10346
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Álgebra

Plano de aula - Brincando de detetive 1

Plano de aula de Matemática com atividades para 1°ano do Fundamental sobre Padrão, Regularidade.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ALINE FLORIDO DE FIGUEIREDO

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_06ALG01

Recursos
- Necessários: papel e lápis e as imagens das sequências (por meio digital ou impressas).
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as imagens.

Para este plano, a sugestão é focar na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos. Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Sugerimos que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, para que os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

Aquecimento e atividade principal
A proposta deste plano é a formação de sequências utilizando as próprias crianças. Para viabilizar as reflexões acerca dos padrões de regularidade e da continuidade das sequências, a sugestão é que utilizem os desenhos das sequências disponíveis nos slides do plano de aula. Utilize as questões do “Discuta com a turma” para enriquecer a conversa com os alunos, no caso de uma aula simultânea. Se a aula for assíncrona, encaminhe (por imagem digital ou impressas) as imagens com algumas questões para que analisem, respondam e te enviem de volta, inclusive desenhando mais dois ou três elementos em cada sequência. Peça que um familiar acompanhe, caso seja possível.

Discussão das soluções
Se for viável, você pode compartilhar com os alunos os slides para que possam discutir suas descobertas (use o "Discuta com a turma") ou enviar uma devolutiva com as imagens dos slides e as respostas para algumas questões, em cada sequência, como: "Qual o padrão formado? Qual o próximo elemento da sequência?".

Sistematização e Encerramento
Faça um fechamento com a síntese do que os alunos aprenderam com essa aula, de acordo com os slides de "Sistematização do conceito" e de "Encerramento do plano de aula". Você pode aproveitar a devolutiva sugerida na "Discussão das soluções" (que pode até ser, gravada em vídeo, no celular) ou fazer o encerramento na sua aula simultânea.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, mas é importante que de alguma forma você tenha acesso à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
O convite aos familiares deve incentivar a vivenciarem e compartilharem com os alunos momentos de aprendizagem, de forma que fortaleçam vínculos e que possam contribuir para que os alunos aprendam, paulatinamente, a se organizar e tornar-se cada vez mais autônomos. É importante salientar que eles devem encorajá-los a pensar em estratégias para resolver as situações-problema de maneira mais independente possível. Encaminhe sempre orientações claras e que auxiliem os familiares.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_06ALG01

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 1º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem investigação de padrões em operações matemáticas e em sequências recursivas figurais, com pessoas ou objetos.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas