17457
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > Os processos de independência nas Américas

Plano de aula - Monarquia e unidade territorial do Brasil na Independência

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre Monarquia e unidade territorial do Brasil na Independência

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniele Shorne De Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI13, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor de slides e impressões para a turma dos documentos a ser analisados.

Material complementar:

Documento para impressão - Meme do Brasil Império na América do Sul.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7V5hZWPzk38mSTEDrcvNVFKxhFvUWNv5aQySShdbT6fZgKJpgDCTvGz9ShKx/his8-13und05-imagem-imperio-do-brasil.pdf

Documento para impressão - Mapa de vice-reinos e capitanias e trecho de reportagem. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cmQPsbmvMhMn7rCXt6qxFt3MzpJFdBNGcwzdVBEjx7SmaWts9EZCTf9ZpX2A/his8-13und05-mapa-de-vice-reinos-e-capitanias.pdf

Documento para impressão - Carta de Dom Pedro I ao rei Dom João VI https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RfnGqq27VYVweB9zJadxrMNTJEWkAzjbuZEa34Z6YKbFkkrNU2YZQRSkQGnv/his8-13und05-carta-de-dom-pedro-i-ao-rei-dom-joao-vi.pdf

Material para Sistematização - Jornal Imperial

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/23avrnvrnFHk73vv6qf7PUFmWfYxpmX5pK3d4Djt35cKJT5Vjyy2qrwKMrsn/his8-13und05-material-para-sistematizacao-jornal-imperial.pdf

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Na etapa inicial da aula, o objetivo é que os estudante reconheçam características territoriais e políticas do Brasil em comparação com os países vizinhos após sua Independência, no século XIX. Para isso, observe com os estudantes o meme do mapa da América do Sul e proponha algumas questões norteadoras, como:

  • A qual período da História brasileira o meme se refere? (Ao Brasil Império, no século XIX.)
  • Qual país tem o maior território na América do Sul? (O maior país representado é o Brasil.)
  • O que o meme pretende identificar a respeito do Brasil? (O meme faz uma referência à sua forma de governo no século XIX, a monarquia, representada pela coroa e pela designação “Império do Brasil”.)
  • Conforme o título e imagem, qual a forma de governo nos demais países da região? (República.)
  • Você sabe o que é uma “República”? (Trata-se de uma forma de governo em que há eleição dos representantes do povo para administração do poder. Caso os estudantes não saibam responder, sugira a contraposição deste modelo ao modelo monárquico, a fim de se aproximar da resposta adequada.)

Doc. para impressão do meme Brasil Império na América do Sul.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7V5hZWPzk38mSTEDrcvNVFKxhFvUWNv5aQySShdbT6fZgKJpgDCTvGz9ShKx/his8-13und05-imagem-imperio-do-brasil.pdf

Para você saber mais:

Reportagem com historiadores explicando por que o Brasil ficou unido, diferentemente das colônias espanholas.

Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/09/07/por-que-o-brasil-nao-se-dividiu-como-as-antigas-colonias-espanholas-nas-americas.ghtml Acesso em: 6 de fevereiro de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Neste momento propõe-se que os estudantes observem o mapa da América colonial e identifiquem também algumas de suas características territoriais e políticas. Quando os estudantes visualizarem o mapa, faça as seguintes perguntas direcionadoras:

  • Existe diferença de tamanho do território entre a América portuguesa e a América espanhola? (Espera-se que os estudantes respondam que a América sob domínio espanhol era maior que a América sob domínio português.)
  • Quantos vice-reinos haviam na América espanhola? (Quatro vice-reinos.)
  • Quais eram os vice-reinos da América espanhola? (Vice-Reino da Nova Granada, Vice-Reino do Rio da Prata, Vice-Reino do Peru,
    Vice-Reino da Nova Espanha.)
  • Quais eram as capitanias existentes na América espanhola? (Espera-se que os estudantes identifiquem no mapa a capitania-geral do Chile,
    a capitania-geral da Guatemala e a capitania-geral da Venezuela.)
  • Há uma relação entre os nomes das capitanias e vice-reinos com os nomes dos países da América Latina atual? (Espera-se que os estudantes identifiquem Chile, Guatemala, Peru e Venezuela.)
  • Qual seria o papel destes “vice-reinos” e “capitanias” (Espera-se que os estudantes levantem hipóteses sobre estes conceitos, os quais serão aprofundados no slide a seguir. Neste momentos, eles poderão sugerir por aproximação que se trata de divisões de terras relacionadas a
    um rei ou capitão.)

Link para impressão do mapa e trecho da reportagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cmQPsbmvMhMn7rCXt6qxFt3MzpJFdBNGcwzdVBEjx7SmaWts9EZCTf9ZpX2A/his8-13und05-mapa-de-vice-reinos-e-capitanias.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Após a observação e análise do mapa, promova a leitura do trecho de reportagem indicado. Com base nele, espera-se que os estudantes aprofundem os conhecimentos acerca das administrações coloniais na América, reconhecendo que o tipo de administração desenvolvido na América espanhola colaborou para a fragmentação dos seus territórios, enquanto a administração portuguesa, pautada na centralização do poder de Portugal
em sua colônia contribuiu para o tamanho territorial que o Brasil manteve.

  • Como era a relação entre os vice-reinados da América espanhola? (Poucos vínculos - senão comerciais - entre si. Cada um deles respondia à Coroa e tinha vida própria. Eram administrados localmente.)
  • Qual era a relação entre os vice-reinados e as capitanias? (Elas não eram governadas por eles, eram independentes entre si.)
  • Qual a diferença apontada em relação à administração no Brasil? (No Brasil a administração era muito mais centralizada, ou seja,
    não havia tantos governos diferentes e independentes.)

Reportagem: Por que o Brasil não se dividiu como as antigas colônias espanholas nas Américas? Fonte: G1. Disponível em:

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/09/07/por-que-o-brasil-nao-se-dividiu-como-as-antigas-colonias-espanholas-nas-americas.ghtml Acesso em: 6 de março de 2019.

Para saber mais:

Reportagem com a contribuição de três historiadores sobre a formação dos países da América Latina. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-as-terras-da-espanha-na-america-viraram-varios-paises/

Acesso em: 6 de março de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: A partir de agora os estudantes deverão conhecer melhor a respeito do que significava a centralização política identificada no caso do Brasil. Para isso, promova a leitura e a interpretação dos trechos da Carta de Dom Pedro I ao rei Dom João VI a respeito da Independência do Brasil. Você pode propor aos estudantes as seguintes questões direcionadoras:

  • O que Dom João VI falou para Dom Pedro I antes de voltar para Portugal? (Pedro, se o Brasil se separar antes seja para ti que me hás de respeitar do que para algum desses aventureiros.)
  • A que Dom João VI estava se referindo com o conselho que deu a Dom Pedro I? (Espera-se que os estudantes façam a relação com o contexto independentista do Brasil (“se separar”) e independência da América Espanhola (“para algum desses aventureiros”), percebendo que o rei
    esperava que o filho mantivesse o seu posto no governo brasileiro para que também pudesse continuar sendo respeitado nestas terras.)
  • D. Pedro relata na carta o apoio do povo brasileiro? (Sim, cita apoio de Pernambuco, sendo proclamado príncipe regente, e diz que não iria se opor à vontade do povo.)

Link para impressão do documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RfnGqq27VYVweB9zJadxrMNTJEWkAzjbuZEa34Z6YKbFkkrNU2YZQRSkQGnv/his8-13und05-carta-de-dom-pedro-i-ao-rei-dom-joao-vi.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leiam o trecho da entrevista em que o historiador Richard Graham trata do apoio dos brasileiros mais influentes ao governo de Dom Pedro I e sobre a justificativa para o governo monárquico no Brasil independente (primeira metade do XIX).

Leia o texto com os estudantes e faça as seguintes perguntas direcionadoras:

  • O modelo de governo centralizado tinha apoio entre os brasileiros? (Espera-se que os estudantes respondam que a elite brasileira apoiava a continuidade da centralização do governo.)
  • Por que a elite buscava legitimidade? (Porque, sem ela, sua autoridade local permanecia relativamente fraca.)
  • O que a elite buscava fortalecer com um governo central? (Ela desejava fortalecer a hierarquia porque ela validaria a sua própria posição local predominante.)

Link para a reportagem:

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/09/07/por-que-o-brasil-nao-se-dividiu-como-as-antigas-colonias-espanholas-nas-americas.ghtml Acesso em: 6 de março de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Para expor sobre os conhecimentos desenvolvidos, os estudantes produzirão no fim da aula uma notícia para um jornal fictício chamado de Jornal Imperial, com o tema: “Brasil, um império entre repúblicas na América do Sul (XIX)”.

Espera-se que os estudantes possam expressar sobre as especificidades do processo brasileiro, no qual a Independência culminou em um governo monárquico e um território amplo, comparando com o fato de que as outras ex-colônias latino-americanas tornaram-se repúblicas após seus processos independentistas, com territórios menores. Neste viés, podem ainda considerar sobre pontos positivos e negativos das territorialidades formadas (acesso
ao mar, diversidades de recursos naturais, diversidades culturais, dificuldades de administração etc.).

Passo a passo:

1- Separe a turma em pequenos grupos e distribua a folha de papel onde deverá ser escrita a notícia.

Material para Sistematização - Jornal Imperial: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/23avrnvrnFHk73vv6qf7PUFmWfYxpmX5pK3d4Djt35cKJT5Vjyy2qrwKMrsn/his8-13und05-material-para-sistematizacao-jornal-imperial.pdf

2- Solicite aos grupos que observem o tema sugerido: o tema: “Brasil, um império entre repúblicas na América do Sul (XIX)”. Explique que, para abordá-lo, deverão refletir acerca dos estudos realizados ao longo da aula (características territoriais, administrativas, classes sociais envolvidas etc.). Explique que também poderão traçar novas reflexões, como com relação aos pontos positivos e negativos das territorialidades formadas (acesso ao mar, diversidades
de recursos naturais, diversidades culturais, dificuldades de administração etc.).

3- Solicite que redijam na folha fornecida uma notícia de jornal que exponha tais aprendizados. Diga também que eles deverão criar o título próprio, preencher local de onde escrevem (cidade) e seu nome como repórter responsável.

3- Por último, os grupos poderão apresentar as notícias para a turma e explicar suas escolhas para a reportagem.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI13, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor de slides e impressões para a turma dos documentos a ser analisados.

Material complementar:

Documento para impressão - Meme do Brasil Império na América do Sul.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7V5hZWPzk38mSTEDrcvNVFKxhFvUWNv5aQySShdbT6fZgKJpgDCTvGz9ShKx/his8-13und05-imagem-imperio-do-brasil.pdf

Documento para impressão - Mapa de vice-reinos e capitanias e trecho de reportagem. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cmQPsbmvMhMn7rCXt6qxFt3MzpJFdBNGcwzdVBEjx7SmaWts9EZCTf9ZpX2A/his8-13und05-mapa-de-vice-reinos-e-capitanias.pdf

Documento para impressão - Carta de Dom Pedro I ao rei Dom João VI https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RfnGqq27VYVweB9zJadxrMNTJEWkAzjbuZEa34Z6YKbFkkrNU2YZQRSkQGnv/his8-13und05-carta-de-dom-pedro-i-ao-rei-dom-joao-vi.pdf

Material para Sistematização - Jornal Imperial

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/23avrnvrnFHk73vv6qf7PUFmWfYxpmX5pK3d4Djt35cKJT5Vjyy2qrwKMrsn/his8-13und05-material-para-sistematizacao-jornal-imperial.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Na etapa inicial da aula, o objetivo é que os estudante reconheçam características territoriais e políticas do Brasil em comparação com os países vizinhos após sua Independência, no século XIX. Para isso, observe com os estudantes o meme do mapa da América do Sul e proponha algumas questões norteadoras, como:

  • A qual período da História brasileira o meme se refere? (Ao Brasil Império, no século XIX.)
  • Qual país tem o maior território na América do Sul? (O maior país representado é o Brasil.)
  • O que o meme pretende identificar a respeito do Brasil? (O meme faz uma referência à sua forma de governo no século XIX, a monarquia, representada pela coroa e pela designação “Império do Brasil”.)
  • Conforme o título e imagem, qual a forma de governo nos demais países da região? (República.)
  • Você sabe o que é uma “República”? (Trata-se de uma forma de governo em que há eleição dos representantes do povo para administração do poder. Caso os estudantes não saibam responder, sugira a contraposição deste modelo ao modelo monárquico, a fim de se aproximar da resposta adequada.)

Doc. para impressão do meme Brasil Império na América do Sul.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7V5hZWPzk38mSTEDrcvNVFKxhFvUWNv5aQySShdbT6fZgKJpgDCTvGz9ShKx/his8-13und05-imagem-imperio-do-brasil.pdf

Para você saber mais:

Reportagem com historiadores explicando por que o Brasil ficou unido, diferentemente das colônias espanholas.

Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/09/07/por-que-o-brasil-nao-se-dividiu-como-as-antigas-colonias-espanholas-nas-americas.ghtml Acesso em: 6 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Neste momento propõe-se que os estudantes observem o mapa da América colonial e identifiquem também algumas de suas características territoriais e políticas. Quando os estudantes visualizarem o mapa, faça as seguintes perguntas direcionadoras:

  • Existe diferença de tamanho do território entre a América portuguesa e a América espanhola? (Espera-se que os estudantes respondam que a América sob domínio espanhol era maior que a América sob domínio português.)
  • Quantos vice-reinos haviam na América espanhola? (Quatro vice-reinos.)
  • Quais eram os vice-reinos da América espanhola? (Vice-Reino da Nova Granada, Vice-Reino do Rio da Prata, Vice-Reino do Peru,
    Vice-Reino da Nova Espanha.)
  • Quais eram as capitanias existentes na América espanhola? (Espera-se que os estudantes identifiquem no mapa a capitania-geral do Chile,
    a capitania-geral da Guatemala e a capitania-geral da Venezuela.)
  • Há uma relação entre os nomes das capitanias e vice-reinos com os nomes dos países da América Latina atual? (Espera-se que os estudantes identifiquem Chile, Guatemala, Peru e Venezuela.)
  • Qual seria o papel destes “vice-reinos” e “capitanias” (Espera-se que os estudantes levantem hipóteses sobre estes conceitos, os quais serão aprofundados no slide a seguir. Neste momentos, eles poderão sugerir por aproximação que se trata de divisões de terras relacionadas a
    um rei ou capitão.)

Link para impressão do mapa e trecho da reportagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cmQPsbmvMhMn7rCXt6qxFt3MzpJFdBNGcwzdVBEjx7SmaWts9EZCTf9ZpX2A/his8-13und05-mapa-de-vice-reinos-e-capitanias.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Após a observação e análise do mapa, promova a leitura do trecho de reportagem indicado. Com base nele, espera-se que os estudantes aprofundem os conhecimentos acerca das administrações coloniais na América, reconhecendo que o tipo de administração desenvolvido na América espanhola colaborou para a fragmentação dos seus territórios, enquanto a administração portuguesa, pautada na centralização do poder de Portugal
em sua colônia contribuiu para o tamanho territorial que o Brasil manteve.

  • Como era a relação entre os vice-reinados da América espanhola? (Poucos vínculos - senão comerciais - entre si. Cada um deles respondia à Coroa e tinha vida própria. Eram administrados localmente.)
  • Qual era a relação entre os vice-reinados e as capitanias? (Elas não eram governadas por eles, eram independentes entre si.)
  • Qual a diferença apontada em relação à administração no Brasil? (No Brasil a administração era muito mais centralizada, ou seja,
    não havia tantos governos diferentes e independentes.)

Reportagem: Por que o Brasil não se dividiu como as antigas colônias espanholas nas Américas? Fonte: G1. Disponível em:

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/09/07/por-que-o-brasil-nao-se-dividiu-como-as-antigas-colonias-espanholas-nas-americas.ghtml Acesso em: 6 de março de 2019.

Para saber mais:

Reportagem com a contribuição de três historiadores sobre a formação dos países da América Latina. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-as-terras-da-espanha-na-america-viraram-varios-paises/

Acesso em: 6 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: A partir de agora os estudantes deverão conhecer melhor a respeito do que significava a centralização política identificada no caso do Brasil. Para isso, promova a leitura e a interpretação dos trechos da Carta de Dom Pedro I ao rei Dom João VI a respeito da Independência do Brasil. Você pode propor aos estudantes as seguintes questões direcionadoras:

  • O que Dom João VI falou para Dom Pedro I antes de voltar para Portugal? (Pedro, se o Brasil se separar antes seja para ti que me hás de respeitar do que para algum desses aventureiros.)
  • A que Dom João VI estava se referindo com o conselho que deu a Dom Pedro I? (Espera-se que os estudantes façam a relação com o contexto independentista do Brasil (“se separar”) e independência da América Espanhola (“para algum desses aventureiros”), percebendo que o rei
    esperava que o filho mantivesse o seu posto no governo brasileiro para que também pudesse continuar sendo respeitado nestas terras.)
  • D. Pedro relata na carta o apoio do povo brasileiro? (Sim, cita apoio de Pernambuco, sendo proclamado príncipe regente, e diz que não iria se opor à vontade do povo.)

Link para impressão do documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RfnGqq27VYVweB9zJadxrMNTJEWkAzjbuZEa34Z6YKbFkkrNU2YZQRSkQGnv/his8-13und05-carta-de-dom-pedro-i-ao-rei-dom-joao-vi.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Leiam o trecho da entrevista em que o historiador Richard Graham trata do apoio dos brasileiros mais influentes ao governo de Dom Pedro I e sobre a justificativa para o governo monárquico no Brasil independente (primeira metade do XIX).

Leia o texto com os estudantes e faça as seguintes perguntas direcionadoras:

  • O modelo de governo centralizado tinha apoio entre os brasileiros? (Espera-se que os estudantes respondam que a elite brasileira apoiava a continuidade da centralização do governo.)
  • Por que a elite buscava legitimidade? (Porque, sem ela, sua autoridade local permanecia relativamente fraca.)
  • O que a elite buscava fortalecer com um governo central? (Ela desejava fortalecer a hierarquia porque ela validaria a sua própria posição local predominante.)

Link para a reportagem:

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/09/07/por-que-o-brasil-nao-se-dividiu-como-as-antigas-colonias-espanholas-nas-americas.ghtml Acesso em: 6 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Para expor sobre os conhecimentos desenvolvidos, os estudantes produzirão no fim da aula uma notícia para um jornal fictício chamado de Jornal Imperial, com o tema: “Brasil, um império entre repúblicas na América do Sul (XIX)”.

Espera-se que os estudantes possam expressar sobre as especificidades do processo brasileiro, no qual a Independência culminou em um governo monárquico e um território amplo, comparando com o fato de que as outras ex-colônias latino-americanas tornaram-se repúblicas após seus processos independentistas, com territórios menores. Neste viés, podem ainda considerar sobre pontos positivos e negativos das territorialidades formadas (acesso
ao mar, diversidades de recursos naturais, diversidades culturais, dificuldades de administração etc.).

Passo a passo:

1- Separe a turma em pequenos grupos e distribua a folha de papel onde deverá ser escrita a notícia.

Material para Sistematização - Jornal Imperial: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/23avrnvrnFHk73vv6qf7PUFmWfYxpmX5pK3d4Djt35cKJT5Vjyy2qrwKMrsn/his8-13und05-material-para-sistematizacao-jornal-imperial.pdf

2- Solicite aos grupos que observem o tema sugerido: o tema: “Brasil, um império entre repúblicas na América do Sul (XIX)”. Explique que, para abordá-lo, deverão refletir acerca dos estudos realizados ao longo da aula (características territoriais, administrativas, classes sociais envolvidas etc.). Explique que também poderão traçar novas reflexões, como com relação aos pontos positivos e negativos das territorialidades formadas (acesso ao mar, diversidades
de recursos naturais, diversidades culturais, dificuldades de administração etc.).

3- Solicite que redijam na folha fornecida uma notícia de jornal que exponha tais aprendizados. Diga também que eles deverão criar o título próprio, preencher local de onde escrevem (cidade) e seu nome como repórter responsável.

3- Por último, os grupos poderão apresentar as notícias para a turma e explicar suas escolhas para a reportagem.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Os processos de independência nas Américas do 8º ano :

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08HI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano