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Plano de aula > Geografia > 8º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Distribuição da população mundial

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre identificar os fatores físicos, econômicos e demográficos que influenciam na distribuição da população mundial, com destaque para a América e África

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Lousada Cracel

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Pretende-se com esta aula que os alunos identifiquem os fatores físicos, econômicos e demográficos que influenciam na distribuição da população mundial, com destaque para a América e África.

Materiais necessários: Projeção ou impressão dos slides, uma folha de sulfite por grupo, lápis preto, borracha, régua.

Material complementar:

Imagem Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zdrPzCKDGyCVD2urjrGzaX9uMAzwUNP7zQbudkkwc8kdRNUzZ9FeSMtnNwsA/geo8-03und02-imagem-contextualizacao.pdf

Mapas Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qcEts4UF3fzV6hCnvt8pe2ft5WgkBBkH4Tg4KTxheSNWUxBVkzFVfWh2aTES/geo8-03und02-mapas-problematizacao.pdf

Modelo Diagrama dos cinco porquês: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GYhSgWrE2Qzs8Npw7GwCE5n67BHaeNZUGSv3KmzvwEmJwB2GDFBVUp88zpNm/geo8-03und02-modelo-diagrama-dos-cinco-porques.pdf

Para você saber mais:

CORDEIRO, Thiago. Quanto espaço ocupam todos os seres humanos da Terra? Revista Superinteressante, . 4 jul. 2018. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quanto-espaco-ocupam-todos-os-seres-humanos-da-terra/> Acesso em 25 mar. 2019.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. A População Mundial. Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/populacao-mundial.htm>. Acesso em 25 mar. 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema da aula, escreva-o no quadro ou apenas fale-o para os alunos. Explique que nesta aula vocês irão identificar os fatores físicos, econômicos e demográficos que influenciam na distribuição da população mundial, com destaque para a América e África, destacando o crescimento e sua distribuição desigual pelo mundo.

Como adequar à sua realidade: É possível traçar paralelos ao longo da aula com os dados e mapas da distribuição da população no seu município ou país.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete ou imprima o slide para os alunos e peça que observem o nosso planeta e a manchete da reportagem. Caso não seja possível, apenas leia a manchete para os alunos. Questione inicialmente a opinião deles em relação à quantidade de habitantes e o tamanho do nosso planeta. Está relação está adequada?

Permita neste momento que os alunos expressem suas opiniões, sem se preocupar com certo ou errado. Na sequência, pergunte como eles acreditam que estes 7,6 bilhões de habitantes estão distribuídos pelo planeta. Há lugares com mais e outros com menos pessoas ou estão distribuídos de forma semelhante pelo planeta? Espera-se que os alunos respondam que a população está distribuída de forma desigual pelo planeta. Apenas como curiosidade, segundo o site da Super Interessante, "se fôssemos distribuir os 148.647.000 Km2 de área dos continentes entre todos os terráqueos, cada um teria direito a 0,02 Km2 (cerca de três campos de futebol) para chamar de seu."

Imagem Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zdrPzCKDGyCVD2urjrGzaX9uMAzwUNP7zQbudkkwc8kdRNUzZ9FeSMtnNwsA/geo8-03und02-imagem-contextualizacao.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Os slides a seguir mostram um mapa-mundi com a densidade demográfica mundial (2014) e uma imagem do planeta à noite. Projete os slides ou então imprima-os para os alunos. Caso não seja possível, utilize mapas e imagens semelhantes que estiverem disponíveis no livro didático ou em outro material que tenha acesso. Peça inicialmente para observarem o primeiro mapa e comentarem quais informações eles conseguem extrair da representação. Caso não recordem o significado do termo “densidade demográfica”, explique-o para os alunos. É interessante neste momento retomar os conceitos de populoso e povoado, diferenciando-os. Provavelmente eles já foram trabalhados no sétimo ano.

Caso os alunos não se recordem, comente que o conceito de populoso refere-se a um número elevado de habitantes (população total) em determinado local. Já o conceito de povoado está relacionado ao número de habitantes por quilômetro quadrado, ou seja, à densidade demográfica de determinado lugar.

Espera-se que eles reforcem a distribuição irregular da população pelo planeta, destacando que há concentração em alguns continentes como a Ásia e a Europa e que além disso, dentro dos continentes essa distribuição também é diferenciada, em sua maioria próxima ao litoral.

Peça então para que observem a segunda imagem e também teçam comentários sobre o que extraem de informações. Espera-se que eles comentem que trata-se de uma uma imagem noturna e que, portanto, os pontos iluminados representam a iluminação e que quanto mais iluminado, mais urbanizado tende a ser o local. Eles podem traçar paralelos das luzes com o desenvolvimento da região também. Por fim, peça que estabeleçam relações entre os dois mapas. Espera-se que eles indiquem que os locais com maior intensidade de luz correspondem às áreas com maiores densidades demográficas.

Mapas Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qcEts4UF3fzV6hCnvt8pe2ft5WgkBBkH4Tg4KTxheSNWUxBVkzFVfWh2aTES/geo8-03und02-mapas-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: É possível comparar com a densidade demográfica do seu município.

Para você saber mais:

A densidade demográfica é a quantidade de habitantes por Km2. Corresponde ao total de habitantes dividido pela área ocupada pelo território.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Os slides a seguir mostram um mapa-mundi com a densidade demográfica mundial (2014) e uma imagem do planeta à noite. Projete os slides ou então imprima-os para os alunos. Caso não seja possível, utilize mapas e imagens semelhantes que estiverem disponíveis no livro didático ou em outro material que tenha acesso. Peça inicialmente para observarem o primeiro mapa e comentarem quais informações eles conseguem extrair da representação. Caso não recordem o significado do termo “densidade demográfica”, explique-o para os alunos. É interessante neste momento retomar os conceitos de populoso e povoado, diferenciando-os. Provavelmente eles já foram trabalhados no sétimo ano.

Caso os alunos não se recordem, comente que o conceito de populoso refere-se a um número elevado de habitantes (população total) em determinado local. Já o conceito de povoado está relacionado ao número de habitantes por quilômetro quadrado, ou seja, à densidade demográfica de determinado lugar.

Espera-se que eles reforcem a distribuição irregular da população pelo planeta, destacando que há concentração em alguns continentes como a Ásia e a Europa e que além disso, dentro dos continentes essa distribuição também é diferenciada, em sua maioria próxima ao litoral.

Peça então para que observem a segunda imagem e também teçam comentários sobre o que extraem de informações. Espera-se que eles comentem que trata-se de uma uma imagem noturna e que, portanto, os pontos iluminados representam a iluminação e que quanto mais iluminado, mais urbanizado tende a ser o local. Eles podem traçar paralelos das luzes com o desenvolvimento da região também. Por fim, peça que estabeleçam relações entre os dois mapas. Espera-se que eles indiquem que os locais com maior intensidade de luz correspondem às áreas com maiores densidades demográficas.

Mapas Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qcEts4UF3fzV6hCnvt8pe2ft5WgkBBkH4Tg4KTxheSNWUxBVkzFVfWh2aTES/geo8-03und02-mapas-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: É possível comparar com a densidade demográfica do seu município.

Para você saber mais:

A densidade demográfica é a quantidade de habitantes por Km2. Corresponde ao total de habitantes dividido pela área ocupada pelo território.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Divida a sala em grupos de quatro ou cinco alunos. Sugerimos que essa divisão seja feita a fim de garantir grupos heterogêneos no que se refere à aprendizagem, entretanto, é possível utilizar outro critério ou até mesmo deixar que os alunos escolham e organizem os grupos. Após a divisão, projete os slides desta etapa, imprima ou escreva no quadro as orientações. É interessante que os alunos vejam o modelo de um diagrama dos cinco porquês. Por isso, se não for possível projetar, imprima pelo menos um modelo para que possa circular entre os alunos ou então desenhe o modelo no quadro. É provável que muitos alunos não conheçam essa metodologia ativa e por isso é importante explicá-la.

Comente que ela é uma estratégia que permite aos alunos reunirem informações bem como explorarem questões com maior profundidade, dividindo-as em subtemas ou questionamentos/problemas menores. Permite ainda, a compreensão de problemas mais complexos a partir de sua decomposição. A montagem do diagrama se inicia com a definição do problema e a pergunta sobre por que ou como ele ocorreu. Uma vez estabelecidas as causas, cada uma delas é novamente questionada acerca de como ou por que ocorreram e, assim, sucessivamente. Depois da explicação, distribua uma folha de sulfite para cada grupo para que iniciem a construção do diagrama. A pergunta problema sugerida é “Por que existem áreas muito povoadas e outras pouco povoadas na América e na África?”. Oriente os alunos que ela deve ser colocada no centro à esquerda. E a partir dela devem ser usadas perguntas com palavras “como” ou “por que” para aprofundar ou explorar novas ideias ou possibilidades.

As perguntas devem ser realizadas até que as ideias acabem ou sejam exploradas plenamente. Cuide para que todos terminem a atividade conforme sugerido nas orientações e dentro do prazo estipulado. Circule pela sala e acompanhe as discussões, garantindo que elas sejam colaborativas e que todos possam contribuir com suas ideias e opiniões. Tire as dúvidas se necessário.

Espera-se que nos diagramas apareçam fatores como econômico (concentração de indústria e comércio, oportunidades de emprego, melhores salários), sociais (qualidade e condições de vida), físicos (clima, disponibilidade de água, relevo), históricos (relacionados à ocupação) etc. O objetivo da atividade é desenvolver ideias, reflexões e a tomada de decisão.

Modelo Diagrama dos cinco porquês: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GYhSgWrE2Qzs8Npw7GwCE5n67BHaeNZUGSv3KmzvwEmJwB2GDFBVUp88zpNm/geo8-03und02-modelo-diagrama-dos-cinco-porques.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Divida a sala em grupos de quatro ou cinco alunos. Sugerimos que essa divisão seja feita a fim de garantir grupos heterogêneos no que se refere à aprendizagem, entretanto, é possível utilizar outro critério ou até mesmo deixar que os alunos escolham e organizem os grupos. Após a divisão, projete os slides desta etapa, imprima ou escreva no quadro as orientações. É interessante que os alunos vejam o modelo de um diagrama dos cinco porquês. Por isso, se não for possível projetar, imprima pelo menos um modelo para que possa circular entre os alunos ou então desenhe o modelo no quadro. É provável que muitos alunos não conheçam essa metodologia ativa e por isso é importante explicá-la.

Comente que ela é uma estratégia que permite aos alunos reunirem informações bem como explorarem questões com maior profundidade, dividindo-as em subtemas ou questionamentos/problemas menores. Permite ainda, a compreensão de problemas mais complexos a partir de sua decomposição. A montagem do diagrama se inicia com a definição do problema e a pergunta sobre por que ou como ele ocorreu. Uma vez estabelecidas as causas, cada uma delas é novamente questionada acerca de como ou por que ocorreram e, assim, sucessivamente. Depois da explicação, distribua uma folha de sulfite para cada grupo para que iniciem a construção do diagrama. A pergunta problema sugerida é “Por que existem áreas muito povoadas e outras pouco povoadas na América e na África?”. Oriente os alunos que ela deve ser colocada no centro à esquerda. E a partir dela devem ser usadas perguntas com palavras “como” ou “por que” para aprofundar ou explorar novas ideias ou possibilidades.

As perguntas devem ser realizadas até que as ideias acabem ou sejam exploradas plenamente. Cuide para que todos terminem a atividade conforme sugerido nas orientações e dentro do prazo estipulado. Circule pela sala e acompanhe as discussões, garantindo que elas sejam colaborativas e que todos possam contribuir com suas ideias e opiniões. Tire as dúvidas se necessário.

Espera-se que nos diagramas apareçam fatores como econômico (concentração de indústria e comércio, oportunidades de emprego, melhores salários), sociais (qualidade e condições de vida), físicos (clima, disponibilidade de água, relevo), históricos (relacionados à ocupação) etc. O objetivo da atividade é desenvolver ideias, reflexões e a tomada de decisão.

Modelo Diagrama dos cinco porquês: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GYhSgWrE2Qzs8Npw7GwCE5n67BHaeNZUGSv3KmzvwEmJwB2GDFBVUp88zpNm/geo8-03und02-modelo-diagrama-dos-cinco-porques.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Com os diagramas dos cinco porquês finalizados, peça para que cada grupo compartilhe com a sala quais foram os fatores levantados em ordem de profundidade justificando suas escolhas. Enquanto um grupo apresenta, os demais podem anotar e sugerir novas ideias ao final, gerando pequenas discussões. Conforme os grupos forem falando, os fatores principais elencados por cada um podem ser anotados no quadro pelo professor para verificar ao final de todas as apresentações quais prevaleceram na sala.

É possível também discutir se algum desses motivos já fez com que as famílias dos alunos mudassem sua moradia. Por fim, avalie com os alunos como foi realizar essa atividade.

Caso tenha disponibilidade, sugerimos finalizar esta etapa com um vídeo (opcional) que mostra o ritmo de crescimento da população e as áreas ocupadas ao longo do tempo. Se optar pela exibição do vídeo, é preciso reduzir o tempo das apresentações já que ele possui 6:24 minutos de duração. O vídeo pode ser acessado pelo link:

Human Population Through Time. 2016 (6min24seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PUwmA3Q0_OE>. Acesso em: 24 mar 2019.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Pretende-se com esta aula que os alunos identifiquem os fatores físicos, econômicos e demográficos que influenciam na distribuição da população mundial, com destaque para a América e África.

Materiais necessários: Projeção ou impressão dos slides, uma folha de sulfite por grupo, lápis preto, borracha, régua.

Material complementar:

Imagem Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zdrPzCKDGyCVD2urjrGzaX9uMAzwUNP7zQbudkkwc8kdRNUzZ9FeSMtnNwsA/geo8-03und02-imagem-contextualizacao.pdf

Mapas Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qcEts4UF3fzV6hCnvt8pe2ft5WgkBBkH4Tg4KTxheSNWUxBVkzFVfWh2aTES/geo8-03und02-mapas-problematizacao.pdf

Modelo Diagrama dos cinco porquês: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GYhSgWrE2Qzs8Npw7GwCE5n67BHaeNZUGSv3KmzvwEmJwB2GDFBVUp88zpNm/geo8-03und02-modelo-diagrama-dos-cinco-porques.pdf

Para você saber mais:

CORDEIRO, Thiago. Quanto espaço ocupam todos os seres humanos da Terra? Revista Superinteressante, . 4 jul. 2018. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quanto-espaco-ocupam-todos-os-seres-humanos-da-terra/> Acesso em 25 mar. 2019.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. A População Mundial. Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/populacao-mundial.htm>. Acesso em 25 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema da aula, escreva-o no quadro ou apenas fale-o para os alunos. Explique que nesta aula vocês irão identificar os fatores físicos, econômicos e demográficos que influenciam na distribuição da população mundial, com destaque para a América e África, destacando o crescimento e sua distribuição desigual pelo mundo.

Como adequar à sua realidade: É possível traçar paralelos ao longo da aula com os dados e mapas da distribuição da população no seu município ou país.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete ou imprima o slide para os alunos e peça que observem o nosso planeta e a manchete da reportagem. Caso não seja possível, apenas leia a manchete para os alunos. Questione inicialmente a opinião deles em relação à quantidade de habitantes e o tamanho do nosso planeta. Está relação está adequada?

Permita neste momento que os alunos expressem suas opiniões, sem se preocupar com certo ou errado. Na sequência, pergunte como eles acreditam que estes 7,6 bilhões de habitantes estão distribuídos pelo planeta. Há lugares com mais e outros com menos pessoas ou estão distribuídos de forma semelhante pelo planeta? Espera-se que os alunos respondam que a população está distribuída de forma desigual pelo planeta. Apenas como curiosidade, segundo o site da Super Interessante, "se fôssemos distribuir os 148.647.000 Km2 de área dos continentes entre todos os terráqueos, cada um teria direito a 0,02 Km2 (cerca de três campos de futebol) para chamar de seu."

Imagem Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zdrPzCKDGyCVD2urjrGzaX9uMAzwUNP7zQbudkkwc8kdRNUzZ9FeSMtnNwsA/geo8-03und02-imagem-contextualizacao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Os slides a seguir mostram um mapa-mundi com a densidade demográfica mundial (2014) e uma imagem do planeta à noite. Projete os slides ou então imprima-os para os alunos. Caso não seja possível, utilize mapas e imagens semelhantes que estiverem disponíveis no livro didático ou em outro material que tenha acesso. Peça inicialmente para observarem o primeiro mapa e comentarem quais informações eles conseguem extrair da representação. Caso não recordem o significado do termo “densidade demográfica”, explique-o para os alunos. É interessante neste momento retomar os conceitos de populoso e povoado, diferenciando-os. Provavelmente eles já foram trabalhados no sétimo ano.

Caso os alunos não se recordem, comente que o conceito de populoso refere-se a um número elevado de habitantes (população total) em determinado local. Já o conceito de povoado está relacionado ao número de habitantes por quilômetro quadrado, ou seja, à densidade demográfica de determinado lugar.

Espera-se que eles reforcem a distribuição irregular da população pelo planeta, destacando que há concentração em alguns continentes como a Ásia e a Europa e que além disso, dentro dos continentes essa distribuição também é diferenciada, em sua maioria próxima ao litoral.

Peça então para que observem a segunda imagem e também teçam comentários sobre o que extraem de informações. Espera-se que eles comentem que trata-se de uma uma imagem noturna e que, portanto, os pontos iluminados representam a iluminação e que quanto mais iluminado, mais urbanizado tende a ser o local. Eles podem traçar paralelos das luzes com o desenvolvimento da região também. Por fim, peça que estabeleçam relações entre os dois mapas. Espera-se que eles indiquem que os locais com maior intensidade de luz correspondem às áreas com maiores densidades demográficas.

Mapas Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qcEts4UF3fzV6hCnvt8pe2ft5WgkBBkH4Tg4KTxheSNWUxBVkzFVfWh2aTES/geo8-03und02-mapas-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: É possível comparar com a densidade demográfica do seu município.

Para você saber mais:

A densidade demográfica é a quantidade de habitantes por Km2. Corresponde ao total de habitantes dividido pela área ocupada pelo território.

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Orientações: Os slides a seguir mostram um mapa-mundi com a densidade demográfica mundial (2014) e uma imagem do planeta à noite. Projete os slides ou então imprima-os para os alunos. Caso não seja possível, utilize mapas e imagens semelhantes que estiverem disponíveis no livro didático ou em outro material que tenha acesso. Peça inicialmente para observarem o primeiro mapa e comentarem quais informações eles conseguem extrair da representação. Caso não recordem o significado do termo “densidade demográfica”, explique-o para os alunos. É interessante neste momento retomar os conceitos de populoso e povoado, diferenciando-os. Provavelmente eles já foram trabalhados no sétimo ano.

Caso os alunos não se recordem, comente que o conceito de populoso refere-se a um número elevado de habitantes (população total) em determinado local. Já o conceito de povoado está relacionado ao número de habitantes por quilômetro quadrado, ou seja, à densidade demográfica de determinado lugar.

Espera-se que eles reforcem a distribuição irregular da população pelo planeta, destacando que há concentração em alguns continentes como a Ásia e a Europa e que além disso, dentro dos continentes essa distribuição também é diferenciada, em sua maioria próxima ao litoral.

Peça então para que observem a segunda imagem e também teçam comentários sobre o que extraem de informações. Espera-se que eles comentem que trata-se de uma uma imagem noturna e que, portanto, os pontos iluminados representam a iluminação e que quanto mais iluminado, mais urbanizado tende a ser o local. Eles podem traçar paralelos das luzes com o desenvolvimento da região também. Por fim, peça que estabeleçam relações entre os dois mapas. Espera-se que eles indiquem que os locais com maior intensidade de luz correspondem às áreas com maiores densidades demográficas.

Mapas Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qcEts4UF3fzV6hCnvt8pe2ft5WgkBBkH4Tg4KTxheSNWUxBVkzFVfWh2aTES/geo8-03und02-mapas-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: É possível comparar com a densidade demográfica do seu município.

Para você saber mais:

A densidade demográfica é a quantidade de habitantes por Km2. Corresponde ao total de habitantes dividido pela área ocupada pelo território.

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Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Divida a sala em grupos de quatro ou cinco alunos. Sugerimos que essa divisão seja feita a fim de garantir grupos heterogêneos no que se refere à aprendizagem, entretanto, é possível utilizar outro critério ou até mesmo deixar que os alunos escolham e organizem os grupos. Após a divisão, projete os slides desta etapa, imprima ou escreva no quadro as orientações. É interessante que os alunos vejam o modelo de um diagrama dos cinco porquês. Por isso, se não for possível projetar, imprima pelo menos um modelo para que possa circular entre os alunos ou então desenhe o modelo no quadro. É provável que muitos alunos não conheçam essa metodologia ativa e por isso é importante explicá-la.

Comente que ela é uma estratégia que permite aos alunos reunirem informações bem como explorarem questões com maior profundidade, dividindo-as em subtemas ou questionamentos/problemas menores. Permite ainda, a compreensão de problemas mais complexos a partir de sua decomposição. A montagem do diagrama se inicia com a definição do problema e a pergunta sobre por que ou como ele ocorreu. Uma vez estabelecidas as causas, cada uma delas é novamente questionada acerca de como ou por que ocorreram e, assim, sucessivamente. Depois da explicação, distribua uma folha de sulfite para cada grupo para que iniciem a construção do diagrama. A pergunta problema sugerida é “Por que existem áreas muito povoadas e outras pouco povoadas na América e na África?”. Oriente os alunos que ela deve ser colocada no centro à esquerda. E a partir dela devem ser usadas perguntas com palavras “como” ou “por que” para aprofundar ou explorar novas ideias ou possibilidades.

As perguntas devem ser realizadas até que as ideias acabem ou sejam exploradas plenamente. Cuide para que todos terminem a atividade conforme sugerido nas orientações e dentro do prazo estipulado. Circule pela sala e acompanhe as discussões, garantindo que elas sejam colaborativas e que todos possam contribuir com suas ideias e opiniões. Tire as dúvidas se necessário.

Espera-se que nos diagramas apareçam fatores como econômico (concentração de indústria e comércio, oportunidades de emprego, melhores salários), sociais (qualidade e condições de vida), físicos (clima, disponibilidade de água, relevo), históricos (relacionados à ocupação) etc. O objetivo da atividade é desenvolver ideias, reflexões e a tomada de decisão.

Modelo Diagrama dos cinco porquês: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GYhSgWrE2Qzs8Npw7GwCE5n67BHaeNZUGSv3KmzvwEmJwB2GDFBVUp88zpNm/geo8-03und02-modelo-diagrama-dos-cinco-porques.pdf

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Orientações: Divida a sala em grupos de quatro ou cinco alunos. Sugerimos que essa divisão seja feita a fim de garantir grupos heterogêneos no que se refere à aprendizagem, entretanto, é possível utilizar outro critério ou até mesmo deixar que os alunos escolham e organizem os grupos. Após a divisão, projete os slides desta etapa, imprima ou escreva no quadro as orientações. É interessante que os alunos vejam o modelo de um diagrama dos cinco porquês. Por isso, se não for possível projetar, imprima pelo menos um modelo para que possa circular entre os alunos ou então desenhe o modelo no quadro. É provável que muitos alunos não conheçam essa metodologia ativa e por isso é importante explicá-la.

Comente que ela é uma estratégia que permite aos alunos reunirem informações bem como explorarem questões com maior profundidade, dividindo-as em subtemas ou questionamentos/problemas menores. Permite ainda, a compreensão de problemas mais complexos a partir de sua decomposição. A montagem do diagrama se inicia com a definição do problema e a pergunta sobre por que ou como ele ocorreu. Uma vez estabelecidas as causas, cada uma delas é novamente questionada acerca de como ou por que ocorreram e, assim, sucessivamente. Depois da explicação, distribua uma folha de sulfite para cada grupo para que iniciem a construção do diagrama. A pergunta problema sugerida é “Por que existem áreas muito povoadas e outras pouco povoadas na América e na África?”. Oriente os alunos que ela deve ser colocada no centro à esquerda. E a partir dela devem ser usadas perguntas com palavras “como” ou “por que” para aprofundar ou explorar novas ideias ou possibilidades.

As perguntas devem ser realizadas até que as ideias acabem ou sejam exploradas plenamente. Cuide para que todos terminem a atividade conforme sugerido nas orientações e dentro do prazo estipulado. Circule pela sala e acompanhe as discussões, garantindo que elas sejam colaborativas e que todos possam contribuir com suas ideias e opiniões. Tire as dúvidas se necessário.

Espera-se que nos diagramas apareçam fatores como econômico (concentração de indústria e comércio, oportunidades de emprego, melhores salários), sociais (qualidade e condições de vida), físicos (clima, disponibilidade de água, relevo), históricos (relacionados à ocupação) etc. O objetivo da atividade é desenvolver ideias, reflexões e a tomada de decisão.

Modelo Diagrama dos cinco porquês: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GYhSgWrE2Qzs8Npw7GwCE5n67BHaeNZUGSv3KmzvwEmJwB2GDFBVUp88zpNm/geo8-03und02-modelo-diagrama-dos-cinco-porques.pdf

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Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Com os diagramas dos cinco porquês finalizados, peça para que cada grupo compartilhe com a sala quais foram os fatores levantados em ordem de profundidade justificando suas escolhas. Enquanto um grupo apresenta, os demais podem anotar e sugerir novas ideias ao final, gerando pequenas discussões. Conforme os grupos forem falando, os fatores principais elencados por cada um podem ser anotados no quadro pelo professor para verificar ao final de todas as apresentações quais prevaleceram na sala.

É possível também discutir se algum desses motivos já fez com que as famílias dos alunos mudassem sua moradia. Por fim, avalie com os alunos como foi realizar essa atividade.

Caso tenha disponibilidade, sugerimos finalizar esta etapa com um vídeo (opcional) que mostra o ritmo de crescimento da população e as áreas ocupadas ao longo do tempo. Se optar pela exibição do vídeo, é preciso reduzir o tempo das apresentações já que ele possui 6:24 minutos de duração. O vídeo pode ser acessado pelo link:

Human Population Through Time. 2016 (6min24seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PUwmA3Q0_OE>. Acesso em: 24 mar 2019.

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