17439
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Unidade

Plano de aula - Unidades de Conservação

Plano de aula de Geografia com atividades para 7° ano do Fundamental sobre Analisar a manutenção de Unidades de Conservação no Brasil validando sua importância para além da preservação ambiental

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rodrigo Ferrari Baglini

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano

Sequência didática
GEO7_12UND03 e GEO7_12UND04

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, Email ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Internet
Youtube

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito com uso de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nessa aula aprenderão sobre a importância das unidades de conservação para a preservação da paisagens naturais e as culturas tradicionais no Brasil.

Contextualização
A contextualização desse plano adaptado terá o objetivo se sensibilizar o estudante para a importância das unidades de conservação para a preservação de paisagens e culturas tradicionais. Assim, professor, solicite que os estudantes pesquisem o que são unidades de conservação e qual a importância delas para a preservação da natureza e da cultura tradicional no Brasil. Oriente que devem ser registradas no caderno de Geografia as respostas a essas questões iniciais. A pesquisa pode ser feita no material didático de Geografia e também através da consulta dos seguintes materiais: 1) Unidades de Conservação, Ministério do Meio Ambiente (MMA) , link: https://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao.html; 2) Povos e Comunidades tradicionais, MMA, link: https://www.mma.gov.br/desenvolvimento-rural/terras-ind%C3%ADgenas,-povos-e-comunidades-tradicionais; 3) A importância das unidades de conservação, Governo do estado de SP, link: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/2019/05/06/a-importancia-das-unidades-de-conservacao-para-a-qualidade-de-vida-da-populacao/ 

Ação propositiva
A ação propositiva dessa sequência didática está organizada em 2 momentos com entregas parciais de atividades.

Momento 01
O momento 01 da ação propositiva segue a proposta da problematização do plano GEO7_12UND04. Assim organize em um email ou outra ferramenta de comunicação tecnológica as 3 questões: 1) Qual o papel das Unidades de Conservação? 2) Por que elas são importantes para povos e comunidades tradicionais? 3) Caso não houvessem Unidades de Conservação ainda existiriam algumas comunidades tradicionais? Para suscitar o debate, recomenda-se que as fotografias que estão nos slides de contextualização e problematização seja enviado também.

Momento 02
O momento 02 dessa sequência didática é uma adaptação da ação propositiva do plano GEO7_12UND04. A proposta é a elaboração de um mapa localizando 2 unidades de conservação (UC) no Brasil. Envie por email ou outra ferramenta de comunicação tecnológica o arquivo com o mapa mudo do Brasil e peça que os estudantes pesquisem e registrem no mapa as 2 UC que estão sobre territórios de povos ou comunidades tradicionais e suas principais características. Para que eles entendam qual a proposta da atividade, envie a sugestão de atividade também.

stabeleça, professor, uma forma rápida e eficiente de comunicação com os estudantes para tirar eventuais dúvidas.

Sistematização
Peça que os estudantes envie por email ou outra ferramenta de comunicação tecnológica as respostas do momento 01 e o mapa do momento 02 para sua análise, professor. Dê um feedback individual.

Convite às famílias
Convide os familiares para conhecer um pouco mais sobre as unidades de conservação no Brasil assistindo junto com o estudante a videoaula da Khan Academy Brasil, Link: https://www.youtube.com/watch?v=FS3FSxG_Am0

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO7_12UND04

(EF07GE12) Comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas