Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é entender o funcionamento e a função da Câmara de Vereadores da cidade. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Compartilhe com os estudantes o arquivo de contextualização. Deixe que respondam livremente.
É importante que os estudantes criem hipóteses e que o professor saiba os conhecimentos prévios que eles têm sobre esse assunto. As produções devem ser compartilhadas no grupo da escola. Dê um feedback sobre o que foi realizado.
Problematização
Compartilhe com os estudantes a notícia ”Aprovado projeto que institui a Semana da Mulher”. Peça que façam a leitura do texto e respondam as questões abaixo:
- O que representa essa reportagem?
- Quem foi responsável pelo projeto de lei?
- Qual a proposta deste projeto de lei ?
- Qual a importância deste projeto de lei para a população?
- Qual a importância dessas políticas para as mulheres?
- Quais as principais características e curiosidades deste projeto de lei?
Após os estudantes pensarem sobre as questões, solicite que as respondam no caderno e compartilhem fotografias das respostas no grupo da escola. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.
Sistematização
Via áudio, texto ou vídeo, oriente os estudantes para a realização dessa etapa. Informe que eles irão brincar de ser vereador por um dia e a função será propor um projeto de lei que garanta a participação dos alunos nas decisões em relação às brincadeiras propostas na hora do lanche. Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização e siga as instruções que o plano traz. Na sequência, eles deverão fazer um vídeo com as propostas e compartilhar no grupo da turma. Dê um tempo para que produzam a atividade e dê feedback das respostas.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “O que faz um vereador”, “Função do vereador na câmara municipal”, “Câmara mirim - como fazer um projeto de lei”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI10, EF02HI11, EF04HI03 e EF04HI06 e com habilidades desconexa EF02ER01.