17455
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > Lógicas comerciais e mercantis da modernidade

Plano de aula - A escravidão moderna em contraponto a outras formas de escravidão

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre A escravidão moderna em contraponto a outras formas de escravidão

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ruhama Ariella Sabião Batista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, print ou link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts,Youtube, Mentimeter.

Contexto
O objetivo desta aula é compreender os diferentes conceitos de escravidão em contraponto à escravidão moderna a partir do século XVI.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Inicie a aula estimulando as percepções iniciais dos estudantes. Questione:
- Quando falamos em escravidão, qual imagem vem a sua cabeça?
- Quais são as características de uma pessoa escravizada? 

Incentive-os a conversarem com familiares e/ou pessoas próximas sobre:
- O que quer dizer a expressão “trabalho feito escravo”?.

Proponha, para reflexão:
- O que define a condição de escravidão?

Essa questão será aprofundada ao longo das demais etapas.

Problematização
Convide-os a conhecerem diferentes contextos de escravidão ao longo da História, para identificar quais elementos caracterizam o trabalho escravo. Disponibilize as imagens das Fontes 1, 2 e 3 e oriente-os a observarem aspectos, como: época, local, raça, gênero, idade, funções e vestimentas (podem organizar as informações como uma tabela, semelhante ao jogo stop).

Com base nisso, os estudantes devem responder as questões propostas no plano e registrar no caderno ou em  mídias digitais que utilizam, como o Google sala de aula. Para auxiliar a compreensão nesta etapa, indique que assistam ao curto vídeo educativo: História da Escravidão - Quer que desnhe? Descomplica YouTube, 18 jun. 2019. Disponível aqui. Acesso em: 20/06/2020.

Peça que concluam: a imagem de escravidão que vocês tinham inicialmente é semelhante ou diferente em relação aos contextos estudados nesta etapa?

É interessante que esta questão promova um momento de interação entre os alunos, seja por meio de mensagens, enquete (que pode ser feita no Mentimeter, veja como aqui) ou participação em videoconferência.

Sistematização
Muitas pessoas utilizam a expressão “trabalho feito um escravo!”. Neste momento da aula, espera-se que os alunos possam desenvolver uma visão crítica a essa ideia. Oriente-os a elaborarem posts explicativos, tomando essa sentença como um chamativo para explicar o que caracterizou a escravidão nos diferentes contextos, incluindo as nossas sociedades contemporâneas. Eles podem produzir textos, áudios ou vídeos, explicando e replicando materiais educativos, com as informações contidas na plataforma: “Escravo, nem pensar!”. Disponível aqui. Acesso em: 20/06/2020.

Convite às famílias
É interessante que eles conheçam e conversem a respeito da realidade do trabalho escravo contemporâneo no mundo. Para que tenham uma base sobre isso, indique a matéria: ONU. Mais de 40 milhões de pessoas ainda são vítimas de trabalho escravo no mundo. Organização das Nações Unidas - BR, 06 dez. 2018. Disponível aqui. Acesso em: 20/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Profa Bianca


Código: HIS7_15UND01

(EF07HI15) Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas comerciais e mercantis da modernidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas