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Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - Os desafios da Organização dos Estados Americanos no combate ao narcotráfico

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Analisar o poder dos cartéis nos países sul-americanos, bem como sua rota de distribuição do narcotráfico e de que forma a OEA vem contribuindo no combate ao narcotráfico

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Maria Costa Fecher Winter

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Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade propõe expandir o olhar para a relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. Permitir que o estudante se entenda como produto de uma sociedade localizada em determinado tempo e espaço, mas também produtor dessa mesma sociedade.

Nesta aula, será proposto uma análise da organização dos Estados Americanos no combate ao narcotráfico nos países sul-americanos. A turma irá comparar os dados do consumo da cocaína nos países sul-americanos e compará-lo com o Brasil.

Na etapa seguinte, com base em um texto de apoio, fragmentado (como um quebra-cabeça), as duplas terão o desafio de colocá-los de forma organizada, para que depois possa ajudá-los a montar um infográfico sobre o tema da aula.

Materiais necessários: 1 folha sulfite por dupla (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.

Material complementar:

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gFrwfGG5eAs2Z8Sdj6ZyWhxCu3xD7xxupBbQ2GH8vU78jTSNtAgRpaVk7Ts5/geo8-11und01-texto-fragmentado-quebra-cabeca.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YqX5famkjWdKefWkZeEaZmJRUFNEmEcKMfNda7su4g7T6jHAJtCnZvSDXGTx/geo8-11und01-fluxos-do-narcotrafico.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NQ76nW6QhRkRys8dWZTKT96PAV2QBPFf7QGPRGZguzjaCv8afE4NJR44ZsUc/geo8-11und01-infografico.pdf

Para você saber mais:

D’ALMEIDA, Denilson Pará é estratégico na rota do narcotráfico. Diário online. 29/01/2017. Disponível em: <http://m.diarioonline.com.br/noticias/policia/noticia-392161-para-e-estrategico-na-rota-do-narcotrafico.html>. Acesso em: 16 jan 2019.

FRANCISCO, Wagner Cerqueira e. Narcotráfico. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/narcotrafico.htm>. Acesso em: 16 jan 2019.

MIRANDA, Boris. Por que a América Latina é a região onde mais cresce o consumo de cocaína no mundo. BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-36682622>. Acesso em: 16 jan 2019.

Quem somos? Organização dos Estados Americanos (OEA). Disponível em: <http://www.oas.org/pt/sobre/quem_somos.asp>. Acesso em: 16 jan 2019.

Rotas no Brasil do tráfico de drogas. Disponível em: <http://acaiazedo.blogspot.com/2011/08/rios-do-para-na-rota-do-trafico.html>. Acesso em: 28 jan 2019.

Contextos prévios:

É importante que os alunos saibam, previamente, o que é a OEA e sua finalidade para que assim compreendam os desafios no combate ao narcotráfico nos países sul-americanos.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) é uma associação criada em 1948 com o objetivo de garantir a paz, a segurança e promover a democracia no continente Americano. A organização aprovou uma resolução para uma política comum de combate ao narcotráfico.

Vale lembrar que o narcotráfico é caracterizado pela venda de substâncias ilícitas, sendo, portanto, uma atividade ilegal. Um bom exemplo para demonstrar a lucratividade do narcotráfico é a produção da cocaína. Na Colômbia, país responsável por 75% da produção de cocaína mundial, um quilo do produto puro é vendido por 1.500 dólares.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema aos alunos. Peça que observem o mapa com o símbolo de “proibido narcotráfico”. Pergunte aos alunos o que sabem sobre o narcotráfico na América do Sul. É esperado que façam associação com o tráfico de drogas, porém vale explicar que não se trata somente do comércio ilegal de drogas e sim, parte da produção e da distribuição e a venda por diversos cartéis.

Aproveite para lembrá-los sobre a finalidade e a importância da Organização dos Estados Americanos (OEA). A OEA é uma associação criada em 1948 com o objetivo de garantir a paz, a segurança e promover a democracia no continente. Conta com 35 estados-membros que, a partir de 1990, definiram como prioridade dos seus trabalhos o fortalecimento da democracia e assuntos relacionados com o comércio e integração econômica, controle de entorpecentes, repressão ao terrorismo e corrupção, lavagem de dinheiro e questões ambientais.

Explique que a sala de aula será dividida em duplas, com a finalidade de analisar mapas, tabelas e notícias sobre os desafios da OEA no combate ao narcotráfico nos países sul-americanos. Na etapa seguinte, com base em um texto fragmentado será proposto a dupla colocá-lo em ordem, como um quebra-cabeça. A partir da montagem do quebra-cabeça as duplas serão desafiadas a construir um infográfico e posteriormente compará-los com os colegas.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações: Peça a turma que formem duplas. Projete o slide ou imprima a tabela.

Oriente que observem a tabela que apresenta a porcentagem de uso de cocaína na população na América do Sul. Chame atenção para o X que aparece ao lado do país Uruguai. É o primeiro da tabela. Por que será?

Vale ressaltar que a cocaína é muito barata no Uruguai (de US$ 11 a US$ 15 o grama) e costuma estar disponível 24 horas. Há bares em todas as camadas da sociedade onde sempre há traficantes, por isso o consumo é maior. E ainda existe a possibilidade de legalizar seu uso, assim como fizeram com a maconha.

Destaque a posição do Brasil na tabela. Pergunte se ficaram surpresos, ou já esperavam encontrar o Brasil entre os países onde mais se consome cocaína entre os países sul americanos.

Peça que comparem as porcentagens do Brasil com outros países.

De acordo com as informações da tabela em relação ao consumo de cocaína, a Colômbia (país maior produtor de cocaína) aparece na 5º posição da tabela.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Por que o Uruguai aparece no topo da tabela? Chame atenção da turma para o fragmento retirado do livro de Guilhermo Garat, “Maconha e outras ervas: proibição, regulação de uso de drogas no Uruguai”.

Possíveis respostas podem ser concluídas com base que a cocaína é muito barata no Uruguai, além de estar disponível para todas as camadas sociais, como apresenta o fragmento acima. Vale ressaltar, que o Uruguai apresenta uma política de drogas, desde 2013, que legaliza a produção, distribuição e venda da maconha. Embora os índices analisados estejam pautados na cocaína e não na maconha, podem aparecem dúvidas por parte dos estudantes em relação ao assunto.

Esclareça-os que a política de regulação de substâncias entorpecentes variam entre os países e também ao longo da história, e que os circuitos de produção, transporte e distribuição da maconha e da cocaína podem coincidir, mas não necessariamente.

Se compararmos com o Brasil, precisamos considerar o índice alto de consumo de derivados da cocaína de baixa qualidade, como o crack e outras substâncias feitas a partir de resíduos da pasta-base. Com a disponibilidade de substâncias de baixa qualidade e preço, o número de consumidores e de viciados sobe.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide ou imprima o mapa dos fluxos do narcotráfico na América e entregue as duplas.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YqX5famkjWdKefWkZeEaZmJRUFNEmEcKMfNda7su4g7T6jHAJtCnZvSDXGTx/geo8-11und01-fluxos-do-narcotrafico.pdf

Solicite que observem com atenção as setas vermelhas que indicam a rota da cocaína, bem como as informações contidas da legenda.

Pergunte as duplas:

· Quais são os desafios da OEA no combate ao narcotráfico nos países sul americanos?

É esperado que os alunos apontem, por exemplo, o desafio do Brasil em patrulhar e vigiar as fronteiras da Amazônia, em relação a rota do tráfico. Apontem os países produtores de cocaína e maconha, bem como as dificuldades em reverter economicamente a cultura da plantação da coca, por exemplo, na Bolívia e Colômbia.

Espera-se que relacionem os destinos das drogas para países desenvolvidos como maiores consumidores, bem como os países que se destacam como paraísos financeiros" - como Bahamas, o Panamá, as Ilhas Virgens e o Uruguai - tornaram-se focos cruciais para a legalização ("lavagem") do dinheiro obtido com o narcotráfico.

Ação propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro.

Entregue as duplas os fragmentos do texto impresso e recortado.

Explique a dupla terá o desafio de organizar os fragmentos de modo que o texto esteja de acordo com os desafios da OEA no combate ao narcotráfico na América do Sul.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gFrwfGG5eAs2Z8Sdj6ZyWhxCu3xD7xxupBbQ2GH8vU78jTSNtAgRpaVk7Ts5/geo8-11und01-texto-fragmentado-quebra-cabeca.pdf

Entregue uma folha sulfite para que as duplas possam colar os fragmentos de acordo com sua interpretação.

Vale orientar a turma que a atividade proposta é quebra-cabeça textual, dessa forma, a maneira como montarem o texto será utilizada para a construção de um infográfico na próxima etapa.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesta etapa, entregue a folha impressa para cada dupla e oriente que a partir do texto montado, as duplas irão transferir as informações para o modelo e assim será construído um infográfico.

O infográfico é um tipo de representação visual que une textos breves com figuras e esquemas a fim de explicar um conteúdo para o leitor.

Explique que a partir do modelo apresentado os alunos irão preencher com informações relevantes de forma que apresente relação entre a imagem (mapa), bem como as caixas setas e sua respectiva legenda. Chame atenção dos alunos para a legenda, bem como as caixas e setas de textos que deverão ser preenchidas seguindo a reconstrução do texto fragmentado. Nesse momento recursos como canetas hidrocores, lápis de cor, papéis coloridos (rosa e roxo) podem auxiliar as duplas na montagem das setas.

É esperado que os alunos consigam relacionar os desafios da OEA no combate ao narcotráfico na América do Sul.

Lembre as duplas de dar um título ao infográfico.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NQ76nW6QhRkRys8dWZTKT96PAV2QBPFf7QGPRGZguzjaCv8afE4NJR44ZsUc/geo8-11und01-infografico.pdf

Ao término da atividade, reserve pelo menos 02 minutos para as duplas a apresentarem o infográfico para a turma com intuito de comparar e analisar as percepções e interpretações realizadas a partir da montagem do texto. Exponha os trabalhos no mural.

Para você saber mais:

Caso queira aprofundar, vale a leitura do artigo publicado na revista Nova Escola sobre a utilização de infográficos em sala de aula:

MANSANI, Mara. Como trabalhar leitura e escrita de infográficos na Alfabetização. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/10136/blog-alfabetizacao-leitura-escrita-producao-de-infograficos-sala-de-aula>. Acesso em: 01 mai 2019.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade propõe expandir o olhar para a relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. Permitir que o estudante se entenda como produto de uma sociedade localizada em determinado tempo e espaço, mas também produtor dessa mesma sociedade.

Nesta aula, será proposto uma análise da organização dos Estados Americanos no combate ao narcotráfico nos países sul-americanos. A turma irá comparar os dados do consumo da cocaína nos países sul-americanos e compará-lo com o Brasil.

Na etapa seguinte, com base em um texto de apoio, fragmentado (como um quebra-cabeça), as duplas terão o desafio de colocá-los de forma organizada, para que depois possa ajudá-los a montar um infográfico sobre o tema da aula.

Materiais necessários: 1 folha sulfite por dupla (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.

Material complementar:

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gFrwfGG5eAs2Z8Sdj6ZyWhxCu3xD7xxupBbQ2GH8vU78jTSNtAgRpaVk7Ts5/geo8-11und01-texto-fragmentado-quebra-cabeca.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YqX5famkjWdKefWkZeEaZmJRUFNEmEcKMfNda7su4g7T6jHAJtCnZvSDXGTx/geo8-11und01-fluxos-do-narcotrafico.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NQ76nW6QhRkRys8dWZTKT96PAV2QBPFf7QGPRGZguzjaCv8afE4NJR44ZsUc/geo8-11und01-infografico.pdf

Para você saber mais:

D’ALMEIDA, Denilson Pará é estratégico na rota do narcotráfico. Diário online. 29/01/2017. Disponível em: <http://m.diarioonline.com.br/noticias/policia/noticia-392161-para-e-estrategico-na-rota-do-narcotrafico.html>. Acesso em: 16 jan 2019.

FRANCISCO, Wagner Cerqueira e. Narcotráfico. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/narcotrafico.htm>. Acesso em: 16 jan 2019.

MIRANDA, Boris. Por que a América Latina é a região onde mais cresce o consumo de cocaína no mundo. BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-36682622>. Acesso em: 16 jan 2019.

Quem somos? Organização dos Estados Americanos (OEA). Disponível em: <http://www.oas.org/pt/sobre/quem_somos.asp>. Acesso em: 16 jan 2019.

Rotas no Brasil do tráfico de drogas. Disponível em: <http://acaiazedo.blogspot.com/2011/08/rios-do-para-na-rota-do-trafico.html>. Acesso em: 28 jan 2019.

Contextos prévios:

É importante que os alunos saibam, previamente, o que é a OEA e sua finalidade para que assim compreendam os desafios no combate ao narcotráfico nos países sul-americanos.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) é uma associação criada em 1948 com o objetivo de garantir a paz, a segurança e promover a democracia no continente Americano. A organização aprovou uma resolução para uma política comum de combate ao narcotráfico.

Vale lembrar que o narcotráfico é caracterizado pela venda de substâncias ilícitas, sendo, portanto, uma atividade ilegal. Um bom exemplo para demonstrar a lucratividade do narcotráfico é a produção da cocaína. Na Colômbia, país responsável por 75% da produção de cocaína mundial, um quilo do produto puro é vendido por 1.500 dólares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema aos alunos. Peça que observem o mapa com o símbolo de “proibido narcotráfico”. Pergunte aos alunos o que sabem sobre o narcotráfico na América do Sul. É esperado que façam associação com o tráfico de drogas, porém vale explicar que não se trata somente do comércio ilegal de drogas e sim, parte da produção e da distribuição e a venda por diversos cartéis.

Aproveite para lembrá-los sobre a finalidade e a importância da Organização dos Estados Americanos (OEA). A OEA é uma associação criada em 1948 com o objetivo de garantir a paz, a segurança e promover a democracia no continente. Conta com 35 estados-membros que, a partir de 1990, definiram como prioridade dos seus trabalhos o fortalecimento da democracia e assuntos relacionados com o comércio e integração econômica, controle de entorpecentes, repressão ao terrorismo e corrupção, lavagem de dinheiro e questões ambientais.

Explique que a sala de aula será dividida em duplas, com a finalidade de analisar mapas, tabelas e notícias sobre os desafios da OEA no combate ao narcotráfico nos países sul-americanos. Na etapa seguinte, com base em um texto fragmentado será proposto a dupla colocá-lo em ordem, como um quebra-cabeça. A partir da montagem do quebra-cabeça as duplas serão desafiadas a construir um infográfico e posteriormente compará-los com os colegas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações: Peça a turma que formem duplas. Projete o slide ou imprima a tabela.

Oriente que observem a tabela que apresenta a porcentagem de uso de cocaína na população na América do Sul. Chame atenção para o X que aparece ao lado do país Uruguai. É o primeiro da tabela. Por que será?

Vale ressaltar que a cocaína é muito barata no Uruguai (de US$ 11 a US$ 15 o grama) e costuma estar disponível 24 horas. Há bares em todas as camadas da sociedade onde sempre há traficantes, por isso o consumo é maior. E ainda existe a possibilidade de legalizar seu uso, assim como fizeram com a maconha.

Destaque a posição do Brasil na tabela. Pergunte se ficaram surpresos, ou já esperavam encontrar o Brasil entre os países onde mais se consome cocaína entre os países sul americanos.

Peça que comparem as porcentagens do Brasil com outros países.

De acordo com as informações da tabela em relação ao consumo de cocaína, a Colômbia (país maior produtor de cocaína) aparece na 5º posição da tabela.

Slide Plano Aula

Orientações: Por que o Uruguai aparece no topo da tabela? Chame atenção da turma para o fragmento retirado do livro de Guilhermo Garat, “Maconha e outras ervas: proibição, regulação de uso de drogas no Uruguai”.

Possíveis respostas podem ser concluídas com base que a cocaína é muito barata no Uruguai, além de estar disponível para todas as camadas sociais, como apresenta o fragmento acima. Vale ressaltar, que o Uruguai apresenta uma política de drogas, desde 2013, que legaliza a produção, distribuição e venda da maconha. Embora os índices analisados estejam pautados na cocaína e não na maconha, podem aparecem dúvidas por parte dos estudantes em relação ao assunto.

Esclareça-os que a política de regulação de substâncias entorpecentes variam entre os países e também ao longo da história, e que os circuitos de produção, transporte e distribuição da maconha e da cocaína podem coincidir, mas não necessariamente.

Se compararmos com o Brasil, precisamos considerar o índice alto de consumo de derivados da cocaína de baixa qualidade, como o crack e outras substâncias feitas a partir de resíduos da pasta-base. Com a disponibilidade de substâncias de baixa qualidade e preço, o número de consumidores e de viciados sobe.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide ou imprima o mapa dos fluxos do narcotráfico na América e entregue as duplas.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YqX5famkjWdKefWkZeEaZmJRUFNEmEcKMfNda7su4g7T6jHAJtCnZvSDXGTx/geo8-11und01-fluxos-do-narcotrafico.pdf

Solicite que observem com atenção as setas vermelhas que indicam a rota da cocaína, bem como as informações contidas da legenda.

Pergunte as duplas:

· Quais são os desafios da OEA no combate ao narcotráfico nos países sul americanos?

É esperado que os alunos apontem, por exemplo, o desafio do Brasil em patrulhar e vigiar as fronteiras da Amazônia, em relação a rota do tráfico. Apontem os países produtores de cocaína e maconha, bem como as dificuldades em reverter economicamente a cultura da plantação da coca, por exemplo, na Bolívia e Colômbia.

Espera-se que relacionem os destinos das drogas para países desenvolvidos como maiores consumidores, bem como os países que se destacam como paraísos financeiros" - como Bahamas, o Panamá, as Ilhas Virgens e o Uruguai - tornaram-se focos cruciais para a legalização ("lavagem") do dinheiro obtido com o narcotráfico.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro.

Entregue as duplas os fragmentos do texto impresso e recortado.

Explique a dupla terá o desafio de organizar os fragmentos de modo que o texto esteja de acordo com os desafios da OEA no combate ao narcotráfico na América do Sul.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gFrwfGG5eAs2Z8Sdj6ZyWhxCu3xD7xxupBbQ2GH8vU78jTSNtAgRpaVk7Ts5/geo8-11und01-texto-fragmentado-quebra-cabeca.pdf

Entregue uma folha sulfite para que as duplas possam colar os fragmentos de acordo com sua interpretação.

Vale orientar a turma que a atividade proposta é quebra-cabeça textual, dessa forma, a maneira como montarem o texto será utilizada para a construção de um infográfico na próxima etapa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesta etapa, entregue a folha impressa para cada dupla e oriente que a partir do texto montado, as duplas irão transferir as informações para o modelo e assim será construído um infográfico.

O infográfico é um tipo de representação visual que une textos breves com figuras e esquemas a fim de explicar um conteúdo para o leitor.

Explique que a partir do modelo apresentado os alunos irão preencher com informações relevantes de forma que apresente relação entre a imagem (mapa), bem como as caixas setas e sua respectiva legenda. Chame atenção dos alunos para a legenda, bem como as caixas e setas de textos que deverão ser preenchidas seguindo a reconstrução do texto fragmentado. Nesse momento recursos como canetas hidrocores, lápis de cor, papéis coloridos (rosa e roxo) podem auxiliar as duplas na montagem das setas.

É esperado que os alunos consigam relacionar os desafios da OEA no combate ao narcotráfico na América do Sul.

Lembre as duplas de dar um título ao infográfico.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NQ76nW6QhRkRys8dWZTKT96PAV2QBPFf7QGPRGZguzjaCv8afE4NJR44ZsUc/geo8-11und01-infografico.pdf

Ao término da atividade, reserve pelo menos 02 minutos para as duplas a apresentarem o infográfico para a turma com intuito de comparar e analisar as percepções e interpretações realizadas a partir da montagem do texto. Exponha os trabalhos no mural.

Para você saber mais:

Caso queira aprofundar, vale a leitura do artigo publicado na revista Nova Escola sobre a utilização de infográficos em sala de aula:

MANSANI, Mara. Como trabalhar leitura e escrita de infográficos na Alfabetização. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/10136/blog-alfabetizacao-leitura-escrita-producao-de-infograficos-sala-de-aula>. Acesso em: 01 mai 2019.

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