17477
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - A pesquisa de ontem e hoje

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre A pesquisa de ontem e hoje

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana De Jesus Freitas

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.

Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Ao longo desta aula as crianças terão contato com duas formas diferente de se fazer pesquisas escolares: através da enciclopédia e através de sites de busca, comparando diferentes formas de se realizar uma mesma atividade ao longo do tempo.

Materiais necessários: Volume de enciclopédia acessível ao nível da turma, acesso à computadores ou outros equipamentos que permitam acesso à sites de busca, folhas de papel A4, lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.

Para você saber mais: Sobre o surgimento da enciclopédia durante o iluminismo e sua importância histórica. Fonte: Enciclopédia Diderot e D'Alembert Iluminismo: Vídeo Aula de História e Filosofia Enciclopedismo. Canal HistoriAção Humanas. Publicado em de 25 maio de 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z3r_jofjfIE . Acesso em 19 de abril de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.

Após o compartilhamento do objetivo da aula com as crianças, a turma perceberá que nesta aula elas farão pesquisas escolares sobre um assunto pré-determinado de duas formas diferentes: através da enciclopédia física e de forma virtual através de sites de busca.

Para você saber mais:

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Realize uma roda de conversa buscando a resposta para a seguinte pergunta:

  • Como faço para descobrir quantos anos tem a cidade onde vivemos? (A ideia aqui é provocar as crianças com uma pergunta do interesse delas para motivá-las a responder que: para saber tal dado temos que pesquisar. Porém sinta-se à vontade para utilizar outra pergunta que pode estar relacionada com alguma discussão realizada em sala de aula).
  • Será que todo mundo sabe a resposta para esta pergunta?
  • Como podemos ter certeza da resposta para nossa pergunta?
  • Quando temos dúvida sobre algo, precisamos pesquisar. Onde vocês realizam pesquisas?
  • Será que todos fazem pesquisa desta mesma forma?
  • E seus pais, quando eram estudantes, como faziam pesquisas?
  • A internet e os sites de busca sempre existiram?
  • Quem aqui já ouviu falar em enciclopédia?
  • O que é uma enciclopédia?
  • Para que ela serve?
  • Como ela está organizada?
  • Onde podemos encontrá-la?
  • Vocês já viram os livros que formam uma enciclopédia?
  • Antigamente, onde estes livros eram encontrados?

Para você saber mais: Sobre o que são fontes materiais e uma comparação com fontes escritas, você poderá ler a introdução deste artigo. Fonte: CUTRO, Lucia. Fontes materiais e fontes escritas: estudo de caso da História de Roma de Tito Lívio. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, 9: 127-141, 1999.

Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revmae/article/download/109346/107834/ . Acesso em 19 de abril de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: Divida a turma em duplas e distribua volumes de enciclopédia para metade da turma (se possível um livro para cada dupla), enquanto a outra metade da turma, também em duplas, fará uso da internet para pesquisar.

  • De acordo com o tipo de enciclopédia que você conseguiu trazer para a aula selecione alguns verbetes para que as duplas realizem a pesquisa. A proposta é que uns pesquisem inicialmente pelo livro enquanto outros pesquisam pela internet.
  • Solicite que cada dupla registre no papel o resultado de sua pesquisa, seja através de desenhos, palavras, frases ou pequenos textos a depender do nível de cada uma.
  • Esta etapa está prevista para ocorrer em aproximadamente cinquenta minutos, por isso quando transcorrer metade do tempo previsto realize a troca das fontes de pesquisa entre as duplas. Quem estava como o livro agora utilizará a internet e vice-versa. O objetivo é que todos possam ter as duas experiências.
  • Caso em sua escola não exista a possibilidade de realizar a pesquisa pela internet em duplas você poderá realizar uma pesquisa coletiva utilizando o computador e o datashow utilizado nesta aula, caso não tenha acesso a internet você poderá fazer o download previamente de alguns conteúdos que considere pertinentes para a pesquisa.
  • Esta atividade exige um nível de maturidade maior das crianças, porém caso sua turma não esteja neste nível, você poderá promover adaptações: as crianças poderão manipular os volumes da enciclopédia para familiarizar-se com o objeto e depois fazer o registro dos pontos que mais chamaram a atenção delas através de desenhos, palavras-chave ou frases.

Para você saber mais: Sobre os diversos tipos de fontes materiais. Fonte: As fontes históricas - Aula 1. Canal Historiador Rafael de Castro. Publicado em 21 de março de 2019. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=KMcVhm3vQpE . Acesso em 19 de abril de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Nesta etapa cada dupla compartilhará sua pesquisa com a turma, poderá ser feita em uma grande roda, ou as crianças poderão ir à frente da turma para se apresentar.

  • Como foi a experiência de fazer pesquisa?
  • Vocês já haviam pesquisado antes?
  • De que forma foi mais fácil pesquisar?
  • Hoje vocês têm opção entre pesquisar na internet ou pesquisar em livros, mas será que seus pais ou avós também tinham esta opção?
  • Será que tudo que está no livro corresponde à realidade?
  • E em relação à internet, tudo que lemos nos sites, é realmente verdade?
  • Como fazemos para saber se um conteúdo é verdadeiro ou se ele está atualizado?
  • O importante é as crianças compreenderem que a pesquisa é importante para o ser humano conhecer a história. Sem a pesquisa, que pode ser realizada em livros e/ou outras fonte, não há como conhecer fatos importantes e compreender nosso espaço na história, aprendemos com ela diariamente.

Para você saber mais: Sobre a questão das notícias falsas que os alunos têm acesso e como realizar atividades para combatê-las. Fonte: PERES, Paula. 5 atividades para falar sobre notícias falsas em sala de aula. Publicado em Nova Escola em 29 de agosto de 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12460/5-sugestoes-de-atividades-para-falar-sobre-noticias-falsas-em-sala-de-aula . Acesso em 19 de abril de 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.

Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Ao longo desta aula as crianças terão contato com duas formas diferente de se fazer pesquisas escolares: através da enciclopédia e através de sites de busca, comparando diferentes formas de se realizar uma mesma atividade ao longo do tempo.

Materiais necessários: Volume de enciclopédia acessível ao nível da turma, acesso à computadores ou outros equipamentos que permitam acesso à sites de busca, folhas de papel A4, lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.

Para você saber mais: Sobre o surgimento da enciclopédia durante o iluminismo e sua importância histórica. Fonte: Enciclopédia Diderot e D'Alembert Iluminismo: Vídeo Aula de História e Filosofia Enciclopedismo. Canal HistoriAção Humanas. Publicado em de 25 maio de 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z3r_jofjfIE . Acesso em 19 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.

Após o compartilhamento do objetivo da aula com as crianças, a turma perceberá que nesta aula elas farão pesquisas escolares sobre um assunto pré-determinado de duas formas diferentes: através da enciclopédia física e de forma virtual através de sites de busca.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Realize uma roda de conversa buscando a resposta para a seguinte pergunta:

  • Como faço para descobrir quantos anos tem a cidade onde vivemos? (A ideia aqui é provocar as crianças com uma pergunta do interesse delas para motivá-las a responder que: para saber tal dado temos que pesquisar. Porém sinta-se à vontade para utilizar outra pergunta que pode estar relacionada com alguma discussão realizada em sala de aula).
  • Será que todo mundo sabe a resposta para esta pergunta?
  • Como podemos ter certeza da resposta para nossa pergunta?
  • Quando temos dúvida sobre algo, precisamos pesquisar. Onde vocês realizam pesquisas?
  • Será que todos fazem pesquisa desta mesma forma?
  • E seus pais, quando eram estudantes, como faziam pesquisas?
  • A internet e os sites de busca sempre existiram?
  • Quem aqui já ouviu falar em enciclopédia?
  • O que é uma enciclopédia?
  • Para que ela serve?
  • Como ela está organizada?
  • Onde podemos encontrá-la?
  • Vocês já viram os livros que formam uma enciclopédia?
  • Antigamente, onde estes livros eram encontrados?

Para você saber mais: Sobre o que são fontes materiais e uma comparação com fontes escritas, você poderá ler a introdução deste artigo. Fonte: CUTRO, Lucia. Fontes materiais e fontes escritas: estudo de caso da História de Roma de Tito Lívio. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, 9: 127-141, 1999.

Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revmae/article/download/109346/107834/ . Acesso em 19 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: Divida a turma em duplas e distribua volumes de enciclopédia para metade da turma (se possível um livro para cada dupla), enquanto a outra metade da turma, também em duplas, fará uso da internet para pesquisar.

  • De acordo com o tipo de enciclopédia que você conseguiu trazer para a aula selecione alguns verbetes para que as duplas realizem a pesquisa. A proposta é que uns pesquisem inicialmente pelo livro enquanto outros pesquisam pela internet.
  • Solicite que cada dupla registre no papel o resultado de sua pesquisa, seja através de desenhos, palavras, frases ou pequenos textos a depender do nível de cada uma.
  • Esta etapa está prevista para ocorrer em aproximadamente cinquenta minutos, por isso quando transcorrer metade do tempo previsto realize a troca das fontes de pesquisa entre as duplas. Quem estava como o livro agora utilizará a internet e vice-versa. O objetivo é que todos possam ter as duas experiências.
  • Caso em sua escola não exista a possibilidade de realizar a pesquisa pela internet em duplas você poderá realizar uma pesquisa coletiva utilizando o computador e o datashow utilizado nesta aula, caso não tenha acesso a internet você poderá fazer o download previamente de alguns conteúdos que considere pertinentes para a pesquisa.
  • Esta atividade exige um nível de maturidade maior das crianças, porém caso sua turma não esteja neste nível, você poderá promover adaptações: as crianças poderão manipular os volumes da enciclopédia para familiarizar-se com o objeto e depois fazer o registro dos pontos que mais chamaram a atenção delas através de desenhos, palavras-chave ou frases.

Para você saber mais: Sobre os diversos tipos de fontes materiais. Fonte: As fontes históricas - Aula 1. Canal Historiador Rafael de Castro. Publicado em 21 de março de 2019. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=KMcVhm3vQpE . Acesso em 19 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Nesta etapa cada dupla compartilhará sua pesquisa com a turma, poderá ser feita em uma grande roda, ou as crianças poderão ir à frente da turma para se apresentar.

  • Como foi a experiência de fazer pesquisa?
  • Vocês já haviam pesquisado antes?
  • De que forma foi mais fácil pesquisar?
  • Hoje vocês têm opção entre pesquisar na internet ou pesquisar em livros, mas será que seus pais ou avós também tinham esta opção?
  • Será que tudo que está no livro corresponde à realidade?
  • E em relação à internet, tudo que lemos nos sites, é realmente verdade?
  • Como fazemos para saber se um conteúdo é verdadeiro ou se ele está atualizado?
  • O importante é as crianças compreenderem que a pesquisa é importante para o ser humano conhecer a história. Sem a pesquisa, que pode ser realizada em livros e/ou outras fonte, não há como conhecer fatos importantes e compreender nosso espaço na história, aprendemos com ela diariamente.

Para você saber mais: Sobre a questão das notícias falsas que os alunos têm acesso e como realizar atividades para combatê-las. Fonte: PERES, Paula. 5 atividades para falar sobre notícias falsas em sala de aula. Publicado em Nova Escola em 29 de agosto de 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12460/5-sugestoes-de-atividades-para-falar-sobre-noticias-falsas-em-sala-de-aula . Acesso em 19 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano :

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02HI04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano