GEO7_11UND09 - Mapa Biomas do Brasil
Plano de Aula
Plano de aula: Campos Sulinos
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Os domínios morfoclimáticos do Brasil
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Neste plano específico, a habilidade a ser trabalhada diz respeito a identificar as características e a localização dos campos sulinos, chamados também de bioma pampa, além de compreender o processo de ocupação humana sofrido por esse ambiente, através da abordagem com diferentes linguagens, de texto e quadrinhos.
Materiais necessários: Projetor, cópias das atividades, lápis e borracha.
Material complementar:
Imagens para apresentar o tema da aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VW5pWcBcrNSdvUvyqWBktRuXYXbEU62MnjAUyw7E26BYp4hXypBh8JVm9BDb/geo7-11und09-mapa-biomas-do-brasil.pdf
Texto para a contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cDwPNjaeeE4rMhxsyF2aUKgGTTznwzUpS52VUkhNMAPEy6yCdPyY3Tep22xZ/geo7-11und09-texto.pdf
Quadrinhos para a atividade propositiva e para a sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XtbjFqv6n4U3BkgjRU5NNjxXYAJmzKpuGjAEY3RtkdpvVgjQM9WDdszt3CmG/geo7-11und09-tira-de-quadrinhos.pdf
Para você saber mais:
O Bioma pampa está restrito ao estado do Rio Grande do Sul, mas se estende para os territórios dos países vizinhos, Argentina e Uruguai. É caracterizado pelo seu relevo plano com a presença de colinas suaves, conhecidas como coxilhas, coberto por uma vegetação de gramíneas e herbáceas. As florestas se restringem às áreas mais úmidas, como as matas ciliares, apesar de seu clima subtropical, com chuvas bem distribuídas durante o ano. Isso se deve, acredita-se ao seu solo pobre em nutrientes. A vegetação desse ambiente tem o papel fundamental de proteger esse solo da erosão, que vem acontecendo pelo pisoteio do gado e pela inserção de espécies vegetais exóticas, como soja e eucalipto.
Links para as referências:
Documentário bioma pampa, RS biodiversidade, programa Rio Grande Rural. 2012 (15min21seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QxG-zMl3IVI> Acesso em: 10 fev. 2019.
Pampa. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em:
PEREIRA, Frank G. O Pampa como Bioma e Paisagem Cultural: um estudo de percepção ambiental e preferência paisagística. Dissertação (Mestrado em geografia) - FURG, p. 20-35. Rio Grande. 2012.
Contextos prévios: É conveniente que os alunos tenham uma noção da relação entre clima e vegetação, e também sobre o conceito de paisagem.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete a frase ou a escreva no quadro. Pergunte aos alunos se já ouviram falar do pampa. O que sabem? Se responderem que é um tipo de vegetação, explique que se trata de um bioma brasileiro, formado, principalmente, por campos e, por isso, são conhecidos também como campos sulinos. Você também pode perguntar se os alunos conhecem a figura do gaúcho, que anda a cavalo, laçando o gado, etc.
Explique que esse personagem, do sul do Brasil, está culturalmente vinculado à paisagem do pampa.
Como adequar à sua realidade: Se você vive na região do bioma pampa, pode questionar aos alunos sobre a paisagem do lugar, pode pedir para que a descrevam, se há florestas, se há montanhas, etc.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete a imagem, ou use alguma semelhante do livro didático e peça para que os alunos identifiquem o bioma pampa. Em quantos estados brasileiros o encontramos? Se responderem só um, pergunte qual. Agora, olhando a imagem, pergunte se sabem que países fazem fronteira com o Brasil, especificamente ali, onde está o bioma. Se responderem Argentina e Uruguai, explique que o pampa se estende também por esses países.
Mapa Biomas do Brasil: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VW5pWcBcrNSdvUvyqWBktRuXYXbEU62MnjAUyw7E26BYp4hXypBh8JVm9BDb/geo7-11und09-mapa-biomas-do-brasil.pdf
Contextualização
Orientações: Nesta etapa, temos um texto sugerido, no qual se encontram algumas lacunas. Imprima o texto e distribua para os alunos individualmente. Eles devem ler e tentar preencher as lacunas com as palavras soltas, na parte de baixo da folha.
O texto, na versão completa e na versão com as lacunas, se encontra no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cDwPNjaeeE4rMhxsyF2aUKgGTTznwzUpS52VUkhNMAPEy6yCdPyY3Tep22xZ/geo7-11und09-texto.pdf
Após concluída a tarefa, leia o texto completo com os alunos, corrigindo possíveis equívocos. Pergunte sobre as palavras desconhecidas, por exemplo, “quíchua”, que é o idioma dos antigos incas. Depois questione se entenderam a ideia do texto, que era apresentar as características do bioma pampa e as transformações que vem sofrendo.
A ideia é que os alunos façam individualmente a tarefa, mas se houver problema em imprimir textos para todos, peça para fazerem em dupla. Se no seu livro didático constar mais imagens do pampa, procure aproveitá-las para a apresentação.
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete a pergunta ou a escreva no quadro. Pergunte qual é a principal característica do pampa, esperemos que digam que é a paisagem de campo. Nesse caso, o que poderia ser acrescentado nessa paisagem para que ela perca essa sua característica marcante? Talvez respondam casas, florestas, montanhas. Isso de fato, descaracterizaria a paisagem.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Projete o slide ou escreva a pergunta no quadro.
Explique que, nesta etapa, vocês trabalharão com uma tira de quadrinhos. A tira virá com os balões de fala vazios. Diga que eles terão de criar as falas da história, de acordo com que as imagens os inspirarem.
Pergunte o que eles vêem ali:
- O personagem à cavalo representa uma figura conhecida de que estado brasileiro?
- Como é a paisagem por onde ele cavalga?
- Por que o cavalo para bruscamente? O que aparece como obstáculo?
Caso não saibam, faça menção ao texto trabalhado anteriormente. As perguntas devem ser feitas na tentativa de inspirá-los a escrever. Evitando explicar demais e deixando com que cheguem às suas próprias conclusões.
Como adequar à sua realidade: Se você mora no estado do Rio Grande do Sul, o personagem e a paisagem da tirinha serão mais familiares para você e os alunos. Nesse caso, você poderá aprofundar a discussão perguntando se ainda existe esse personagem (o gaúcho) no lugar onde moram, quantos são? Muitos? Ainda trabalham da mesma maneira?
Link para a tira de quadrinhos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XtbjFqv6n4U3BkgjRU5NNjxXYAJmzKpuGjAEY3RtkdpvVgjQM9WDdszt3CmG/geo7-11und09-tira-de-quadrinhos.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações: Nesta etapa, você pode pedir para que os alunos apresentem suas histórias, que as leiam e contem como fizeram suas escolhas. No fim, o que eles pensam?
- Uma cultura, no caso a do gaúcho, pode sobreviver sem a sua paisagem característica, a do pampa?
- Existem outras figuras culturais pelo Brasil que estejam também sejam ligadas à paisagem?
Se os alunos tiverem dificuldade em identificar uma, comente sobre o sertanejos, seriam o mesmo sem a caatinga? Ou os pescadores e ribeirinhos sem o rio, seria possível?
Agora, você pode apresentar a tira original aos alunos.
Link para a tira original: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XtbjFqv6n4U3BkgjRU5NNjxXYAJmzKpuGjAEY3RtkdpvVgjQM9WDdszt3CmG/geo7-11und09-tira-de-quadrinhos.pdf
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e YouTube.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que esta aula tratará do pampa, vegetação típica da região Sul do Brasil.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de introduzir algumas características do pampa. Envie, por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica, a atividade de preenchimento das lacunas, disponível na contextualização. Envie depois a atividade corrigida para que possam conferir.
Ação propositiva
A ação propositiva adaptada segue a proposta original do plano de aula; porém, deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade de encontro entre os estudantes. Envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica o arquivo com a proposta da atividade. Oriente que, com a ajuda de um familiar, os estudantes imprimam a HQ e realizem a atividade no caderno de Geografia.
Sistematização
Solicite aos estudantes que gravem um áudio ou vídeo contando como ficou a HQ deles. Se possível, professor, selecione alguns áudios ou vídeos e socialize-os com a turma.
Convite às famílias
Convide os familiares a conhecerem um pouco mais sobre os pampas. Envie às famílias o vídeo disponível aqui, e sugira que o assistam com os estudantes.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Rafael Martins da Costa
Mentor: Laiany Santos
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 7°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objetivo(s) de aprendizagem: Conhecer as características do bioma dos campos sulinos, identificar sua área de ocorrência, compreender sua dinâmica morfoclimática e os impactos que ocorrem nesse ambiente.
Habilidade (s) da Base: (EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA