Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, YouTube e Print.
Contexto
Neste plano, o objetivo é realizar pesquisas escolares de diferentes formas. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Vamos conversar com os estudantes sobre pesquisas escolares. Encaminhe, via áudio, as seguintes questões:
- Será que todos fazem pesquisa desta mesma forma?
- E seus pais, quando eram estudantes, como faziam pesquisas?
- A internet e os sites de busca sempre existiram?
- Quem aqui já ouviu falar em enciclopédia?
Peça aos estudantes que analisem a fotografia, anotem as questões e respondam no caderno. Caso não sejam alfabetizados, solicite que respondam via arquivo de áudio. Se for em momento síncrono, estimule o debate entre os estudantes. Se for em momento assíncrono, faça a mediação das respostas no grupo da turma.
Problematização
Compartilhe com os estudantes alguns sites de enciclopédias online e mostre prints de tela dos sites. Você pode montar uma apresentação no Google Docs. Caso os estudantes possam acessar os sites, selecione uma temática de estudo e peça para que pesquisem. Você pode usar como sugestão:
- https://escola.britannica.com.br/
- http://brasil.planetasaber.com/default.asp
- https://codycrossanswers.org/pt/enciclopedia-online-multilingue-e-colaborativa-respostas
Você pode adaptar para a manipulação de dicionários, caso não seja possível que os estudantes acessem as enciclopédias.
Sistematização
Caso os estudantes disponham de momento síncrono, peça que compartilhem as produções e estimule o debate a partir das questões abaixo. Caso a atividade seja em momento assíncrono, eles irão enviar respostas da questões propostas:
- Como foi a experiência de fazer pesquisa?
- Vocês já haviam pesquisado antes?
- De que forma foi mais fácil pesquisar?
- Hoje vocês têm opção entre pesquisar na internet ou pesquisar em livros, mas será que seus pais ou avós também tinham esta opção?
Peça que gravem um áudio respondendo e atente para dar um feedback a turma.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo, junto com as crianças, alguns vídeos sobre as enciclopédias, como “Gui e estopa - Enciclopédia”(disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI03 e EF01HI02 e com outros componentes curriculares EF02CI01 e EF02ER03.