17478
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - Memórias musicais

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Memórias musicais

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana De Jesus Freitas

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Ao longo desta aula as crianças irão manipular objetos que remetem à cultura musical em diferentes épocas, organizá-los em ordem cronológica e fazer o registro escrito deste momento.

Materiais necessários: Objetos da cultura musical de diferentes períodos (LPs, fitas K7, toca fitas, toca discos, radiolas, rádios antigos, rádios à pilha, instrumentos musicais, CDs, wallkmans, diskmans, aparelhos de som, MP3 Player, fones de ouvido, caixas de som com pendrive / bluetooth, etc. Não é necessário trazer todos estes objetos, apenas alguns) Folhas de papel A4, lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.

Material complementar: Há uma seleção de imagens que você poderá imprimir e utilizar na atividade de sistematização, bem como para ambientar a sala de aula no seguinte link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hdWEU9pJtU4hsva6Mxqw66pBfHX5T4ukAR9abcXkgHNbxjXjdgrjcWXGCknt/imagens-para-a-atividade-de-sistematizacao.pdf

Para você saber mais: Sobre a música como fonte histórica. Fonte: Como trabalhar com MÚSICA como fonte - Fontes Históricas. Canal Leitura ObrigaHistória. Publicado em 05 de julho de 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dnsUDiJx9E0 . Acesso em 20 de abril de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.

O importante neste momento é que as crianças compreendam que a forma de interagir com a música sofreu alterações ao longo do tempo e que nesta aula elas terão contato com algumas destas formas.

Para você saber mais:

  • Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 20 de abril de 2019.
  • Há um dossiê sobre a utilização da música para o ensino de história publicado pela Associação Nacional de História através da Revista História e Ensino de 2017. Neste dossiê há vários artigos interessantes, porém duas seções que dizem respeito mais diretamente a este plano de aula: História que relata a experiência de um professor que utilizou as redes sociais para divulgar as produções dos alunos minimizando a distância entre teoria e prática e professores e alunos. Ou ainda a seção História na sala de aula que traz a experiência de um professor que utilizou a música brasileira como recurso didático-pedagógico. Fonte: SOARES, Olavo Pereira. HERMETO, Miriam. Apresentação do Dossiê Música e Ensino de História. ANPUH. Revista de História e Ensino. Vol. 06. Num. 11. 2017. Link para o resumo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/352/0 . Link para o texto completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/issue/view/11/showToc . Acesso em 20 de abril de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Nesta etapa da aula as crianças irão manipular diversos objetos que remetem a cultura musical de diversos períodos, conforme solicitado nos materiais do primeiro slide. Caso você não consiga muitos objetos poderá imprimir as imagens do link a seguir para complementar sua aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hdWEU9pJtU4hsva6Mxqw66pBfHX5T4ukAR9abcXkgHNbxjXjdgrjcWXGCknt/imagens-para-a-atividade-de-sistematizacao.pdf

Organize uma forma de expor estes objetos de forma a garantir que todas as crianças possam manipulá-los para conhecê-los melhor.

Não se esqueça de fazer combinados sobre este momento que envolvam o zelo com os materiais e a justa divisão do tempo para garantir que todos os colegas conheçam todos os materiais disponíveis.

Após um primeiro momento de exploração do material, questione a fonte:

  • Como vocês ouvem música hoje em dia?
  • Como seus pais e avós ouviam música quando eles eram crianças?
  • Vocês já conheciam alguns desses objetos?
  • Sabem me dizer como eles funcionam?
  • De qual tempo pertence cada uma destes objetos? São recentes, são um pouco antigos, antigos, ou muito antigos?
  • E antigamente, as pessoas ouviam mais, ou menos aparelhos de reprodução de música do que hoje em dia? Por quê?
  • O que mudou em relação ao hábito de ouvir música do tempo em que seus avós eram crianças para hoje em dia?
  • O que permaneceu igual?

Para você saber mais: Reportagem sobre substituição do LPs pelos CDs exibida pela TV Manchete em 1991, ripado por Renato Marques e publicado em 10 de julho de 2018. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=F9uqr5dBkC0 . Acesso em 20 de abril de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Após a manipulação dos objetos na etapa de contextualização as crianças são convidadas a organizá-los cronologicamente desde o objeto que consideram mais antigo até o mais atual, em uma pequena exposição.

  • Dos objetos que vocês observaram qual é o mais antigo?
  • E agora, qual é o mais antigo?
  • Vamos organizar os objetos desta aula do que é mais antigo para o que é mais atual?
  • Por que é importante percebermos qual a ordem que estes objetos surgiram?
  • Existe algum objeto que não usamos mais hoje em dia? Por quê?
  • Depois de termos organizados estes objetos em ordem cronológica, o que podemos perceber?
  • Existe alguma semelhança entre eles? Quais?
  • Quais são as diferenças entre estes objetos?
  • O que mudou no ato de ouvir música ao longo do tempo?
  • O que permaneceu igual?

Para você saber mais: Sobre a substituição do CD pelos arquivos digitais. Fonte: É o FIM DO CD?? - PAPO DE COLECIONADOR (feat. Antônio Molitor). Publicado no canal Tiozão do Vinil em 16 de junho de 2018. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=q2rHFu1nxb4 . Acesso em 20 de abril de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Nesta etapa as crianças irão redigir um pequeno texto descrevendo um dos objetos presentes nas etapas anteriores. A produção será individual e ao término as crianças irão socializar seus textos com a turma. Algumas questões podem nortear as produções das crianças:

  • Qual objeto mais chamou sua atenção? Por quê?
  • Você já havia visto algum objeto semelhante a este antes? Onde?
  • Teria algum fato curioso envolvendo este objeto que pudesse relatar?
  • Como este objeto funciona?
  • O objeto que você escolheu está entre quais outros objetos, segundo nossa organização anterior?
  • A partir desta informação, quantos anos tem esse objetos aproximadamente?

Para você saber mais: Reportagem sobre a volta das fitas K7 exibida pelo SBT em 2016. Fonte: Fábrica em São Paulo retoma produção de fitas cassete - Jornal SBT 24/03/2016. Ripada por Felipe Wendel e publicada em 30 de março de 2016.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_y6ZbuYYAZs . Acesso em 20 de abril de 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Ao longo desta aula as crianças irão manipular objetos que remetem à cultura musical em diferentes épocas, organizá-los em ordem cronológica e fazer o registro escrito deste momento.

Materiais necessários: Objetos da cultura musical de diferentes períodos (LPs, fitas K7, toca fitas, toca discos, radiolas, rádios antigos, rádios à pilha, instrumentos musicais, CDs, wallkmans, diskmans, aparelhos de som, MP3 Player, fones de ouvido, caixas de som com pendrive / bluetooth, etc. Não é necessário trazer todos estes objetos, apenas alguns) Folhas de papel A4, lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.

Material complementar: Há uma seleção de imagens que você poderá imprimir e utilizar na atividade de sistematização, bem como para ambientar a sala de aula no seguinte link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hdWEU9pJtU4hsva6Mxqw66pBfHX5T4ukAR9abcXkgHNbxjXjdgrjcWXGCknt/imagens-para-a-atividade-de-sistematizacao.pdf

Para você saber mais: Sobre a música como fonte histórica. Fonte: Como trabalhar com MÚSICA como fonte - Fontes Históricas. Canal Leitura ObrigaHistória. Publicado em 05 de julho de 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dnsUDiJx9E0 . Acesso em 20 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.

O importante neste momento é que as crianças compreendam que a forma de interagir com a música sofreu alterações ao longo do tempo e que nesta aula elas terão contato com algumas destas formas.

Para você saber mais:

  • Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 20 de abril de 2019.
  • Há um dossiê sobre a utilização da música para o ensino de história publicado pela Associação Nacional de História através da Revista História e Ensino de 2017. Neste dossiê há vários artigos interessantes, porém duas seções que dizem respeito mais diretamente a este plano de aula: História que relata a experiência de um professor que utilizou as redes sociais para divulgar as produções dos alunos minimizando a distância entre teoria e prática e professores e alunos. Ou ainda a seção História na sala de aula que traz a experiência de um professor que utilizou a música brasileira como recurso didático-pedagógico. Fonte: SOARES, Olavo Pereira. HERMETO, Miriam. Apresentação do Dossiê Música e Ensino de História. ANPUH. Revista de História e Ensino. Vol. 06. Num. 11. 2017. Link para o resumo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/352/0 . Link para o texto completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/issue/view/11/showToc . Acesso em 20 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Nesta etapa da aula as crianças irão manipular diversos objetos que remetem a cultura musical de diversos períodos, conforme solicitado nos materiais do primeiro slide. Caso você não consiga muitos objetos poderá imprimir as imagens do link a seguir para complementar sua aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hdWEU9pJtU4hsva6Mxqw66pBfHX5T4ukAR9abcXkgHNbxjXjdgrjcWXGCknt/imagens-para-a-atividade-de-sistematizacao.pdf

Organize uma forma de expor estes objetos de forma a garantir que todas as crianças possam manipulá-los para conhecê-los melhor.

Não se esqueça de fazer combinados sobre este momento que envolvam o zelo com os materiais e a justa divisão do tempo para garantir que todos os colegas conheçam todos os materiais disponíveis.

Após um primeiro momento de exploração do material, questione a fonte:

  • Como vocês ouvem música hoje em dia?
  • Como seus pais e avós ouviam música quando eles eram crianças?
  • Vocês já conheciam alguns desses objetos?
  • Sabem me dizer como eles funcionam?
  • De qual tempo pertence cada uma destes objetos? São recentes, são um pouco antigos, antigos, ou muito antigos?
  • E antigamente, as pessoas ouviam mais, ou menos aparelhos de reprodução de música do que hoje em dia? Por quê?
  • O que mudou em relação ao hábito de ouvir música do tempo em que seus avós eram crianças para hoje em dia?
  • O que permaneceu igual?

Para você saber mais: Reportagem sobre substituição do LPs pelos CDs exibida pela TV Manchete em 1991, ripado por Renato Marques e publicado em 10 de julho de 2018. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=F9uqr5dBkC0 . Acesso em 20 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Após a manipulação dos objetos na etapa de contextualização as crianças são convidadas a organizá-los cronologicamente desde o objeto que consideram mais antigo até o mais atual, em uma pequena exposição.

  • Dos objetos que vocês observaram qual é o mais antigo?
  • E agora, qual é o mais antigo?
  • Vamos organizar os objetos desta aula do que é mais antigo para o que é mais atual?
  • Por que é importante percebermos qual a ordem que estes objetos surgiram?
  • Existe algum objeto que não usamos mais hoje em dia? Por quê?
  • Depois de termos organizados estes objetos em ordem cronológica, o que podemos perceber?
  • Existe alguma semelhança entre eles? Quais?
  • Quais são as diferenças entre estes objetos?
  • O que mudou no ato de ouvir música ao longo do tempo?
  • O que permaneceu igual?

Para você saber mais: Sobre a substituição do CD pelos arquivos digitais. Fonte: É o FIM DO CD?? - PAPO DE COLECIONADOR (feat. Antônio Molitor). Publicado no canal Tiozão do Vinil em 16 de junho de 2018. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=q2rHFu1nxb4 . Acesso em 20 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Nesta etapa as crianças irão redigir um pequeno texto descrevendo um dos objetos presentes nas etapas anteriores. A produção será individual e ao término as crianças irão socializar seus textos com a turma. Algumas questões podem nortear as produções das crianças:

  • Qual objeto mais chamou sua atenção? Por quê?
  • Você já havia visto algum objeto semelhante a este antes? Onde?
  • Teria algum fato curioso envolvendo este objeto que pudesse relatar?
  • Como este objeto funciona?
  • O objeto que você escolheu está entre quais outros objetos, segundo nossa organização anterior?
  • A partir desta informação, quantos anos tem esse objetos aproximadamente?

Para você saber mais: Reportagem sobre a volta das fitas K7 exibida pelo SBT em 2016. Fonte: Fábrica em São Paulo retoma produção de fitas cassete - Jornal SBT 24/03/2016. Ripada por Felipe Wendel e publicada em 30 de março de 2016.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_y6ZbuYYAZs . Acesso em 20 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano :

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02HI04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano