Modelo para sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: Espaços de sociabilidade, grupos sociais e interesses comuns
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Espaços de sociabilidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: papel e lápis grafite, e se possível um dispositivo que permita a gravação em áudio (um celular, por exemplo)
Outros materiais: modelo disponível neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ckcmWWZtUSAewXCq5CXb3BFmAAFvq4uhfRg9NsFpR9VcazeKpaRs9wem782H/his2-01und04-modelo-para-sistematizacao.pdf
Previamente: entre em contato com os outros professores e membros da comunidade do bairro onde fica a escola e localize grupos de pessoas com atividades em comum. Pode ser um sindicato, um movimento social, um grupo de leitura, um grupo vinculado a alguma atividade da cultura popular (como dança, música e arte), um grupo de esportistas (jogadores de futebol amador, ciclistas ou corredores), um grupo cultural de idosos, e por aí vai…
Convide pelo menos três membros de dois grupos distintos para participarem da aula como colaboradores, eles serão entrevistados pelos alunos a respeito de suas participações nesses grupos.
É crucial que os horários sejam combinados e os convidados sejam identificados com antecedência, junto a equipe administrativa e operacional da escola, para que não ocorram imprevistos.
Para você saber mais:
Sobre identidade, grupos sociais, processos de socialização e relações de sociabilidade na contemporaneidade e na educação:
- CICCHINELLI, Vincenzo. Plural e comum: sociologia de um mundo cosmopolita. Tradução: ZAVAGLIA, Adriana. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2018. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=BVyGDwAAQBAJ&lpg=PT435&ots=dYTrwP7w3Z&dq=grupos%20sociais%20conceitos%20sociol%C3%B3gicos&lr&hl=pt-BR&pg=PP1#v=onepage&q&f=false
- HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4135505/mod_resource/content/1/A%20Identidade%20Cultural%20na%20P%C3%B3s-Modernidade%20-%20Stuart%20Hall.pdf
- BAUMAN, Zygmunt. As duas fontes do comunitarismo. In:_____ Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2003. p. 56-68
- BRANCALEONE, Cassio. Comunidade, sociedade e sociabilidade: revisitando Ferdinand Tönnies. Revista de Ciências Sociais. v. 39. n. 1. 2008. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/899/1/2008_art_CBRANCALEONE.pdf
- BENTO, Maria Aparecida Silva (Org.). Educação infantil, igualdade racial e diversidade : aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11283-educa-infantis-conceituais&Itemid=30192
- LIMA, Jailma Maria. Divisões territoriais, comemorações e identidades locais: os sentidos políticos do espaço geográfico (RN-1935-1945). Mneme - Revista de Humanidades, v. 16, n. 37, p. 162-181, 3 fev. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/6943
Sobre a elaboração de entrevistas sob o método da história oral:
- ALBERTI, Verena. Manual de História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV. ed. 3. 2013. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=KPJjDwAAQBAJ&lpg=PP1&dq=hist%C3%B3ria%20oral&hl=pt-BR&pg=PT8#v=onepage&q&f=false
- AMADO, Janaína e FERREIRA, Marieta de Moraes (Orgs.). Usos e abusos da história oral. (8ª edição) Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=3xOHCgAAQBAJ&lpg=PP1&dq=hist%C3%B3ria%20oral&hl=pt-BR&pg=PT2#v=onepage&q&f=false
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Reúna os alunos em um círculo e peça que observem o que eles têm em comum. Espontaneamente muitas características serão notadas pelos alunos, e todas elas devem ser mediadas por você no sentido da identificação do reconhecimento da existência de afinidades entre eles, iniciando esta percepção através da observação das características físicas comuns e encaminhando-a aos gostos particulares.
Recomendamos que as seguintes questões orientem o debate:
- O que pode pode caracterizar um grupo de pessoas?
- Quantos são meninos? Quantos são meninas?
- Quantos são mais altos? Quantos são mais baixos?
- Quantos têm cabelos longos? Quantos têm cabelos curtos?
- Que aspectos podem diferenciar os alunos de você , professor?
- Por que todos vocês estão reunidos na mesma turma?
- Quais são os interesses e objetivos que os unem ali e os identificam como um grupo?
- Quais alunos gostam mais de uma cor específica? Quais gostam de todas as cores?
- Quais alunos gostam de esportes? Quais não gostam?
- Quais alunos gostam de desenho animado? Quais gostam mais de programas infantis apresentados por pessoas?
- Quais alunos gostam de brincar na praça? Quais gostam mais do parque? Quais preferem brincar em casa?
- De que tipo de estórias eles gostam mais? Há um grupo que goste mais de aventuras? De fantasias? De narrativas cômicas?
Com as cadeiras organizadas nos cantos da sala, os alunos podem ir formando grupos a cada característica em comum, e ir migrando de grupo em grupo de acordo com as diferentes afinidades, essa dinâmica mostra na prática que não pertencemos apenas a um grupo social, mas a vários ao mesmo tempo. A cada formação diferente peça aos alunos que digam em que grupo estavam antes, para que percebam mais especificamente este aspecto da relação entre o indivíduo e os muitos grupos sociais aos quais pertence.
Problematização
Tempo sugerido: Momento 01: 20 minutos | Momento 02: 45 minutos
Orientações:
Momento 01: Com base no debate feito anteriormente e pensando no contexto vivenciado por grupos localmente conhecidos, a turma deve elaborar questões que ajudem a identificar os aspectos de distinção e de coesão entre diferentes grupos sociais.
Estas questões serão aplicadas no segundo momento da problematização.
- Recomenda-se o uso de questões como:
- o que os levou a participar destes grupos?
- quais são os elementos que os fazem identificar-se com cada um deles?
- quais são as distinções entre estes e outros grupos? (a partir do ponto de vista dos entrevistados)
- você faz parte de outros grupos? (se sim) quais?
É fundamental que as questões sejam exploradas na busca por uma vinculação das histórias de vida dos entrevistados com as histórias dos grupos. Estas narrativas servem para compreender o papel e a importância que as pessoas conferem ao pertencimento a essas associações.
Momento 02: Este é o momento de prática das entrevistas. Os alunos devem usar as questões que eles mesmos elaboraram para conhecer os elementos de coesão dos grupos aos quais pertencem os convidados.
Como adequar à sua realidade: Com prévia autorização dos entrevistados e sob a condição do uso estritamente educacional dos conteúdos expressos por eles, você pode gravar as entrevistas e reproduzi-las para consulta no momento seguinte da aula: a sistematização.
Você pode ainda pedir que os entrevistados tragam fotografias ou objetos representativos das suas experiências nestes grupos, isso acrescenta materialidade e mais significado à narrativa.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Neste momento, os alunos devem identificar as semelhanças e diferenças presentes nas formações dos grupos a partir dos dados coletados nas entrevistas, num debate mediado por você.
Eles podem expressar as aproximações e distanciamentos entre os grupos por meio do preenchimento de balões similares aos usados em matemática para identificar os conjuntos numéricos. Um exemplo desta representação das interações entre os grupos está no desenho apresentado neste slide e disponível neste documento:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: WhatsApp.
- Optativas: Google Meet e Google Classroom.
Contexto
Neste plano o objetivo é investigar a identidade e a diferença entre grupos sociais. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui). Pergunte aos estudantes, via arquivo de áudio:
- Por que nós temos amigos?
- O que fazemos juntos?
- Gostamos das mesmas coisas? E com o que se identificam?
A ideia é desenvolver a noção de afinidade que subsidia a noção de identidade e identificação com os pares. Após, solicite que produzam um arquivo de áudio com as respostas.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização (disponível nos materiais complementares). Pergunte aos estudantes o que os personagens da fotografia têm em comum. Dê um tempo para que os estudantes possam responder. Solicite que respondam no caderno, ou por arquivo de áudio, caso não estejam alfabetizados.
Sistematização
Questione os estudantes: O que é identidade?
Aguarde as respostas. Na sequência, compartilhe com eles a noção de identidade abaixo:
“Identidade pode ser uma reunião de opiniões, gostos e formas de pensar. Ela constroi a diversidade de onde vivemos”.
(Indique que a definição aqui dada é muito simples e que esse é um conceito bastante complexo, que eles poderão estudar com mais profundidade em outro momento).
A partir disso, solicite que os estudantes possam criar a própria definição de identidade e escrevê-la no caderno, ou produzir um áudio. Analise as respostas e promova um feedback das atividades dos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre identidade e afinidades, é possível ver os vídeos “Amizade” (disponível aqui), “Meu amigo, vem brincar” (disponível aqui) e “Amigos” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF01HI02, EF01HI03, EF03HI01 e com outros componentes curriculares EF15AR24, EF15AR25 e EF12EF12.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Deise Sousa
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A comunidade e seus registros
Objeto (s) de conhecimento: A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas.
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco.
Palavras-Chave: Sociabilidades; comunidades; Grupos sociais
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