17467
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Lógicas de organização política

Plano de aula - Diversidade de povos na formação de Roma

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Diversidade de povos na formação de Roma

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI11, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesta aula os alunos irão conhecer e identificar alguns povos que habitaram a península itálica e contribuíram cultural e politicamente para a formação de Roma.

Materiais necessários: Cópias impressas das atividades, dos textos, projetor, mapa impresso em um tamanho maior e post-its.

Material complementar:

Vídeo: Conheça os motivos pelos quais Roma é a cidade mais visitada

https://www.youtube.com/watch?v=-aXGwLmMdBM

Documento para a Tempestade de ideias:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gnjDHTXY5aTNZSmkgfCKeJ2QMybhF4cRJwHFFqf4WD86WRA9WtJfmVvjKxg4/his6-11und02-tempestade-de-ideias.pdf

Textos sobre os povos que habitaram a Península Itálica:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wGnfVeYMjfDvdYvPQurt92dhmgV372kYcexdb9kBPEf358FBpEQ2ycFygP8B/his6-11und02-povos-peninsula-italica.pdf

Tabela para preenchimento:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VsW4crVKpVnvVZZGaQF5jsbhwq5j3SKUzBWMYpSYAmcaXD9fbusXcgpQ54p4/his6-11und02-tabela.pdf

Mapa da Península Itálica:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PAeRRsAHFmsa8sZD3muafVe2ru72Juv4vyDKSzkfk4hNg89zYKuJrUu234bA/his6-11und02-mapa-peninsula-italica.pdf

Para você saber mais:

BONFÁ, Douglas Cerdeira. Antiguidade, identidade e os usos do passado. Disponível para baixar em: https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/cpa/article/download/2676/2090. Acesso em: 16 mar. 2019.

BRANDÃO, José Luís (coord.); OLIVEIRA, Francisco de (coord.). História de Roma Antiga volume I: das origens à morte de César. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.

DIAS, Carolina Kesser Barcellos. Colonização grega e contato cultural na Magna Grécia: o testemunho dos vasos lucânicos. Revista do corpo discente do PPG- História da UFFRGS. Num. 5, vol. 2, Julho-Dezembro 2009. Disponível em https://seer.ufrgs.br/aedos/article/viewFile/10267/7315, Acesso em: 31 mar. 2019.

GRIMAL, Pierre. A civilização Romana. Lisboa: edições 70, 2009.

SEIXAS. Natália Tavares. COTIDIANO NA ANTIGUIDADE ROMANA: enfrentando o desafio da construção do conhecimento histórico escolar a partir da cultura material. Disponível em: http://www.ppge.ufpr.br/teses/D09_gevaerd.pdf, Acesso em: 1º de abr. 2019.

Desafios da Educação. Três técnicas efetivas para brainstorming e ideias. Disponível em https://desafiosdaeducacao.com.br/tres-tecnicas-efetivas-para-brainstorming-ideias/. Acesso em: 1º de abr. 2019.

GUERRA, Amílcar. Culturas e povos primitivos de Itália. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.

POLLINI, Urbanismo regular, ocupação das terras e relações interétnicas na Magna Grécia. Pelotas: Cadernos do LEPAARQ, 2018. Disponível em https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/download/13844/8525. Acesso em: 1º abr. 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você destaque que, no fim da aula, espera que os alunos tenham compreendido que havia uma diversidade de povos ocupando a Península Itálica e que esses povos contribuíram para a formação de Roma.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Para começar, solicite que os alunos se reúnam em trios. Para iniciar o envolvimento dos alunos na temática da aula, passe o vídeo: Conheça os motivos pelos quais Roma é a Cidade mais visitada, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=-aXGwLmMdBM. Acesso em: 1º abr. 2019. Caso não tenha recursos audiovisuais para passar o vídeo, imprima trechos da reportagem “Se for a Roma, visite o papa”, disponível em: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2017/10/turismo/496047-se-for-a-roma-visite-o-papa.html. Acesso em: 1º de abril de 2019.

Pergunte:

Depois, projete para que os alunos copiem no caderno ou imprima uma folha com a palavra ROMA centralizada e peça que os alunos dos grupos escrevam nas setas o que eles sabem ou perceberam sobre Roma.

Documento com a Tempestade de ideias disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gnjDHTXY5aTNZSmkgfCKeJ2QMybhF4cRJwHFFqf4WD86WRA9WtJfmVvjKxg4/his6-11und02-tempestade-de-ideias.pdf

Caso os alunos tenham dificuldades pergunte sobre pontos turísticos (eles podem citar o Coliseu, o Circo Romano) ou filmes, moda, comida. O importante é começar a introduzir o tema da aula com base no que os alunos já sabem sobre o assunto.

Neste momento de Tempestade de ideias, é importante não interferir e deixar que os alunos escrevam suas ideias.

Desenhe ou projete no quadro a palavra ROMA e peça que cada grupo envie um representante para escrever uma palavra que seu grupo escreveu e explicar por que ela foi escolhida.

Depois que todos tiverem completado o esquema do quadro, pergunte:

  • Somente um povo formou a cultura brasileira?
  • Que povos formaram a cultura brasileira? Espera-se que os alunos respondam que vários povos formaram a cultura brasileira: os indígenas, os europeus e os negros africanos.

Pergunte se esta mistura de povos somente aconteceu no Brasil. Espera-se que os alunos respondam que não ou fiquem em dúvida. Pergunte se Roma também pode ter sido formada por vários povos. Deixe que os alunos discutam e levantem hipóteses sobre essa questão. Anote as hipóteses dos alunos
no quadro ou em um papel 40kg ou papel pardo para posterior comprovação ou não das hipóteses.

Para você saber mais:

Desafios da Educação. Três técnicas efetivas para brainstorming e ideias. Disponível em https://desafiosdaeducacao.com.br/tres-tecnicas-efetivas-para-brainstorming-ideias/. Acesso em: 1º de abr. 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para começar, solicite que os alunos se reúnam em trios. Para iniciar o envolvimento dos alunos na temática da aula, passe o vídeo Conheça os motivos pelos quais Roma é a cidade mais visitada, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=-aXGwLmMdBM. Acesso em: 1º abr. 2019. Caso não tenha recursos audiovisuais para passar o vídeo, imprima trechos da reportagem: Se for a Roma, visite o papa, disponível em: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2017/10/turismo/496047-se-for-a-roma-visite-o-papa.html. Acesso em: 1º de abril de 2019.

Pergunte:

Depois, projete para que os alunos copiem no caderno ou imprima uma folha com a palavra ROMA centralizada e peça que os alunos dos grupos escrevam nas setas o que eles sabem ou perceberam sobre Roma.

Documento com a Tempestade de ideias disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gnjDHTXY5aTNZSmkgfCKeJ2QMybhF4cRJwHFFqf4WD86WRA9WtJfmVvjKxg4/his6-11und02-tempestade-de-ideias.pdf

Caso os alunos tenham dificuldades pergunte sobre pontos turísticos (eles podem citar o Coliseu, o Circo Romano) ou filmes, moda, comida. O importante é começar a introduzir o tema da aula com base no que os alunos já sabem sobre o assunto.

Neste momento de Tempestade de ideias, é importante não interferir e deixar que os alunos escrevam suas ideias.

Desenhe ou projete no quadro a palavra ROMA e peça que cada grupo envie um representante para escrever uma palavra que seu grupo escreveu e explicar por que ela foi escolhida.

Depois que todos tiverem completado o esquema do quadro, pergunte:

  • Somente um povo formou a cultura brasileira?
  • Que povos formaram a cultura brasileira? Espera-se que os alunos respondam que vários povos formaram a cultura brasileira: os indígenas, os europeus e os negros africanos.

Pergunte se esta mistura de povos somente aconteceu no Brasil. Espera-se que os alunos respondam que não ou fiquem em dúvida. Pergunte se Roma também pode ter sido formada por vários povos. Deixe que os alunos discutam e levantem hipóteses sobre esta questão. Anote as hipóteses dos alunos
no quadro ou em um papel 40kg ou papel pardo para posterior comprovação ou não das hipóteses.

Para você saber mais:

Desafios da Educação. Três técnicas efetivas para brainstorming e ideias. Disponível em https://desafiosdaeducacao.com.br/tres-tecnicas-efetivas-para-brainstorming-ideias/. Acesso em: 1º de abr. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, distribua um texto sobre cada povo para cada grupo. Caso haja mais grupos do que textos diferentes, faça mais cópias e distribua para os grupos povos repetidos. Eles deverão ler o texto e anotar na tabela, que pode ser impressa ou copiada no quadro, as informações principais contidas no texto.

Textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wGnfVeYMjfDvdYvPQurt92dhmgV372kYcexdb9kBPEf358FBpEQ2ycFygP8B/his6-11und02-povos-peninsula-italica.pdf

Tabela disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VsW4crVKpVnvVZZGaQF5jsbhwq5j3SKUzBWMYpSYAmcaXD9fbusXcgpQ54p4/his6-11und02-tabela.pdf

Dê um tempo para que cada grupo possa ler coletivamente, discutir e fazer as suas anotações. Circule pela sala para tirar eventuais dúvidas, mas não dê respostas prontas. É importante que os alunos possam discutir e chegar às conclusões por eles mesmos através da conversa com seu grupo.

Dê aproximadamente 10 minutos para essa primeira parte da atividade. Depois, peça que cada grupo apresente as suas conclusões sobre os povos que trabalhou e os outros alunos completam a sua tabela. Todos os grupos devem se apresentar, mesmo se houver textos iguais, as conclusões podem ser distintas. Peça para que cada grupo localize o povo que estudou no mapa e mostre para os colegas.

Caso não consiga projetar o mapa, pode imprimi-lo por meio do arquivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PAeRRsAHFmsa8sZD3muafVe2ru72Juv4vyDKSzkfk4hNg89zYKuJrUu234bA/his6-11und02-mapa-peninsula-italica.pdf

Abra a discussão em um grande grupo e questione: Que contribuições esses povos trouxeram para Roma? Deixe que, com base em suas anotações, os alunos concluam que estes povos influenciaram nas artes, na língua, nos costumes.

Retome o levantamento de hipóteses que eles realizaram no início da aula e verifiquem juntos as que se confirmaram e as que não se confirmaram.

Para você saber mais:

GRIMAL, Pierre. A civilização romana. Lisboa: edições 70, 2009.

GUERRA, Amílcar. Culturas e povos primitivos de Itália. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, distribua um texto sobre cada povo para cada grupo. Caso haja mais grupos do que textos diferentes, faça mais cópias e distribua para os grupos povos repetidos. Eles deverão ler o texto e anotar na tabela, que pode ser impressa ou copiada no quadro, as informações principais contidas no texto.

Textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wGnfVeYMjfDvdYvPQurt92dhmgV372kYcexdb9kBPEf358FBpEQ2ycFygP8B/his6-11und02-povos-peninsula-italica.pdf

Tabela disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VsW4crVKpVnvVZZGaQF5jsbhwq5j3SKUzBWMYpSYAmcaXD9fbusXcgpQ54p4/his6-11und02-tabela.pdf

Dê um tempo para que cada grupo possa ler coletivamente, discutir e fazer as suas anotações. Circule pela sala para tirar eventuais dúvidas, mas não dê respostas prontas. É importante que os alunos possam discutir e chegar às conclusões por eles mesmos através da conversa com seu grupo.

Dê aproximadamente 10 minutos para essa primeira parte da atividade. Depois, peça que cada grupo apresente as suas conclusões sobre os povos que trabalhou e os outros alunos completam a sua tabela. Todos os grupos devem se apresentar, mesmo se houver textos iguais, as conclusões podem ser distintas. Peça para que cada grupo localize o povo que estudou no mapa e mostre para os colegas.

Caso não consiga projetar o mapa, pode imprimi-lo por meio do arquivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PAeRRsAHFmsa8sZD3muafVe2ru72Juv4vyDKSzkfk4hNg89zYKuJrUu234bA/his6-11und02-mapa-peninsula-italica.pdf

Abra a discussão em um grande grupo e questione:

  • Que contribuições esses povos trouxeram para Roma? Deixe que, com base em suas anotações, os alunos concluam que estes povos influenciaram nas artes, na língua, nos costumes.

Retome o levantamento de hipóteses que eles realizaram no início da aula e verifiquem juntos as que se confirmaram e as que não se confirmaram.

Para você saber mais:

GUERRA, Amílcar. Culturas e povos primitivos de Itália. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, distribua um texto sobre cada povo para cada grupo. Caso haja mais grupos do que textos diferentes, faça mais cópias e distribua para os grupos povos repetidos. Eles deverão ler o texto e anotar na tabela, que pode ser impressa ou copiada no quadro, as informações principais contidas no texto.

Textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wGnfVeYMjfDvdYvPQurt92dhmgV372kYcexdb9kBPEf358FBpEQ2ycFygP8B/his6-11und02-povos-peninsula-italica.pdf

Tabela disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VsW4crVKpVnvVZZGaQF5jsbhwq5j3SKUzBWMYpSYAmcaXD9fbusXcgpQ54p4/his6-11und02-tabela.pdf

Dê um tempo para que cada grupo possa ler coletivamente, discutir e fazer as suas anotações. Circule pela sala para tirar eventuais dúvidas, mas não dê respostas prontas. É importante que os alunos possam discutir e chegar às conclusões por eles mesmos através da conversa com seu grupo.

Dê aproximadamente 10 minutos para essa primeira parte da atividade. Depois, peça que cada grupo apresente as suas conclusões sobre os povos que trabalhou e os outros alunos completam a sua tabela. Todos os grupos devem se apresentar, mesmo se houver textos iguais, as conclusões podem ser distintas. Peça para que cada grupo localize o povo que estudou no mapa e mostre para os colegas.

Caso não consiga projetar o mapa, pode imprimi-lo por meio do arquivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PAeRRsAHFmsa8sZD3muafVe2ru72Juv4vyDKSzkfk4hNg89zYKuJrUu234bA/his6-11und02-mapa-peninsula-italica.pdf

Abra a discussão em um grande grupo e questione: Que contribuições esses povos trouxeram para Roma? Deixe que, com base em suas anotações, os alunos concluam que estes povos influenciaram nas artes, na língua, nos costumes.

Retome o levantamento de hipóteses que eles realizaram no início da aula e verifiquem juntos as que se confirmaram e as que não se confirmaram.

Para você saber mais:

GUERRA, Amílcar. Culturas e povos primitivos de Itália. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, distribua um texto sobre cada povo para cada grupo. Caso haja mais grupos do que textos diferentes, faça mais cópias e distribua para os grupos povos repetidos. Eles deverão ler o texto e anotar na tabela, que pode ser impressa ou copiada no quadro, as informações principais contidas no texto.

Textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wGnfVeYMjfDvdYvPQurt92dhmgV372kYcexdb9kBPEf358FBpEQ2ycFygP8B/his6-11und02-povos-peninsula-italica.pdf

Tabela disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VsW4crVKpVnvVZZGaQF5jsbhwq5j3SKUzBWMYpSYAmcaXD9fbusXcgpQ54p4/his6-11und02-tabela.pdf

Dê um tempo para que cada grupo possa ler coletivamente, discutir e fazer as suas anotações. Circule pela sala para tirar eventuais dúvidas, mas não dê respostas prontas. É importante que os alunos possam discutir e chegar às conclusões por eles mesmos através da conversa com seu grupo.

Dê aproximadamente 10 minutos para essa primeira parte da atividade. Depois, peça que cada grupo apresente as suas conclusões sobre os povos que trabalhou e os outros alunos completam a sua tabela. Todos os grupos devem se apresentar, mesmo se houver textos iguais, as conclusões podem ser distintas. Peça para que cada grupo localize o povo que estudou no mapa e mostre para os colegas.

Caso não consiga projetar o mapa, pode imprimi-lo por meio do arquivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PAeRRsAHFmsa8sZD3muafVe2ru72Juv4vyDKSzkfk4hNg89zYKuJrUu234bA/his6-11und02-mapa-peninsula-italica.pdf

Abra a discussão em um grande grupo e questione: Que contribuições esses povos trouxeram para Roma? Deixe que, com base em suas anotações, os alunos concluam que esses povos influenciaram nas artes, na língua, nos costumes.

Retome o levantamento de hipóteses que eles realizaram no início da aula e verifiquem juntos as que se confirmaram e as que não se confirmaram.

Para você saber mais:

GUERRA, Amílcar. Culturas e povos primitivos de Itália. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, distribua a cada grupo alguns post-its. Cada grupo irá registrar informações importantes sobre o povo que trabalhou no primeiro momento e colar no mapa. Se outros grupos quiserem complementar as informações, eles podem contribuir colando outros post-its.

Coloque o mapa em exposição na sala ou nos corredores da escola para compartilhar com os outros alunos as descobertas da turma.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, distribua a cada grupo alguns post-its. Cada grupo irá registrar informações importantes sobre o povo que trabalhou no primeiro momento e colar no mapa. Se outros grupos quiserem complementar as informações, eles podem contribuir colando outros post-its.

Coloque o mapa em exposição na sala ou nos corredores da escola para compartilhar com os outros alunos as descobertas da turma.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI11, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesta aula os alunos irão conhecer e identificar alguns povos que habitaram a península itálica e contribuíram cultural e politicamente para a formação de Roma.

Materiais necessários: Cópias impressas das atividades, dos textos, projetor, mapa impresso em um tamanho maior e post-its.

Material complementar:

Vídeo: Conheça os motivos pelos quais Roma é a cidade mais visitada

https://www.youtube.com/watch?v=-aXGwLmMdBM

Documento para a Tempestade de ideias:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gnjDHTXY5aTNZSmkgfCKeJ2QMybhF4cRJwHFFqf4WD86WRA9WtJfmVvjKxg4/his6-11und02-tempestade-de-ideias.pdf

Textos sobre os povos que habitaram a Península Itálica:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wGnfVeYMjfDvdYvPQurt92dhmgV372kYcexdb9kBPEf358FBpEQ2ycFygP8B/his6-11und02-povos-peninsula-italica.pdf

Tabela para preenchimento:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VsW4crVKpVnvVZZGaQF5jsbhwq5j3SKUzBWMYpSYAmcaXD9fbusXcgpQ54p4/his6-11und02-tabela.pdf

Mapa da Península Itálica:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PAeRRsAHFmsa8sZD3muafVe2ru72Juv4vyDKSzkfk4hNg89zYKuJrUu234bA/his6-11und02-mapa-peninsula-italica.pdf

Para você saber mais:

BONFÁ, Douglas Cerdeira. Antiguidade, identidade e os usos do passado. Disponível para baixar em: https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/cpa/article/download/2676/2090. Acesso em: 16 mar. 2019.

BRANDÃO, José Luís (coord.); OLIVEIRA, Francisco de (coord.). História de Roma Antiga volume I: das origens à morte de César. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.

DIAS, Carolina Kesser Barcellos. Colonização grega e contato cultural na Magna Grécia: o testemunho dos vasos lucânicos. Revista do corpo discente do PPG- História da UFFRGS. Num. 5, vol. 2, Julho-Dezembro 2009. Disponível em https://seer.ufrgs.br/aedos/article/viewFile/10267/7315, Acesso em: 31 mar. 2019.

GRIMAL, Pierre. A civilização Romana. Lisboa: edições 70, 2009.

SEIXAS. Natália Tavares. COTIDIANO NA ANTIGUIDADE ROMANA: enfrentando o desafio da construção do conhecimento histórico escolar a partir da cultura material. Disponível em: http://www.ppge.ufpr.br/teses/D09_gevaerd.pdf, Acesso em: 1º de abr. 2019.

Desafios da Educação. Três técnicas efetivas para brainstorming e ideias. Disponível em https://desafiosdaeducacao.com.br/tres-tecnicas-efetivas-para-brainstorming-ideias/. Acesso em: 1º de abr. 2019.

GUERRA, Amílcar. Culturas e povos primitivos de Itália. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.

POLLINI, Urbanismo regular, ocupação das terras e relações interétnicas na Magna Grécia. Pelotas: Cadernos do LEPAARQ, 2018. Disponível em https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/download/13844/8525. Acesso em: 1º abr. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você destaque que, no fim da aula, espera que os alunos tenham compreendido que havia uma diversidade de povos ocupando a Península Itálica e que esses povos contribuíram para a formação de Roma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Para começar, solicite que os alunos se reúnam em trios. Para iniciar o envolvimento dos alunos na temática da aula, passe o vídeo: Conheça os motivos pelos quais Roma é a Cidade mais visitada, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=-aXGwLmMdBM. Acesso em: 1º abr. 2019. Caso não tenha recursos audiovisuais para passar o vídeo, imprima trechos da reportagem “Se for a Roma, visite o papa”, disponível em: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2017/10/turismo/496047-se-for-a-roma-visite-o-papa.html. Acesso em: 1º de abril de 2019.

Pergunte:

Depois, projete para que os alunos copiem no caderno ou imprima uma folha com a palavra ROMA centralizada e peça que os alunos dos grupos escrevam nas setas o que eles sabem ou perceberam sobre Roma.

Documento com a Tempestade de ideias disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gnjDHTXY5aTNZSmkgfCKeJ2QMybhF4cRJwHFFqf4WD86WRA9WtJfmVvjKxg4/his6-11und02-tempestade-de-ideias.pdf

Caso os alunos tenham dificuldades pergunte sobre pontos turísticos (eles podem citar o Coliseu, o Circo Romano) ou filmes, moda, comida. O importante é começar a introduzir o tema da aula com base no que os alunos já sabem sobre o assunto.

Neste momento de Tempestade de ideias, é importante não interferir e deixar que os alunos escrevam suas ideias.

Desenhe ou projete no quadro a palavra ROMA e peça que cada grupo envie um representante para escrever uma palavra que seu grupo escreveu e explicar por que ela foi escolhida.

Depois que todos tiverem completado o esquema do quadro, pergunte:

  • Somente um povo formou a cultura brasileira?
  • Que povos formaram a cultura brasileira? Espera-se que os alunos respondam que vários povos formaram a cultura brasileira: os indígenas, os europeus e os negros africanos.

Pergunte se esta mistura de povos somente aconteceu no Brasil. Espera-se que os alunos respondam que não ou fiquem em dúvida. Pergunte se Roma também pode ter sido formada por vários povos. Deixe que os alunos discutam e levantem hipóteses sobre essa questão. Anote as hipóteses dos alunos
no quadro ou em um papel 40kg ou papel pardo para posterior comprovação ou não das hipóteses.

Para você saber mais:

Desafios da Educação. Três técnicas efetivas para brainstorming e ideias. Disponível em https://desafiosdaeducacao.com.br/tres-tecnicas-efetivas-para-brainstorming-ideias/. Acesso em: 1º de abr. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Para começar, solicite que os alunos se reúnam em trios. Para iniciar o envolvimento dos alunos na temática da aula, passe o vídeo Conheça os motivos pelos quais Roma é a cidade mais visitada, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=-aXGwLmMdBM. Acesso em: 1º abr. 2019. Caso não tenha recursos audiovisuais para passar o vídeo, imprima trechos da reportagem: Se for a Roma, visite o papa, disponível em: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2017/10/turismo/496047-se-for-a-roma-visite-o-papa.html. Acesso em: 1º de abril de 2019.

Pergunte:

Depois, projete para que os alunos copiem no caderno ou imprima uma folha com a palavra ROMA centralizada e peça que os alunos dos grupos escrevam nas setas o que eles sabem ou perceberam sobre Roma.

Documento com a Tempestade de ideias disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gnjDHTXY5aTNZSmkgfCKeJ2QMybhF4cRJwHFFqf4WD86WRA9WtJfmVvjKxg4/his6-11und02-tempestade-de-ideias.pdf

Caso os alunos tenham dificuldades pergunte sobre pontos turísticos (eles podem citar o Coliseu, o Circo Romano) ou filmes, moda, comida. O importante é começar a introduzir o tema da aula com base no que os alunos já sabem sobre o assunto.

Neste momento de Tempestade de ideias, é importante não interferir e deixar que os alunos escrevam suas ideias.

Desenhe ou projete no quadro a palavra ROMA e peça que cada grupo envie um representante para escrever uma palavra que seu grupo escreveu e explicar por que ela foi escolhida.

Depois que todos tiverem completado o esquema do quadro, pergunte:

  • Somente um povo formou a cultura brasileira?
  • Que povos formaram a cultura brasileira? Espera-se que os alunos respondam que vários povos formaram a cultura brasileira: os indígenas, os europeus e os negros africanos.

Pergunte se esta mistura de povos somente aconteceu no Brasil. Espera-se que os alunos respondam que não ou fiquem em dúvida. Pergunte se Roma também pode ter sido formada por vários povos. Deixe que os alunos discutam e levantem hipóteses sobre esta questão. Anote as hipóteses dos alunos
no quadro ou em um papel 40kg ou papel pardo para posterior comprovação ou não das hipóteses.

Para você saber mais:

Desafios da Educação. Três técnicas efetivas para brainstorming e ideias. Disponível em https://desafiosdaeducacao.com.br/tres-tecnicas-efetivas-para-brainstorming-ideias/. Acesso em: 1º de abr. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, distribua um texto sobre cada povo para cada grupo. Caso haja mais grupos do que textos diferentes, faça mais cópias e distribua para os grupos povos repetidos. Eles deverão ler o texto e anotar na tabela, que pode ser impressa ou copiada no quadro, as informações principais contidas no texto.

Textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wGnfVeYMjfDvdYvPQurt92dhmgV372kYcexdb9kBPEf358FBpEQ2ycFygP8B/his6-11und02-povos-peninsula-italica.pdf

Tabela disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VsW4crVKpVnvVZZGaQF5jsbhwq5j3SKUzBWMYpSYAmcaXD9fbusXcgpQ54p4/his6-11und02-tabela.pdf

Dê um tempo para que cada grupo possa ler coletivamente, discutir e fazer as suas anotações. Circule pela sala para tirar eventuais dúvidas, mas não dê respostas prontas. É importante que os alunos possam discutir e chegar às conclusões por eles mesmos através da conversa com seu grupo.

Dê aproximadamente 10 minutos para essa primeira parte da atividade. Depois, peça que cada grupo apresente as suas conclusões sobre os povos que trabalhou e os outros alunos completam a sua tabela. Todos os grupos devem se apresentar, mesmo se houver textos iguais, as conclusões podem ser distintas. Peça para que cada grupo localize o povo que estudou no mapa e mostre para os colegas.

Caso não consiga projetar o mapa, pode imprimi-lo por meio do arquivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PAeRRsAHFmsa8sZD3muafVe2ru72Juv4vyDKSzkfk4hNg89zYKuJrUu234bA/his6-11und02-mapa-peninsula-italica.pdf

Abra a discussão em um grande grupo e questione: Que contribuições esses povos trouxeram para Roma? Deixe que, com base em suas anotações, os alunos concluam que estes povos influenciaram nas artes, na língua, nos costumes.

Retome o levantamento de hipóteses que eles realizaram no início da aula e verifiquem juntos as que se confirmaram e as que não se confirmaram.

Para você saber mais:

GRIMAL, Pierre. A civilização romana. Lisboa: edições 70, 2009.

GUERRA, Amílcar. Culturas e povos primitivos de Itália. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.

Slide Plano Aula

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, distribua um texto sobre cada povo para cada grupo. Caso haja mais grupos do que textos diferentes, faça mais cópias e distribua para os grupos povos repetidos. Eles deverão ler o texto e anotar na tabela, que pode ser impressa ou copiada no quadro, as informações principais contidas no texto.

Textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wGnfVeYMjfDvdYvPQurt92dhmgV372kYcexdb9kBPEf358FBpEQ2ycFygP8B/his6-11und02-povos-peninsula-italica.pdf

Tabela disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VsW4crVKpVnvVZZGaQF5jsbhwq5j3SKUzBWMYpSYAmcaXD9fbusXcgpQ54p4/his6-11und02-tabela.pdf

Dê um tempo para que cada grupo possa ler coletivamente, discutir e fazer as suas anotações. Circule pela sala para tirar eventuais dúvidas, mas não dê respostas prontas. É importante que os alunos possam discutir e chegar às conclusões por eles mesmos através da conversa com seu grupo.

Dê aproximadamente 10 minutos para essa primeira parte da atividade. Depois, peça que cada grupo apresente as suas conclusões sobre os povos que trabalhou e os outros alunos completam a sua tabela. Todos os grupos devem se apresentar, mesmo se houver textos iguais, as conclusões podem ser distintas. Peça para que cada grupo localize o povo que estudou no mapa e mostre para os colegas.

Caso não consiga projetar o mapa, pode imprimi-lo por meio do arquivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PAeRRsAHFmsa8sZD3muafVe2ru72Juv4vyDKSzkfk4hNg89zYKuJrUu234bA/his6-11und02-mapa-peninsula-italica.pdf

Abra a discussão em um grande grupo e questione:

  • Que contribuições esses povos trouxeram para Roma? Deixe que, com base em suas anotações, os alunos concluam que estes povos influenciaram nas artes, na língua, nos costumes.

Retome o levantamento de hipóteses que eles realizaram no início da aula e verifiquem juntos as que se confirmaram e as que não se confirmaram.

Para você saber mais:

GUERRA, Amílcar. Culturas e povos primitivos de Itália. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.

Slide Plano Aula

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, distribua um texto sobre cada povo para cada grupo. Caso haja mais grupos do que textos diferentes, faça mais cópias e distribua para os grupos povos repetidos. Eles deverão ler o texto e anotar na tabela, que pode ser impressa ou copiada no quadro, as informações principais contidas no texto.

Textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wGnfVeYMjfDvdYvPQurt92dhmgV372kYcexdb9kBPEf358FBpEQ2ycFygP8B/his6-11und02-povos-peninsula-italica.pdf

Tabela disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VsW4crVKpVnvVZZGaQF5jsbhwq5j3SKUzBWMYpSYAmcaXD9fbusXcgpQ54p4/his6-11und02-tabela.pdf

Dê um tempo para que cada grupo possa ler coletivamente, discutir e fazer as suas anotações. Circule pela sala para tirar eventuais dúvidas, mas não dê respostas prontas. É importante que os alunos possam discutir e chegar às conclusões por eles mesmos através da conversa com seu grupo.

Dê aproximadamente 10 minutos para essa primeira parte da atividade. Depois, peça que cada grupo apresente as suas conclusões sobre os povos que trabalhou e os outros alunos completam a sua tabela. Todos os grupos devem se apresentar, mesmo se houver textos iguais, as conclusões podem ser distintas. Peça para que cada grupo localize o povo que estudou no mapa e mostre para os colegas.

Caso não consiga projetar o mapa, pode imprimi-lo por meio do arquivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PAeRRsAHFmsa8sZD3muafVe2ru72Juv4vyDKSzkfk4hNg89zYKuJrUu234bA/his6-11und02-mapa-peninsula-italica.pdf

Abra a discussão em um grande grupo e questione: Que contribuições esses povos trouxeram para Roma? Deixe que, com base em suas anotações, os alunos concluam que estes povos influenciaram nas artes, na língua, nos costumes.

Retome o levantamento de hipóteses que eles realizaram no início da aula e verifiquem juntos as que se confirmaram e as que não se confirmaram.

Para você saber mais:

GUERRA, Amílcar. Culturas e povos primitivos de Itália. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, distribua um texto sobre cada povo para cada grupo. Caso haja mais grupos do que textos diferentes, faça mais cópias e distribua para os grupos povos repetidos. Eles deverão ler o texto e anotar na tabela, que pode ser impressa ou copiada no quadro, as informações principais contidas no texto.

Textos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wGnfVeYMjfDvdYvPQurt92dhmgV372kYcexdb9kBPEf358FBpEQ2ycFygP8B/his6-11und02-povos-peninsula-italica.pdf

Tabela disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VsW4crVKpVnvVZZGaQF5jsbhwq5j3SKUzBWMYpSYAmcaXD9fbusXcgpQ54p4/his6-11und02-tabela.pdf

Dê um tempo para que cada grupo possa ler coletivamente, discutir e fazer as suas anotações. Circule pela sala para tirar eventuais dúvidas, mas não dê respostas prontas. É importante que os alunos possam discutir e chegar às conclusões por eles mesmos através da conversa com seu grupo.

Dê aproximadamente 10 minutos para essa primeira parte da atividade. Depois, peça que cada grupo apresente as suas conclusões sobre os povos que trabalhou e os outros alunos completam a sua tabela. Todos os grupos devem se apresentar, mesmo se houver textos iguais, as conclusões podem ser distintas. Peça para que cada grupo localize o povo que estudou no mapa e mostre para os colegas.

Caso não consiga projetar o mapa, pode imprimi-lo por meio do arquivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PAeRRsAHFmsa8sZD3muafVe2ru72Juv4vyDKSzkfk4hNg89zYKuJrUu234bA/his6-11und02-mapa-peninsula-italica.pdf

Abra a discussão em um grande grupo e questione: Que contribuições esses povos trouxeram para Roma? Deixe que, com base em suas anotações, os alunos concluam que esses povos influenciaram nas artes, na língua, nos costumes.

Retome o levantamento de hipóteses que eles realizaram no início da aula e verifiquem juntos as que se confirmaram e as que não se confirmaram.

Para você saber mais:

GUERRA, Amílcar. Culturas e povos primitivos de Itália. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, distribua a cada grupo alguns post-its. Cada grupo irá registrar informações importantes sobre o povo que trabalhou no primeiro momento e colar no mapa. Se outros grupos quiserem complementar as informações, eles podem contribuir colando outros post-its.

Coloque o mapa em exposição na sala ou nos corredores da escola para compartilhar com os outros alunos as descobertas da turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Com os alunos ainda reunidos em trios, distribua a cada grupo alguns post-its. Cada grupo irá registrar informações importantes sobre o povo que trabalhou no primeiro momento e colar no mapa. Se outros grupos quiserem complementar as informações, eles podem contribuir colando outros post-its.

Coloque o mapa em exposição na sala ou nos corredores da escola para compartilhar com os outros alunos as descobertas da turma.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas de organização política do 6º ano :

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06HI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano