Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que alguns costumes do passado - e da atualidade - foram importantes marcos de uma época dentro de um tempo histórico.
Envie antecipadamente todo o material utilizado para iniciar a aula. A prévia leitura do texto favorecerá o momento de discussão no grupo. Peça aos alunos que, para a aula, selecionem dois produtos (ou rótulos) para a execução da atividade proposta na Problematização.
Agende uma videoconferência dê continuidade às orientações.
Se achar interessante, envie aos alunos alguns links de propagandas de geladeiras ao longo do tempo: link 1 (disponível aqui), link 2 (disponível aqui), link 3 (disponível aqui).
Problematização
Envie, antecipadamente, todos o material (texto e as orientações para que os alunos leiam e façam o que é proposto - esta leitura prévia facilitará o momento de discussão). Já defina os componentes dos grupos e encaminhe o texto específico para o trabalho.
Caso ache viável, você pode utilizar recursos digitais para fazer um trabalho coletivo através de painéis colaborativos (Padlet), ou indicar aos alunos que façam a atividade através do PowerPoint ou Word. É interessante que esta etapa seja executada de forma assíncrona.
Agende uma videoconferência, siga as orientações definidas para esta etapa e permita que os alunos apresentem o trabalho realizado
Caso ache interessante, envie o link (disponível aqui) para que os alunos leiam sobre a conservação dos alimentos ao longo do tempo e na atualidade.
Sistematização
Caso você mantenha a proposta original do Plano, pode utilizar recursos digitais para fazer um trabalho coletivo, através de painéis colaborativos (Padlet), do PowerPoint ou Word.
Caso decida fazer esta etapa de forma assíncrona, deixe que os alunos façam o trabalho com os recursos que possuem, mas indique também os digitais.
Agende uma videoconferência para que apresentem o trabalho feito, e, neste momento, seja mediador e norteador para um aprendizado efetivo.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo. Oriente que, juntamente com o aluno, façam uma pesquisa na internet para descobrirem propagandas antigas de eletrodomésticos ou alimentos. Explique que serão bons e divertidos momentos.
Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta
Código: HIS5_08UND09
(EF05HI08) Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes