GEO7_12UND05 - Mapa UC e Terras Indígenas
Plano de Aula
Plano de aula: Terras Indígenas
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Políticas territoriais de conservação e preservação ambiental no Brasil
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (inclua o código da habilidade aqui) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A habilidade será trabalhada neste plano ampliando a análise de interpretação dos alunos acerca de uma reserva ambiental apenas como um elemento de manutenção da biodiversidade. A habilidade proposta no plano vai ser edificada a partir do reconhecimento da manutenção da cultura indígena como agente de preservação ambiental. As relações da manutenção de terras indígenas junto as Unidade de Conservação são reconhecidas no site do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação).
Materiais necessários: Projetor e cadernos.
Material complementar:
Mapa Unidades de Conservação e terras indígenas (Contextualização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kyt5WVWagZVctukJh5cmB67fQh2Bu5jaM8sbVhK3K5pFFaHkPJWSnpWQTCFY/geo7-12und05-mapa-uc-e-terras-indigenas.pdf
Para você saber mais:
A demarcação de terras indígenas tem como objetivo reconhecer a cultura dos povos indígenas para valorizar, sobretudo, as tradições que possuem caráter singular de cada grupo social indígena. O reconhecimento da identidade local, por parte do poder público, demonstra a formação de diversos espaços geográficos do Brasil, evidenciando a grande miscigenação presente em nosso território.
As terras indígenas além de reconhecer comunidades acerca da manutenção de sua cultura, traz consigo também uma grande preservação da biodiversidade da fauna e flora dos espaços demarcados.
Material didático:
Indígenas. IBGE. Disponível em: <https://indigenas.ibge.gov.br/>. Acesso em: 12 mar 2019.
Terras indígenas: o que é? Funai. Disponível em: <http://www.funai.gov.br/index.php/nossas-acoes/demarcacao-de-terras-indigenas>. Acesso em: 12 mar 2019.
OLIVEIRA, Leandro. Demarcação de terras indígenas. 2016 (4m14s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QcSBv3KcTIQ>. Acesso em: 12 mar 2019.
Quem são? Povos Indígenas no Brasil. Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/pt/Quem_s%C3%A3o>. Acesso em: 12 mar 2019.
Material acadêmico:
GALLOIS, Dominique Tilkin. Terras ocupadas? Territórios? Territorialidades. Disponível em: <https://www.institutoiepe.org.br/media/artigos/doc11.pdf>. Acesso em: 14 mar 2019.
GRUPIONI, Luís Donisete; FISCHMANN, Roseli. Povos Indígenas e Tolerância. São Paulo: Edusp, 2001.
Tema da aula
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos e comente que irão discutir a importância das áreas demarcadas para a manutenção da cultura/identidade do povo indígena.
Mostre o mapa de distribuição das terras indígenas do Brasil, apontando que a maior parte das terras indígenas brasileiras estão localizadas na região Norte e que por isso há um maior cuidado neste espaço pela SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), pois um dos objetivos apontados pelo órgão contempla em promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais, sendo as terras indígenas um dos agentes de maior efetividade no que tange esse objetivo.
Mapa Unidades de Conservação e terras indígenas (Contextualização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kyt5WVWagZVctukJh5cmB67fQh2Bu5jaM8sbVhK3K5pFFaHkPJWSnpWQTCFY/geo7-12und05-mapa-uc-e-terras-indigenas.pdf
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Pergunte para os alunos sobre algumas diferentes culturas que eles conhecem. Procure incentivá-los a comentar sobre a origem de suas famílias e se elas possuem alguma cultura que merece ser compartilhada com a sala.
Após os apontamentos dos alunos, projete, escreva no quadro ou fale para os alunos a importância da demarcação de terras não só para a manutenção do espaço natural, mas sim como elemento de preservação dos povos indígenas.
Procure comentar com os alunos que a manutenção de uma cultura garante a pluralidade cultural de nosso território.
Após os primeiros levantamentos, entregue para os alunos um mapa elaborado pela EMBRAPA que contempla as terras indígenas no Brasil e as principais Unidades de Conservação. Comente com eles que as principais Uc’s do Brasil estão localizadas estrategicamente em espaços de terras indígenas demarcados pelo governo federal.
Enquanto os alunos analisam os mapas, levante as seguintes reflexões:
- O que são Unidades de Conservação?
- Por que a maior parte das terras indígenas estão sobre Unidades de Conservação?
- Existe alguma relação entre as Unidades de Conservação e terras indígenas na manutenção dos ecossistemas locais?
Como adequar à sua realidade: Caso a escola esteja próximo de uma reserva indígena, procure citá-la durante a aula, mostrando sua importância para manutenção da cultura local.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Antes de levantar os questionamentos com os alunos escreva no quadro a diferença entre unidades de conservação e terras indígenas. Os conceitos devem ficar claro para uma melhor compreensão da importância de ambos na manutenção da vida nos ecossistemas.
- Terras Indígenas - São terras que se destinam à posse permanente dos povos indígenas.
(Trecho adaptado/ FUNAI- http://www.funai.gov.br/index.php/indios-no-brasil/terras-indigenas)
- Unidades de Conservação - As unidades de conservação (UC) são espaços que preservam amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das águas administradas pelo Estado, preservando o patrimônio biológico existente.
(Trecho adaptado/Minsitério do Meio Ambiente - http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao/o-que-sao.html)
Após a conceituação de terras indígenas e Unidades de Conservação a problematização deve vir acompanhada de inúmeros questionamentos, tais como:
- O que aconteceria se não houvesse demarcação de terras indígenas?
- Será que a demarcação de terras indígenas gera conflitos pela posse da terra no Brasil?
- Qual o interesse dos indígenas em ter suas terras demarcadas?
- As Unidades de Conservação ajudam na manutenção de terras indígenas?
Fonte da imagem:
MIRANDA, Gleison. Índios isolados no Acre, CC BY 2.0. Disponível em: <https://www.flickr.com/photos/fotosdoacre/3793963434/in/set-72157621833492035>. Acesso em: 04 mai 2019.
Como adequar à sua realidade: Caso sua escola esteja localizada próxima de uma demarcação de terras indígenas, utilize-a como referência em toda a sua aula.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Com os alunos em grupos peça para responder às seguintes reflexões no caderno.
- O que são demarcações de terras indígenas?
- Qual a importância da demarcação de terras indígenas?
- Você conhece alguma reserva indígena? Qual?
- Qual a sua opinião sobre a demarcação de terras indígenas?
Comente com os alunos que as reflexões serão utilizadas como base de um debate na etapa de sistematização.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Organize os alunos num grande círculo e inicie uma discussão de sistematização do conteúdo tendo como base as reflexões apontadas na ação propositiva.
Intermediar as discussões de tal modo que apresente a todo momento a importância das demarcações de terras indígenas, não só para a manutenção da cultura mas também, para a preservação da biodiversidade
Fonte da imagem:
FIELDS, Matese. Man looking out. Unsplash photos. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/pvHma684eEI>. Acesso em: 04 mai 2019.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e YouTube.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula vocês discutirão a importância das áreas demarcadas para a manutenção da cultura/identidade dos povos indígenas.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de sensibilizar o estudante para a questão do direito das comunidades indígenas à terra. Envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica as duas citações que estão na contextualização deste plano, solicitando que os estudantes, a partir delas, registrem no caderno o que entenderam sobre o direito das comunidades indígenas à terra.
Ação propositiva
A ação propositiva segue a originalmente proposta no plano de aula, com a adaptação de que a atividade deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade de encontro presencial. Envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica o arquivo com as questões que devem ser respondidas no caderno de Geografia. Oriente que a pesquisa pode ser feita no material didático de Geografia e também a partir da consulta dos seguintes materiais: 1) Indígenas. IBGE, disponível aqui; 2) Terras indígenas: o que é? Funai, disponível aqui; 3) OLIVEIRA, Leandro. Demarcação de terras indígenas. 2016 (4m14s), disponível aqui; 4) Quem são? Povos Indígenas no Brasil, disponível aqui.
Sistematização
Selecione alguns alunos e peça que façam a gravação em áudio das respostas das atividades. Avalie e escolha uma boa resposta para cada uma das perguntas (são 4 questões) e socialize os áudios com a turma, orientando que corrijam as atividades do caderno. Caso considere necessário acrescentar algo, professor, você pode também produzir um áudio de síntese e enviar aos estudantes.
Convite às famílias
Convide os familiares para conhecerem um pouco mais sobre as comunidades indígenas assistindo, junto com o estudante, ao documentário disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Rodrigo Baglini
Mentor: Laiany Santos
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 7°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objetivo(s) de aprendizagem: Reconhecer a importância das terras indígenas
Habilidade (s) da Base: EF07GE12 Comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC)
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