17442
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Unidade

Plano de aula - Campos Sulinos

Plano de aula de Geografia com atividades para 7° ano do Fundamental sobre Conhecer as características do bioma dos campos sulinos, identificar sua área de ocorrência, compreender sua dinâmica morfoclimática e os impactos que ocorrem nesse ambiente

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rafael Martins da Costa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Neste plano específico, a habilidade a ser trabalhada diz respeito a identificar as características e a localização dos campos sulinos, chamados também de bioma pampa, além de compreender o processo de ocupação humana sofrido por esse ambiente, através da abordagem com diferentes linguagens, de texto e quadrinhos.

Materiais necessários: Projetor, cópias das atividades, lápis e borracha.

Material complementar:

Imagens para apresentar o tema da aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VW5pWcBcrNSdvUvyqWBktRuXYXbEU62MnjAUyw7E26BYp4hXypBh8JVm9BDb/geo7-11und09-mapa-biomas-do-brasil.pdf

Texto para a contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cDwPNjaeeE4rMhxsyF2aUKgGTTznwzUpS52VUkhNMAPEy6yCdPyY3Tep22xZ/geo7-11und09-texto.pdf

Quadrinhos para a atividade propositiva e para a sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XtbjFqv6n4U3BkgjRU5NNjxXYAJmzKpuGjAEY3RtkdpvVgjQM9WDdszt3CmG/geo7-11und09-tira-de-quadrinhos.pdf

Para você saber mais:

O Bioma pampa está restrito ao estado do Rio Grande do Sul, mas se estende para os territórios dos países vizinhos, Argentina e Uruguai. É caracterizado pelo seu relevo plano com a presença de colinas suaves, conhecidas como coxilhas, coberto por uma vegetação de gramíneas e herbáceas. As florestas se restringem às áreas mais úmidas, como as matas ciliares, apesar de seu clima subtropical, com chuvas bem distribuídas durante o ano. Isso se deve, acredita-se ao seu solo pobre em nutrientes. A vegetação desse ambiente tem o papel fundamental de proteger esse solo da erosão, que vem acontecendo pelo pisoteio do gado e pela inserção de espécies vegetais exóticas, como soja e eucalipto.

Links para as referências:

Documentário bioma pampa, RS biodiversidade, programa Rio Grande Rural. 2012 (15min21seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QxG-zMl3IVI> Acesso em: 10 fev. 2019.

Pampa. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2019.

PEREIRA, Frank G. O Pampa como Bioma e Paisagem Cultural: um estudo de percepção ambiental e preferência paisagística. Dissertação (Mestrado em geografia) - FURG, p. 20-35. Rio Grande. 2012.

Contextos prévios: É conveniente que os alunos tenham uma noção da relação entre clima e vegetação, e também sobre o conceito de paisagem.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete a frase ou a escreva no quadro. Pergunte aos alunos se já ouviram falar do pampa. O que sabem? Se responderem que é um tipo de vegetação, explique que se trata de um bioma brasileiro, formado, principalmente, por campos e, por isso, são conhecidos também como campos sulinos. Você também pode perguntar se os alunos conhecem a figura do gaúcho, que anda a cavalo, laçando o gado, etc.

Explique que esse personagem, do sul do Brasil, está culturalmente vinculado à paisagem do pampa.

Como adequar à sua realidade: Se você vive na região do bioma pampa, pode questionar aos alunos sobre a paisagem do lugar, pode pedir para que a descrevam, se há florestas, se há montanhas, etc.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete a imagem, ou use alguma semelhante do livro didático e peça para que os alunos identifiquem o bioma pampa. Em quantos estados brasileiros o encontramos? Se responderem só um, pergunte qual. Agora, olhando a imagem, pergunte se sabem que países fazem fronteira com o Brasil, especificamente ali, onde está o bioma. Se responderem Argentina e Uruguai, explique que o pampa se estende também por esses países.

Mapa Biomas do Brasil: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VW5pWcBcrNSdvUvyqWBktRuXYXbEU62MnjAUyw7E26BYp4hXypBh8JVm9BDb/geo7-11und09-mapa-biomas-do-brasil.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta etapa, temos um texto sugerido, no qual se encontram algumas lacunas. Imprima o texto e distribua para os alunos individualmente. Eles devem ler e tentar preencher as lacunas com as palavras soltas, na parte de baixo da folha.

O texto, na versão completa e na versão com as lacunas, se encontra no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cDwPNjaeeE4rMhxsyF2aUKgGTTznwzUpS52VUkhNMAPEy6yCdPyY3Tep22xZ/geo7-11und09-texto.pdf

Após concluída a tarefa, leia o texto completo com os alunos, corrigindo possíveis equívocos. Pergunte sobre as palavras desconhecidas, por exemplo, “quíchua”, que é o idioma dos antigos incas. Depois questione se entenderam a ideia do texto, que era apresentar as características do bioma pampa e as transformações que vem sofrendo.

A ideia é que os alunos façam individualmente a tarefa, mas se houver problema em imprimir textos para todos, peça para fazerem em dupla. Se no seu livro didático constar mais imagens do pampa, procure aproveitá-las para a apresentação.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a pergunta ou a escreva no quadro. Pergunte qual é a principal característica do pampa, esperemos que digam que é a paisagem de campo. Nesse caso, o que poderia ser acrescentado nessa paisagem para que ela perca essa sua característica marcante? Talvez respondam casas, florestas, montanhas. Isso de fato, descaracterizaria a paisagem.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva a pergunta no quadro.

Explique que, nesta etapa, vocês trabalharão com uma tira de quadrinhos. A tira virá com os balões de fala vazios. Diga que eles terão de criar as falas da história, de acordo com que as imagens os inspirarem.

Pergunte o que eles vêem ali:

  • O personagem à cavalo representa uma figura conhecida de que estado brasileiro?
  • Como é a paisagem por onde ele cavalga?
  • Por que o cavalo para bruscamente? O que aparece como obstáculo?

Caso não saibam, faça menção ao texto trabalhado anteriormente. As perguntas devem ser feitas na tentativa de inspirá-los a escrever. Evitando explicar demais e deixando com que cheguem às suas próprias conclusões.

Como adequar à sua realidade: Se você mora no estado do Rio Grande do Sul, o personagem e a paisagem da tirinha serão mais familiares para você e os alunos. Nesse caso, você poderá aprofundar a discussão perguntando se ainda existe esse personagem (o gaúcho) no lugar onde moram, quantos são? Muitos? Ainda trabalham da mesma maneira?

Link para a tira de quadrinhos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XtbjFqv6n4U3BkgjRU5NNjxXYAJmzKpuGjAEY3RtkdpvVgjQM9WDdszt3CmG/geo7-11und09-tira-de-quadrinhos.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Nesta etapa, você pode pedir para que os alunos apresentem suas histórias, que as leiam e contem como fizeram suas escolhas. No fim, o que eles pensam?

  • Uma cultura, no caso a do gaúcho, pode sobreviver sem a sua paisagem característica, a do pampa?
  • Existem outras figuras culturais pelo Brasil que estejam também sejam ligadas à paisagem?

Se os alunos tiverem dificuldade em identificar uma, comente sobre o sertanejos, seriam o mesmo sem a caatinga? Ou os pescadores e ribeirinhos sem o rio, seria possível?

Agora, você pode apresentar a tira original aos alunos.

Link para a tira original: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XtbjFqv6n4U3BkgjRU5NNjxXYAJmzKpuGjAEY3RtkdpvVgjQM9WDdszt3CmG/geo7-11und09-tira-de-quadrinhos.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Neste plano específico, a habilidade a ser trabalhada diz respeito a identificar as características e a localização dos campos sulinos, chamados também de bioma pampa, além de compreender o processo de ocupação humana sofrido por esse ambiente, através da abordagem com diferentes linguagens, de texto e quadrinhos.

Materiais necessários: Projetor, cópias das atividades, lápis e borracha.

Material complementar:

Imagens para apresentar o tema da aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VW5pWcBcrNSdvUvyqWBktRuXYXbEU62MnjAUyw7E26BYp4hXypBh8JVm9BDb/geo7-11und09-mapa-biomas-do-brasil.pdf

Texto para a contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cDwPNjaeeE4rMhxsyF2aUKgGTTznwzUpS52VUkhNMAPEy6yCdPyY3Tep22xZ/geo7-11und09-texto.pdf

Quadrinhos para a atividade propositiva e para a sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XtbjFqv6n4U3BkgjRU5NNjxXYAJmzKpuGjAEY3RtkdpvVgjQM9WDdszt3CmG/geo7-11und09-tira-de-quadrinhos.pdf

Para você saber mais:

O Bioma pampa está restrito ao estado do Rio Grande do Sul, mas se estende para os territórios dos países vizinhos, Argentina e Uruguai. É caracterizado pelo seu relevo plano com a presença de colinas suaves, conhecidas como coxilhas, coberto por uma vegetação de gramíneas e herbáceas. As florestas se restringem às áreas mais úmidas, como as matas ciliares, apesar de seu clima subtropical, com chuvas bem distribuídas durante o ano. Isso se deve, acredita-se ao seu solo pobre em nutrientes. A vegetação desse ambiente tem o papel fundamental de proteger esse solo da erosão, que vem acontecendo pelo pisoteio do gado e pela inserção de espécies vegetais exóticas, como soja e eucalipto.

Links para as referências:

Documentário bioma pampa, RS biodiversidade, programa Rio Grande Rural. 2012 (15min21seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QxG-zMl3IVI> Acesso em: 10 fev. 2019.

Pampa. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2019.

PEREIRA, Frank G. O Pampa como Bioma e Paisagem Cultural: um estudo de percepção ambiental e preferência paisagística. Dissertação (Mestrado em geografia) - FURG, p. 20-35. Rio Grande. 2012.

Contextos prévios: É conveniente que os alunos tenham uma noção da relação entre clima e vegetação, e também sobre o conceito de paisagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete a frase ou a escreva no quadro. Pergunte aos alunos se já ouviram falar do pampa. O que sabem? Se responderem que é um tipo de vegetação, explique que se trata de um bioma brasileiro, formado, principalmente, por campos e, por isso, são conhecidos também como campos sulinos. Você também pode perguntar se os alunos conhecem a figura do gaúcho, que anda a cavalo, laçando o gado, etc.

Explique que esse personagem, do sul do Brasil, está culturalmente vinculado à paisagem do pampa.

Como adequar à sua realidade: Se você vive na região do bioma pampa, pode questionar aos alunos sobre a paisagem do lugar, pode pedir para que a descrevam, se há florestas, se há montanhas, etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete a imagem, ou use alguma semelhante do livro didático e peça para que os alunos identifiquem o bioma pampa. Em quantos estados brasileiros o encontramos? Se responderem só um, pergunte qual. Agora, olhando a imagem, pergunte se sabem que países fazem fronteira com o Brasil, especificamente ali, onde está o bioma. Se responderem Argentina e Uruguai, explique que o pampa se estende também por esses países.

Mapa Biomas do Brasil: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VW5pWcBcrNSdvUvyqWBktRuXYXbEU62MnjAUyw7E26BYp4hXypBh8JVm9BDb/geo7-11und09-mapa-biomas-do-brasil.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta etapa, temos um texto sugerido, no qual se encontram algumas lacunas. Imprima o texto e distribua para os alunos individualmente. Eles devem ler e tentar preencher as lacunas com as palavras soltas, na parte de baixo da folha.

O texto, na versão completa e na versão com as lacunas, se encontra no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cDwPNjaeeE4rMhxsyF2aUKgGTTznwzUpS52VUkhNMAPEy6yCdPyY3Tep22xZ/geo7-11und09-texto.pdf

Após concluída a tarefa, leia o texto completo com os alunos, corrigindo possíveis equívocos. Pergunte sobre as palavras desconhecidas, por exemplo, “quíchua”, que é o idioma dos antigos incas. Depois questione se entenderam a ideia do texto, que era apresentar as características do bioma pampa e as transformações que vem sofrendo.

A ideia é que os alunos façam individualmente a tarefa, mas se houver problema em imprimir textos para todos, peça para fazerem em dupla. Se no seu livro didático constar mais imagens do pampa, procure aproveitá-las para a apresentação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a pergunta ou a escreva no quadro. Pergunte qual é a principal característica do pampa, esperemos que digam que é a paisagem de campo. Nesse caso, o que poderia ser acrescentado nessa paisagem para que ela perca essa sua característica marcante? Talvez respondam casas, florestas, montanhas. Isso de fato, descaracterizaria a paisagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva a pergunta no quadro.

Explique que, nesta etapa, vocês trabalharão com uma tira de quadrinhos. A tira virá com os balões de fala vazios. Diga que eles terão de criar as falas da história, de acordo com que as imagens os inspirarem.

Pergunte o que eles vêem ali:

  • O personagem à cavalo representa uma figura conhecida de que estado brasileiro?
  • Como é a paisagem por onde ele cavalga?
  • Por que o cavalo para bruscamente? O que aparece como obstáculo?

Caso não saibam, faça menção ao texto trabalhado anteriormente. As perguntas devem ser feitas na tentativa de inspirá-los a escrever. Evitando explicar demais e deixando com que cheguem às suas próprias conclusões.

Como adequar à sua realidade: Se você mora no estado do Rio Grande do Sul, o personagem e a paisagem da tirinha serão mais familiares para você e os alunos. Nesse caso, você poderá aprofundar a discussão perguntando se ainda existe esse personagem (o gaúcho) no lugar onde moram, quantos são? Muitos? Ainda trabalham da mesma maneira?

Link para a tira de quadrinhos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XtbjFqv6n4U3BkgjRU5NNjxXYAJmzKpuGjAEY3RtkdpvVgjQM9WDdszt3CmG/geo7-11und09-tira-de-quadrinhos.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Nesta etapa, você pode pedir para que os alunos apresentem suas histórias, que as leiam e contem como fizeram suas escolhas. No fim, o que eles pensam?

  • Uma cultura, no caso a do gaúcho, pode sobreviver sem a sua paisagem característica, a do pampa?
  • Existem outras figuras culturais pelo Brasil que estejam também sejam ligadas à paisagem?

Se os alunos tiverem dificuldade em identificar uma, comente sobre o sertanejos, seriam o mesmo sem a caatinga? Ou os pescadores e ribeirinhos sem o rio, seria possível?

Agora, você pode apresentar a tira original aos alunos.

Link para a tira original: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XtbjFqv6n4U3BkgjRU5NNjxXYAJmzKpuGjAEY3RtkdpvVgjQM9WDdszt3CmG/geo7-11und09-tira-de-quadrinhos.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 7º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano