17454
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula - Diásporas e intolerância religiosa

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Diásporas e intolerância religiosa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriela Ferreira Bustamante Fonseca

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam as diásporas como movimentos migratórios ao longo da história humana.

Siga as orientações definidas nesta etapa, mas abra discussão abordando o que os alunos entendem sobre intolerância religiosa. Posteriormente, compartilhe a música, os slides e o link da matéria relacionada à manchete que será usada nesta etapa.

Problematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa: compartilhe com os alunos os slides e vá discorrendo sobre o tema. Deixe que todos participem com reflexões e análises.

Sistematização
Siga as orientações definidas nesta etapa. Mas, é interessante que após as explicações sobre a proposta da tarefa a execução seja feita de forma assíncrona, para que os alunos possam se dedicar ao resultado final do trabalho.

Você pode indicar que os alunos utilizem recursos digitais, como Word, PowerPoint e Padlet.

Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esse momento, onde os alunos apresentarão os trabalhos e você poderá mediar e nortear o conhecimento, esclarecendo possíveis dúvidas.

Para conhecerem mais:
E- mail: disponível aqui.
Classroom: disponível aqui.
Hangouts: disponível aqui.
Padlet: disponível aqui.
Google Docs: disponível aqui. 
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout: disponível aqui.  

Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo ajudando os alunos a construírem o material para ser apresentado ao grupo.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_03UND03

(EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social do 5º ano:

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas