17451
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Povos agrícolas da África antiga

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Povos agrícolas da África antiga

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane De Oliveira Moura

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código‌ ‌do‌ ‌plano‌
HIS4_05UND02

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em pdf ; email; Whatsapp; dicionário físico/virtual.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é identificar a importância da contribuição dos povos africanos na processos de desenvolvimento da agricultura. Converse com os alunos através de uma videoconferência pelo WhatsApp do grupo da turma. Siga a sequência de orientações proposta. Para que os alunos compreendam o significados de algumas palavras dos textos trabalhados instrua-os a utilizar o dicionário físico ou o dicionário virtual (internet). Você pode optar por fazer essa etapa de forma assíncrona, enviando todo o material para os alunos através da entrega na escola, do email ou pela Classroom, juntamente com as orientações de observação e os questionamentos para análise da imagem.
Encaminhe para os alunos o link www.youtube.com/watch?v=GoVmCNJY8UE para que eles possam conhecer um pouco mais sobre o café no Brasil e que eles possam contribuir para o desenvolvimento do estudo e que poderá contribuir para a etapa seguinte.

Problematização
Siga as orientações definidas para esta etapa. Envie todo o material para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de WhatsApp da turma, por email ou postado na Classroom. Esta atividade poderá ser feita individualmente ou no formato proposto. Caso seja no formato proposto indique a possibilidade de os alunos fazerem subgrupos no WhatsApp, trocarem as informações que farão parte da montagem do diagrama, definirem quem irá montar o diagrama para a apresentação (agende uma data para a apresentação).
No dia da apresentação do trabalha siga as orientações com relação à troca de informações entre os grupos para que todos tenham um diagrama mais rico em informações.

Sistematização
Siga as orientações propostas, mas pense na possibilidade desta atividade ser desenvolvida de forma assíncrona.
A atividade poderá ser feita através do WhastApp, visto que os alunos já estarão com o material.

Para conhecer:
email: https://www.youtube.com/watch?v=tzeC14NfwB8  
Classroom: https://www.youtube.com/watch?v=UkAkcYOYmDU&feature=youtu.be  
hangouts: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200 

Convite às famílias
Proponha que os familiares conheçam, juntamente com os alunos, um pouco mais sobre o povo africano e a herança deixada em nosso País:
Tecnologias desenvolvidas por alguns povos africanos que foram trazidos para o Brasil: http://antigo.acordacultura.org.br/mojuba/programa/ci%C3%AAncia-e-tecnologia.

 

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_05UND02

(EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas