17457
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > Os processos de independência nas Américas

Plano de aula - Monarquia e unidade territorial do Brasil na Independência

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre Monarquia e unidade territorial do Brasil na Independência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniele Shorne De Souza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo, com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet.

Contexto
Envie o objetivo da aula, a imagem proposta e os questionamentos. Utilize o meio que for mais adequado à sua realidade, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc. 
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

Questões para refletirem:
- A qual período da História brasileira o meme se refere?
- Qual país tem o maior território na América do Sul?
- Conforme o título e imagem, qual a forma de governo nos demais países da região?
- Você sabe o que é uma “República”?

Questão para responder:
- O que o meme pretende identificar a respeito do Brasil?

Estabeleça um prazo para que os estudantes reflitam, enviem as respostas e debatam. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos, no próprio grupo da sala.

Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode dividí-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminha as fontes da problematização junto com alguns questionamentos para orientar a análise:

Questões para refletirem:
Mapa da América Colonial
- Quantos vice-reinos haviam na América espanhola?
- Quais eram os vice-reinos da América espanhola?
- Quais eram as capitanias existentes na América espanhola?
- Há uma relação entre os nomes das capitanias e vice-reinos com os nomes dos países da América Latina atual?
Trecho da Reportagem
- Como era a relação entre os vice-reinados da América espanhola?
Trechos da carta de D. Pedro I
- O que Dom João VI falou para Dom Pedro I antes de voltar para Portugal?
- A que Dom João VI estava se referindo com o conselho que deu a Dom Pedro I?
Trecho da entrevista com o historiador Richard Graham
- O modelo de governo centralizado tinha apoio entre os brasileiros?

Questões para responderem:
Mapa da América Colonial
- Existe diferença de tamanho do território entre a América portuguesa e a América espanhola?
- Qual seria o papel dos “vice-reinos” e “capitanias”?
Trecho da Reportagem
- Qual era a relação entre os vice-reinados e as capitanias? Qual a diferença apontada em relação à administração no Brasil?
Trechos da carta de D. Pedro I
- D. Pedro relata na carta o apoio do povo brasileiro para se tornar imperador? Dê um exemplo com um trecho da carta.
Trecho da entrevista com o historiador Richard Graham
- Por que a elite buscava legitimidade?
- O que a elite buscava fortalecer com um governo central?

Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas aos questionamentos, escritas, através de áudios ou vídeos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando informações.

Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.

Sistematização
Na atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode encaminhar o modelo que consta nos materiais e pedir para que se baseiem nele para fazer as reportagens para o Jornal Imperial.
Você também pode propor que gravem as reportagens em forma de áudio ou vídeo, para criarem um jornal de rádio ou tv.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).

Links pra tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_13UND05

(EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Os processos de independência nas Américas do 8º ano:

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas