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Plano de aula > História > 3º ano > A noção de espaço público e privado

Plano de aula - Escola para quê?

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Escola para quê?

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI09) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, atividades impressas, fotografia das ruas

Material complementar:

POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos, v.5, n.10, Rio de Janeiro: CP/DOC FGV, 1992.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - A função da escola. Inicie a conversa, explorando o objetivo, o significado e importância da escola para a sociedade.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Faça a leitura do trecho da LDB ( Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional) e questione os alunos se eles conheciam essa lei. Deixe que falem livremente. Reforce que no Brasil a educação é um direito dos brasileiros e obrigatório para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos. Explique que existem escolas públicas e privadas. Ressalte que as escolas públicas são de extrema importância para a população e são mantidas pela população mediante a arrecadação de impostos e administrados pelo poder público.
  • Explique que no passado, a escolarização não era obrigatória, e que as escolas, quando o Brasil era predominantemente rural, estavam situadas longe das residências das pessoas, com muita dificuldade de acesso. É necessário que os alunos saibam que essa facilidade de acesso nem sempre aconteceu e muitos familiares deles, possivelmente, avós, etc, deixaram de estudar ou até mesmo são analfabetos, pois num passado não muito distante, o trabalho começava muito cedo na vida das pessoas. Algo que, apesar de combatido, ainda ocorre, mas em escala menor.
  • Convide os alunos a pensarem sobre a escola em que estudam e o que ela oferece aos estudantes. Pode ser eventos, disciplinas escolares, merenda, etc.
  • Informe os alunos que eles irão representar com desenhos a escola que estudam. Diga que podem desenhar o que para eles representam a escola, pode ser o ambiente da sala de aula , um momento de aprendizagem, uma merenda que gostam muito ou ainda a própria construção escolar e indicar se ela é pública ou privada. Você pode acessar a atividade pelo link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aPWVHwutxpDnP5vFY8PXDD3HMFWNJuMHjH2KJbfZhGmdZaSSf9qPUSNaKHAe/esta-e-a-minha-escola-e-ela-tem.pdf
  • Faça a socialização da atividade e deixe que os alunos falem o que desenharam e o porque. ( Para adequar o tempo, peça que alguns alunos comentem a atividade e os demais digam se pensaram na mesma proposta ou não).

Como adequar à sua realidade: Uma boa opção é promover uma visita monitorada aos espaços da escola, dialogando sobre esses espaços e como as crianças os compreendem.

Para você saber mais: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>, acesso em: 02 abr 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre atividade anterior e questione se eles sabem a importância das escolas. Por que e para quê existe as escolas? Deixe que os alunos falem livremente e anote as hipóteses no quadro. Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre a fonte. Trata-se de um recorte de jornal - A Gazeta, de 7 de maio de 1960, publicado pela imprensa de Manaus. Fonte: Disponível em: http://idd.org.br/acervo/gilberto-mestrinho-inaugura-escola/ acesso 02 abr 2019.

Leia a reportagem em voz alta e questione:

  • Qual a importância de se comunicar a inauguração de uma escola?
  • Por que era importante essa comunicação? Será que atualmente as pessoas se importariam em ler uma reportagem dessa nos jornais da cidade?
  • Qual o nome da escola? Por que ela recebeu esse nome?
  • Vocês acham a escola um local importante? Por quê?
  • Será que todas as escolas são iguais em sua estrutura e função?
  • A escola retratada é uma escola pública e agrícola. A função da escola pública e privada é a mesma? Uma escola rural ensina os mesmos conteúdos que uma escola urbana?
  • Vocês conhecem outras escolas? Já frequentaram outras escolas? Elas têm a mesma função que a sua escola atual?

Converse com os alunos e explique que a escola sofreu modificações com o passar do tempo. aspectos como o mobiliário, vestimentas, material didático e metodologias de controle de disciplina foram transformadas com o tempo e essas mudanças fazem parte do processo histórico e que cada situação está ligada a um contexto histórico específico.

Destaque que a função principal da escola, segundo os documentos oficiais (Constituição Federal e LDB) é a democratização do conhecimento. Ou seja, justificar a sua existência, disponibilizando instrumentos necessários para a transformação do saber espontâneo em conhecimento sistematizado. Destaque que na atualidade a escola também desempenha um papel importantíssimo - o de formar cidadãos, que conhecem a sua situação na sociedade e consegue analisar , propor soluções e intervir na sua realidade.

Você poderá imprimir as questões para análise da fonte, caso deseje fazer a atividade individualmente ou em dupla.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jQzwdzv5DgsFBVTJSEeFuWv8tJvdzDaFdrDxhbx8GJ2t7HKp8BfJ24pcf6aT/estudo-sobre-a-fonte.pdf

Como adequar à sua realidade: Você poderá trazer um registro de inauguração de alguma escola importante da sua cidade.

Para você saber mais:

RAAB, Yeda Strada - Escola para quê? Reflexões sobre a função da escola pública estadual paulista- 2016, disponível em : https://www.unimep.br/phpg/bibdig/pdfs/docs/27042016_174332_yedastradaraab_ok.pdf, acesso em 02 abr 2019.

A ''qualidade'' da educação do Brasil: ESCOLA PÚBLICA X ESCOLA PARTICULAR, disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/a-qualidade-da-educacao-do-brasil-escola-publica-x-escola-particular/34891/, acesso em 02 abr 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Essa atividade deverá ser feita coletivamente, tendo você como escriba da turma, dado o grau de complexidade.

Converse com a turma sobre a atividade e explique que eles farão uma carta aberta à comunidade escolar, falando sobre a importância, função e direito à uma educação de qualidade. Explique aos alunos que uma carta aberta é um gênero textual argumentativo, que expõe em público suas opiniões ou reivindicações acerca de um determinado assunto, é utilizada em forma de protesto, reivindicações, alerta ou forma de conscientização da população. Para repertoriar e exemplicar a atividade, leia para os alunos a Carta Aberta Juntos por uma escola melhor, disponível em: https://www.projetocacapavadosul.com.br/noticias/estudantes-divulgam-carta-aberta-sobre-a-escola-do-futuro, acesso em: 04 abr 2019.

Após a leitura, determine junto com os alunos o tema central da carta, o que eles irão reivindicar, protestar, conscientizar ou alertar a comunidade e a partir disso vá organizando a carta de acordo com as ideias que os alunos irão trazendo para a carta.

Depois de pronta, peça para os alunos copiarem no caderno e faça vários impressos para que os alunos entreguem para os pais e alunos no horário da entrada ou saída da escola.

Você poderá colocar a carta no facebook ou blog da escola.

Para você saber mais: Carta aberta, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/carta-aberta.htm, acesso em 04 abr 2019.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI09) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, atividades impressas, fotografia das ruas

Material complementar:

POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos, v.5, n.10, Rio de Janeiro: CP/DOC FGV, 1992.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - A função da escola. Inicie a conversa, explorando o objetivo, o significado e importância da escola para a sociedade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Faça a leitura do trecho da LDB ( Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional) e questione os alunos se eles conheciam essa lei. Deixe que falem livremente. Reforce que no Brasil a educação é um direito dos brasileiros e obrigatório para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos. Explique que existem escolas públicas e privadas. Ressalte que as escolas públicas são de extrema importância para a população e são mantidas pela população mediante a arrecadação de impostos e administrados pelo poder público.
  • Explique que no passado, a escolarização não era obrigatória, e que as escolas, quando o Brasil era predominantemente rural, estavam situadas longe das residências das pessoas, com muita dificuldade de acesso. É necessário que os alunos saibam que essa facilidade de acesso nem sempre aconteceu e muitos familiares deles, possivelmente, avós, etc, deixaram de estudar ou até mesmo são analfabetos, pois num passado não muito distante, o trabalho começava muito cedo na vida das pessoas. Algo que, apesar de combatido, ainda ocorre, mas em escala menor.
  • Convide os alunos a pensarem sobre a escola em que estudam e o que ela oferece aos estudantes. Pode ser eventos, disciplinas escolares, merenda, etc.
  • Informe os alunos que eles irão representar com desenhos a escola que estudam. Diga que podem desenhar o que para eles representam a escola, pode ser o ambiente da sala de aula , um momento de aprendizagem, uma merenda que gostam muito ou ainda a própria construção escolar e indicar se ela é pública ou privada. Você pode acessar a atividade pelo link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aPWVHwutxpDnP5vFY8PXDD3HMFWNJuMHjH2KJbfZhGmdZaSSf9qPUSNaKHAe/esta-e-a-minha-escola-e-ela-tem.pdf
  • Faça a socialização da atividade e deixe que os alunos falem o que desenharam e o porque. ( Para adequar o tempo, peça que alguns alunos comentem a atividade e os demais digam se pensaram na mesma proposta ou não).

Como adequar à sua realidade: Uma boa opção é promover uma visita monitorada aos espaços da escola, dialogando sobre esses espaços e como as crianças os compreendem.

Para você saber mais: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>, acesso em: 02 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre atividade anterior e questione se eles sabem a importância das escolas. Por que e para quê existe as escolas? Deixe que os alunos falem livremente e anote as hipóteses no quadro. Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre a fonte. Trata-se de um recorte de jornal - A Gazeta, de 7 de maio de 1960, publicado pela imprensa de Manaus. Fonte: Disponível em: http://idd.org.br/acervo/gilberto-mestrinho-inaugura-escola/ acesso 02 abr 2019.

Leia a reportagem em voz alta e questione:

  • Qual a importância de se comunicar a inauguração de uma escola?
  • Por que era importante essa comunicação? Será que atualmente as pessoas se importariam em ler uma reportagem dessa nos jornais da cidade?
  • Qual o nome da escola? Por que ela recebeu esse nome?
  • Vocês acham a escola um local importante? Por quê?
  • Será que todas as escolas são iguais em sua estrutura e função?
  • A escola retratada é uma escola pública e agrícola. A função da escola pública e privada é a mesma? Uma escola rural ensina os mesmos conteúdos que uma escola urbana?
  • Vocês conhecem outras escolas? Já frequentaram outras escolas? Elas têm a mesma função que a sua escola atual?

Converse com os alunos e explique que a escola sofreu modificações com o passar do tempo. aspectos como o mobiliário, vestimentas, material didático e metodologias de controle de disciplina foram transformadas com o tempo e essas mudanças fazem parte do processo histórico e que cada situação está ligada a um contexto histórico específico.

Destaque que a função principal da escola, segundo os documentos oficiais (Constituição Federal e LDB) é a democratização do conhecimento. Ou seja, justificar a sua existência, disponibilizando instrumentos necessários para a transformação do saber espontâneo em conhecimento sistematizado. Destaque que na atualidade a escola também desempenha um papel importantíssimo - o de formar cidadãos, que conhecem a sua situação na sociedade e consegue analisar , propor soluções e intervir na sua realidade.

Você poderá imprimir as questões para análise da fonte, caso deseje fazer a atividade individualmente ou em dupla.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jQzwdzv5DgsFBVTJSEeFuWv8tJvdzDaFdrDxhbx8GJ2t7HKp8BfJ24pcf6aT/estudo-sobre-a-fonte.pdf

Como adequar à sua realidade: Você poderá trazer um registro de inauguração de alguma escola importante da sua cidade.

Para você saber mais:

RAAB, Yeda Strada - Escola para quê? Reflexões sobre a função da escola pública estadual paulista- 2016, disponível em : https://www.unimep.br/phpg/bibdig/pdfs/docs/27042016_174332_yedastradaraab_ok.pdf, acesso em 02 abr 2019.

A ''qualidade'' da educação do Brasil: ESCOLA PÚBLICA X ESCOLA PARTICULAR, disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/a-qualidade-da-educacao-do-brasil-escola-publica-x-escola-particular/34891/, acesso em 02 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Essa atividade deverá ser feita coletivamente, tendo você como escriba da turma, dado o grau de complexidade.

Converse com a turma sobre a atividade e explique que eles farão uma carta aberta à comunidade escolar, falando sobre a importância, função e direito à uma educação de qualidade. Explique aos alunos que uma carta aberta é um gênero textual argumentativo, que expõe em público suas opiniões ou reivindicações acerca de um determinado assunto, é utilizada em forma de protesto, reivindicações, alerta ou forma de conscientização da população. Para repertoriar e exemplicar a atividade, leia para os alunos a Carta Aberta Juntos por uma escola melhor, disponível em: https://www.projetocacapavadosul.com.br/noticias/estudantes-divulgam-carta-aberta-sobre-a-escola-do-futuro, acesso em: 04 abr 2019.

Após a leitura, determine junto com os alunos o tema central da carta, o que eles irão reivindicar, protestar, conscientizar ou alertar a comunidade e a partir disso vá organizando a carta de acordo com as ideias que os alunos irão trazendo para a carta.

Depois de pronta, peça para os alunos copiarem no caderno e faça vários impressos para que os alunos entreguem para os pais e alunos no horário da entrada ou saída da escola.

Você poderá colocar a carta no facebook ou blog da escola.

Para você saber mais: Carta aberta, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/carta-aberta.htm, acesso em 04 abr 2019.

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