17468
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano

Plano de aula - Ocupação e consolidação do domínio português na América

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre Ocupação e consolidação do domínio português na América

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paulo Henrique Silva Pacheco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Formulários do Google, Mentimeter.

Contexto
O objetivo desta aula é demonstrar o processo de ocupação e entender as consequências do domínio português na América.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui) os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize a imagem do mapa político do Brasil e oriente-os a analisarem e anotarem no caderno:
- Do que se trata o mapa?
- Como ele está dividido?
- O que os pontos escuros significam?
- Você sabe como se formaram as cidades e Estados? Algum exemplo?
- A necessidade de dividir o território para melhor controlá-lo partiu dos povos nativos ou dos portugueses?

Problematização
Uma alternativa ao jogo de tabuleiro é propor uma investigação da análise dos conteúdos das cartas acerca da ocupação portuguesa do território brasileiro. Para isso, além de disponibilizar aos alunos as cartas, você pode propor o enunciado: “Imaginem que bilhetes secretos para o Rei de Portugal foram encontrados, disfarçados como cartas de tabuleiro. Vamos investigar quais eram as informações que eles passavam a respeito do Brasil no século XVI! ”.

Passos a serem registrados no relatório de investigação:
- Quais assuntos são tratados?
- Quais são os povos envolvidos no conteúdo dos bilhetes?
- Quais lugares são mencionados? O que acontece nestes lugares?
- A ocupação portuguesa foi consolidada?
- Qual foi a consequência da ocupação portuguesa para a população nativa?

Este relatório pode ser elaborado manualmente ou utilizando modelos de questionários ou checklists dos Formulários do Google ou do Mentimeter.

Veja como usá-los aqui:
Formulários do Google.
Mentimeter (ative a tradução da página se necessário).

Sistematização
Oriente-os a responderem no caderno à questão proposta e, se possível, compartilhar as conclusões com os colegas por algum dos meios de interação:
- Via mensagens pelo Whatsapp: de texto, áudio ou vídeos curtos.
- Participação em murais virtuais: crie um painel para respostas ou um quiz, utilizando o Mentimeter.
- Participação em videoconferência: peça voluntários para comentarem as respostas oralmente, enquanto os demais às avaliam no chat, concordando ou acrescentando a respeito.

Convite às famílias
Convide as famílias a conhecerem mais a respeito do processo de ocupação portuguesa do território brasileiro e suas consequências, assistindo a uma interessante vídeo aula:
“O povoamento na América Portuguesa - História - Ens. Fund.” Novo Telecurso. 20/12/2012. Disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS7_09UND03

(EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano do 7º ano:

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas