17452
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - Profissões que não existiam antigamente

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Profissões que não existiam antigamente

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Cintra Eher

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet e Google Classroom.

Contexto
Neste plano, o objetivo é identificar profissões atuais que não existiam no passado e refletir sobre a causa de seu surgimento. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização (disponível aqui). Explique, via arquivo de áudio, que, para prover o sustento, os adultos escolhem uma profissão para seguir. Explique que, no arquivo que você está compartilhando, há desenhos e fotografias que representam algumas profissões. Acrescente objetos ou imagens ligados às profissões comuns em sua comunidade. Peça que os alunos analisem e produzam uma lista com as profissões que cada imagem apresenta. Se não forem alfabetizados, solicite que façam um relato via arquivo de áudio de, no máximo, 1 minuto com as respostas.

Problematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização (disponível aqui) e peça para que analisem as imagens e respondam as questões que ele traz. Peça que compartilhem as respostas no grupo. Repasse um áudio, levantando as seguintes questões, a partir das imagens analisadas:
- Por que será que essa profissão passou a existir?
- Qual a importância dela?
- Alguém aqui gostaria de exercê-la? Por quê?
- Que outra profissão será que pode surgir no futuro parecida com essa?

Adapte ou acrescente novas perguntas, de acordo com a realidade de seus alunos. Solicite que as respostas sejam enviadas por arquivo de áudio de, no máximo, 1 minuto.

Sistematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização (disponível nos materiais complementares). Explique o que é um acróstico e peça que o preencham. Dê um tempo para que os estudantes possam resolver. Na sequência, eles devem compartilhar as respostas no grupo da escola. Atente para dar um feedback das respostas aos estudantes.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre as profissões, as famílias podem assistir os vídeos “Ensinando as profissões para as crianças” (disponível aqui), “Profissões” (disponível aqui) e “A importância das profissões”(disponível aqui).

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as das habilidades EF01HI01, EF01HI02, EF01HI03, EF03HI01 e com outros componentes curriculares EF15AR24, EF15AR25 e EF12EF12.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS2_02UND02

(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano:

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas