17475
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - Brincadeiras

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Brincadeiras

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana De Jesus Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, YouTube e Print.

Contexto
Neste plano, o objetivo é comparar brincadeiras em diferentes tempos através de vídeos. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Peças aos estudantes que assistam ao vídeo “Brincadeiras antigas” (disponível aqui). Caso não seja possível ver o vídeo, envie prints de tela dos brinquedos da história e conte como tudo acontece. Repasse para eles as seguintes questões:
- Você já conhecia algum desses brinquedos? Quais?
- O que você achou deles?
- Qual você gostou mais?

Peça que anotem as questões e respondam no caderno. Caso não sejam alfabetizados, solicite que respondam via arquivo de áudio.

Problematização
Peça que os estudantes conversem com um adulto do convívio deles. Ele irão fazer uma entrevista com essa pessoa. Compartilhe o arquivo de problematização disponível nos materiais complementares) com eles. Você pode inserir outras questões que achar pertinentes.

Sistematização
Com os dados da entrevista, peça que os alunos desenhem a infância de quem eles entrevistaram. Por exemplo, caso a pessoa relate que brincou de amarelinha, a criança vai desenhar a cena, e assim por diante. Após isso, peça que compartilhem no grupo da escola as produções. Fique atento para dar o feedback das atividades.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo junto com as crianças alguns vídeos sobre brincadeiras de outros tempos, como o vídeo “Brincadeiras nos tempos da vovó” (disponível aqui) e “Brincadeiras da vovó” (disponível aqui).

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI01 e com outros EF67EF16.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS2_03UND03

(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano:

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas