17483
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > A noção de espaço público e privado

Plano de aula - A Prefeitura da minha cidade

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre A Prefeitura da minha cidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender o conceito e função da prefeitura da cidade. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Compartilhe com os estudantes o arquivo de contextualização. Deixe que respondam livremente.

É importante que os estudantes criem hipóteses e que o professor saiba os conhecimentos prévios que eles têm sobre esse assunto. As produções devem ser compartilhadas no grupo da escola. Dê um feedback sobre o que foi realizado.

Problematização
Compartilhe com os estudantes do slide 4. Peça que eles analisem a imagem e construam uma reflexão orientada pelas questões abaixo:
- O que representa essa imagem? É possível saber a época que foi retratada?
- O que a prefeitura pode fazer em relação a esta situação?
- O que o prefeito pode fazer em relação a esta situação?
- Qual a responsabilidade do cidadão em relação a esta situação?
- O que mais chamou a sua atenção na fotografia?

Após os estudantes pensarem sobre as questões, solicite que preencham o arquivo de problematização. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma. Quando concluídas, considere postar os textos da página da escola.

Sistematização
Diga aos estudantes que eles serão prefeito por um dia e terão que imaginar quais as ações que deverão fazer em vários âmbitos do serviço público, como cuidar de praças, prédios públicos, ruas, escolas, postos de saúde etc. Nesse contexto, encaminhe para eles o arquivo de sistematização. Na sequência, eles deverão fazer um vídeo com as propostas anotadas no arquivo compartilhado. O vídeo deve ser compartilhado no grupo da escola. Dê um tempo para que produzam a atividade e dê feedback das respostas.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, o vídeo “Aula - Espaço público e privado”, “Qual a função do prefeito” e “O que faz o prefeito”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI10, EF02HI11, EF04HI03 e EF04HI06 e com habilidades desconexa EF02ER01.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS3_09UND04

(EF03HI09) Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A noção de espaço público e privado do 3º ano:

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas