17456
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > Os processos de independência nas Américas

Plano de aula - A participação das mulheres nas independências da América Latina

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A participação das mulheres nas independências da América Latina

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Guilherme Barboza De Fraga

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet, Google Apresentações.

Contexto
Envie o objetivo da aula, as duas imagens propostas com as informações e alguns questionamentos para orientar a análise das fontes pelos estudantes.
Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes sozinhos, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a sua turma.

Questões para refletirem:
- Quem pintou o primeiro mural? O local onde ele está exposto é importante? O que está sendo mostrado nele?
- Identifiquem as mulheres presentes no primeiro mural. Onde estão? Como são? O que fazem?
- Quais funções as mulheres poderiam ter desenvolvido ao longo dos contextos representados na primeira imagem?

Questão para responderem:
- Por que há poucas mulheres no primeiro mural? Será que as mulheres realmente não tiveram grande participação na História mexicana?
- O que está sendo mostrado no segundo mural? Quem está com maior destaque nele? Por quê?

Estabeleça um prazo para que os estudantes analisem as fontes e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos, no próprio grupo da sala.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido a respeito dos materiais apresentados e respondendo dúvidas que os alunos possam ter.

Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Distribua as fontes entre os grupos, de forma que cada um receba as fontes sobre uma mulher que participou do processo de independência latino-americano, acompanhadas dos questionamentos. Se você estiver utilizando o Google Sala de Aula, é possível criar atividades diferentes e designar cada uma para alunos diferentes, mas, você também pode enviar as fontes via e-mail ou Whatsapp, por exemplo.
Peça para que os grupos, além de responderem aos questionamentos, pensem em palavras que representem a personagem que estão conhecendo.

Sistematização
Para a produção das atividades de sistematização, os alunos podem fazê-las em folha sulfite ou de caderno, e enviar fotografias das produções, ou fazê-las no computador ou celular, utilizando aplicativos ou programas que permitem edição de texto e imagem, como o Google Apresentações. Eles podem procurar novas imagens e informações sobre as personagens, se desejarem. Você pode criar um mural no Padlet, para que os alunos postem as produções.
Outra possibilidade é propor que os grupos produzam um vídeo para o Youtube, Instagram ou outra rede social, apresentando a personagem histórica para os colegas.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais, criando uma hashtag para divulgação.
É possível ver muitas fotos e recortes de jornais sobre o dia 8 de março, “Dia Internacional da Mulher” (disponível aqui).
A matéria da BBC explica as origens operárias da data, também acompanhada de imagens muito interessantes (disponível aqui). 

Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano:
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma). 
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar). 
Youtube (e suas muitas possibilidades).

 

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_11UND05

(EF08HI11) Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Os processos de independência nas Américas do 8º ano:

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas