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Plano de aula > História > 9º ano > Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Plano de aula - Brasil hoje: segurança, prisões e direitos sociais

Identifique transformações econômicas, sociais e questões para a promoção da cidadania, como o plano real, a luta pelo direito das mulheres e o encarceramento

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula de Abreu Figueira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.

Contexto
Por escrito, via Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula ou outra ferramenta que estejam utilizando para se comunicar, questione:

- Quantas pessoas vocês acham que estão presas no Brasil hoje?

Dê um tempo para que os alunos reflitam e debatam sobre o que acham. Em seguida, encaminhe o objetivo da aula, o gráfico da População carcerária no Brasil e informe que a população carcerária no Brasil é a terceira maior do mundo e que, segundo um levantamento feito em 2016, há, aproximadamente, 726.712 pessoas privadas de liberdade no país. Você também pode propor que a turma pesquise na internet a resposta para o questionamento anterior. Na sequência, questione:

- Por que será que existem tantas pessoas presas no Brasil?
- Quantas pessoas o gráfico estima que estavam privadas de liberdade em 1990? E em 2016? Você consegue calcular quantas vezes cresceu a população carcerária brasileira neste período de 12 anos?

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes sozinhos, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a sua turma.

Dê um tempo para que os alunos possam refletir enviar as suas respostas, que podem ser escritas ou em formato de áudio ou vídeo.

Se possível, você pode analisar o gráfico e a tabela propostos na aula em parceria com o professor de matemática.

Problematização
Nesta etapa você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, os alunos podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que eles se agrupem livremente ou pode agrupá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe as três fontes propostas acompanhadas de alguns questionamentos para refletir e responder.

Questões para refletir:
- De acordo com a tabela, qual é o déficit de vagas, ou seja, quantas vagam faltam no sistema prisional?
- Se uma ocupação de 100% significa uma ocupação total, o que uma ocupação de 197% representa?

Questões para responder:
- Quais problemas é possível identificar com os dados da tabela?
- Hoje em dia, o governo consegue fornecer os direitos sociais a toda sociedade brasileira?
- Como podemos relacionar os problemas sociais ao problema do encarceramento no Brasil?

Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder os questionamentos.

Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações das fontes que podem ter passado despercebidas pelos estudantes.

Outra opção para este momento pode ser marcar uma aula síncrona com a turma, para que eles possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma, enquanto você esclarece dúvidas e pontua informações.

Sistematização
Nesta etapa da aula os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente e devem escrever um pequeno texto procurando responder:

- Com base no debate realizado na sala de aula, quais medidas podem ser adotadas para diminuir este alto índice de encarceramento no Brasil? Como podemos reverter esta situação?

Os alunos podem produzir um texto em conjunto utilizando um documento do Google Docs compartilhado pelo Google Drive, ou conversarem e combinarem o que querem colocar no texto e um integrante do grupo faz o registro. Eles podem compartilhar as produções com você e com o restante da turma através do Google Sala de Aula, Whatsapp, Facebook ou em mural no Padlet, por exemplo.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares.

O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).

As famílias podem assistir ao filme A Última Abolição, disponível no site da Tv Escola (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_24UND03

(EF09HI24) Analisar as transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuais, identificando questões prioritárias para a promoção da cidadania e dos valores democráticos.


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