser responsável e (co) responsável pela sua conservação. O aluno por exemplo poderá contar em sua história em quadrinhos como o cidadão pode contribuir para a manutenção de uma praça pública. Ele pode exemplificar a história dizendo para não jogar lixo no chão e brincar corretamente nos brinquedos da praça.

Para imprimir a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tvzMCtvr7Xc9Mx7cK955GNCRRPTFhKZUPEnjfJ4RbN3W75vRk8BCmypGRmPQ/his3-10und04-historia-em-quadrinhos.pdf

Como adequar à sua realidade: É possível sugerir o uso de fotografias da cidade onde você mora.

Para você saber mais: JOSÉ Jorge Letria; u, ANDRÉ Letria - A CIDADANIA EXPLlCADA AOS JOVENS ... E AOS OUTROS , disponível em: https://www.instituto-camoes.pt/images/stories/tecnicas_comunicacao_em_portugues/Cidadania/Cidadania%20-%20Por%20falar%20em%20cidadania.pdf acesso em 07 abr 2019

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A noção de espaço público e privado do 3º ano :

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano