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Plano de aula > História > 3º ano > A noção de espaço público e privado

Plano de aula - O que faz a Câmara de Vereadores da minha cidade?

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre O que faz a Câmara de Vereadores da minha cidade?

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI09) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, atividades impressas, fotografia.

Material complementar: ABRAHÃO, S. Espaço Público: do urbano ao político. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2008.

MONTEIRO, P. M. Sobre o Espaço Público – uma abordagem inicial de conceitos. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005. Trabalho apresentado à disciplina de Seminário de Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O vereador e a câmara municipal . / IBAM; [coordenação de] Marcos Flávio R. Gonçalves . – 6. ed. Atual. – Rio de Janeiro: IBAM, 2015. Disponível em: http://www.ibam.org.br/media/arquivos/estudos/vereador6ed2016.pdf, acesso em 14 abr 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - A Câmara dos Vereadores e suas funções na sociedade. Inicie a conversa, explorando o objetivo da aula.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 min

Orientações:

  • Projete ou imprima a imagem para desenvolver a atividade. O objetivo desta atividade é ativar a percepção dos alunos em relação ao processo de eleição e a função dos vereadores.
  • Informe os alunos que eles irão estimar a função de um vereador na cidade.
  • Faça a atividade coletivamente ou em pequenos grupos. Você pode imprimir a atividade acessando: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F9q3HNrVmJufmweFu8zKgBM6s3JyYPuNVtNaYxyTT2QtzR5sqPcX2dkWBBpv/quais-as-funcoes.pdf
  • Fonte da imagem:https://pt.wikipedia.org/wiki/Coletor_eletr%C3%B4nico_de_voto#/media/File:Elei%C3%A7%C3%B5es_(15263106629).jpg acesso em: 07 abr 2019
  • Deixe que os alunos falem livremente sobre as funções do vereador e da Câmara dos Vereadores e vá anotando no quadro as hipóteses dos alunos.
  • Questione os alunos sobre a quem pertence esse espaço - a Câmara dos Vereadores. Espera-se que os alunos respondam que esse espaço pertence a todos nós.
  • Ressalte que o processo de eleição acontece em um período de quatro em quatro anos. Para uma pessoa ser candidata a vereador ela deverá ter mais de 21 anos, ser brasileiro, alfabetizado e estar em dia com a Justiça Eleitoral. Suas principais funções são: organizar, legislar, administrar, fiscalizar e julgar as contas do Prefeito.

Como adequar à sua realidade: Você poderá promover uma visita na Câmara de Vereadores da sua cidade e entrevistar um vereador se possível.

Para você saber mais: Como funciona a votação para a escolha de um vereador?

disponível em: https://sergioluizbarroso.jusbrasil.com.br/artigos/391458522/como-funciona-a-votacao-para-a-escolha-de-um-vereador, acesso em 14 abr 2019.

SERPA, A. O Espaço Público na Cidade Contemporânea. São Paulo: Contexto, 2007.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Orientações: Converse com os alunos sobre atividade anterior e retome as atribuições dos vereadores. Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre a fonte. Esta reportagem é apenas uma referência para a atividade. Fonte da reportagem: http://www.camaraicara.sc.gov.br/noticia/aprovado-projeto-que-institui-a-semana-da-mulher-498 (acesso em 22 de maio de 2019)

Se preferir use uma reportagem de um projeto de lei importante da sua cidade e proceda com os questionamentos para o estudo da fonte.

Para acessar a reportagem para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ug5mAkKGHPMUs2tHxaNXNacHtv4MqhC6uw3DxsG5NhkTFNg5RqAdEvpecpuC/his3-09und05-noticias.pdf

Como adequar à sua realidade: Você poderá usar uma reportagem sobre algum projeto de lei importante da sua cidade e proceder com a atividade.

Para você saber mais: Direitos Humanos das Mulheres. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/08/Position-Paper-Direitos-Humanos-das-Mulheres.pdf acesso em 16 abr 2019

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientações: Essa atividade será feita em grupos. Informe aos alunos que eles irão brincar de ser vereador por um dia e sua função será propor um projeto de lei que garanta a participação dos alunos nas decisões em relação às brincadeiras propostas na hora do lanche. O principal objetivo é exercitar a cidadania e democracia, com a vivência, por um dia, das funções e dos trabalhos do Poder Legislativo.

Informe que eles deverão expor o problema da não participação dos alunos nesta decisão, ouvir os seus colegas, professores e direção e propor um projeto de lei para garantir esses direitos e participação. Reforce que os vereadores elaboram projetos de leis municipais para serem aprovadas na Assembleia Legislativa, fiscalizam e cobram ações do governo e verificam se os recursos do município estão sendo devidamente aplicados pela prefeitura.

Para imprimir a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4xmYMar2WVKgxc2YEF5GNQRD2jDZeMP7ZbD4Qx9ru8DpAuehnzmc5rGceZRz/his3-09und05-projeto-de-lei.pdf

Como adequar à sua realidade: Você poderá sugerir outros projetos de lei, evidenciando um problema vivenciado na sua escola.

Para você saber mais: Parlamento Jovem 2018 reúne estudantes eleitos vereadores por um dia, disponível em: http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/parlamento-jovem-2018-reune-estudantes-eleitos-vereadores-por-um-dia acesso em 16 abr 2019

Manual passo a passo do vereador mirim, disponível em: http://ceac.alesc.sc.gov.br/wp-content/uploads/2017/12/Manual-Passo-a-Passo-Programa-Vereador-Mirim.pdf, acesso em: 16 abr 2019

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI09) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, atividades impressas, fotografia.

Material complementar: ABRAHÃO, S. Espaço Público: do urbano ao político. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2008.

MONTEIRO, P. M. Sobre o Espaço Público – uma abordagem inicial de conceitos. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005. Trabalho apresentado à disciplina de Seminário de Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O vereador e a câmara municipal . / IBAM; [coordenação de] Marcos Flávio R. Gonçalves . – 6. ed. Atual. – Rio de Janeiro: IBAM, 2015. Disponível em: http://www.ibam.org.br/media/arquivos/estudos/vereador6ed2016.pdf, acesso em 14 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - A Câmara dos Vereadores e suas funções na sociedade. Inicie a conversa, explorando o objetivo da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 min

Orientações:

  • Projete ou imprima a imagem para desenvolver a atividade. O objetivo desta atividade é ativar a percepção dos alunos em relação ao processo de eleição e a função dos vereadores.
  • Informe os alunos que eles irão estimar a função de um vereador na cidade.
  • Faça a atividade coletivamente ou em pequenos grupos. Você pode imprimir a atividade acessando: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F9q3HNrVmJufmweFu8zKgBM6s3JyYPuNVtNaYxyTT2QtzR5sqPcX2dkWBBpv/quais-as-funcoes.pdf
  • Fonte da imagem:https://pt.wikipedia.org/wiki/Coletor_eletr%C3%B4nico_de_voto#/media/File:Elei%C3%A7%C3%B5es_(15263106629).jpg acesso em: 07 abr 2019
  • Deixe que os alunos falem livremente sobre as funções do vereador e da Câmara dos Vereadores e vá anotando no quadro as hipóteses dos alunos.
  • Questione os alunos sobre a quem pertence esse espaço - a Câmara dos Vereadores. Espera-se que os alunos respondam que esse espaço pertence a todos nós.
  • Ressalte que o processo de eleição acontece em um período de quatro em quatro anos. Para uma pessoa ser candidata a vereador ela deverá ter mais de 21 anos, ser brasileiro, alfabetizado e estar em dia com a Justiça Eleitoral. Suas principais funções são: organizar, legislar, administrar, fiscalizar e julgar as contas do Prefeito.

Como adequar à sua realidade: Você poderá promover uma visita na Câmara de Vereadores da sua cidade e entrevistar um vereador se possível.

Para você saber mais: Como funciona a votação para a escolha de um vereador?

disponível em: https://sergioluizbarroso.jusbrasil.com.br/artigos/391458522/como-funciona-a-votacao-para-a-escolha-de-um-vereador, acesso em 14 abr 2019.

SERPA, A. O Espaço Público na Cidade Contemporânea. São Paulo: Contexto, 2007.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Orientações: Converse com os alunos sobre atividade anterior e retome as atribuições dos vereadores. Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre a fonte. Esta reportagem é apenas uma referência para a atividade. Fonte da reportagem: http://www.camaraicara.sc.gov.br/noticia/aprovado-projeto-que-institui-a-semana-da-mulher-498 (acesso em 22 de maio de 2019)

Se preferir use uma reportagem de um projeto de lei importante da sua cidade e proceda com os questionamentos para o estudo da fonte.

Para acessar a reportagem para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ug5mAkKGHPMUs2tHxaNXNacHtv4MqhC6uw3DxsG5NhkTFNg5RqAdEvpecpuC/his3-09und05-noticias.pdf

Como adequar à sua realidade: Você poderá usar uma reportagem sobre algum projeto de lei importante da sua cidade e proceder com a atividade.

Para você saber mais: Direitos Humanos das Mulheres. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/08/Position-Paper-Direitos-Humanos-das-Mulheres.pdf acesso em 16 abr 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientações: Essa atividade será feita em grupos. Informe aos alunos que eles irão brincar de ser vereador por um dia e sua função será propor um projeto de lei que garanta a participação dos alunos nas decisões em relação às brincadeiras propostas na hora do lanche. O principal objetivo é exercitar a cidadania e democracia, com a vivência, por um dia, das funções e dos trabalhos do Poder Legislativo.

Informe que eles deverão expor o problema da não participação dos alunos nesta decisão, ouvir os seus colegas, professores e direção e propor um projeto de lei para garantir esses direitos e participação. Reforce que os vereadores elaboram projetos de leis municipais para serem aprovadas na Assembleia Legislativa, fiscalizam e cobram ações do governo e verificam se os recursos do município estão sendo devidamente aplicados pela prefeitura.

Para imprimir a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4xmYMar2WVKgxc2YEF5GNQRD2jDZeMP7ZbD4Qx9ru8DpAuehnzmc5rGceZRz/his3-09und05-projeto-de-lei.pdf

Como adequar à sua realidade: Você poderá sugerir outros projetos de lei, evidenciando um problema vivenciado na sua escola.

Para você saber mais: Parlamento Jovem 2018 reúne estudantes eleitos vereadores por um dia, disponível em: http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/parlamento-jovem-2018-reune-estudantes-eleitos-vereadores-por-um-dia acesso em 16 abr 2019

Manual passo a passo do vereador mirim, disponível em: http://ceac.alesc.sc.gov.br/wp-content/uploads/2017/12/Manual-Passo-a-Passo-Programa-Vereador-Mirim.pdf, acesso em: 16 abr 2019

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