17443
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Unidade

Plano de aula - A Caatinga, biodiversidade e sociedade

Plano de aula de Geografia com atividades para 7° ano do Fundamental sobre Compreender a adaptação da vida e das atividades humanas na caatinga

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rafael Martins da Costa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e YouTube.

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que vocês aprofundarão nesta aula o estudo sobre as características da vida na caatinga e como as plantas e os animais conseguem viver nesse ambiente, que é o semiárido mais biodiverso do planeta.

Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de introduzir algumas espécies de plantas e animais da caatinga, além de atividades econômicas que ocorrem na localidade. Envie aos estudantes as seis imagens que estão na contextualização da aula. Peça que identifiquem as espécies e pesquisem as características do habitat desses seres vivos. Quanto às atividades econômicas, peça aos estudantes que descrevam quais são as atividades realizadas.

Ação propositiva
A ação propositiva adaptada segue a proposta original do plano de aula; porém, deverá ser feita com a família. Para que isso dê certo, professor, entre em contato com os familiares e peça que participem do jogo. Envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica o tabuleiro e as cartas do jogo.

Sistematização
Solicite aos estudantes que façam uma gravação de áudio ou vídeo contando o que aprenderam sobre o semiárido nordestino com o jogo. Oriente que o vídeo ou áudio tenha, no máximo, 3 minutos.

Convite às famílias
Convide os familiares para conhecerem um pouco mais sobre o semiárido. Envie às famílias o vídeo disponível aqui, e sugira que o assistam com os estudantes.

Sugestão Enviada Por: Instituto de Geografia - UERJ


Código: GEO7_11UND08

(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas