17472
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - Espaços de sociabilidade, grupos sociais e interesses comuns

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Espaços de sociabilidade, grupos sociais e interesses comuns

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Deise Silva Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

- Essenciais: WhatsApp.
- Optativas: Google Meet e Google Classroom.

Contexto
Neste plano o objetivo é investigar a identidade e a diferença entre grupos sociais. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui). Pergunte aos estudantes, via arquivo de áudio:
- Por que nós temos amigos?
- O que fazemos juntos?
- Gostamos das mesmas coisas? E com o que se identificam?

A ideia é desenvolver a noção de afinidade que subsidia a noção de identidade e identificação com os pares. Após, solicite que produzam um arquivo de áudio com as respostas.

Problematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização (disponível nos materiais complementares). Pergunte aos estudantes o que os personagens da fotografia têm em comum. Dê um tempo para que os estudantes possam responder. Solicite que respondam no caderno, ou por arquivo de áudio, caso não estejam alfabetizados.

Sistematização
Questione os estudantes: O que é identidade?
Aguarde as respostas. Na sequência, compartilhe com eles a noção de identidade abaixo:
“Identidade pode ser uma reunião de opiniões, gostos e formas de pensar. Ela constroi a diversidade de onde vivemos”.
(Indique que a definição aqui dada é muito simples e que esse é um conceito bastante complexo, que eles poderão estudar com mais profundidade em outro momento).
A partir disso, solicite que os estudantes possam criar a própria definição de identidade e escrevê-la no caderno, ou produzir um áudio. Analise as respostas e promova um feedback das atividades dos estudantes.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre identidade e afinidades, é possível ver os vídeos “Amizade” (disponível aqui), “Meu amigo, vem brincar” (disponível aqui) e “Amigos” (disponível aqui).

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF01HI02, EF01HI03, EF03HI01 e com outros componentes curriculares EF15AR24, EF15AR25 e EF12EF12.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS2_01UND04

(EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano:

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas