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Plano de aula > Matemática > 9º ano > Álgebra

Plano de aula - Resolução de Problemas (Equações Quadráticas)

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Resolução de Problemas (Equações Quadráticas)

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lais Aline Casagrande Pires de Melo

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lais Aline Casagrande Pires de Melo

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

EF09MA09 - Compreender os processo de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º Grau.

Objetivos específicos

Resolver situações-problema que podem ser solucionadas por uma equação quadrática.

Conceito-chave

Resolução de situações-problemas.

Conceitos que a turma deve dominar

  • Resolução de equações quadráticas.

Recursos necessários

  • Projetor (pode ser substituído pelo quadro)
  • Atividades impressas
  • Caderno e Lápis

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Discuta com os alunos sobre as diferentes formas de resolução de uma equação quadrática. Comente que toda equação quadrática pode ser reduzida a forma ax² + bx + c = 0. Para cada um dos processos apresentados, questione os alunos o que foi considerado. Este plano de aula irá explorar as diferentes formas de resolver situações-problema que podem ser modeladas e solucionadas por equações quadráticas, para isso é imprescindível que o aluno já tenha trabalhado com os conceitos anteriores. No site de NOVA ESCOLA, procure pelos planos com os seguintes nomes: “Reconhecendo uma equação quadrática”, “Resolvendo equações quadráticas por fatoração”, “Completando quadrados para resolver equações quadráticas” e “Dedução da fórmula resolutiva da equação quadrática”.

Propósito: Retomar o processo de resolução de uma equação quadrática.

Discuta com a turma:

  • Como são chamadas as equações desse tipo ax² + bx + c = 0 ?
  • Toda equação quadrática pode ser reduzida a essa forma? Como?
  • A equação quadrática apresentada possui um trinômio em seu primeiro membro? E um trinômio do quadrado perfeito? Por quê?
  • Por que, após a forma fatorada da equação, já se concluiu quais são suas raízes?
  • Por que foi adicionado (+25) aos membros da equação no processo de completar quadrados?
  • Por que foi calculado a raiz quadrada de 25 em duas situações?
  • Qual caminho você considera mais viável? Por quê?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Discuta com os alunos sobre as diferentes formas de resolução de uma equação quadrática. Comente que toda equação quadrática pode ser reduzida a forma ax²+bx+c=0. Para cada um dos processos apresentados questione os alunos o que foi considerado. Este plano de aula irá explorar as diferentes formas de resolver situações-problema que podem ser modeladas e solucionadas por equações quadráticas, para isso é imprescindível que o aluno já tenha trabalhado com os conceitos anteriores. No site de NOVA ESCOLA, procure pelos planos com os seguintes nomes: “Reconhecendo uma equação quadrática”, “Resolvendo equações quadráticas por fatoração”, “Completando quadrados para resolver equações quadráticas” e “Dedução da fórmula resolutiva da equação quadrática”.

Propósito: Retomar o processo de resolução de uma equação quadrática.

Discuta com a turma:

  • Como são chamadas as equações desse tipo ax² + bx + c = 0?
  • Toda equação quadrática pode ser reduzida a essa forma? Como?
  • A equação quadrática apresentada possui um trinômio em seu primeiro membro? E um trinômio do quadrado perfeito? Por quê?
  • Na resolução do processo de “fatoração” a equação foi reescrita como (x-7) (x + 3) = 0, por que em seguida já se concluiu quais eram as raízes da equação?
  • Por que foi adicionado (+25) aos membros da equação no processo de completar quadrados?
  • Por que foi calculado a raiz quadrada de 25 em duas situações?
  • Compare as três resoluções e diga qual caminho você considera mais viável? Por quê?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e busquem responder as questões. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas respostas e o modo como pensaram. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Modelar a situação-problema com uma equação quadrática e resolvê-la.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre o número de equipes e o número de jogos?
  • O que vocês consideraram para expressar essa relação?
  • A expressão estabelecida é uma equação? Por quê?
  • Há necessidade de escrever uma equação para encontrar o número de equipes? Por quê?
  • Essa equação é quadrática? Por quê?
  • Qual método de resolução foi considerado para resolver a equação?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Depois que os alunos realizarem a atividade principal, passe para esta série de slides. Nela, os alunos poderão visualizar as possíveis combinações de jogos para preencherem a tabela com maior compreensão. Explore as cores e quantidades nas combinações para que o aluno possa associar com a expressão. Enfatize sobre a existência da equação quadrática na questão e discuta as diferentes formas de resolução. Questione sobre todos os passos da resolução e peça que eles comparem com o que já foi feito.
Propósito: Discutir sobre a modelagem de uma situação-problema e as diferentes estratégias de resolução de uma equação quadrática.

Discuta com a turma:

  • Por que com duas equipes só é possível um jogo?
  • Na simulação dos jogos com 3 equipes, quantos jogos cada equipe irá jogar?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Depois que os alunos realizarem a atividade principal, passe para esta série de slides. Nela, os alunos poderão visualizar as possíveis combinações de jogos para preencherem a tabela com maior compreensão. Explore as cores e quantidades nas combinações para que o aluno possa associar com a expressão. Enfatize sobre a existência da equação quadrática na questão e discuta as diferentes formas de resolução. Questione sobre os passos da resolução e peça que eles comparem com o que já foi feito.
Propósito: Discutir sobre a modelagem de uma situação-problema e as diferentes estratégias de resolução de uma equação quadrática.

Discuta com a turma:

  • Na simulação dos jogos com 4 equipes, quantos jogos cada equipe irá jogar?
  • Na simulação dos jogos com 5 equipes, quantos jogos cada equipe irá jogar?
  • Quantos jogos cada equipe jogará sem fazer simulações?
  • Existe algum padrão na sequência da quantidade de jogos 1, 3, 6, 10, … ? Qual?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 a 16).

Orientação: Depois que os alunos realizarem a atividade principal, passe para esta série de slides. Nela, os alunos poderão visualizar as possíveis combinações de jogos para preencherem a tabela com maior compreensão. Explore as cores e quantidades nas combinações para que o aluno possa associar com a expressão. Enfatize sobre a existência da equação quadrática na questão e discuta as diferentes formas de resolução. Questione sobre todos os passos da resolução e peça que eles comparem com o que já foi feito.

Propósito: Discutir sobre a modelagem de uma situação-problema e as diferentes estratégias de resolução de uma equação quadrática.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Depois que os alunos realizarem a atividade principal, passe para esta série de slides. Nela, os alunos poderão visualizar as possíveis combinações de jogos para preencherem a tabela com maior compreensão. Explore as cores e quantidades nas combinações para que o aluno possa associar com a expressão. Enfatize sobre a existência da equação quadrática na questão e discuta as diferentes formas de resolução. Questione sobre todos os passos da resolução e peça que eles comparem com o que já foi feito.
Propósito: Discutir sobre a modelagem de uma situação-problema e as diferentes estratégias de resolução de uma equação quadrática.

Discuta com a turma:

  • O que representa a multiplicação do número de equipes por este mesmo número menos 1 (E.(E - 1)) ?
  • Como podemos associar essa multiplicação com as simulações que foram realizadas?
  • Por que Sofia disse que havia algo estranho? E como ela solucionou isso?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Depois que os alunos realizarem a atividade principal, passe para esta série de slides. Nela, os alunos poderão visualizar as possíveis combinações de jogos para preencherem a tabela com maior compreensão. Explore as cores e quantidades nas combinações para que o aluno possa associar com a expressão. Enfatize sobre a existência da equação quadrática na questão e discuta as diferentes formas de resolução. Questione sobre todos os passos da resolução e peça que eles comparem com o que já foi feito.
Propósito: Discutir sobre a modelagem de uma situação-problema e as diferentes estratégias de resolução de uma equação quadrática.

Discuta com a turma:

  • Por que Sofia disse que havia algo estranho? E como ela solucionou isso?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Discuta com a turma:

  • Qual o motivo de multiplicar a equação por 2?
  • Que tipo de equação é essa? Por quê?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 a 16).
Orientação: Depois que os alunos realizarem a atividade principal, passe para esta série de slides. Nela, os alunos poderão visualizar as possíveis combinações de jogos para preencherem a tabela com maior compreensão. Explore as cores e quantidades nas combinações para que o aluno possa associar com a expressão. Enfatize sobre a existência da equação quadrática na questão e discuta as diferentes formas de resolução. Questione sobre todos os passos da resolução e peça que eles comparem com o que já foi feito.

Propósito: Discutir sobre a modelagem de uma situação-problema e as diferentes estratégias de resolução de uma equação quadrática.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Depois que os alunos realizarem a atividade principal, passe para esta série de slides. Nela, os alunos poderão visualizar as possíveis combinações de jogos para preencherem a tabela com maior compreensão. Explore as cores e quantidades nas combinações para que o aluno possa associar com a expressão. Enfatize sobre a existência da equação quadrática na questão e discuta as diferentes formas de resolução. Questione sobre todos os passos da resolução e peça que eles comparem com o que já foi feito.
Propósito: Discutir sobre a modelagem de uma situação-problema e as diferentes estratégias de resolução de uma equação quadrática.

Discuta com a turma:

  • O que foi necessário para descobrir os valor de a e b?
  • Qual procedimento Sofia utilizou?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Depois que os alunos realizarem a atividade principal, passe para esta série de slides. Nela, os alunos poderão visualizar as possíveis combinações de jogos para preencherem a tabela com maior compreensão. Explore as cores e quantidades nas combinações para que o aluno possa associar com a expressão. Enfatize sobre a existência da equação quadrática na questão e discuta as diferentes formas de resolução. Questione sobre todos os passos da resolução e peça que eles comparem com o que já foi feito.

Propósito: Discutir sobre a modelagem de uma situação-problema e as diferentes estratégias de resolução de uma equação quadrática.

Discuta com a turma:

  • Qual o motivo de multiplicar a equação por 4?
  • E de adicionar 729 unidades?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula
  • Como identificar os coeficientes da equação?
  • Por que é necessário identificar os coeficientes nessa solução?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Depois que os alunos realizarem a atividade principal, passe para esta série de slides. Nela, os alunos poderão visualizar as possíveis combinações de jogos para preencherem a tabela com maior compreensão. Explore as cores e quantidades nas combinações para que o aluno possa associar com a expressão. Enfatize sobre a existência da equação quadrática na questão e discuta as diferentes formas de resolução. Questione sobre todos os passos da resolução e peça que eles comparem com o que já foi feito.
Propósito: Discutir sobre a modelagem de uma situação-problema e as diferentes estratégias de resolução de uma equação quadrática.
Discuta com a turma:

  • Por que só pode ser considerado números naturais na solução?
  • Há uma maneira de verificar se esta solução está correta? Qual?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Reflita com os alunos sobre a presença das equações quadráticas em diferentes contextos e também sobre as diferentes formas de resolução de uma equação quadrática.

Propósito: Reforçar as aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Peça para os alunos lerem e realizarem esta atividade individualmente. Após alguns minutos, peça que eles compartilhem suas respostas com a turma. O raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar a forma como os alunos resolvem uma equação quadrática.

Discuta com a turma:

  • Alguém se lembra de ter trabalhado com esse conceito?
  • A expressão possui um polinômio do 2º grau? Por quê?
  • De que forma podemos responder essa questão?
  • Quando inserimos o número 135 na expressão ela se torna uma equação? Por quê?
  • De que maneira foi solucionada essa equação?
  • Alguém resolveu de alguma outra forma?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Leia o artigo “A resolução de problemas e o pensamento matemático”, de Katia Stocco Smole, publicada na Edições SM.

Resumo da aula

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Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lais Aline Casagrande Pires de Melo

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

EF09MA09 - Compreender os processo de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º Grau.

Objetivos específicos

Resolver situações-problema que podem ser solucionadas por uma equação quadrática.

Conceito-chave

Resolução de situações-problemas.

Conceitos que a turma deve dominar

  • Resolução de equações quadráticas.

Recursos necessários

  • Projetor (pode ser substituído pelo quadro)
  • Atividades impressas
  • Caderno e Lápis
Slide Plano Aula

Orientação: Discuta com os alunos sobre as diferentes formas de resolução de uma equação quadrática. Comente que toda equação quadrática pode ser reduzida a forma ax² + bx + c = 0. Para cada um dos processos apresentados, questione os alunos o que foi considerado. Este plano de aula irá explorar as diferentes formas de resolver situações-problema que podem ser modeladas e solucionadas por equações quadráticas, para isso é imprescindível que o aluno já tenha trabalhado com os conceitos anteriores. No site de NOVA ESCOLA, procure pelos planos com os seguintes nomes: “Reconhecendo uma equação quadrática”, “Resolvendo equações quadráticas por fatoração”, “Completando quadrados para resolver equações quadráticas” e “Dedução da fórmula resolutiva da equação quadrática”.

Propósito: Retomar o processo de resolução de uma equação quadrática.

Discuta com a turma:

  • Como são chamadas as equações desse tipo ax² + bx + c = 0 ?
  • Toda equação quadrática pode ser reduzida a essa forma? Como?
  • A equação quadrática apresentada possui um trinômio em seu primeiro membro? E um trinômio do quadrado perfeito? Por quê?
  • Por que, após a forma fatorada da equação, já se concluiu quais são suas raízes?
  • Por que foi adicionado (+25) aos membros da equação no processo de completar quadrados?
  • Por que foi calculado a raiz quadrada de 25 em duas situações?
  • Qual caminho você considera mais viável? Por quê?
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Orientação: Discuta com os alunos sobre as diferentes formas de resolução de uma equação quadrática. Comente que toda equação quadrática pode ser reduzida a forma ax²+bx+c=0. Para cada um dos processos apresentados questione os alunos o que foi considerado. Este plano de aula irá explorar as diferentes formas de resolver situações-problema que podem ser modeladas e solucionadas por equações quadráticas, para isso é imprescindível que o aluno já tenha trabalhado com os conceitos anteriores. No site de NOVA ESCOLA, procure pelos planos com os seguintes nomes: “Reconhecendo uma equação quadrática”, “Resolvendo equações quadráticas por fatoração”, “Completando quadrados para resolver equações quadráticas” e “Dedução da fórmula resolutiva da equação quadrática”.

Propósito: Retomar o processo de resolução de uma equação quadrática.

Discuta com a turma:

  • Como são chamadas as equações desse tipo ax² + bx + c = 0?
  • Toda equação quadrática pode ser reduzida a essa forma? Como?
  • A equação quadrática apresentada possui um trinômio em seu primeiro membro? E um trinômio do quadrado perfeito? Por quê?
  • Na resolução do processo de “fatoração” a equação foi reescrita como (x-7) (x + 3) = 0, por que em seguida já se concluiu quais eram as raízes da equação?
  • Por que foi adicionado (+25) aos membros da equação no processo de completar quadrados?
  • Por que foi calculado a raiz quadrada de 25 em duas situações?
  • Compare as três resoluções e diga qual caminho você considera mais viável? Por quê?

Slide Plano Aula

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e busquem responder as questões. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas respostas e o modo como pensaram. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Modelar a situação-problema com uma equação quadrática e resolvê-la.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre o número de equipes e o número de jogos?
  • O que vocês consideraram para expressar essa relação?
  • A expressão estabelecida é uma equação? Por quê?
  • Há necessidade de escrever uma equação para encontrar o número de equipes? Por quê?
  • Essa equação é quadrática? Por quê?
  • Qual método de resolução foi considerado para resolver a equação?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Orientação: Depois que os alunos realizarem a atividade principal, passe para esta série de slides. Nela, os alunos poderão visualizar as possíveis combinações de jogos para preencherem a tabela com maior compreensão. Explore as cores e quantidades nas combinações para que o aluno possa associar com a expressão. Enfatize sobre a existência da equação quadrática na questão e discuta as diferentes formas de resolução. Questione sobre todos os passos da resolução e peça que eles comparem com o que já foi feito.
Propósito: Discutir sobre a modelagem de uma situação-problema e as diferentes estratégias de resolução de uma equação quadrática.

Discuta com a turma:

  • Por que com duas equipes só é possível um jogo?
  • Na simulação dos jogos com 3 equipes, quantos jogos cada equipe irá jogar?

Slide Plano Aula

Orientação: Depois que os alunos realizarem a atividade principal, passe para esta série de slides. Nela, os alunos poderão visualizar as possíveis combinações de jogos para preencherem a tabela com maior compreensão. Explore as cores e quantidades nas combinações para que o aluno possa associar com a expressão. Enfatize sobre a existência da equação quadrática na questão e discuta as diferentes formas de resolução. Questione sobre os passos da resolução e peça que eles comparem com o que já foi feito.
Propósito: Discutir sobre a modelagem de uma situação-problema e as diferentes estratégias de resolução de uma equação quadrática.

Discuta com a turma:

  • Na simulação dos jogos com 4 equipes, quantos jogos cada equipe irá jogar?
  • Na simulação dos jogos com 5 equipes, quantos jogos cada equipe irá jogar?
  • Quantos jogos cada equipe jogará sem fazer simulações?
  • Existe algum padrão na sequência da quantidade de jogos 1, 3, 6, 10, … ? Qual?
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Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 a 16).

Orientação: Depois que os alunos realizarem a atividade principal, passe para esta série de slides. Nela, os alunos poderão visualizar as possíveis combinações de jogos para preencherem a tabela com maior compreensão. Explore as cores e quantidades nas combinações para que o aluno possa associar com a expressão. Enfatize sobre a existência da equação quadrática na questão e discuta as diferentes formas de resolução. Questione sobre todos os passos da resolução e peça que eles comparem com o que já foi feito.

Propósito: Discutir sobre a modelagem de uma situação-problema e as diferentes estratégias de resolução de uma equação quadrática.

Slide Plano Aula

Orientação: Depois que os alunos realizarem a atividade principal, passe para esta série de slides. Nela, os alunos poderão visualizar as possíveis combinações de jogos para preencherem a tabela com maior compreensão. Explore as cores e quantidades nas combinações para que o aluno possa associar com a expressão. Enfatize sobre a existência da equação quadrática na questão e discuta as diferentes formas de resolução. Questione sobre todos os passos da resolução e peça que eles comparem com o que já foi feito.
Propósito: Discutir sobre a modelagem de uma situação-problema e as diferentes estratégias de resolução de uma equação quadrática.

Discuta com a turma:

  • O que representa a multiplicação do número de equipes por este mesmo número menos 1 (E.(E - 1)) ?
  • Como podemos associar essa multiplicação com as simulações que foram realizadas?
  • Por que Sofia disse que havia algo estranho? E como ela solucionou isso?
Slide Plano Aula

Orientação: Depois que os alunos realizarem a atividade principal, passe para esta série de slides. Nela, os alunos poderão visualizar as possíveis combinações de jogos para preencherem a tabela com maior compreensão. Explore as cores e quantidades nas combinações para que o aluno possa associar com a expressão. Enfatize sobre a existência da equação quadrática na questão e discuta as diferentes formas de resolução. Questione sobre todos os passos da resolução e peça que eles comparem com o que já foi feito.
Propósito: Discutir sobre a modelagem de uma situação-problema e as diferentes estratégias de resolução de uma equação quadrática.

Discuta com a turma:

  • Por que Sofia disse que havia algo estranho? E como ela solucionou isso?
Slide Plano Aula

Discuta com a turma:

  • Qual o motivo de multiplicar a equação por 2?
  • Que tipo de equação é essa? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 a 16).
Orientação: Depois que os alunos realizarem a atividade principal, passe para esta série de slides. Nela, os alunos poderão visualizar as possíveis combinações de jogos para preencherem a tabela com maior compreensão. Explore as cores e quantidades nas combinações para que o aluno possa associar com a expressão. Enfatize sobre a existência da equação quadrática na questão e discuta as diferentes formas de resolução. Questione sobre todos os passos da resolução e peça que eles comparem com o que já foi feito.

Propósito: Discutir sobre a modelagem de uma situação-problema e as diferentes estratégias de resolução de uma equação quadrática.
Slide Plano Aula

Orientação: Depois que os alunos realizarem a atividade principal, passe para esta série de slides. Nela, os alunos poderão visualizar as possíveis combinações de jogos para preencherem a tabela com maior compreensão. Explore as cores e quantidades nas combinações para que o aluno possa associar com a expressão. Enfatize sobre a existência da equação quadrática na questão e discuta as diferentes formas de resolução. Questione sobre todos os passos da resolução e peça que eles comparem com o que já foi feito.
Propósito: Discutir sobre a modelagem de uma situação-problema e as diferentes estratégias de resolução de uma equação quadrática.

Discuta com a turma:

  • O que foi necessário para descobrir os valor de a e b?
  • Qual procedimento Sofia utilizou?
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Orientação: Depois que os alunos realizarem a atividade principal, passe para esta série de slides. Nela, os alunos poderão visualizar as possíveis combinações de jogos para preencherem a tabela com maior compreensão. Explore as cores e quantidades nas combinações para que o aluno possa associar com a expressão. Enfatize sobre a existência da equação quadrática na questão e discuta as diferentes formas de resolução. Questione sobre todos os passos da resolução e peça que eles comparem com o que já foi feito.

Propósito: Discutir sobre a modelagem de uma situação-problema e as diferentes estratégias de resolução de uma equação quadrática.

Discuta com a turma:

  • Qual o motivo de multiplicar a equação por 4?
  • E de adicionar 729 unidades?
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  • Como identificar os coeficientes da equação?
  • Por que é necessário identificar os coeficientes nessa solução?
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Orientação: Depois que os alunos realizarem a atividade principal, passe para esta série de slides. Nela, os alunos poderão visualizar as possíveis combinações de jogos para preencherem a tabela com maior compreensão. Explore as cores e quantidades nas combinações para que o aluno possa associar com a expressão. Enfatize sobre a existência da equação quadrática na questão e discuta as diferentes formas de resolução. Questione sobre todos os passos da resolução e peça que eles comparem com o que já foi feito.
Propósito: Discutir sobre a modelagem de uma situação-problema e as diferentes estratégias de resolução de uma equação quadrática.
Discuta com a turma:

  • Por que só pode ser considerado números naturais na solução?
  • Há uma maneira de verificar se esta solução está correta? Qual?
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Orientação: Reflita com os alunos sobre a presença das equações quadráticas em diferentes contextos e também sobre as diferentes formas de resolução de uma equação quadrática.

Propósito: Reforçar as aprendizagens da aula.

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Orientação: Peça para os alunos lerem e realizarem esta atividade individualmente. Após alguns minutos, peça que eles compartilhem suas respostas com a turma. O raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar a forma como os alunos resolvem uma equação quadrática.

Discuta com a turma:

  • Alguém se lembra de ter trabalhado com esse conceito?
  • A expressão possui um polinômio do 2º grau? Por quê?
  • De que forma podemos responder essa questão?
  • Quando inserimos o número 135 na expressão ela se torna uma equação? Por quê?
  • De que maneira foi solucionada essa equação?
  • Alguém resolveu de alguma outra forma?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

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