17453
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula - Democracias

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Democracias

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angelo Márcio De Paula

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a definição de democracia, legitimando-a como o poder maior da representação e participação popular.

Esse tema é complexo e deve ser bem trabalhado, para que os alunos o compreendam e façam uso deste aprendizado. Desta forma, comece esta aula tratando da explicação da definição de cidadania, para que os alunos partam do conhecimento primordial de uma sociedade para depois avançarem para a definição maior.

Em seguida, passe para a explicação do que vem a ser democracia. Agende uma videoconferência e compartilhe os vídeos abaixo com os alunos e, à medida que for exibindo os vídeos, pause-os quando necessário, para dar maiores explicações sobre o tema:
- O que é cidadania? (disponível aqui).
- O que é democracia? (disponível aqui).

Após assistirem os vídeos, faça o questionamento proposto no Plano, compartilhe os documentos e dê seguimento às orientações definidas nesta etapa.

Problematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa. Compartilhe com os alunos o slide definido para esse momento e vá discorrendo sobre o tema. Deixe que todos participem com reflexões e análises.

Caso ache interessante, substitua alguns dos textos indicados no Plano pelos vídeos abaixo:
- Democracia ateniense (disponível aqui);
- O que é democracia representativa? (disponível aqui);
- O que é democracia participativa? (disponível aqui).

Sistematização
Após todas as explicações dadas sobre o processo democrático em uma sociedade, questione os alunos sobre a criação de regras democráticas para a turma. Sugira que, além de definirem estas regras, façam uma eleição para eleger um representante que tratará de todos os assuntos relacionados à turma junto à direção e coordenação da escola e com os professores.

Siga as orientações definidas nesta etapa: peça aos alunos que listem as regras que querem que constem no Contrato. Explique que os alunos que quiserem ser candidatos a representante deverão elaborar um texto pequeno para pedirem os votos aos colegas.

Agende uma videoconferência para fazerem a escolha das regras e os candidatos se apresentarem. Defina, também, o dia (e o horário) em que acontecerá a eleição do representante.

Até o dia da eleição, incentive os candidatos a fazerem propaganda das candidaturas, usando o Whatsapp. Converse com os candidatos em relação ao respeito que devem ter uns com os outros neste processo.

No dia da eleição, peça que os alunos enviem o voto de forma privativa para o seu celular. Ao final da tarde, faça a apuração e declare quem foi o representante escolhido.

Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
- Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).

Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, mantendo uma conversa sobre o processo democrático no nosso país e a importância de serem participativos e ativos em relação aos direitos e deveres de cada um.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_02UND02

(EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social do 5º ano:

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas