17476
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - Fotografia na escola

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Fotografia na escola

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana De Jesus Freitas

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A proposta para esta aula é que as crianças a partir de uma fotografia estabeleçam comparações entre os estudantes e o direito de estudar ao longo do tempo, representando suas observações através do desenho. Você poderá utilizar as imagens presentes no material complementar para ambientar a sala de aula e receber as crianças. Assim elas terão mais imagens para estabelecer uma base comparativa.

Materiais necessários: Folhas de papel A4, lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.

Material complementar: Link para imagens de crianças estudando para ambientar a sala. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/djhadUpT4ah5epWXTzGFDjrdV54ndRa8FD5zDZZWFexNHMbpK6hD6XPrSUQp/his2-04und03-imagens-para-ambientacao-da-sala.pdf.

Link para moldura para atividade de problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jVj4aTPkEVYVtu4tdXgextqpfavwDQ62QBzY5Tc7GqDYqe4GFgDMPPMz53r5/his2-04und03-moldura-para-retrato.pdf

Para você saber mais: Sobre o uso da fotografia como fonte histórica. Fonte: OLIVEIRA, Rosangela Silva. JUNIOR, Nilton Ferreira Bittencourt. A fotografia como fonte de pesquisa em história da educação: usos, dimensão visual e material, níveis e técnicas de análise. VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Sociedade Brasileira de História da Educação. Universidade Federal de MAto Grosso. Cuiabá. 2013. Disponível em http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe7/pdf/03-%20FONTES%20E%20METODOS%20EM%20HISTORIA%20DA%20EDUCACAO/A%20FOTOGRAFIA%20COMO%20FONTE%20DE%20PESQUISA%20EM%20HISTORIA%20DA%20EDUCACAO.pdf . Acesso 12 de abril de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.

Ao longo da aula as crianças irão observar uma fotografia antiga de uma estudante, buscando pelas semelhanças e diferenças entre a imagem do estudante ao longo do tempo.

Para você saber mais:

  • Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 13 de abril de 2019.
  • Sobre o uso de fonte audiovisuais. Fonte: Trabalhando com fontes audiovisuais - fontes históricas. Canal ObrigaHISTÓRIA. PUBLICADO EM 04 DE MAIO DE 2017. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UNMAS4oYRM4&t=210s . Acesso 12 de abril de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Realize um debate com a turma sobre a fotografia que está no slide:

  • O que a garota da fotografia está fazendo?
  • Esta fotografia é recente ou antiga?
  • Onde esta fotografia foi feita?
  • Vocês já viram em algum local uma fotografia parecida?
  • Antigamente era muito comum se fazer o registro fotográfico de estudantes em poses semelhantes a esta da fotografia e expor em molduras pela casa. Por que isso acontecia?
  • Esta prática ainda existe hoje?
  • Quando seus avós eram criança, todas as crianças iam para a escola?
  • Hoje em dia vocês passam muito anos na escola, desde bem pequenos até se tornarem adolescentes. Será que sempre foi assim? Por quanto tempo os avós de vocês estudaram?
  • O objetivo desta atividade é levar a criança a refletir o que havia por trás destas fotografias tão comuns. Antes a educação era para poucos, e quem tinha acesso a ela sentia a necessidade do registro, pois era algo especial, um privilégio. É interessante que a criança perceba que estas relações que mudaram ao longo do tempo. Nem sempre a educação foi um direito de todos.

Para você saber mais: Sobre o direito à educação. Fonte: CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, no.116. São Paulo. Julho de 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742002000200010 . Acesso em 12 de abril de 2019.

Ainda sobre o direito e acesso à educação básica. Fonte: GOLDEMBERG, José. O repensar da educação no Brasil. Estudos Avançados, vol.7, no.18. São Paulo. Maio/Agosto. 1993. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141993000200004 . Acesso em 12 de abril de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: Neste momento da aula as crianças são convidadas a produzir seus próprios retratos através de desenhos. Para esta atividade você poderá imprimir uma moldura para os retratos das crianças presente neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jVj4aTPkEVYVtu4tdXgextqpfavwDQ62QBzY5Tc7GqDYqe4GFgDMPPMz53r5/his2-04und03-moldura-para-retrato.pdf

Divida a turma em duplas e distribua material de desenho.

O objetivo é fazer com que cada dupla monte um “cenário” como o da fotografia do slide anterior com as carteiras escolares, livros, cadernos e demais materiais pessoais, e, num primeiro momento um integrante da dupla servirá de modelo vivo enquanto o outro o desenha, caprichando nos detalhes do cenário. Em seguida proponha que os papéis se invertam de forma que cada integrante da dupla tenha sua vez de retratar e ser retratado.

Chame atenção para os detalhes que tornarão a análise temporal possível. Peça para que as crianças se atentem ao uniforme, à estrutura da sala de aula, ao tipo de carteira escolar, aos diferentes objetos que um estudante da atualidade porta em seu espaço educativo (carteira), etc.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Nesta etapa cada criança irá expor seu desenho para a turma, relatando como foi a experiência de desenhar um retrato do colega e de ser retratado por ele.

  • O que você achou do seu retrato?
  • Relate como foi a experiência de ficar parado enquanto alguém fazia um desenho seu.
  • Quais as semelhanças existentes entre a fotografia que vocês viram e o retrato que vocês fizeram?
  • O que mudou ao longo do tempo entre as características de um estudante do passado e um do presente?
  • Hoje em dia, ainda é necessário ter quadros como este em casa para provar que a criança estuda?
  • Monte um painel com as produções das crianças e se possível imprima a fotografia que serviu de inspiração e anexe. Pense juntamente com as crianças um título interessante para o painel, algo que remeta às discussões da aula, como por exemplo: “Retratos de um direito” ou outro que vocês julguem mais pertinente.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A proposta para esta aula é que as crianças a partir de uma fotografia estabeleçam comparações entre os estudantes e o direito de estudar ao longo do tempo, representando suas observações através do desenho. Você poderá utilizar as imagens presentes no material complementar para ambientar a sala de aula e receber as crianças. Assim elas terão mais imagens para estabelecer uma base comparativa.

Materiais necessários: Folhas de papel A4, lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.

Material complementar: Link para imagens de crianças estudando para ambientar a sala. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/djhadUpT4ah5epWXTzGFDjrdV54ndRa8FD5zDZZWFexNHMbpK6hD6XPrSUQp/his2-04und03-imagens-para-ambientacao-da-sala.pdf.

Link para moldura para atividade de problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jVj4aTPkEVYVtu4tdXgextqpfavwDQ62QBzY5Tc7GqDYqe4GFgDMPPMz53r5/his2-04und03-moldura-para-retrato.pdf

Para você saber mais: Sobre o uso da fotografia como fonte histórica. Fonte: OLIVEIRA, Rosangela Silva. JUNIOR, Nilton Ferreira Bittencourt. A fotografia como fonte de pesquisa em história da educação: usos, dimensão visual e material, níveis e técnicas de análise. VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Sociedade Brasileira de História da Educação. Universidade Federal de MAto Grosso. Cuiabá. 2013. Disponível em http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe7/pdf/03-%20FONTES%20E%20METODOS%20EM%20HISTORIA%20DA%20EDUCACAO/A%20FOTOGRAFIA%20COMO%20FONTE%20DE%20PESQUISA%20EM%20HISTORIA%20DA%20EDUCACAO.pdf . Acesso 12 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.

Ao longo da aula as crianças irão observar uma fotografia antiga de uma estudante, buscando pelas semelhanças e diferenças entre a imagem do estudante ao longo do tempo.

Para você saber mais:

  • Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 13 de abril de 2019.
  • Sobre o uso de fonte audiovisuais. Fonte: Trabalhando com fontes audiovisuais - fontes históricas. Canal ObrigaHISTÓRIA. PUBLICADO EM 04 DE MAIO DE 2017. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UNMAS4oYRM4&t=210s . Acesso 12 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Realize um debate com a turma sobre a fotografia que está no slide:

  • O que a garota da fotografia está fazendo?
  • Esta fotografia é recente ou antiga?
  • Onde esta fotografia foi feita?
  • Vocês já viram em algum local uma fotografia parecida?
  • Antigamente era muito comum se fazer o registro fotográfico de estudantes em poses semelhantes a esta da fotografia e expor em molduras pela casa. Por que isso acontecia?
  • Esta prática ainda existe hoje?
  • Quando seus avós eram criança, todas as crianças iam para a escola?
  • Hoje em dia vocês passam muito anos na escola, desde bem pequenos até se tornarem adolescentes. Será que sempre foi assim? Por quanto tempo os avós de vocês estudaram?
  • O objetivo desta atividade é levar a criança a refletir o que havia por trás destas fotografias tão comuns. Antes a educação era para poucos, e quem tinha acesso a ela sentia a necessidade do registro, pois era algo especial, um privilégio. É interessante que a criança perceba que estas relações que mudaram ao longo do tempo. Nem sempre a educação foi um direito de todos.

Para você saber mais: Sobre o direito à educação. Fonte: CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, no.116. São Paulo. Julho de 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742002000200010 . Acesso em 12 de abril de 2019.

Ainda sobre o direito e acesso à educação básica. Fonte: GOLDEMBERG, José. O repensar da educação no Brasil. Estudos Avançados, vol.7, no.18. São Paulo. Maio/Agosto. 1993. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141993000200004 . Acesso em 12 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: Neste momento da aula as crianças são convidadas a produzir seus próprios retratos através de desenhos. Para esta atividade você poderá imprimir uma moldura para os retratos das crianças presente neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jVj4aTPkEVYVtu4tdXgextqpfavwDQ62QBzY5Tc7GqDYqe4GFgDMPPMz53r5/his2-04und03-moldura-para-retrato.pdf

Divida a turma em duplas e distribua material de desenho.

O objetivo é fazer com que cada dupla monte um “cenário” como o da fotografia do slide anterior com as carteiras escolares, livros, cadernos e demais materiais pessoais, e, num primeiro momento um integrante da dupla servirá de modelo vivo enquanto o outro o desenha, caprichando nos detalhes do cenário. Em seguida proponha que os papéis se invertam de forma que cada integrante da dupla tenha sua vez de retratar e ser retratado.

Chame atenção para os detalhes que tornarão a análise temporal possível. Peça para que as crianças se atentem ao uniforme, à estrutura da sala de aula, ao tipo de carteira escolar, aos diferentes objetos que um estudante da atualidade porta em seu espaço educativo (carteira), etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Nesta etapa cada criança irá expor seu desenho para a turma, relatando como foi a experiência de desenhar um retrato do colega e de ser retratado por ele.

  • O que você achou do seu retrato?
  • Relate como foi a experiência de ficar parado enquanto alguém fazia um desenho seu.
  • Quais as semelhanças existentes entre a fotografia que vocês viram e o retrato que vocês fizeram?
  • O que mudou ao longo do tempo entre as características de um estudante do passado e um do presente?
  • Hoje em dia, ainda é necessário ter quadros como este em casa para provar que a criança estuda?
  • Monte um painel com as produções das crianças e se possível imprima a fotografia que serviu de inspiração e anexe. Pense juntamente com as crianças um título interessante para o painel, algo que remeta às discussões da aula, como por exemplo: “Retratos de um direito” ou outro que vocês julguem mais pertinente.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano :

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02HI04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano