17481
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > O lugar em que vive

Plano de aula - A alegria e a história das brincadeiras

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre A alegria e a história das brincadeiras

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp, PDF ou Print.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é demonstrar que as brincadeiras infantis são importantes momentos de lazer e cultura. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Compartilhe com os estudantes o arquivo de contextualização. Você pode compartilhar prints das imagens e mandar as informações via texto.

Via áudio, texto ou vídeo, mande as seguintes questões para os estudantes:
- As brincadeiras podem contar a história de uma comunidade?
- As brincadeiras podem contar sobre um determinado momento da história da humanidade?
- Existem brincadeiras praticadas por adultos?
- As brincadeiras podem ser diferentes no meio urbano e no meio rural?

Peça que os estudantes copiem no caderno as respostas às questões. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações, via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.

Problematização
Compartilhe com os estudantes o vídeo “Será que a infância é diferente para as crianças do campo e da cidade?”. Peça que respondam, via áudio e com as próprias palavras, a questão que intitula o vídeo e compartilhem no grupo da turma.

Sistematização
Para essa etapa, os estudantes farão um vídeo brincando da brincadeira preferida. O vídeo deve ser compartilhado no grupo da turma. Você pode produzir um quiz sobre brincadeiras no aplicativo Kahoot (veja aqui como fazer um). Dê o feedback das produções.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Exposição resgata histórias e brincadeiras antigas”, “A Bagunça dos Brinquedos - Cordel Para Crianças” e “Trailler do filme “Território do brincar”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI10, EF02HI11, EF04HI03 e EF04HI06.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS3_07UND04

(EF03HI07) Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O lugar em que vive do 3º ano:

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas