17430
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - A ALBA

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Compreender os objetivos desta aliança e a sua repercussão na América.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandro Campelo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp e editor de texto

Valor trabalhado
Participação

Apresentação do tema da aula
Explique aos alunos que o objetivo de aprendizagem deste plano é compreender a Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (ALBA), desde o surgimento até algumas atividades recentes. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada para o uso do WhatsApp, ou você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor da participação estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Envie o arquivo de contextualização, disponível aqui. Pergunte aos alunos se alguém já ouviu falar da ALBA. É provável que poucos saibam do que se trata. Aproveite esse momento para levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre outros organismos de integração na América, por exemplo, o Mercosul e o antigo NAFTA (que agora se chama Acordo Estados Unidos-México-Canadá - USMCA, na sigla em inglês). Incentive-os a enviar mensagens pelo WhatsApp da classe. Tempo estimado de 10 minutos.

Problematização
Para problematizar, envie o arquivo disponível aqui. Como já foi trabalhada a ALBA, comente com a turma que a ALCA é a mais polêmica entre as proposições de blocos econômicos. Não existe um consenso em relação à sua implantação, nem internamente, nos Estados Unidos da América (EUA), nem entre os demais países americanos. Agora é um bom momento para lançar a pergunta: “Qual a importância desses organismos de integração para a América?”. Deixe os alunos exporem o que pensam, a ideia é gerar um debate. Solicite que abram o editor de texto do Word (ou outro) e procurem anotar os pontos importantes desta discussão. Podem anotar no caderno também. Incentive-os a discutir entre os grupos usando o WhatsApp. Tempo estimado de 20 minutos.

Ação propositiva
Envie um áudio ou um vídeo curto explicando que nesta etapa vamos usar uma metodologia ativa chamada de "debate inteligente". Debater é um processo que ocorre no cotidiano das salas de aula. No entanto, é necessário ensinar os alunos a fazerem um debate de forma organizada e respeitosa, para evitar "achismos" infundados e ataques ao amigo. Para participar de um debate inteligente, os estudantes devem preparar os argumentos de maneira lógica e racional, com o objetivo de defender os seus posicionamentos. Algumas competências serão trabalhadas nesta metodologia, como: a) ser capaz de ter outro ponto de vista quanto a um tema e b) ser capaz de construir argumentos racionais na defesa do seu posicionamento. O debate será sobre a criação da ALBA na América. Forme equipes com quatro alunos (se tiver número ímpar, uma equipe trabalha em trio) e, depois, divida-os em duplas. Uma dupla deve ser a favor da criação da ALBA e a outra, contra. Solicite que usem o Word. Explique para os alunos que eles podem defender a ALBA mesmo não acreditando nela, o que vale é treinar o debate inteligente. Nesta etapa, quem é a favor deve procurar argumentos para defendê-la; veja o exemplo disponível aqui. Para a dupla que é contra, recomenda-se o artigo "A decadência da Alba", disponível aqui. Cada dupla fará o preparo de sua apresentação. Tempo estimado de 30 minutos.

Sistematização
Agora é o momento de abrir a discussão para toda a turma. Através do WhatsApp, os grupos devem enviar dois áudios, um a favor e outro contra. A ideia final é tentar chegar a um consenso quanto ao tema em pauta (pode ser que os alunos não consigam). Fomente nos alunos a busca por uma fundamentação e argumentação ao defenderem as ideias. O objetivo não é estabelecer um vencedor ou um perdedor. Retome o objetivo de aprendizagem do seu plano e comente que a ALBA seria uma frente de governos latino-americanos de esquerda que teria tanto um caráter econômico como uma grandeza política para fazer frente à ALCA. Tempo estimado de 25 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais para lerem a reportagem disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula numa discussão com seus filhos.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_12UND01

(EF08GE12) Compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano (Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, Aladi, entre outros).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas