17466
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Lógicas de organização política

Plano de aula - Narrativas míticas x Dados arqueológicos

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Narrativas míticas x Dados arqueológicos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula. 
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Formulários do Google, Editor de fotos do celular, Canva, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é comparar o mito de origem romano e os dados arqueológicos pertencentes a sua formação.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Proponha as seguintes perguntas para reflexão:
- Todas as cidades têm uma história?
- Como essas histórias chegaram até nós?
- Você conhece a história da sua cidade?

Para que os alunos interajam, a atividade com as placas das cidades e as correspondentes histórias de fundação pode ser proposta como um desafio complementar, como um quiz a ser realizado por meio do grupo de Whatsapp ou do Mentimeter (veja como usá-lo aqui - ative a tradução).

Problematização
Esta etapa propõe três momentos de análise de documentos: “Texto 1: Eneias”, “Texto 2: Rômulo e Remo” e “Texto 3: Dados arqueológicos”. Planeje a disponibilização e o prazo adequado para que os alunos realizem as atividades e te deem as devolutivas. Oriente-os quanto ao ponto central a ser analisado em cada um deles e preenchido na tabela:
- Com base em que este texto explica a fundação de Roma?
- Quais das narrativas são mitológicas e quais apresentam dados arqueológicos?

A tabela pode ser feita no caderno ou em mídias que já utilizam, como o Google sala de aula ou Google Formulários (veja como usá-lo aqui). Considere também a opção de organizar um quiz virtual baseado nestas questões, utilizando os grupos de Whatsapp ou o Mentimeter, para que os alunos interajam sobre o tema estudado.

Sistematização
Oriente os alunos a retomarem as análises e conclusões e, com base nelas, elaborar representações das narrativas baseadas em mitologia e em dados arqueológicos. Dê opções de como podem realizar a atividade: desenhando manualmente ou utilizando fotografias pesquisadas em livros ou na internet. Sugira que acrescentem verbetes explicativos às imagens.

Para editar as imagens, podem utilizar o próprio editor do celular ou o Canva (veja como usá-lo aqui). É interessante que você crie um mural virtual no Padlet (veja aqui como usá-lo) e disponibilize para que os alunos possam postar os trabalhos e comentar os dos colegas.

Convite às famílias
É interessante que organizem em família um momento de contação de mitologias. Para começar, podem se inspirar na fundação mitológica de Roma, com o interessante vídeo educativo:
“Rômulo: O Lendário Fundador da Cidade de Roma - Dicionário Mitológico #36”. Foca na História. Disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS6_11UND01

(EF06HI11) Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas de organização política do 6º ano:

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas